Informações sobre o Chile: o que devo saber antes de viajar?

Informações sobre o Chile: o que devo saber antes de viajar?

Considerado o melhor destino de viagem em 2018 pelo guia de viagens Lonely Planet, o Chile é um país diverso e multicultural. Caminham, lado a lado, tradição e modernidade em um encontro único e que convida para que seja conhecido. Por isso, se você está pensando em viajar para o nosso país vizinho e pretende ter um panorama sobre ele, a Oficina de Inverno traz, neste post, informações sobre o Chile, com o que mais você precisa saber sobre o país antes de viajar.

Desse modo, neste post você vai encontrar informações sobre o Chile quanto à:

  • Cultura
  • Língua
  • Moeda
  • Hábitos e costumes
  • Culinária chilena
  • Curiosidades e muito mais!

Informações sobre o Chile

Para te ajudar a conhecer melhor o Chile, separamos por tópicos características do país, informações relevantes e curiosidades interessantes. Então, vamos conhecer?

Dados gerais sobre o Chile

O Chile é um dos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil, bem como o Equador. A capital é Santiago, que fica localizada na chamada Região Metropolitana de Santiago. A língua oficial é o espanhol e a moeda é o peso chileno.

O Chile é o único país tri contrinental da América Latina. Isto quer dizer que o país possui territórios em três diferentes continentes, a saber: América, Antarctica e no continente Australiano. Demais, né?

Diferentes companhias aéreas conectam o Brasil com o Chile. São elas: Gol, com voos a partir de São Paulo direto para Santiago; Latam, com voos a partir de São Paulo (direto para Santiago) e Rio de Janeiro; e Sky, a partir de São Paulo com destino a Santiago.

Visto de viagem para o Chile

Para os brasileiros, passar pelo processo de imigração ao entrar no Chile é muito tranquilo. Isto porque os dois países fazem parte do Mercosul e não há exigência de apresentar o passaporte no país. Para os brasileiros, a entrada é permitida apenas com a apresentação da carteira de identidade (RG). Outros documentos de identificação com foto, como a carteira nacional de habilitação (CNH) ou a carteira de trabalho, não são aceitos. Apesar disso, o passaporte deve ter validade para duração da estadia, segundo informa o Itamaraty. Ainda segundo o órgão, o Chile dispensa visto de turista e de negócios para cidadãos brasileiros que permaneçam no país até 90 dias, com possibilidade de ampliação do prazo.

Outra recomendação do Itamaraty é o cuidado com o cartão de ingresso no Chile, que deve ser apresentado na saída do país, além do próprio passaporte ou RG. Essa condição é enfatizada como algo importante, pois “a não apresentação do cartão de entrada poderá gerar complicações no momento da saída do país”.

Clima no Chile

As estações do ano possuem características bem marcadas e não são tão confusas quanto no Brasil. Por isso, espere um inverno rigoroso independentemente do local. O que vai variar é se o local é mais seco ou mais úmido, se há muita chuva, se neva…

Precisa de certificado de vacina para o Chile?

Esta é outra burocracia de viagem que você não precisará se preocupar ao viajar para o Chile. O país não exige que os visitantes brasileiros apresentem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). No entanto, como medida de proteção pessoal, é sempre interessante manter seu calendário de vacinas em dia! Por isso, não descuide e garanta a sua segurança e dos demais.

Preciso de adaptador de tomadas no Chile?

As tomadas elétricas no Chile são no modelo de três pinos paralelos. Por isso, os equipamentos eletrônicos com tomadas de dois pinos que você pode ter em casa funcionam perfeitamente, mas curiosamente os de três pinos não. Por isso, vale a pena levar um adaptador ou comprar um por lá. Além disso, a voltagem elétrica no país é 220 volts. Se os equipamentos que você pretende levar forem bivolts, está tudo tranquilo! Entretanto, se possuírem apenas uma voltagem, melhor deixá-los em casa!



Cultura: curiosidades sobre o Chile

O Chile é um país rico em cultura, linguagem, gastronomia… A gente não poderia deixar de lado todos os fun facts a respeito do país e, por isso, deixamos uma seleção com alguns deles abaixo!

Culinária

Uma das curiosidades sobre o Chile é o uso que as pessoas fazem do abacate na culinária. A fruta é bastante presente em uma série de receitas e, ao contrário do que ocorre no Brasil, todas elas são salgadas. A palta (abacate temperado) aparece em lanches e, pasmem, até no cachorro-quente – chamado de completo por lá!

Língua

Outra curiosidade é que a palavra “cueca” não é sinônimo de roupa íntima masculina no Chile… Mas, sim, de uma dança típica! A cueca é considerada a dança nacional chilena, tanto que o dia 17 de setembro foi instituído como o “Dia Nacional da Cueca”. Já o cuecazo é uma festa onde só é tocada e dançada a cueca. No vídeo abaixo, produzido e divulgado pelo canal “La Vida por Fê La Salye”, você conhece melhor a cueca:

Ainda falando sobre curiosidades linguísticas, o pastel para os chilenos é, na verdade, um bolo ou torta. O que conhecemos como pastel em terras brasileiras é chamado de empanada no Chile. Não confunda as coisas ao fazer um pedido em algum restaurante local, sob o risco de receber uma comida bem diferente. Só para ilustrar: pastel de choclo é um bolo de milho, uma das comidas mais populares no Chile. Assim como o abacate é servido com sal, este bolo também é salgado, ao contrário do que é servido aqui no Brasil. Costuma ser recheado com carne e/ou frango.

Ilha de Páscoa

Famosa pelos moais, aquelas enormes estátuas de pedra encontradas por toda parte, a Isla de Pascoa, Ilha de Páscoa ou Rapa Nui, pertence ao território chileno e fica entre a América do Sul e a Polinésia Francesa. Ao longo de sua história, com grande parte da sua cultura dizimada por colonizadores, a Ilha guarda histórias e uma aura de mistério. São duas perguntas principais, segundo reportado pela revista Superinteressante:

Foram as gerações de colonizadores saídos da Polinésia, provavelmente a partir do ano 1000 da Era Cristã, que ergueram os moais, estátuas gigantes que adornam a ilha até hoje. Como eles fizeram isso? E outra: teriam sido responsáveis por um dos mais sérios desastres ambientais da história, que acabou varrendo do mapa sua própria civilização? Ainda não há respostas definitivas para essas duas perguntas.

Para muita gente, tais moais, por serem tão grandes e pesados – são metros de altura, pesando toneladas – podem ter sido construídos com a ajuda de extraterrestres. Isto porque ninguém sabe como eles foram movidos até o local onde estão até hoje. Para além de todas as teorias da conspiração, vale a pena visitar a Ilha se você quiser um passeio diferente pelo Chile. Então não perca a oportunidade!

O povoado mais austral do mundo

Além de abrigar o chamado “umbigo do mundo” – a Ilha de Páscoa -, no Chile também fica o povoado mais austral do mundo. Puerto Williams, localizado em Ilha Navarino, no extremo sul da Patagônia, é o local que carrega a característica de povoado mais austral do planeta Terra.

As múmias mais antigas do mundo

Segundo dados da Subsecretária de Turismo do Chile, as múmias Chinchorro são mais as mais antigas do planeta Terra, mais até que as egípcias. Elas possuem aproximadamente 8.000 anos de idade! A população que formava a cultura chinchorro vivia na região do deserto do Atacama, onde hoje fica a cidade de Antofagasta.


Posts relacionados

 

 

Quer saber mais sobre o Chile? Não deixe de conferir os posts relacionados linkados acima. Para mais conteúdos sobre o país, veja a categoria sobre o Chile aqui no blog. E não esqueça de compartilhar o post com outros viajantes!

Fale conosco através de caixa de comentários ou pelo nosso Instagram – @oficinadeinverno.

* Foto da capa: Reprodução/Site Chile Travel. Na imagem, Torres del Paine, na Patagônia Chilena. Falamos sobre o local neste post, com depoimento de uma Mamute Viajante, a Marília Gonzaga.