11 comidas típicas da Alemanha que devem entrar na sua lista

11 comidas típicas da Alemanha que devem entrar na sua lista

Quando se fala em comidas típicas da Alemanha, a probabilidade é quase nula de você nunca ter ouvido falar de pelo menos uma delas. Como em qualquer destino do mundo, a Alemanha possui alguns ingredientes que são a base de sua gastronomia.
Lendo 11 comidas típicas da Alemanha que devem entrar na sua lista 6 minuto Próximo Aprenda a diferença entre cachecol, pashmina, estola, lenço e xale
Quando se fala em comidas típicas da Alemanha, a probabilidade é quase nula de você nunca ter ouvido falar de pelo menos uma delas. Como em qualquer destino do mundo, a Alemanha possui alguns ingredientes que são a base de sua gastronomia. Por lá, a carne de porco, repolho, batata e salsichas são predominantes nos pratos típicos, além de muito pão! Estima-se que a Alemanha possua uma variedade de pelo menos 300 tipos de pães.

Pode parecer estranho para nós, brasileiros, mas na Alemanha é comum ter comida “pesada” já nas primeiras horas do dia. O café da manhã costuma ser farto, com muitas variedades de comida – com direito até a salsicha e cerveja nos lares dos mais corajosos, em especial na Baviera – e as demais refeições do dia são mais leves. Vale lembrar que esses conceitos de leve e pesado são atribuídos por nossa própria cultura. No Brasil temos a tradição de um café da manhã diversificado e “leve” na maior parte dos locais país afora.

O país possui uma média climática de temperaturas baixas ao longo do ano – faz bastante frio para o brasileiro acostumado ao clima tropical – apesar de possuir um verão com temperaturas mais amenas, com média por volta dos 20º.

Conscientemente ou não, por conta do frio as pessoas sentem vontade de consumir alimentos mais calóricos. E a ciência explica esse comportamento. No inverno nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável e, para compensar essa perda energética, precisamos consumir mais calorias. As informações são da revista Exame.


Comidas típicas da Alemanha

Com essas informações isso em mente, vamos conhecer então um pouco mais as comidas típicas da Alemanha. Assim como no Brasil, os pratos variam de região para região. A Oficina de Inverno traz uma seleção de dar água na boca!

1. Weisswürst

A famosa salsicha branca é uma comida bastante tradicional em terras alemãs e produzida com carne de vitela e bacon. Costuma ser consumida com ou sem a pele e diz a tradição que deve ser comida antes do meio-dia. Acompanhamento bastante comum é o pretzel com cerveja. Vale lembrar que a Alemanha possui diversos outros tipos de salsicha (são muitas mesmo!), com os mais diferentes tipos de ingredientes e preparadas de variadas formas. Alguns exemplos são a bratwurst (salsicha assada) e a currywurst.

2. Eisbein


Comidas típicas da Alemanha: eisbein, o joelho de porco com chucrute

Esse é o tradicional joelho de porco com chucrute, das mais pedidas comidas típicas da Alemanha. Costuma ser servido assado, com casca crocante, e acompanhado de chucrute ou batata. Apesar desta ser a forma mais apreciada, pode ser encontrado na versão cozida também.

3. Sauerkraut


Comidas típicas da Alemanha: o chucrute, uma dos pratos tradicionais da Alemanha – Foto: I’d Rather Be A Chef

O famoso chucrute é o conhecido prato típico da Alemanha à base de repolho, mais uma das comidas típicas da Alemanha. É feito com repolho fermentado em conserva e na versão alemã é mais azedo que o chucrute encontrado no Brasil.

4. Leberkäse


Comidas típicas da Alemanha: o leberkäse costuma ser servido coroado com ovo frito – Foto: T-Online

O prato, bastante comum na Baviera, é uma espécie de bolo de carne assado e servido em fatias (como se fosse um pão de forma), que leva em sua receita carne bovina e de porco, bacon e cebola. Alguns jeitos mais comuns de servi-lo são com pão e/ou um ovo frito em cima, e acompanhado de batata, seja frita ou uma salada. Pode ser feito ainda um sanduíche, com presunto, queijo e ovo. Mostarda deixa a iguaria ainda mais gostosa!

5. Krapfen


Comidas típicas da Alemanha: a bola de Berlim, que faz sucesso até em Portugal!

Essa é a famosa bola de Berlim, conhecida como o doce do carnaval. É uma espécie de sonho de padaria. Delicioso!

6. Schupfnudeln


Comidas típicas da Alemanha: o schupfnudeln, mais uma receita dentre as várias com batata – Foto: DW

A forma desse prato típico lembra o macarrão do tipo penne – inclusive, nudel significa macarrão. No entanto, a iguaria está mais para um nhoque de batata – olha ela aqui de novo! –, com farinha, ovo, sal e noz-moscada, e que pode ser servido com ovos, legumes, chucrute ou bacon.

7. Brezel

Comidas típicas da Alemanha: o famoso pão em formato de nó – Foto: superscheeli/Flickr

O famoso pretzel é um pão em formato de nó bastante apreciado pelos alemães e uma das comidas típicas da Alemanha. A forma tradicional de servi-lo é polvilhado com sal grosso e acompanhado de cerveja e salsicha branca, mas pode ser encontrado coberto de queijo ou sementes de abóbora. Outra forma de servir o pretzel é cortado ao meio e recheado de manteiga e cebolinha. Há também o pretzel doce.

8. Schnitzel

Schnitzel, culinária da Alemanha

Comidas típicas da Alemanha: Schnitzel – Foto: By Holger.Ellgaard – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19690116

Com origem austríaca, o schnitzel entrou em nossa lista por ser muito comum no país, como se fosse comida típica alemã realmente. Trata-se de um bife de vitela que é batido no preparo para ficar mais fino e frito de uma forma semelhate ao que conhecemos como bife a milanesa. É uma delícia!

9. Käsespätzle

Comidas típicas da Alemanha, Käsespätzle

Comidas típicas da Alemanha: Käsespätzle – Foto: By Benreis – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=71483707

O käsespätzle é uma espécie de massa que pode ser considerado uma versão aprimorada de outra comida típica, o spätzle. O käsespätzle é muito saboroso pois leva adição de queijo nos ingredientes em relação ao spätzle.

10. Wurstsalat

Pratos típicos da Alemanha

Comidas típicas da Alemanha: Wurstsalat

Falamos no início do post sobre como a salsicha é predominante entre a lista de pratos típicos da Alemanha. Exemplo disso é a wurstsalat, uma salada que leva legumes e, adivinhe só, salsichas em sua composição. É um prato bastante comum e bem servida com pão e cerveja.

11. Schwarzwälder Kirschtorte

Gastronomia da Alemanha

Comidas típicas da Alemanha: Schwarzwälder Kirschtorte

Para fechar essa lista de deliciosas comidas típicas da Alemanha não poderia faltar a sobremesa: Schwarzwälder Kirschtorte, o bolo Floresta Negra. A sobremesa é internacionalmente famosa e composta por bolo de chocolate, chantily e cerejas. Não vá embora da Alemanha sem provar essa maravilha!