Alemanha Mamute Cultural

Floresta Negra: veja o que fazer nesse destino imperdível!

23 de Fevereiro de 2020
Floresta Negra

É impossível falar em inverno na Alemanha sem mencionar a Schwarzwald, ou Floresta Negra. Ela é chamada assim porque recebe pouca luz em função do clima e da vegetação fechada, em sua maioria de pinheiros. Com uma área de 6.009 km² e com alturas que chegam a 1.493 metros acima do nível do mar (no monte Feldberg), a área é dividida em três partes: Nordschwarzwald, Mittlerer Schwarzwald e Südschwarzwald. O destino atrai milhões de turistas todos os anos. Dentro dessa imensidão localizada no sul da Alemanha existem várias cidades que você pode escolher visitar. Por isso, a Oficina de Inverno traz dicas do que você pode fazer em uma viagem por lá!

As cidades de Baden-Baden (famosa por suas águas termais), Offenburg e Freiburg são as principais entradas para a Floresta Negra. Lá tem de tudo: a tradição alemã das rotas, belíssimas paisagens, esportes de inverno, o bolo Floresta Negra (famoso em todo o mundo),

Continue a leitura para saber mais desse destino de viagem imperdível na Alemanha!


O que fazer na Floresta Negra

É por toda essa história e importância para o turismo da Alemanha que a Oficina de Inverno traz diversos pontos turísticos e rotas para você visitar em um dos mais famosos destinos da Alemanha. De catedrais, esportes de inverno a parque de diversão, a Floresta Negra oferece atrações turísticas para todos os gostos. Vamos lá então?

1. Freiburg, a “Toscana alemã”

Floresta Negra: Catedral de Freiberg

Floresta Negra: a Catedral de Freiberg, cuja inauguração data de 1225, é um dos pontos imperdíveis no roteiro – Foto: dong.world

Freiburg, a Friburgo alemã, é considerada a capital da Floresta Negra e é uma das queridinhas dos turistas! Por lá você não pode deixar de visitar a Catedral de Freiburg, Schlossberg – com trilhas maravilhosas e um ambiente mais calmo, além da vista da Floresta Negra do topo –, o Martinstor e a Münsterplatz com sua famosa feira. Não podemos esquecer do charmoso centro histórico, com trânsito apenas de pedestres. Maravilha!

Apesar de ser considerada uma das cidades mais ensolaradas da Alemanha, o inverno é bastante rigoroso por lá, então prepare-se! As médias durante o ano giram em torno -1 °C a 25 °C e raramente é inferior a -8 °C ou superior a 31 °C. Os dados são do Weather Spark.

2. Rota dos Relógios

Floresta Negra: relógio cuco

Na rota da Floresta Negra: relógios cucos fazem parte da tradição alemã – Foto: ViajarSempreViajar

Com cerca de 320 km de extensão, a Rota dos Relógios é famosa por integrar a paixão dos alemães pelos relógios cuco. Além disso, a Rota dos Relógios é uma forma de fazer o roteiro na Floresta Negra. Por lá você pode visitar o Museu do Relógio Alemão em Schramberg – com a maior coleção de relógios da Alemanha –, Park der Zeiten (Parque do Tempo), os relógios de sol em Rottweil e o Franziskanermuseum em Villingen.

3. Rota Panorâmica da Floresta Negra

A Rota Panorâmica na Floresta Negra é outra forma de explorar essa famosa área na Alemanha. Para fazer a viagem por essa rota, basta pegar a rodovia B 500. A rota compreende o trecho a partir de Waldkirch até a montanha Feldberg. Nessa rota você vai encontra o Parque Nacional da Floresta Negra e o Parque Natural da Sul da Floresta Negra, além da gastronomia típica da região – com a saborosa torta Floresta Negra – e paisagens incríveis. Para quem busca um trajeto mais curto – ao todo, a rota possui cerca de 70 km de extensão – a Rota Panorâmica da Floresta Negra é uma opção perfeita!

4. Aproveite para fazer esportes de inverno na Floresta Negra!

Floresta Negra: monte Feldberg

O monte Feldberg é um local bastante propício para a prática de esportes de inverno (Foto: First Track Online)

A Alemanha, por ter um inverno propício para tal, explora bastante os esportes de inverno como atrativo turístico. O monte Feldberg, que mencionamos no início do post, está equipado com 50 km de pistas para esqui, além das trilhas de cross-country. Certamente que uma das coisas mais divertidas de fazer no inverno são os esportes. Aproveite e não esqueça de viajar bem preparado para esses passeios. Você pode conferir o nosso book gratuito Como se vestir no frio. Nele, você vai encontrar dicas quentinhas e imperdíveis para montar a mala de viagem ideal para o frio intenso.

5. Visitar “cenários” de contos de fadas na Floresta Negra 

Floresta Negra: Forbach

O Hotel Das Waldhaus, na charmosa Forbach – Foto: Booking.com

O Castelo de Neuschwanstein não é o único ponto turístico alemão a aparecer em histórias infantis – falamos sobre isso aqui. A Floresta Negra provavelmente fez parte da sua infância através das famosas histórias dos Irmãos Grimm. Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria são apenas alguns dos enredos infantis que tinham a Floresta Negra como cenário.

Forbach, por exemplo, é a cidade dos contos de fadas: por lá há uma grande variedade de casinhas de bonecas e relógios cucos, e a cidade possui uma atmosfera muito gostosa de se estar. Se os escritores usaram a floresta como pano de fundo para suas histórias, porque não você também dar uma chance?

6. Para os aventureiros: Europa Park

Floresta Negra: Europa Park

A variedade de atrações chama atenção e coloca o Europa Park na segunda colocação dos destinos mais famosos da Alemanha em 2017 – Foto: Europa Park

O maior parque de diversões da Alemanha – e segundo maior da Europa, atrás apenas da Disneyland parisiense – está localizado na Floresta Negra e é um dos motivos para visitar a região. Além disso, esse foi o segundo destino mais popular da Alemanha em 2018, segundo o Centro de Turismo Alemão (DZT). E isso não é à toa: há mais de 100 brinquedos, 17 áreas temáticas, cinco hotéis, um camping e cinema.

O Europa Park fica na cidade de Rust e foi inaugurado em 1975. O parque tem capacidade para receber até 50 mil visitantes por dia. Milhões de pessoas visitam o local todos os anos.


Saiba mais sobre a Alemanha!


Selecionamos esses cinco motivos que, para nós, são especiais. E você, o que mais gostaria de ver em uma viagem para a Alemanha? Conte para gente nos comentários! Para mais dicas de viagens pelo mundo, basta seguir o nosso perfil no Instagram: @oficinadeinverno. Você também pode conferir a tag #mamutesviajantes. Por lá, os viajantes compartilham suas experiências e aventuras no frio, então não deixe de conferir!

Leave a Reply