O que fazer em Berlim em 5 dias, com bate e volta até Potsdam

O que fazer em Berlim em 5 dias, com bate e volta até Potsdam

Muitos viajantes pretendem visitar a Alemanha pela primeira vez, mas não sabem bem como se organizar, especialmente se há pouco tempo. Para quem vai ao país, visitar Berlim é uma parada obrigatória. Mas fica a pergunta: o que fazer em Berlim? Em uma cidade com tanta história e pontos turísticos interessantes, pode ser difícil concentrar tudo em um roteiro com menos dias disponíveis. Por isso, a Oficina de Inverno preparou este roteiro completo com as principais atrações turísticas da capital alemã.

Assim, neste guia você vai encontrar:

  • O que fazer em Berlim em 4 dias, com dicas dos principais pontos turísticos da cidade;
  • Bate e volta a Potsdam partir de Berlim;
  • Sugestões bônus para um roteiro com mais dias na Alemanha;
  • Outras informações úteis sobre Berlim e a Alemanha de um modo geral.

Um dos pontos altos de uma viagem à Berlim certamente é conhecer de perto toda aquela história que costumávamos ver nos livros escolares. Em termos históricos, podemos dizer que a cidade vivenciou acontecimentos marcantes em um passado bastante recente e tudo isso deixa marcas: na paisagem, na cultura, nos hábitos das pessoas… A Alemanha como um todo guarda muita história – você verá isso ao visitar outras cidades -, mas a quantidade de locais históricos por metro quadrado em Berlim é algo que impressiona. Por isso, para quem precisa de um roteiro menor na cidade, mesmo em 5 dias dá para conhecer muita coisa. Em menos tempo do que isso não dá para aproveitar a cidade como ela realmente merece!


O que fazer em Berlim em 5 dias

Selecionamos quatro dias em Berlim por ser uma quantidade de dias mínima para conhecer a cidade em um nível aceitável. Entretanto, se você tem mais dias na Alemanha, pode prolongar esse roteiro por outros locais da capital alemã. Além disso, você pode substituir o bate e volta a Potsdam por mais um dia em Berlim. Mas a gente avisa: esta viagem rápida a Potsdam vale a pena! Fique à vontade para adaptar o roteiro conforme as suas preferências pessoais. O importante é aproveitar a viagem da melhor forma, não acha?

Roteiro 1º dia em Berlim: o turistão básico

Para o primeiro dia, selecionamos os pontos mais básicos que todo turista deve conhecer em Berlim. Aqueles pontos turísticos obrigatórios, sabe? Apesar da Ilha dos Museus estar nesta mesma região, deixamos o passeio por lá para o segundo dia de viagem. Confira o mapa do primeiro dia de viagem em Berlim aqui.

1. Checkpoint Charlie


O que fazer em Berlim: Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie é um dos postos da fronteira durante o período da Alemanha dividida mais emblemáticos hoje em dia, isto porque virou uma atração turística. Ali muitos alemães tentaram fazer a travessia do lado leste para o oeste como fugitivos. Recebeu este nome devido o alfabeto fonético da Otan, onde C é “Charlie”.

Localizado em Kreuzberg, hoje considerado um bairro descolado de Berlim e que concentra muitos imigrantes turcos, é um daqueles pontos pra riscar da listinha e seguir em frente para os outros locais mais interessantes da cidade – isso não invalida sua importância histórica. Para quem deseja conhecer mais dessa história, há ali o Museu Checkpoint Charlie, onde você pode aprender mais sobre a história desse período.

Endereço: Friedrichstraße 43-45, 10117 Berlin, Alemanha

2. Potsdamer Platz

Um dos pontos mais modernos de Berlim, a Potsdamer Platz é uma praça importante da capital alemã, certamente um dos cartões-postais de Berlim, no coração da cidade. Nos arredores você vai encontrar outras opções de lazer, como é o caso do Sony Center, caso queira passa mais tempo nessa parte da cidade. Você também pode conferir o Panoramapunkt, no prédio Kollhoff Tower, e observar Berlim do alto: o local oferece uma visão panorâmica da capital alemã. Confira aqui horário de funcionamento e valor do ingresso.

3. Memorial do Holocausto

O Memorial aos Judeus Mortos da Europa, ou Memorial do Holocausto, é um daqueles pontos que relembram a parte feia e triste da história, em especial alemã. O local foi criado como forma de homenagear os judeus que perderam a vida durante o período em que a Alemanha vivia sob o nazismo. O local é formado por uma série de blocos de concreto e conta com um museu na parte subterrânea do espaço. O Memorial foi idealizado pelo arquiteto americano Peter Eisenman, que também é judeu.

Endereço: Cora-Berliner-Straße 1, 10117 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 2639430
Site: https://www.stiftung-denkmal.de/?lang=en

4. Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)


O que fazer em Berlim: Portão de Brandemburgo

A seguir, perto do Memorial do Holocausto, você vai encontrar o Portão de Brandemburgo, outro cartão-postal de Berlim, na Pariser Platz. A construção do portão, finalizada em 1791, foi feita como símbolo das conquistas e vitórias prussianas. No alto do monumento está a quadriga feita por Johann Gottfried Schadow. Hoje o importante arco do triunfo simboliza a unificação alemã, mas já foi símbolo da sua divisão. Não deixe de visitar!

Endereço: Pariser Platz, 10117 Berlin, Alemanha

5. Palácio do Reichstag


O que fazer em Berlim: Palácio do Reichstag

Este é o prédio do parlamento alemão, um dos mais bonitos de Berlim – um dos destaques é a cúpula de vidro do Reichstag. O local, ao contrário do que se pode supor, é aberto à visitação. Por isso, você pode simplesmente passar por lá ou aproveitar para conhecer o seu interior. Todavia, é preciso agendar a visita com antecedência, que é gratuita. Você pode visitar apenas a cúpula do prédio, fazer tours guiados por lá ou assistir uma sessão plenária. Para mais informações sobre as visitas e agendamentos, clique aqui.

Endereço: Platz der Republik 1, 11011 Berlin, Alemanha

6. Catedral de Berlim (Berliner Dom)


O que fazer em Berlim: Catedral de Berlim

Na Ilha dos Museus (que você vai visitar melhor no segundo dia de viagem) fica a Catedral de Berlim, uma igreja protestante do início do século XX. A imponente catedral é um must visit para quem deseja conhecer um prédio icônico da cidade; a beleza deste lugar torna difícil não querer visitá-lo! Além disso, há diversos espetáculos de música clássica por lá. Se você é um apreciador do estilo, não deixe de pesquisar as apresentações que estão acontecendo no período da sua viagem e assistir a pelo menos uma delas!

Endereço: Am Lustgarten, 10178 Berlin, Alemanha
Site: http://www.berlinerdom.de/en/

7. Alexanderplatz e Berliner Fernsehturm


O que fazer em Berlim: Alexanderplatz

Localizado no bairro de Mitte, no coração de Berlim, Alexanderplatz é uma das praças mais famosas da cidade, apesar de não ser tão bonita quanto outros locais. Ali, o destaque fica por conta da Berliner Fernsehturm, uma torre de TV construída em 1969, que possui 368 metros de altura e é uma herança do período em que a Alemanha estava dividida. Construída pelos soviéticos, ficava na parte oriental do país. É uma boa para ver Berlim do alto!

8. Memorial do Muro de Berlim (Gedenkstätte Berliner Mauer)

As ruínas do muro de Berlim estão espalhadas por vários pontos da cidade. Entretanto, é no Memorial do Muro de Berlim que você pode ter mais informações sobre essa parte da história alemã. Esse espaço relembra a divisão da Alemanha e as consequências desse período para o país e para a vida de seus cidadãos. Separadas repentinamente de familiares e amigos, muitos berlinenses tentaram fugas arriscadas para o outro lado do muro. Vários morreram durante a tentativa. Certamente, o Memorial traz um retrato bem realista de mais esse período triste na Alemanha. A visita é gratuita.

Endereço: Bernauer Str. 111, 13355 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 467986666
Site: https://www.berliner-mauer-gedenkstaette.de/en/


Roteiro 2º dia em Berlim: galerias e museus em Berlim

Em uma cidade repleta de história como Berlim seria impossível não reservar um dia só para conhecer alguns de seus museus. Selecionamos dois passeios que levarão o dia todo para visitar, mas fica como indicação outros museus em Berlim que valem a visita caso tenha mais dias na cidade: Berlin Story Bunker,

1. Ilha dos Museus (Museumsinsel)

Na área entre o Portão de Brandemburgo e a Alexanderplatz você vai encontrar a Ilha dos Museus, uma região que concentra alguns dos museus mais importantes da cidade, no centro histórico de Berlim. Literalmente uma ilha no rio Spree, é uma área encantadora que você não pode deixar de visitar! Reserve, pelo menos, a manhã do segundo dia em Berlim para explorar a Ilha dos Museus. Veja, abaixo, as informações sobre cada um dos cinco prédios que formam a Ilha dos Museus:

  • Bode Museum

O que fazer em Berlim: Bode Museum

Originalmente chamado Kaiser-Friedrich-Museum e mais tarde nomeado em homenagem ao seu primeiro diretor, o Bode Museum é um espaço dedicado à uma extensa coleção de esculturas e arte bizantina. Você pode conferir a belíssima arquitetura desse prédio em um tour virtual, clicando aqui. Para informações sobre o valor dos ingressos, clique aqui. Veja o horário de funcionamento aqui.

Endereço: Am Kupfergraben, 10117 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 266424242
Site: https://www.smb.museum/en/museums-institutions/bode-museum/home/

  • Neues Museum

Apesar de ser chamado de “Museu Novo”, ele já tem mais de um século de história. Construído entre os anos de 1843 e 1855, o Neues Museum é um espaço dentro da Ilha dos Museus dedicado à arte egípcia, objetos pré-históricos e antiguidades. Faça um tour virtual aqui. Para informações sobre o valor dos ingressos, clique aqui. Veja o horário de funcionamento aqui.

Endereço: Bodestraße 1-3, 10178 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 266424242
Site: https://www.smb.museum/en/museums-institutions/neues-museum/home/

  • Alte Nationalgalerie

O que fazer em Berlim: Alte Nationalgalerie

A “Antiga Galeria Nacional” destaca-se entre os museus por sua arquitetura, em estilo clássico. O local reúne, entre outros trabalhos, obras de arte românticas e impressionistas, além de uma coleção de obras de Adolph Menzel. Faça um tour virtual aqui. Para informações sobre o valor dos ingressos, clique aqui. Veja o horário de funcionamento aqui.

Endereço: Bodestraße 1-3, 10178 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 266424242
Site: https://www.smb.museum/en/museums-institutions/alte-nationalgalerie/home/

  • Altes Museum

O que fazer em Berlim: Altes Museum

O “Museu Antigo” destaca-se não só a nível de Berlim ou Alemanha, mas em uma escala internacional: é o maior museu quando se fala em antiguidades clássicas. Faça um tour virtual aqui. Para informações sobre o valor dos ingressos, clique aqui. Veja o horário de funcionamento aqui.

Endereço: Bodestraße 1-3, 10178 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 266424242
Site: https://www.smb.museum/en/museums-institutions/altes-museum/home/

  • Pergamon Museum

O que fazer em Berlim: Pergamon Museum

Este museu guarda uma vasta coleção de arte grega, romana e asiática. Entre outros artefatos, você vai encontrar um dos portões da Babilônia e uma escultura da deusa Atena além, é claro, do Altar de Pérgamo. Para informações sobre o valor dos ingressos, clique aqui. Veja o horário de funcionamento aqui.

Endereço: Bodestraße 1-3, 10178 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 266424242
Site: https://www.smb.museum/en/museums-institutions/pergamonmuseum/home/

2. East Side Gallery


O que fazer em Berlim: o grafite famoso na East Side Gallery

Por ser mais distante da outra parte do roteiro e também por demandar mais tempo para conhecer, não incluímos a East Side Gallery no roteiro do 1º dia em Berlim. Esta famosa galeria de arte está bastante ligada à história do Muro de Berlim. A galeria é formada em um pedaço de mais de 1.000 metros do antigo muro. A galeria também fica no bairro de Kreuzberg. Após visitá-la, você pode aproveitar para fazer um tour pelo bairro. Feche o dia aproveitando o melhor da vida noturna na região, que é bem movimentada.

Endereço: Mühlenstraße 3-100, 10243 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 2517159
Site: http://www.eastsidegallery-berlin.com/


Roteiro 3º dia em Berlim: jardim e parques de Berlim

Ao contrário do segundo dia com atrações “indoor”, esse é um dia para curtir os locais ao ar livre que a cidade de Berlim proporciona. E olha que são muitos! Selecionamos alguns parques na capital alemã para você conhecer. Para quem está viajando em família, especialmente com crianças, é um must visit! Aproveite!

Confira aqui o mapa do roteiro deste 3º dia em Berlim.

1. Jardim Botânico e Museu Botânico de Berlim (BGBM)


O que fazer em Berlim: Jardim Botânico de Berlim – Foto: Udo Schröter/Flickr/CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/)

Para começar o dia de passeios ao ar livre, visite o Jardim Botânico de Berlim. O local conta com uma grande diversidade de plantas, flores e estufas – o que garante a visita para quem está viajando no inverno. O espaço está vinculado à Freie Universität Berlin e, além de atração turística, é um centro de pesquisa na capital alemã.

Endereço: Königin-Luise-Straße 6-8, 14195 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 83850100
Site: https://www.bgbm.org/en

2. Tiergarten

Pertinho do Portão de Brandemburgo e da Potsdamer Platz fica o “Central Park” berlinense: Tiergarten. O parque é um dos pontos queridinhos de locais e turistas para curtir um tempo ao ar livre. Com uma área enorme, é possível passar horas por lá. Além das próprias atividades que você pode fazer ao ar livre, como piquenique ou andar de bicicleta, o Tiergarten conta ainda com a Coluna da Vitória (Siegessaule) e o Memorial Soviético.

Endereço: Str. des 17. Juni, 10785 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 901833101

3. Volkspark Friedrichshain


O que fazer em Berlim: Volkspark Friedrichshain

Parque público mais antigo de Berlin (inaugurado em 1846), Volkspark Friedrichshain é outro espaço onde as atividades ao ar livre são o passatempo ideal. Ali você também vai encontrar várias esculturas e memoriais. Este é o caso do Friedhof der Märzgefallenen, um cemitério, e de um memorial construído em 1968 para 3000 membros alemães das Brigadas Internacionais que morreram na Guerra Civil Espanhola.

4. Tempelhofer Feld


O que fazer em Berlim: Tempelhofer Park – Foto: Robert Aehnelt – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16083541

Localizado no bairro de Kreuzberg, o Tempelhofer Feld é uma das heranças do período em que a Alemanha vivia sob o nazismo. O local era um aeroporto nazista e hoje é um dos parques mais visitados de Berlim. Entretanto, o cenário que você vai encontrar por ali é bem mais diferente do que os outros parques da lista, bem mais tradicionais. Se este passeio não lhe interessar tanto, você pode substituí-lo por uma visita ao Viktoriapark, que fica no mesmo bairro. Outra opção é encerrar esse dia com um passeio de barco no rio Spree.

Endereço: Tempelhofer Damm, 12101 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 700906700


Roteiro 4º dia em Berlim: Spandau e Charlottenburg

Para fechar o roteiro em Berlim, antes de partir para Potsdam, vale a pena conhecer um outro lado da cidade que nem sempre entra nos roteiros mais tradicionais de Berlim. Todavia, isso não quer dizer que não sejam locais interessantes, muito pelo contrário. Vamos então ao roteiro? Prepare-se, que é mais um dia para bater pernas e desbravar as regiões selecionadas.

1. Tour por Spandau

Reserve uma boa parte do quarto dia para um tour pelo bairro de Spandau. É um tour mais diferente do turistão básico em Berlim e legal para conhecer um local para além da região central da cidade. É um bairro que tem uma forte conexão com a história de Berlim. A arquitetura do local, suas florestas e lagos são um capítulo à parte e fazem de Spandau um bairro super charmoso. É também diferente do resto de Berlim. Por isso, é bem legal dar um pulo até lá para conhecer o área de perto! Abaixo, deixamos alguns highlights da região:

2. Palácio de Charlottenburg (Schloss Charlottenburg)


O que fazer em Berlim: Palácio Charlottenburg

Após o tour por Spandau, reserve uma parte da tarde do quarto dia de viagem para conhecer o Palácio de Charlottenburg. O local foi transformado em residência de verão da rainha Sophie Charlotte, que cuidou de diversos detalhes e da ampliação do local que começou a ser construído antes mesmo que ela e o marido fossem reis. Ao longo dos anos, foi sendo herdado pelas gerações seguintes, que tinham diferentes graus de interesse pelo Palácio. O local inclui diversos locais abertos à visitação, como Palácio Velho (Old Palace), a Nova Ala (New Wing) e o jardim. Se quiser esticar o passeio e conhecer melhor a vizinhança, vale a pena fazer um tour pelo bairro de Charlottenburg.

Endereço: Spandauer Damm 10-22, 14059 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 320911

3. Ópera Alemã de Berlim

Feche o quarto dia em Berlim assistindo um espetáculo na Ópera Alemã de Berlim, a maior casa de ópera da capital alemã. Localizada no bairro de Charlottenburg, o prédio não tem todas aquela pompa que costumamos ver em casas de espetáculos do tipo, mas faz bonito quando trata-se das apresentações que acontecem ali. Se você não curte esse tipo de programa, pode aproveitar para passear mais por Charlottenburg.

Endereço: Bismarckstraße 35, 10627 Berlin, Alemanha
Telefone: +49 30 34384343
Site: https://www.deutscheoperberlin.de/en_EN/home


Roteiro 5º dia em Berlim: bate e volta a Potsdam

Com seus mais de mil anos de história, Potsdam é uma cidade que permanece por muito tempo na memória daqueles que o visitam. Passando pela período de reinados e local onde o Reichstag de Hitler se reuniu pela primeira vez em 1933, a cidade certamente é muito importante para a história alemã. E é perfeita para um bate e volta a partir de Berlim, isto porque fica a aproximadamente 35 km de distância da capital alemã.

Certamente você fechará a viagem com chave de ouro. Um mostra disso é que muitos dos pontos turísticos da cidade são também patrimônios mundiais. Por lá, você visitará o Parque Sanssouci, onde fica o palácio homônimo e outros espaços importantes. Dá para passar o dia inteiro por lá, tranquilamente, mas caso prefira você pode reservar uma parte do dia para conhecer o charmoso centro histórico de Potsdam. Nesse sentido, um dos destaques ali é a Rua Brandenburger Strasse, onde você vai encontra lojas de artesanato, comidinhas e bonitos prédios. Além disso, se quiser reduzir a visita ao Parque Sanssouci para ver outras partes da cidade, você pode também visitar o Cecilienhof Country House, local onde aconteceu a conferência de Potsdam, que aconteceu com o fim da Segunda Guerra Mundial.

Neste link você encontra o mapa do passeio por Potsdam. Vamos então ao roteiro?

Parque Sanssouci

O roteiro da viagem à Potsdam será essencialmente no Parque Sanssouci. Ao desembarcar na cidade, você pode ir caminhando até o parque ou pegar um ônibus até a parada Schloss Sanssouci. O local é enorme, com muitas coisas para ver. Abaixo, deixamos alguns destaques que não podem falta em sua visita ao Parque Sanssouci, mas saiba que há mais para ver por lá!

1. Palácio Sanssouci

O que fazer em Berlim: visita ao Palácio Sanssouci em Postdam – Foto: site spsg.de

Principal ponto turístico de Potsdam, o Palácio Sanssouci é, inegavelmente, um dos pontos altos de uma viagem à Alemanha. O local era o palácio de verão do rei da Prússia, Frederico II e é patrimônio mundial pela UNESCO. Ali do lado você encontrar a Galeria de Imagens. Vale a pena garantir o ingresso comprando online (veja aqui) para garantir que você conseguirá entrar e visitar o palácio. Isto porque o local é bem disputado e os ingressos são limitados em cada dia. Por fim, vale dizer que só a visita ao palácio e os jardins já vai ocupar boa parte do seu tempo na cidade – é difícil não se apaixonar!

Endereço: Maulbeerallee, 14469 Potsdam, Alemanha
Telefone: +49 331 9694200
Site: https://www.spsg.de/en/palaces-gardens/object/sanssouci-palace/

2. New Chambers of Sanssouci

O que fazer em Berlim: visita a New Chambers no Parque Sanssouci em Postdam – Foto: site spsg.de

A parte exterior pode não impressionar, mas dentro das “Novas Câmaras” você vai encontrar uma decoração rica, locais bem pensados e bonitos. É outro prédio que também está na lista de patrimônios mundiais pela UNESCO. Faça uma visita virtual aqui.

Endereço: Park Sanssouci, 14469 Potsdam, Alemanha
Telefone: +49 331 9694200
Site: https://www.spsg.de/en/palaces-gardens/object/new-chambers-of-sanssouci/

3. Casa Chinesa (Chinesisches Haus)

O que fazer em Berlim: visita à Casa Chinesa no Parque Sanssouci, em Postdam – Foto: Tobias Nordhausen/Flickr/CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/)

O terceiro ponto da nossa lista é a charmosa “Casa Chinesa” (Chinesisches Haus), uma bela construção em meio ao jardim, com pinturas e porcelanas também no local. É um bom lugar para relaxar um pouco no passeio e contemplar a beleza do Parque Sanssouci.

Endereço: Am Grünen Gitter, 14469 Potsdam, Alemanha
Telefone: +49 331 9694200

4. Novo Palácio (Neues Palais)

Outra construção do Parque Sanssouci é o “Novo Palácio” (Neues Palais), um espaço enorme no Parque Sanssouci construído por Frederico II como mostra de poder, já que o Palácio Sanssouci, apesar de muito bonito, é bem menor.

Endereço: Am Neuen Palais, 14469 Potsdam, Alemanha
Telefone: +49 331 9694200
Site: https://www.spsg.de/schloesser-gaerten/objekt/neues-palais/

5. Palácio de Charlottenhof

O que fazer em Berlim: visita ao Palácio Charlottenhof em Postdam – Foto: Tobias Nordhausen/Flickr/CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/)

Construído no estilo neoclássico, o Palácio Charlottenhof foi um presente para o então príncipe Frederico Guilherme no Natal de 1825. É outro espaço muito bonito em meio ao Parque Sanssouci.

Endereço: Geschwister-Scholl-Straße 34A, 14471 Potsdam, Alemanha
Telefone: +49 331 9694200
Site: https://www.spsg.de/en/palaces-gardens/object/charlottenhof-villa/

Como chegar em Potsdam a partir de Berlim

O fato de ser uma cidade próxima de Berlim facilita bastante, mas o sistema de transporte público também ajuda muito. Desse modo, é super tranquilo fazer a viagem até a cidade de Potsdam. Para chegar até lá, você precisa pegar a linha de S7 da da S-Bahn até o ponto final dessa linha, na Potsdam Hbf.


Roteiro bônus: conheça Munique, Colônia e a Rota Romântica

Não poderíamos fechar esse post sem deixar algumas dicas extras pra você viajante, que busca outras opções para desbravar a Alemanha e conhecer melhor o país. Embora Berlim tenha muito o que oferecer, não é nem de longe o único lugar que vale a pena visitar por lá. Por isso, deixamos abaixo três sugestões de destinos na Alemanha. São eles:

1. Munique

Para além de Berlim, Munique é uma das principais cidades na Alemanha e recebe muitos visitantes todos os anos. O destino é ótimo para ampliar seu roteiro no país, caso tenha mais dias por lá. Uma das maiores cidades da Alemanha tem muita coisa bacana para ser vista, com locais mais clássicos e tradicionais e outros mais modernos.

> Para saber mais sobre a cidade, leia o nosso guia de Munique aqui.

Como chegar em Munique a partir de Berlim

Partindo de Berlim, uma das melhores maneiras de ir para Munique é de trem. Rápidos e confortáveis, há boas opções para fazer essa viagem tranquilamente. Além disso, você pode viajar também de avião – em alguns casos, pode sair até mais barato que o trem, porém toda aquela burocracia de aeroporto pode ser inconveniente. Por ser uma viagem mais longa, ir por conta própria de carro pode ser exaustivo e não compensar o trabalho. A exceção é o caso de você querer fazer uma road trip e ir conhecendo as cidades no caminho, mas dá pra fazer o mesmo viajando de trem.

2. Colônia

Continuando a nossa lista de bons locais para conhecer na Alemanha, a cidade de Colônia não pode faltar. O nome curioso é exatamente pelo motivo que se pode imaginar: foi na cidade que a água de colônia foi criada. Por isso, batizou o produto. Embora não seja o primeiro destino que se pense ao viajar para a Alemanha, Colônia oferece muito a quem a visita. Além disso, vale a pena viajar no período que acontece o Carnaval de Inverno. A cidade se transforma, fica bastante festiva e é uma animação só!

> Para saber mais sobre Colônia, leia o nosso guia da cidade aqui.

Como chegar em Colônia a partir de Berlim

Assim como Munique, a cidade de Colônia fica distante da capital alemã. Por isso, para ir de Berlim a Colônia você pode embarcar em um trem ICE, que é um veículo de alta velocidade.

3. Rota Romântica

O terceiro ponto da nossa lista não é uma cidade, mas um conjunto delas. A Rota Romântica na Alemanha é um dos roteiros mais procurados por turistas de todo o mundo no país, que vale muito a pena conhecer. Dependendo da quantidade de dias que você terá no país, pode visitar algumas cidades principais da Rota Romântica ou fazer o roteiro completo.

> Para mais informações sobre a viagem, leia o nosso post sobre a Rota Romântica aqui.

Como chegar na Rota Romântica a partir de Berlim

Partindo de Berlim, você pode viajar para um dos extremos da Rota Romântica e seguir, ou caso vá fazer o roteiro reduzido, para uma das cidades que deseja conhecer. Aqui a recomendação para a viagem de trem continua valendo.


Veja posts sobre outros destinos da Alemanha

Para ficar bem preparado para a viagem, vale a pena ler nossos conteúdos sobre a Alemanha! Confira:


Para conferir outras dicas sobre destinos de viagens e como se vestir no frio, acompanhe o nosso perfil no Instagram. Você pode buscar por @oficinadeinverno ou seguir clicando aqui.