12 restaurantes em Paris: boa gastronomia em opções variadas

12 restaurantes em Paris: boa gastronomia em opções variadas

É difícil pensar em Paris – e na França de uma maneira geral – e não lembrar da gastronomia francesa. A França é mundialmente famosa pelos pratos que produz e são muitos os sabores típicos produzidos ali. Assim, os chefs do país possuem fama estabelecida mundo afora, muito merecidamente. Mesmo para quem ainda não visitou o país, esta referência já faz parte do imaginário popular, é uma associação imediata. Nesse sentido, podemos dizer que visitar restaurantes em Paris é uma atividade obrigatória para quem está de passagem pela cidade. Afinal, a gastronomia é uma das coisas mais tradicionais e simbólicas da França que o país possui.

A excelência da gastronomia francesa, inegavelmente, é um fato público e notório. Certamente não estamos falando uma grande novidade. Hoje, o tradicional e o contemporâneo convivem lado a lado e você vai encontrar estabelecimentos dos mais diferentes matizes com muita qualidade, dos mais simples e baratos aos mais prestigiados.


Um pouco da história da gastronomia francesa

Para o historiador Carlos Roberto Antunes dos Santos,

A indiscutível supremacia da cozinha francesa através da História Moderna e Contemporânea nos leva às suas origens medievais, e à sua definição como a fusão de três elementos indispensáveis: a riqueza de ingredientes; a sabedoria na maneira de utilizá-los e o requinte nos mínimos detalhes. Com charme e versatilidade incontestáveis, quer falando da Cozinha Clássica ou da Nouvelle Cuisine, a gastronomia francesa é responsável pelas inúmeras outras cozinhas que nela se espelharam e estão espalhadas pelo mundo, bem como das formas de fazer da cozinha e da mesa verdadeiras artes.

A importância da França na história da alimentação pode ser percebida até mesmo em algo aparentemente trivial como o fato de que o primeiro restaurante foi criado ali, no século XVIII. Aliás, parece trivial por ser algo comum hoje em dia, mas certamente um marco que modificou bastante a forma e o local onde as pessoas se alimentam.

Você não precisa caminhar muito pelas ruas da cidade para encontrar esses locais. Apesar disso, a Oficina de Inverno reúne, neste post, 12 opções de restaurantes em Paris para te guiar pela culinária única dessa cidade. Para nos ajudar nessa missão, contamos com a seleção feita pela Mamute Viajante Luiza Evangelista, que já fez intercâmbio na França e sempre retorna à cidade para aproveitar tudo de bom que ela tem a oferecer. Em 2019, ela fez uma viagem à França como correspondente da Oficina de Inverno – você pode conferir outras dicas de Paris aqui.

Vamos à lista de restaurantes em Paris, então?


12 restaurantes em Paris: um guia de viajante para viajante

O nosso guia, com 12 opções de restaurantes em Paris, é uma curadoria da mamute Luiza e está recheado de locais nos mais variados tipos e opções de preços para você escolher o que mais combina com o seu estilo e orçamento. Afinal, você precisa aproveitar a cidade da melhor forma, não é mesmo?

1. L’Astrance

Uma das coisas legais sobre L’Astrance é que o restaurante oferece um menu surpresa a cada dia, então não é incomum ter algo novo à sua espera. A reserva é obrigatória e, se você pretende conhecer este restaurante, faça a reserva pra ontem!

Além disso, a decoração tem um quê minimalista – não há muita coisa informação ou decoração carregada – e o local é elegante e charmoso. Embora tenha perdido uma de suas estrelas em 2019, o restaurante continua famoso, disputadíssimo e possui pratos incríveis. Vale a pena conhecer!

Para ver outras opções de restaurantes em Paris que possuem estrelas Michelin, clique aqui.

Endereço: 4 Rue Beethoven, 75016 Paris, França
Telefone: +33 1 40 50 84 40
Site: http://www.astrancerestaurant.com/

2. Le Casse Noix

Um restaurante super tradicional e bem caseiro, que chama a atenção. Você tem que pedir o menu com entrada + prato principal + sobremesa. As opções do dia são informadas ao chegar. Bem pequeno, com uma pegada intimista e a comida é deliciosa! Na decoração, a mobília vintage traz um aconchego ao espaço. Fora do roteiro badalado, vale a pena para uma experiência local.

Endereço: 56 Rue de la Fédération, 75015 Paris, França
Telefone: +33 1 45 66 09 01
Site: https://www.le-cassenoix.fr/en/

3. Creperia Ty Breiz

Famosa creperia em Paris, a Ty Breiz não tem só fama: o local reúne excelentes opções de crepes doces e salgadas. Para muitos, é a melhor de Paris. Os crepes, macios sem deixar de ser crocante, são uma delícia. Ademais, o espaço também é muito gostoso de estar. Na região de Montparnasse você encontra outras opções de creperias muito boas que você pode escolher, como é o caso da Creperie Josselin, igualmente ótima.

Endereço: 52 Boulevard de Vaugirard, 75015 Paris, França
Telefone: +33 1 43 20 83 72
Site: https://tybreizparis.fr/

4. Macaron na Ladurée

Os famosos macarons são parte da culinária típica da França e tem ganhado cada vez mais apaixonados pelo sabor. A sobremesa francesa trata-se de um pequeno bolinho redondo, colorido e com recheio, que pode ser de sabores diversos. Para provar essa delícia, visite o Ladurée, o restaurante, que também é casa de chás e especialista em macarons. Fundado em 1862 na Rua Royale, o local tem um cardápio variado em todas as suas filiais espalhadas pela França e em outros países.

É certo que você vai enfrentar fila, pois lá sempre tem. Caso não queira esperar em filas, vá ao Pierre Hermé, que também tem macarrons divinos, ou à Fauchon, que é moderna e tem muitas opções de delícias para presentes.

Endereço: há muitas filiais espalhadas pela capital francesa, mas destacamos dois endereços:

Telefone: +33 1 42 60 21 79 (Rua Royale) | +33 1 40 75 08 75 (Champs Elysées)
Instagram: @maisonladuree
Site: https://www.laduree.fr/

5. Croissant no Paul

Esta é uma rede de padarias francesa mundialmente conhecida – há filiais em várias cidades do mundo, como por exemplo Londres. Com certeza você vai encontrar croissants maravilhosos em padarias locais e pequenas, mas as delícias do Paul, apesar de ser uma grande rede, não ficam para trás.

Endereço: 4 Rue Poncelet, 75017 Paris, França
Telefone: +33 1 42 27 80 25
Instagram: @paulfranceofficiel
Site: https://www.paul.fr/en/

———————————-

6. Chocolate quente no Les Deux Magots

Bem frequentado por nomes importantes da cultura parisiense, Les Deux Magots é outro clássico na Cidade Luz. Parar para curtir as delícias da cozinha francesa quando o assunto é café e pães é um must do na cidade. Fazer isso em um local que já foi frequentado por nomes como o do escritor Ernest Hemingway e o pinto Pablo Picasso é uma verdadeira honra.

Além disso, na mesma região, você também tem como opção visitar o Café de Flore, que fica bem em frente ao Lex Deux Magots e tem uma Tarte Tatin – torta de maçã – maravilhosa. Da mesma forma, você também pode aproveitar para conhecer o Angelina, café parisiense bastante tradicional e famoso pelo chocolate quente.

Endereço: 6 Place Saint-Germain des Prés, 75006 Paris, França
Telefone: +33 1 45 48 55 25
Instagram: @lesdeuxmagots
Site: http://www.lesdeuxmagots.fr/

7. Lafayette Gourmet

Lafayette Gourmet é o espaço dentro da Galerie Lafayette dedicado apenas à gastronomia, como o próprio nome sugere. O local tem vários corners de restaurantes tradicionais de Paris e tem de tudo: patisserie, pães, caviar e tem até um supermercado em um dos andares – a Luiza mostrou um pouco do tour no nosso Instagram.

Este é um lugar bom para comer um pouco de tudo, além de já visitar uma das cúpulas mais lindas de Paris. Ademais, atenção ao horário de chegada, porque eles não oferecem jantar.

Um dos melhores corners é o Maison de La Truffe que, como o nome diz, tem muitos pratos com trufas. É um restaurante que tem fora de lá também, mas ali dá para dar uma provadinha com porções menores e preço mais em conta) e no L’Éclair de Génie (que tem os melhores éclaires da França).

Endereço: 35 Boulevard Haussmann, 75009 Paris, França
Site: https://www.galerieslafayette.com/
Instagram: @galerieslafayette

8. Le Jules Verne

O Le Jules Verne é um restaurante localizado no topo da Torre Eiffel, tradicional e conhecido. Só pela vista da cidade já vale a visita. Mas prepare-se: o restaurante frequentado por famosos, tanto do mundo artísticos como político, certamente não é dos mais modestos quando o assunto é a conta a pagar. Além disso, a decoração do local também é de uma elegância só.

Endereço: Avenue Gustave Eiffel, 75007 Paris, França
Telefone: +33 1 45 55 61 44
Site: https://www.restaurants-toureiffel.com/en/jules-verne-restaurant.html
Instagram: @lejulesverneparis

9. Le Ciel de Paris

Ainda na categoria “restaurante com vista” temos Le Ciel de Paris. Conforme o nome já diz, proporciona uma vista de Paris, magnífica como é de se esperar. O valor, bem mais em conta do que Le Jules Verne, custa em torno de 39 euros para entrada + prato principal + sobremesa. Além disso, vale relembrar, Le Ciel de Paris fica no 56° andar do segundo prédio mais alto de Paris, a Torre Montparnasse, com vista para a Torre Eiffel e o Trocadero.

Endereço: Tour Maine Montparnasse, 56ème étage Tour Maine Montparnasse, Avenue du Maine, 75015 Paris, França
Telefone: +33 1 40 64 77 64
Site: http://www.cieldeparis.com/

10. Um brunch no Museu Jacquemart-André

O espaço era a casa da família, que após a morte dos proprietários virou museu. A casa é divina, super bonita, pouco visitada e surpreendente de pensar que era uma residência. Podemos dizer que este é um daqueles lugares escondidos da cidade. O café dentro do museu fica aberto durante toda semana, mas o imperdível é o brunch de domingo, que fica aberto exclusivamente de 11 às 14h30. São poucos lugares, tem que chegar na hora, mas é um passeio que vale por dois: o ambiente e a comida. Então não deixe de considerar a inclusão deste café no seu roteiro!

Endereço: 158 Boulevard Haussmann, 75008 Paris, França
Telefone: +33 1 45 62 11 59
Site: https://www.musee-jacquemart-andre.com/en/prepare-your-visit/cafe-jacquemart-andre
Instagram: @jacquemartandre

11. Le Temps des Cerises

Um típico bistrot parisiense, é daqueles tipos de restaurantes fofos e aconchegantes. O espaço no coração do Marais, bairro na região central de Paris, vale muito a visita. Tem a cara mesmo da cidade, de local que não fica no circuito turístico mais badalado. Veja as opções do menu aqui.

Endereço: 31, Rue de la Cerisaie, 75004 Paris, França
Telefone: +33 1 42 72 08 63
Site: http://letempsdescerises-restaurant.fr/
Instagram: @tempsdescerises

12. L’Avant Comptoir

Por fim, para fechar nossa lista, temos L’Avant Comptoir. O espaço é pequeno, bem intimista e com uma pegada mais jovem. As porções servidas são menores, você vai pedindo aos poucos. Tem opções tradicionais francesas, mas não tradicionais também, para quem prefere. O cardápio é delicioso, o preço justo, assim como o espaço é perfeito para quem deseja socializar.

Endereço: 3 Carrefour de l’Odéon, 75006 Paris, França
Telefone: +33 1 42 38 47 55


Quer saber mais sobre a França? Veja a nossa seleção!

  • GASTRONOMIA FRANCESA: Quer entender mais sobre a gastronomia da França? O vídeo abaixo é do canal do cozinheiro Mohamad Hindi, que participou da primeira edição do Masterchef Brasil, traz entrevistas com importantes personalidades ligadas ao universo gastronômico francês. Ele também visita alguns restaurantes em Paris. Portanto, vale a pena dar o play!
  • MÚSICA FRANCESA: aliás, você também pode ir se ambientando com a língua e os sons franceses ouvindo muita música. No Spotify, por exemplo, você encontra diversas playlists com músicas em francês. Nós também preparamos uma, que você encontra aqui.
  • CINEMA: você também pode curtir o maravilhoso cinema francês e conhecer mais dos costumes e cultura local por meio da cinematografia francesa. Uma boa pedida é o famoso cult “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, de 2001.
  • SÉRIE: por fim, para fecharmos essa lista dentro do tema audiovisual francês, fica a dica também da série “Au Service de La France”, disponível na Netflix. É uma comédia que faz sátiras divertidas dos costumes franceses e conta a história de um estagiário que se junta ao Serviço Secreto Francês durante a Guerra Fria. Portanto, com tantas opções por aí e com essa seleção, não deixe de conhecer mais sobre a França antes da viagem!

Saiba mais sobre Paris e a França

Para conhecer mais sobre a França e sua capital, Paris, confira os posts abaixo:

  • Encantos de Paris: viajante traz dicas pra conhecer a cidade (clique aqui)
  • O que fazer em Paris: roteiro imperdível de 5 dias na capital francesa e arredores (clique aqui)
  • Outono em Paris: frio na França com estilo (clique aqui)

E então, gostou de saber mais sobre opções de restaurantes em Paris? Qual (ou quais) você deseja incluir no seu roteiro da próxima viagem? Conte pra gente nos comentários! Além disso, não deixe de seguir e acompanhar o nosso perfil no Instagram (@oficinadeinverno): sempre tem muita dica boa por lá! Assim, você fica por dentro dos melhores destinos e dicas de viagem.