4 curiosidades sobre a Argentina: saiba mais acerca do país

4 curiosidades sobre a Argentina: saiba mais acerca do país

Porque Brasil e Argentina são “países rivais” e muitas outras dúvidas podem pairar sobre a cabeça quando pensamos no nosso país vizinho. Os hermanos, apesar da proximidade geográfica, tem língua, hábitos e cultura bem diferentes dos nossos. Por isso, é tão interessante saber mais sobre como vivem e do que se alimentam os argentinos – se você não lembra, essa frase remete ao programa Globo Repórter! Pensando nisso, a Oficina de Inverno buscou saber mais sobre essas peculiaridades e traz quatro curiosidades sobre a Argentina, sejam elas culturais ou históricas. A terra da prata tem muita história. Vem conhecer!

QUAL A ORIGEM DA RIVALIDADE ENTRE BRASIL E ARGENTINA?

Essa implicância vem de longa data e lembra bastante outra picuinha célebre, dos países norte-americanos Canadá e Estados Unidos. Este infográfico do jornal O Globo, baseado no livro “Os Hermanos e Nós”, dos jornalistas Ariel Palácios e Guga Chacra, mostra que a disputa já possui algo em torno de uns 100 anos, quando o assunto é futebol. Segundo o material,

“o primeiro Brasil x Argentina ocorreu em 1912, por iniciativa do ex-presidente argentino Julio Argentino Roca. Os dois países estavam mergulhados em tensões comerciais e militares e ele foi enviado pelo então presidente argentino, ao Brasil, para desarmar os conflitos. A visita coincidiu com o 90° aniversário da proclamação da Independência do Brasil. Enquanto participava das comemorações, o combinado da Associação Argentina de Futebol jogava com o combinado do São Paulo. O jogo terminou com placar a favor dos visitantes: 6 a 3, dando início a rivalidade”.

 esta matéria do Uol vai ainda mais longe, defendendo que a disputa começou ainda no período da colonização. Fato é que brasileiros e argentinos seguem firmes com essa forte rivalidade que tem raízes no futebol, mas que ultrapassa os campos.

O curioso de tudo é que, brincadeiras e disputas à parte, nós brasileiros adoramos visitar os nossos vizinhos, e vice-versa. Quem já visitou o Rio Grande do Sul, ou vive em terras gaúchas, sabe do que estamos falando! A todo instante vemos carros da Argentina, mostrando que o trânsito entre os dois países é intenso.

GUERRA COM O REINO UNIDO

Vídeo produzido e veiculado pelo canal Nerdologia (YouTube)

Você já ouviu falar da Guerra das Malvinas? Pois é, o famoso conflito entre Argentina e Reino Unido motivado por uma disputa de poder: o controle das Ilhas Malvinas (em inglês, Falklands). A briga começou no dia 2 de abril de 1982, quando o ditador argentino Leopoldo Galtieri decidiu enviar tropas para invadir o local, que era de domínio britânico. Ao contrário de outros conflitos, este durou cerca de dois meses. Esse foi o tempo até os argentinos decidirem bater em retirada diante da derrota, já que o lado britânico contava com um número bem maior de pessoas e ainda contou com a ajuda de nada mais nada menos que os EUA.

O que começou como uma tentativa de Galtieri de melhorar a imagem perante os argentinos – que não estavam lá muito satisfeitos com a gestão dos militares no país  – acabou indo longe demais quando ele resolveu invadir o território. A derrota no conflito foi também um dos motivos que levaram à derrocada do regime ditatorial no país.

TERCEIRA MAIOR COMUNIDADE JUDAICA DO MUNDO

O páis recebeu muitos judeus imigrantes que, durante a Segunda Guerra Mundial, fugiam dos horrores provocados pela perseguição nazista. Hoje, a população judaica argentina é a terceira maior do mundo, mas enfrentou nos últimos anos a escalada do antissemitismo, mais uma vez, enquanto viam (e sofriam) o crescimento da violência contra eles.

Vale lembrar, ainda, que a Argentina, além de abrigar judeus fugidos dos seus país de origem, também foi o país procurado por muitos nazistas, como é o caso do médico nazista Josef Mengele, que morou dez anos no país, e ficou conhecido por realizar experiências com seres humanos.

PRIMEIRA MULHER A OCUPAR O CARGO DE PRESIDENTE

Vídeo veiculado pelo canal AP Archive (YouTube)

A argentina Maria Estela Martinez de Perón, ou simplesmente Isabelita Perón, como era conhecida, ocupava o cargo de vice-presidente do país até a morte do marido, o então presidente Juan Perón, em 1974. Com o falecimento dele, Isabelita torna-se a primeira mulher a ocupar a presidência de um país em todo o mundo.

Apenas a título de comparação, demorou ainda mais para o Brasil ter uma presidente: apenas em 2011, com a a vitória da ex-presidente Dilma Rousseff.

SOBRE A ARGENTINA

A Argentina é o segundo país da América Latina em território, perdendo apenas para o Brasil, e possui a terceira maior população entre os países que a compõem. Queridinha por nós, brasileiros, como uma espécie de Europa sul-americana, a Argentina foi batizada com esse nome pelos colonizadores, ao constatarem que o território era rico em minérios, de maneira especial a prata. O nome vem, então, do latim: argentum significa prata.

O país do tango, como é conhecido, tem uma série de conteúdos aqui no blog, que você pode ler facilmente na categoria Argentina (clique aqui!). De Buenos Aires à Patagônia, trazemos muitas informações preciosas e que, esperamos, ajudarão vocês a ter uma viagem inesquecível. Afinal, conhecimento é poder!

Não esqueçam de compartilhar conosco as andanças – por terras argentinas ou não – lá no Instagram. É só marcar o nosso perfil – @oficinadeinverno – ou mencionar a hashtag #mamutesviajantes.