Viagem para a Alemanha: 5 dicas pra evitar problemas

Viagem para a Alemanha: 5 dicas pra evitar problemas

Está planejando sua viagem para a Alemanha? Veja nossas dicas para organizar bem sua viagem e evitar imprevistos! A Oficina de Inverno traz uma lista cinco dicas que vão te ajudar a evitar perrengue, especialmente com a burocracia, em sua viagem para a Alemanha.

Viagem para a Alemanha: confira as nossas dicas!

Abaixo você vai encontrar dicas variadas para ajudá-la(o) em diversas situações durante a sua viagem para a Alemanha. Vem com a gente!

1. Entrada na Alemanha


Passaporte válido e com pelo menos seis meses de validade são alguns dos requisitos para a entrada na Alemanha (Foto: Valejet)

O processo de entrada na Alemanha pode ser bem tranquilo para o brasileiro. Embora o país não exija o visto para turistas e viagens de negócios – com permanência máxima de 90 dias – existem alguns requisitos que devem ser cumpridos:

  • Passaporte válido por no mínimo seis meses;
  • Passagens de ida e volta devem ser apresentadas ao chegar na Alemanha
  • Comprovante de reserva em hotel ou carta-convite de amigo ou familiar – assim o governo alemão tem a garantia de que você possui uma estadia no país.
  • Comprovação de recursos financeiros para estadia – uma média de 60 euros por dia, que pode ser apresentado em dinheiro + cartão de crédito.

Não esqueça de deixar esses documentos em sua mala de mão – lembra da burocracia alemã? Também vale para o setor de imigração. Mamute viajante sem perrengue é mamute atento!

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil recomenda ainda que o viajante entre em contato com a Embaixada ou Consulado alemão para certificar-se dos requisitos de visto, entrada e permanência. Isso porque eles podem mudar, então vale ficar atento.

2. Não fure o sinal vermelho!

Você pode argumentar de que isso é válido também no Brasil e nós concordamos com você. Acontece que por aqui a fiscalização não é lá muito eficiente, ao contrário da Alemanha. Seja você pedestre, ciclista ou motorista, deve estar com atenção redobrada em relação a esse aspecto. Caso contrário, você pode ter que desembolsar um valor alto e ter um gasto não planejado – além da chateação em ser multado em um país estrangeiro. No caso de pedestres, a multa é de 5 euros. Para os ciclistas o valor varia entre 60 e 100 euros e os motoristas devem desembolsar 360 euros (!!!). E se for pego atravessando a rua fora da faixa você também será multado!

3. Faça um checklist de viagem


Checklist de Viagem by Oficina de Inverno

Se existe algo que você não pode esquecer é de levar roupas quentinhas para o inverno alemão – bastante frio, ao contrário de Portugal, bem mais moderado. Pensando nisso, os esquimós de estilo da Oficina de Inverno montaram checklist de viagem que é uma ajuda e tanto. Está disponível aqui e você pode imprimi-lo para facilitar a sua organização antes de viajar. Poupa tempo e faz toda diferença!

4. Não exiba símbolos ou slogans nazistas


O coronel Hans Landa, do filme Bastardos Inglórios, que retrata a perseguição nazista aos judeus. O filme teve todas as suásticas removidas do material promocional na Alemanha (Foto: Inglorious Basterds Wikia)

A terrível parte da história alemã, onde o país foi comandado pelo governo nazista de Adolf Hitler, deixa marcas no comportamento dos alemães até os dias atuais. Por lá, é expressamente proibida a exibição e distribuição de objetos, slogans e símbolos nazistas. Alguns casos são representativos: as produtoras de muitos jogos eletrônicos, para evitar que eles sejam banidos, apagam símbolos como a suástica e deixam até Hitler sem bigode.  Outro caso é o do turista alemão que fez saudação nazista na Alemanha e apanhou de um morador local. A gente confia no seu bom senso, mas não custa nada informar, né? Até porque uma situação pode ocorrer de forma não intencional, e mesmo assim ir contra a lei.

5. Restrições


O aeroporto de Frankfurt, principal entrada dos brasileiros na Alemanha (Foto: Media Frankfurt)

O governo alemão veta a entrada de pessoas no país que estejam portando quaisquer objetos ou dispositivos que contenham referências ao regime nazista.

Há também restrições quanto ao porte de medicamentos. Só são permitidas quantidades de medicamentos de uso normal do viajante. Isso quer dizer o medicamento que supra sua necessidade por um período máximo de três meses por medicamento, considerando-se as doses recomendadas. Há alguns itens para medicamentos a serem observados, sujeitos à Lei de Entorpecentes (como morfina, por exemplo) que necessitam de um receituário especial prescrito pelo respectivo médico nos termos da legislação pertinente. As informações são do Ministério das Relações Exteriores.


Saiba mais sobre a Alemanha!


Seguindo à risca essas dicas estamos certos de que sua estadia na Alemanha será muito tranquila! E lá no Instagram da Oficina de Inverno estamos sempre acompanhando todos os passos compartilhados pelos mamutes viajantes! Nos siga lá e acompanhe outras dicas calorosas de viagem!