Patagônia: saiba qual a melhor época para ir e mais!

Patagônia: saiba qual a melhor época para ir e mais!

Considerada a região mais austral do planeta, em sua parte argentina – sendo Ushuaia a cidade mais austral –, a Patagônia fica no extremo sul da América. A região, de montanhas, muita neve e frio, está localizada entre o Chile e a Argentina, nossos países vizinhos da América do Sul. Essa vizinhança traz algumas similaridades. É o caso, por exemplo, das nossas raízes latinas. Além disso, o inverno por lá tem o mesmo período de ocorrência que o Brasil (de junho a setembro). Mas também há diversas diferenças! Só para ilustrar: o inverno por lá é bem mais rigoroso que o nosso e, especialmente, nessa região montanhosa, aos pés da Cordilheira dos Andes. São as montanhas andinas, inclusive, que dividem a parte argentina e a chilena.

A região, exuberante até mesmo nos lugares mais inóspitos, é enorme, então nem tente conhecer tudo em uma só viagem, se você vai passar pouco tempo. O mais indicado para montar um roteiro de viagem com qualidade é escolher alguns locais que você deseja ver e sejam próximos. Quando voltar, em uma outra oportunidade, você conhece outros locais.


Infográfico com informações gerais sobre a Patagônia – Oficina de Inverno


História

Acredita-se que o povoamento na região da Patagônia tenha começado há 6 mil anos, com a chegada dos primeiros habitantes. No entanto, o processo de colonização é bem mais recente, há pouco mais de 500 anos. Apesar da exploração comumente feita pelos colonizadores, a etnia Mapuche conseguiu resistir e sobreviver a este processo. Embora outras atividades já tenham tido lugar de protagonismo na economia local, hoje o turismo é a principal fonte de renda das cidades localizadas na Patagônia. Todos os anos, turistas de todo o mundo a visitam e podem aproveitar pelo menos um pouco daquilo que a região tem a oferecer para os seus visitantes.

Nesse sentido, a Oficina de Inverno preparou um guia com informações relevantes sobre a Patagônia para você se aventurar pela região bem preparado(a). Vamos às dicas?


Informações sobre a Patagônia

Para facilitar a sua incursão virtual e planejamento de viagem para a Patagônia, seja Argentina ou Chilena, nós reunimos informações importantes sobre o local. Neste post você vai encontrar dados gerais, quais companhias aéreas voam para Argentina e Chile, entre outras informações. Separamos as informações gerais sobre a viagem para a Patagônia em alguns tópicos, conforme você pode ver a seguir:

Precisa de visto de viagem para a Patagônia?

Felizmente, não! Para os brasileiros que desejam aventurar-se no frio da Patagônia, a dispensa do visto de viagem é uma preocupação a menos e um motivo a mais para viajar. Como Brasil, Argentina e Chile fazem parte do Mercosul, um acordo entre os mesmos prevê o trânsito dos cidadãos desses países sem a necessidade de passaporte ou visto para viagens de até três meses (90 dias), seja em viagens turísticas ou a negócios.

Como chegar à Patagônia

Isso vai depender de qual país você está indo. Para a Argentina, os voos diretos são feitos pelas companhias aéreas LATAM, Azul, Emirates, Gol, Qatar, Ethiopian Airlines, Aerolineas Argentinas, Turkish Airlines e Andes Lineas Aereas. Outras companhias, como a Avianca e a American Airlines também voam para o país.

Já para o Chile, os voos diretos são feitos pela LATAM, Gol, Avianca e Emirates. Outras companhias que também voam para o Chile são a Copa, KLM, Aerolineas Argentinas, American Airlines e a boliviana Amaszonas.

Qual moeda levar na viagem

Para escolher a moeda a ser levada em uma viagem – seja qual destino for -, o mais importante é verificar a cotação no período da viagem. Em termos gerais, o dólar é a mais indicada por uma questão de praticidade: é aceita em todo lugar. No entanto, verificando a taxa de câmbio, você pode constatar que levar o real está mais vantajoso ou, quem sabe, a moeda do país. Vale lembrar que a moeda na Argentina é o peso argentino e no Chile o peso chileno.

Melhor época para ir à Patagônia e curtir a neve


Circuito W, em Torres del Paine, durante a viagem da Mamute Viajante Marília Gonzaga – Foto: cortesia de Marília Gonzaga

Para nós, apaixonados pelo inverno, essa sempre será a melhor estação para conhecer este e muitos outros destinos. Se você pretende aproveitar a neve e esquiar, conhecer as geleiras e aventurar-se pelo local, o período de junho a setembro certamente é ideal. Com as roupas certas, não há o que temer em relação ao frio, que é bastante rigoroso. A Mamute Júlia mostra tudo sobre como se divertir na Patagônia no inverno em nossos destaques no Instagram.

Ademais, para saber como se proteger no frio intenso, não deixe de conferir o nosso e-book grátis “Como se vestir no frio“.


Principais destinos na Patagônia


A Laguna Torre e o Cerro Torre, no Parque Nacional Los Glaciares, na Patagônia Argentina

A Patagônia é um destino que amamos desde sempre. A Oficina de Inverno já viajou na mala de muitos viajantes. A Mamute Júlia Evangelista, uma das fundadoras da Oficina de Inverno, também viajou até lá como correspondente em 2018 e contou tudo em nosso perfil do Instagram – você confere aqui e aqui.

Uma curiosidade que muita gente não sabe é o fato de que Bariloche também faz parte da região da Patagônia. Na Patagônia, além da cidade famosa por suas estações de esqui, os principais destinos são:


Posts relacionados

Deseja saber mais sobre a Patagônia? Está planejando viagem para o local? Não deixe de conferir os nossos posts sobre o destino. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de falar conosco! Você pode usar a caixa de comentários abaixo ou direct do Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno – aproveite para seguir a nossa página e acompanhar as nossas dicas!