Veja o que fazer em Barcelona em 5 dias e planeje-se!

Veja o que fazer em Barcelona em 5 dias e planeje-se!

Localizada a 628 km da capital Madrid, a cidade de Barcelona é a nossa parada neste post. A Oficina de Inverno preparou um roteiro de 5 dias em Barcelona para auxiliá-lo(a) na viagem, ajudando a conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Quer saber o que fazer em Barcelona? Vem com a gente e explore a cidade do jeito certo!

Desse modo, você vai encontrar neste post:

  • O roteiro de 5 dias em Barcelona;
  • Sugestões bônus de roteiro nas cidades de Madrid, Tarragona e Girona;
  • Outras informações úteis sobre a Espanha.

Em cada cantinho da cidade, podemos ver que a arte e a criatividade são marcas da personalidade e porque não dizer do estilo de vida do povo de Barcelona. Capital da Catalunha, uma nação dentro de outra nação (a Espanha), Barcelona é um mix de história, como se pode ver no Bairro Gótico, por exemplo, cultura, arquitetura de Gaudí e outros importantes nomes, além da natureza de seus parques e praias. A cidade, assim, oferece o que ver e fazer para turistas de todos os gostos, o que só torna Barcelona mais especial.


O que fazer em Barcelona em 5 dias

Com o roteiro de cinco dias, conseguimos cobrir grande parte dos principais pontos turísticos e ainda dá tempo para bater pernas pela cidade, sem rumo – coisa que apreciamos muito. Com menos de três dias em Barcelona infelizmente você não conseguirá aproveitar bem a viagem. Entretanto, se tempo é um ativo que você não tem de sobra durante a visita à cidade espanhola, é possível sim conhecer alguns pontos legais da cidade em um ou dois dias. Para isso, indicamos que você faça uma leitura atenta do post completo e selecione os pontos que mais lhe interessaram para visitar durante sua estadia. Vale a pena, por questões logísticas, colocar pontos próximos em sequência. Afinal, economizar tempo em uma viagem curta é essencial!

Além disso, vale lembrar, fique à vontade para adaptar este roteiro conforme seu gosto, priorizando aqueles pontos que mais lhe interessam. Viajar é planejar-se para aproveitar aquilo que realmente lhe traz felicidade, não é mesmo? Vamos então ao roteiro?

Roteiro 1º dia em Barcelona: bairro Gótico e vizinhança

Que tal conhecer a região mais histórica da cidade? Um passeio pelo distrito de Ciutat Vella (Cidade Velha) cai bem para começar a desbravar Barcelona. A área compreende quatro distritos: Bairro Gótico, Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera, Raval e Barceloneta. Para o primeiro dia na cidade, você visitará os bairros Gótico e Sant Pere, Santa Catarina i la Ribera.

Confira aqui o mapa do roteiro do primeiro dia em Barcelona.

1. Mercado da Boqueria


O que fazer em Barcelona: Mercado da Boqueria – Foto: GODeX/Flickr / CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/)

De frutas a flores e frutos do mar, o Mercado São José, comumente conhecido como Mercado da Boqueria, oferece uma variedade incrível de produtos e serviços para locais e turistas que visitam o espaço. Localizado na Rambla, uma das principais ruas de Barcelona, é o mercado municipal mais antigo da cidade, inaugurado em 19 de março de 1840. Uma visita à Barcelona certamente não estaria completa sem uma passar por lá. Para quem é fã de mercados, aproveite para explorar o local e provar as deliciosas tapas espanholas.

Endereço: La Rambla, 91, 08001 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 934 13 23 03
Site: http://www.boqueria.barcelona/home

2. Praça Real


O que fazer em Barcelona: Praça Real

Localizada no Bairro Gótico, a Plaça Reial – ou Praça Real – é a próxima parada neste primeiro dia de viagem. O local fica próximo do Mercado da Boqueria em La Rambla e é uma das praças mais conhecidas de Barcelona. As palmeiras se destacam no cenário circundado por imponentes prédios e com a Fonte das Três Graças no centro. É uma boa também para ser visitada à noite – você pode inverter a ordem de visitação do roteiro.

Quando estiver por lá, fique atento aos batedores de carteiras que são ágeis e podem passar despercebidos até que você se veja sem seus documentos. Vale a pena, aliás, andar com seus pertences em uma doleira.

3. Praça de Sant Jaume


O que fazer em Barcelona: Praça de Sant Jaume – Foto: By Serge Melki from Indianapolis, USA – Plaça de Sant Jaume / CC BY 2.0 (https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24321981)

Após visitar a Praça Real, siga para outro importante espaço da cidade: a Praça de Sant Jaume (ou São Jaime). Ali você vai encontrar a Prefeitura de Barcelona e o Palácio da Generalidade da Catalunha (sede do governo catalão). Vale a pena visitar estes dois locais também!

Endereço: Pl. de Sant Jaume, 1, 08002 Barcelona, Espanha

4. Catedral de Barcelona

A rua Carrer del Bisbe liga a Praça de Sant Jaume à Catedral de Barcelona, quarto ponto da nossa lista. Faça o percurso entre os dois pontos e encante-se com esse belíssimo prédio em estilo neogótico. A catedral original foi bastante afetada quando um certo chefe árabe, chamado Almanzor, saqueou a Barcelona, destruindo a cidade. A catedral que conhecemos hoje foi construída sobre essa primeira igreja. A fachada que existe hoje foi concluída no final do século XIX, quando ganhou essa roupagem neogótica.

Endereço: Pla de la Seu, s/n, 08002 Barcelona, Espanha
Site: https://www.catedralbcn.org/index.php?lang=en

5. Museu Picasso

Vídeo publicado pelo canal Museu Picasso Barcelona, no YouTube

Reservamos um dia para os museus, mas pela questão de proximidade geográfica e praticidade, resolvemos incluir o Museu Picasso de Barcelona no roteiro do primeiro dia em Barcelona. Atração imperdível, seja você um amante das artes e museus ou não. Dedicado à obra do pintor espanhol, este museu concentra-se especialmente nos primeiros anos de Picasso como artista. Faça uma visita!

Endereço: Carrer Montcada, 15-23, 08003 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 932 56 30 00
Site: http://www.museupicasso.bcn.cat/

6. Mercado de Santa Caterina


O que fazer em Barcelona: Mercado de Santa Caterina – Foto: By Fred Romero – flickr.com / CC BY 2.0 (https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76770859)

Feche o primeiro dia com uma visita ao Mercado de Santa Caterina. Localizado no bairro da Ribera, dentro da Cidade Velha, foi o último mercado construído na cidade, no local onde funcionava o Convento de Santa Caterina. Um dos destaques em termos da própria arquitetura do espaço é o interessante telhado com cerâmicas coloridas. Outro local ótimo para ir em busca de tapas. Destaque para o Cuines de Santa Caterina.

Endereço: Av. de Francesc Cambó, 16, 08003 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 933 19 21 35
Site: http://www.mercatsantacaterina.com/

> Outros highlights dessa região

  • Igreja de Santa Maria do Mar
  • Museu Europeu de Arte Moderna
  • Bairro Judeu
  • Igreja de São Felipe Néri de Barcelona
  • Ruínas do Templo de Augusto

Roteiro 2º dia em Barcelona: mais da Cidade Velha e áreas vizinhas

Como você vai perceber, há muito de Gaudí no roteiro do segundo dia em Barcelona. Afinal, é uma das mais importantes figuras da capital da Catalunha. Clique aqui para ver o mapa.

1. Parque da Cidadela


O que fazer em Barcelona: Parc de la Ciutadella

Reserve uma boa parte da manhã no segundo dia para visitar o Parc de la Ciutadella – ou Parque da Cidadela. Espaço muito bonito, foi construído no final do século XIX, inspirado no Jardim de Luxemburgo, localizado em Paris. Possui grande variedade de plantas e esculturas. Grande destaque dentro do parque é a “Cascada Monumental”, um local lindo e que por si só faz a visita valer a pena. Vale a pena passar também pelo Castell dels Tres Dragons e pelas estufas Umbracle e Hivernacle.  Dentro do parque fica também o Zoológico de Barcelona.

Endereço: Passeig de Picasso, 21, 08003 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 638 23 71 15

2. Arco do Triunfo


O que fazer em Barcelona: Arco do Triunfo

Ao sair do Parque da Cidadela, passe pelo Arco do Triunfo (que fica pertinho dali) antes de continuar o passeio. Barcelona tem um Arco do Triunfo para chamar de seu, local que simboliza o progresso científico e artístico bem mais que vitórias militares.

Endereço: Passeig de Lluís Companys, 08003 Barcelona, Espanha

3. Manzana de la Discòrdia


O que fazer em Barcelona: Casa Batlló

Manzana de la Discòrdia ou Quarteirão da Discórdia é a área conhecida por uma disputa de egos, por assim dizer. Três arquitetos desejavam o título da casa mais bonita de Barcelona: Josep Puig i Cadafalch, com a Casa Amatller; Lluís Domènech i Montaner, com a Casa Lleó Morera; e, por fim, Antoni Gaudí, com a Casa Batlló. Faça o tour por lá e conheça essas maravilhas do modernismo catalão!

4. Casa Milà ou “La Pedrera”

Dentre as obras-primas de Gaudí em Barcelona é impossível não mencionar a Casa Milà, mais conhecida como La Pedrera. Construída no início do século XX é, até hoje, um dos principais pontos de visitação de turistas vindo de todos os cantos do mundo para conhecer a cidade.

Endereço: Passeig de Gràcia, 92, 08008 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 932 14 25 76
Site: https://www.lapedrera.com/en

6. Sagrada Família


O que fazer em Barcelona: Sagrada Família

Para fechar o segundo dia de viagem, uma visita à Sagrada Família, outro projeto ousado do arquiteto catalão Antoni Gaudí. Falamos sobre ela no post “Conheça a obra de grandes artistas espanhóis em Madrid, Barcelona e mais!”. Clique aqui para saber mais!


Roteiro 3º dia em Barcelona: museus de Barcelona

O terceiro dia de viagem para Barcelona está reservado para conhecer alguns museus da cidade. Confira aqui o mapa com os pontos selecionados para o roteiro!

1. Camp Nou Tour


O que fazer em Barcelona: Camp Nou

Que tal um tour pelo estádio e museu do FC Barcelona? Para os apaixonados por futebol, esta é uma visita imperdível na cidade. O local oferece uma experiência completa para os amantes do esporte, com tour pelo estádio e o museu do Barça. Caso futebol não seja um assunto do seu interesse, vá direto para o próximo ponto ou substitua este por outro museu de sua preferência.

Endereço: C. d’Arístides Maillol, 12, 08028 Barcelona, Espanha
Site: https://www.fcbarcelona.es/es/entradas/camp-nou-experience/the-experience/museo

2. Museu de História de Barcelona (MUHBA)

Não muito longe do Camp Nou você vai encontrar o segundo ponto da nossa lista, o Museu de História de Barcelona ou simplesmente MUHBA. O local está dedicado ao patrimônio histórico e arqueológico da cidade de Barcelona. É uma boa opção para quem deseja conhecer melhor a origem e história de Barcelona.

Endereço: Plaça del Rei, s/n, 08002 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 932 56 21 00
Site: https://ajuntament.barcelona.cat/museuhistoria/en/

3. Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA)


O que fazer em Barcelona: Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) – Foto: By Canaan – Own work / CC BY-SA 4.0 (https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39301440)

O MACBA é um museu que concentra suas atividades e exposições em torno dos trabalhos dito contemporâneos, o que abrange obras da segunda metade do século XX até os dias atuais. O acervo possui milhares de obras, entre as quais estão inclusos nomes da Catalunha e da Espanha de uma forma geral, bem como outros países do mundo. São pinturas, esculturas, instalações, dentre outros tipos de obras artísticas.

Endereço: Plaça dels Àngels, 1, 08001 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 934 12 08 10
Site: https://www.macba.cat/en

4. Museu d’Història de Catalunya


O que fazer em Barcelona: Museu de História da Catalunha – Foto: By Elisa.rolle – Own work / CC BY-SA 4.0 (https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57736218)

Criado em 1996 e dedicado a história da Catalunha, como o próprio nome sugere, este museu fica no porto antigo de Barcelona e conta com grande acervo relacionado ao tema, desde a origem aos dias atuais.

Endereço: Plaça de Pau Vila, 3, 08039 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 932 25 47 00
Site: https://www.mhcat.cat/esmhc

5. Recinto Modernista de Sant Pau


O que fazer em Barcelona: Recinto Modernista de Sant Pau – Foto: Jesús Arpón – Trabajo propio / CC BY-SA 3.0 (https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31548560)

Localizado no bairro de Eixample, o Recinto Modernista de Sant Pau é patrimônio mundial da humanidade desde 1997, o que já é um alerta para o quão especial é este espaço, que ocupa um quarteirão inteiro com seus 12 pavilhões. O prédio era o antigo Hospital de la Santa Creu i Sant Pau (uma parte ainda funciona como hospital mesmo). Então não deixe de visitar esta que é uma das jóias do modernismo catalão! Saiba mais aqui.

Endereço: Carrer de Sant Antoni Maria Claret, 167, 08025 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 935 53 78 01
Site: https://www.santpaubarcelona.org/en

> Menções honrosas: outros museus que valem a pena conhecer!


Roteiro 4º dia em Barcelona: tour pelo Parque Güell e vizinhança

No quarto dia de viagem, você tem duas opções para explorar o roteiro que preparamos: a) pode reservar o dia inteiro para explorar o Parque Güell e, no máximo, sair para jantar à noite; ou b) pode fazer um passeio mais curto no Parque Güell e reservar um tempo para conhecer a Casa Vincens à tarde, fechando o dia no Palácio da Música Catalã. Confira aqui o mapa do quarto dia em Barcelona e veja o que faz mais sentido para você.

1. Parque Güell


O que fazer em Barcelona: Parque Güell

Um dos pontos altos da viagem à Barcelona certamente é uma visita ao Parque Güell. Com uma organização que podemos chamar de peculiar, o parque está repleto de obras do arquiteto Antoni Gaudí, um personagem bastante presente na cidade e importante para Barcelona. Não são poucos os locais que têm a mão de Gaudí em sua construção e o Parque Güell é um deles.

Patrimônio mundial desde 1984, o Parque Güell fica localizado no bairro de Gracià, mais distante do centro da cidade. Projetado por Gaudí a pedido de um empresário de nome Eusebi Güell, que batizou o parque, o espaço possui uma série de construções e esculturas com forte simbolismo em variadas temas, como religião. Inicialmente, a ideia é que o espaço fosse um condomínio, mas o objetivo não deu certo. Alguns anos mais tarde, a área foi transformada em um parque.

Reserve o dia inteiro para desbravar o Parque Güell, contando com o tempo de deslocamento até o local. Vale a pena! Para visitar o espaço e evitar contratempos, recomendamos que você compre os ingressos com antecedência, caso queira visitar os espaços pagos do parque, que ficam na chamada Área Monumental. Há também a área de acesso gratuito.

Por lá, você vai conhecer a Casa-Museu Gaudí, a Gran Plaça Circular, a Escadaria Monumental, o Turó de les Tres Creus, dentre outros.

Site: https://parkguell.barcelona/

2. Casa Vincens

Para quem não vai passar o dia inteiro no Parque Güell, é possível aproveitar para fazer uma visita à Casa Vincens. Este foi o primeiro projeto de Gaudí em Barcelona e declarado patrimônio mundial em 2005 pela UNESCO. É uma obra arquitetônica muito bem acabada e que vale a visita!

Endereço: Carrer de les Carolines, 20, 08012 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 932 71 10 64
Site: https://casavicens.org/

3. Palácio da Música Catalã


O que fazer em Barcelona: Palácio da Música Catalã – Foto: By Thomas Ledl – Own work / CC BY-SA 4.0 (https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70607177)

Se ainda tiver disposição à noite, pegue um Uber e termine o dia assistindo um espetáculo no Palácio da Música Catalã. Para além das apresentações, o prédio é um capítulo à parte: projeto do arquiteto Lluís Domènech i Montaner, o palácio é um belíssimo exemplo do modernismo catalão que faz a visita valer a pena!

Site: https://www.palaumusica.cat/ca


Roteiro 5º dia em Barcelona: Parque de Montjuïc e flamenco

Para o último dia de viagem reservamos a visita de um dia inteiro no Parque de Montjuïc, repleto de pontos turísticos para serem visitados. Para fechar o dia, nada melhor que uma noite de flamenco.

1. Parque de Montjuïc


O que fazer em Barcelona: Parque de Montjuïc

O Parque de Montjuïc é outro passeio para um dia inteiro, por reunir uma série de pontos turísticos dentro do espaço deste parque. Localizado na montanha de Montjuïc, ou “Monte dos Judeus), o parque é um espaço muito rico tanto pela natureza como seus espaços, em especial voltados para a cultura da cidade.

Dentro do parque você encontra até mesmo espaços esportivos, que foram utilizados durante as Olimpíadas de 1992. Por fim, você terá uma vista privilegiada da cidade de Barcelona, já que o parque possui diversos mirantes.

Ali, você vai poder conhecer a Fonte Mágica de Montjuïc, o Museu Nacional de Arte da Catalunha, a Fundação Joan Miró, o Castell de Montjuïc, o Jardim Botânico de Barcelona e o Palácio Nacional (sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC).

2. Tablao de Carmen

Para encerrar a viagem, visite o Tablao de Carmen, localizado pertinho do Parque de Montjuïc. Afinal de contas, uma viagem à Espanha não estaria completa sem assistir a um espetáculo de flamenco, não é mesmo? O espaço homenageia a cantora e dançarina Carmen Amaya, um dos grandes nomes da cultura flamenca, e é uma ótima opção para quem busca um tablao (local onde é realizado o show de flamenco) na cidade!

Endereço: Poble Espanyol de Montjuïc, Av. Francesc Ferrer i Guàrdia, 13, 08038 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 933 25 68 95


Roteiro bônus: conheça Madrid, Girona e Tarragona

Para quem vai passar mais dias na Espanha, há diversas opções de cidades para conhecer além de Barcelona. Com o objetivo de ajudá-lo na escolha, deixamos abaixo três sugestões de cidades para adicionar ao seu roteiro pelo país. Vamos lá?

  • Madrid

Vídeo publicado pelo canal expediasea, no YouTube

Distante 628 km de Barcelona, Madrid é capital da Espanha e uma boa opção para quem tem mais dias à disposição para passar no país. É uma das principais cidades do país e tem muito a oferecer ao turista que a visita. Alguns exemplos de peso são o Museu do Prado, o Palácio Real (residência oficial do rei da Espanha, apesar de não morar ali), Parque do Retiro e, para os apaixonados por futebol, o Estádio Santiago Bernabéu. É uma cidade que reúne muita história, mas também mostra seu lado mais moderno em vários destes locais de visitação.

> Veja mais sobre Madrid clicando aqui.

  • Tarragona


O que fazer em Barcelona: bate e volta até Tarragona

Para ir de Barcelona a Tarragona, não utilize o trem rápido, mas o regional. Embarque na estação Barcelona Passeig de Gràcia ou na Barcelona Estaciò de França para ir até a cidade. Antiga colônia romana, a cidade de Tarragona fica pertinho de Barcelona. Por isso, é uma boa opção de bate e volta para quem tem mais dias na cidade. Alguns destaques são o Anfiteatro Romano, a Catedral de Tarragona e o Passeig Arqueològic, que oferece vista panorâmica da cidade.

  • Girona


O que fazer em Barcelona: bate e volta até Girona

Localizada a cerca de 40 minutos de Barcelona (via trem de alta velocidade), a cidade de Girona é outra boa opção de bate e volta a partir da capital da Catalunha. Vá caminhando da estação até o centro histórico e, no caminho, encanta-se com o charmoso conjunto de ponte, prédios e rio que faz a visita ainda mais especial. Entre os pontos que valem a visita, a Catedral de Girona, o mosteiro de Sant Pere de Galligants e o Museu d’Història dels Jueus são, certamente, alguns destaques.


Saiba mais sobre a Espanha com a Oficina de Inverno!


Ainda tem alguma dúvida sobre o que fazer em Barcelona? Escreva pra gente! Deixe sua mensagem na caixa de comentários abaixo ou via Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno. Você também pode seguir o perfil e acompanhar os nossos conteúdos por lá, com dicas sobre viagens e como se vestir no frio.