Como se vestir no frio: as melhores dicas França Paris

Como se vestir no inverno em Paris com as dicas da Oficina de Inverno

31 de Março de 2021
O que levar na mala de viagem para Paris

Como se vestir no inverno em Paris é uma dúvida frequente e bastante legítima… Especialmente se considerarmos que o clima durante esse período no país pode ser muito rigoroso para quem não está acostumado. Mas a nossa intenção por aqui é poder mostrar ao máximo de pessoas que é possível sim viajar e aproveitar a estação mais fria do ano. Por isso, a Oficina de Inverno traz um guia completo de como se vestir no inverno em Paris para você que está planejando uma viagem para o país em breve.


Conheça o clima de Paris e prepare-se!

Paris

Não podemos falar em formas de se vestir no inverno em Paris sem antes explicar como funciona o clima na cidade. Esta introdução se faz necessária para que você possa aprender o sistema por trás das escolhas que faremos ao longo deste post. Além disso, vai lhe proporcionar a independência necessária para fazer as suas escolhas com segurança daqui para frente.

Em geral, vemos indicações simplistas indicando “vista isso ou aquilo”. Por outro lado, o que iremos lhe ensinar a seguir constrói a base para escolhas acertadas. Prepare-se para não ter sustos em sua viagem nunca mais!

  • Verifique a previsão do tempo antes da viagem

Este ponto é crucial e dele vai depender o sucesso ou fracasso da sua viagem. O inverno parisiense é rigoroso e exige escolhas das peças certas. Por isso, antes de viajar, faça uma pesquisa da previsão do tempo no período da sua estadia na Cidade Luz. Para a pesquisa, indicamos o site ou aplicativo AccuWeather. Ele é bastante completo e vai proporcionar as informações que você precisa, acredite!

  • Clima e geografia de Paris

Paris, também conhecida como Cidade Luz, é a capital da França. Como cidade localizada na Europa, Paris fica no hemisfério Norte do planeta. Portanto, o inverno acontece de dezembro a março, vindo após o outono. Neste período (entre setembro e dezembro), o clima já começa a esfriar.

O inverno em Paris é bastante rigoroso e, ao contrário de cidades como Londres, você pode esperar bastante neve por lá. Os dias ficam mais fechados e o sol quase não aparece, como é de se esperar, há muito frio… Enfim, aquele clima perfeito que amamos!

As árvores quase sem folhas, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, dentre outros monumentos emblemáticos da cidade, ganham um charme a mais com a neve branquinha na cidade.

Especialmente porque nesse período é justamente o verão no Brasil, com muito calor, é essencial ter atenção para não entrar, literalmente, numa fria! Entretanto, como sempre ressaltamos, não é o frio que irá lhe impedir de aproveitar a estação, mas a escolha de roupas erradas. Mas falaremos melhor disso adiante.

  • Estações do ano em Paris

O inverno em Paris, em termos de duração, funciona da mesma forma que em outras cidades e países da Europa. Veja, na tabela a seguir, como são divididas as estações do ano na capital francesa:

ESTAÇÃO INÍCIO FIM
Primavera 20 de março 21 de junho
Verão 21 de junho 23 de setembro
Outono 22 ou 23 de setembro 22 de dezembro
Inverno 22 de dezembro 20 de março
  • Você é uma pessoa sensível ao frio?

Outro ponto importante a destacar é a sensação térmica, a forma como o corpo de cada pessoa sente o calor ou frio. Lembramos que a sensação térmica pode ser diferente da temperatura real. Um exemplo: faz 5°C, mas o seu corpo percebe a temperatura como sendo 0°C. Isso quer dizer que você é mais sensível ao frio. Este é um ponto importante a observar porque pode determinar a necessidade de mais acessórios de inverno e roupas de frio.


Como se vestir no inverno em Paris no frio intenso
(abaixo de 5°C)

Para se vestir corretamente no inverno em Paris é necessário levar em consideração algo que sempre enfatizamos por aqui, assim como no atendimento em nossas lojas físicas: o uso das camadas de roupa. Precisamos pensar nas roupas como o seu escudo contra o frio. Assim, você irá aproveitar o inverno, mas sem sofrer. Cada peça tem uma missão específica para lhe manter bem aquecido(a).

Dito isto, veja como funciona esse sistema:

1. Primeira camada

Como se vestir no inverno em Paris

Como se vestir no inverno em Paris: a primeira camada é essencial para o frio intenso em QUALQUER lugar! – Foto: Oficina de Inverno

Essa é a parte inicial de tudo. Uma casa construída sem uma base sólida corre o risco de desmoronar rapidamente e o mesmo acontece por aqui. A primeira camada, formada por blusa, calça, luvas e meias térmicas, fica encarregada de manter o calor corporal. Desse modo, você evita a perda de calor para o meio externo. As camadas que virão a seguir terão sua contribuição fundamental, mas sem uma térmica de qualidade você continuará passando frio em Paris. Ninguém merece, né?

Em sua viagem para Paris no inverno, é essencial levar o kit de roupa Super Térmica. Este é um modelo exclusivo da Oficina de Inverno! A blusa e a calça térmica irão lhe proteger da melhor forma, pois cumprem todos os requisitos essenciais mencionados há pouco.

Veja as opções de roupas de frio para a primeira camada abaixo:

Roupa Super Térmica
Luvas Térmicas + Nevasca ou de couro Mônaco
Meias Super Snow + Palmilhas de Ovelha

2. Segunda camada

O que levar na mala para Paris

Como se vestir no inverno em Paris: a segunda camada continua o trabalho de mantê-lo(a) quentinho no frio – Foto: Oficina de Inverno

O reforço da primeira camada vem neste momento. As peças que compõem a segunda camada são: blusa de manga longa, calça de frio, bota e palmilha de lã natural. Vista peças adequadas para o frio intenso… Deixe para trás roupas de algodão, em especial o jeans. Esse material permite a entrada do vento frio, por ser poroso. Isso significa que ele não tem a trama fechada e o vento entra com facilidade.

Veja as opções de roupas de frio para a segunda camada abaixo:

Blusas de Tricot com trama fechada
Legging de Tricot Invernada, Invernada Dupla ou Nevasca (para mulheres) e Calça Winter (para homens)
Botas de Couro com forro de peluche (para botas que não forradas, combine com o uso da palmilha de lã natural)

3. Terceira camada

Como se vestir no inverno em Paris

Como se vestir no inverno em Paris: a terceira camada arremata o seu look para o frio parisiense – Foto: Oficina de Inverno

A terceira camada é responsável por barrar a entrada do frio, dificultando o resfriamento do mesmo. Ela é formada por casaco de frio e acessórios variados, a exemplo do gorro, cachecol e gola térmica. Se o calor não é perdido para o meio externo e tampouco entra em contato com o corpo, você pode passear feliz pelas ruas de Paris.

Veja as opções de roupas de frio para a terceira camada abaixo:

Casacos Doudoune com peluche ou Jaqueta Winter Explorer
Gorros: Winter, Nevasca e/ou Sibéria
Faixa térmica Nevasca e/ou protetores de Orelhas Winter Power
Cachecóis Nevasca e/ou Gola Nevasca


Essenciais: as peças que não podem faltar na sua mala para Paris

Levando em consideração as dicas acima sobre o uso das camadas de roupa, apresentamos agora 4 peças essenciais para levar na sua mala de viagem para Paris. Confira:

1. Roupa térmica

Como se vestir no inverno em Paris

Como se vestir no inverno em Paris: a Super Térmica é item obrigatório na mala de viagem para Paris! – Foto: Oficina de Inverno

Quando se fala em frio intenso (abaixo de 5ºC), não há o que questionar: a Super Térmica é a melhor opção de roupa térmica disponível no mercado! São inúmeros os benefícios: forro peluciado (dupla camada de proteção, que retém melhor o calor corporal), tecido antibacteriano (não causa odores), modelagem slim (colada ao corpo, não fica volumosa embaixo das outras roupas). Além disso tudo, você pode usá-la por até 7 dias sem precisar lavar!

Para saber mais sobre a peça, confira o post “Super Térmica: a roupa térmica indispensável para se proteger do frio” (clique aqui).

2. Blusa de tricot

Peças essenciais para levar na mala de viagem para Paris

Como se vestir no inverno em Paris: a blusa de tricot é essencial para ficar quentinha(o) entre um café e outro – Foto: Oficina de Inverno

Uma boa blusa de tricot é indispensável em Paris e isso acontece por dois motivos. O primeiro deles é que, em passeios ao ar livre (há muito o que ver por lá), você vai precisar estar vestida(o) de acordo com as três camadas de roupa que explicamos anteriormente. O segundo motivo é que, quando o cansaço de bater pernas pela cidade chegar e tudo o que você quiser é sentar em um dos charmosos cafés da cidade, o casaco provavelmente será dispensável devido ao sistema de aquecimento e a blusa de tricot estará esplendorosa.

3. Casaco de lã italiana

Viagem para Paris: o que levar na mala

Como se vestir no inverno em Paris: os casacos de lã italiana conferem a elegância que combina com Paris – Foto: Oficina de Inverno

Para caminhar pela Champs-Élysées com muito charme e elegância durante o inverno parisiense, que tal um casaco de lã italiana? A peça confere elegância a qualquer look! Além disso, aquece mesmo no frio mais intenso e vai bem com diferentes roupas de frio (calça, vestido, saia…). Um verdadeiro coringa!

Para dias mais úmidos e com neve, você pode optar ainda pela jaqueta Winter Explorer, que é impermeável e protege do frio de até -15°C.

4. Boina

Como montar a mala de inverno para Paris

Como se vestir no inverno em Paris: a boina é a nossa quarta peça essencial para a viagem. A cara da Cidade Luz! – Foto: Oficina de Inverno

A quarta peça da nossa lista de itens essenciais tem a cara de Paris! É ela mesma, a queridinha de muitos franceses: a boina. Adoramos a peça e, sem sombra de dúvidas, ela confere muito estilo ao look, seja qual for a cor ou modelo. Caso o dia escolhido para usar a boina esteja muito frio, combine o uso da boina com um gorro térmico preto (fica bem discreto) ou faixa térmica, ambos da linha Nevasca.


Saiba mais sobre Paris e a França

País de cultura rica e complemente encantador, a França desperta a curiosidade e é um caso de amor à primeira vista para muita gente. Todo esse charme francês encontra sua expressão máxima na cidade de Paris. A capital da França é um dos destinos de viagem mais cobiçados do mundo. É pouco provável que você não conheça alguém que já visitou ou deseja visitar a Cidade Luz, como é carinhosamente chamada.

As luzes da cidade, a arquitetura, cultura, gastronomia (dispensa comentários!), locais e monumentos turísticos encantam. Isso não é novidade. Entretanto, há muito mais em Paris do que é geralmente mostrado. É uma cidade com locais para conhecer por muitas e muitas viagens!

Para ver mais sobre a Paris e lugares vizinhos a ela, vale a pena conferir os destaques em nosso Instagram (clique aqui), com dicas da Mamute Correspondente Luiza Evangelista.

>> Saiba mais sobre Paris e a França com os guias da Oficina de Inverno clicando aqui.


Ainda tem alguma dúvida sobre como se vestir no inverno em Paris? Compartilhe conosco na caixa de comentários abaixo! E não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram: @oficinadeinverno. Por lá compartilhamos muitas dicas de estilo, como se vestir no frio e destinos de viagem. Confira!

    Leave a Reply