Instagram

Siga o Mamute!

Espanha Mamute Gourmet

Gastronomia da Espanha: 6 pratos típicos que você precisa provar

8 de outubro de 2018
Gastronomia da Espanha

A Espanha é famosa quando o assunto é o paladar. Conhecida por uma variedade de pratos salgados e sobremesas, é fato que a gastronomia da Espanha tem muito a oferecer. Em uma viagem ao país, o visitante se depara com tantas delícias que fica até difícil saber qual escolher. Mas se você tem preferência por um certo tipo de prato ou não sabe bem o que vai encontrar por lá, a Oficina de Inverno te ajuda com uma seleção de 6 pratos típicos espanhóis que você precisa provar!

1. PAELLA

Gastronomia da Espanha - Paella

A irresistível paella, uma dos símbolos da gastronomia espanhola (Foto: Cheftime)

Primeiro prato da lista e não podia ser diferente! Correndo o risco de incorrer em clichês com essa escolha, não podemos nos furtar ao fato de que a paella é reconhecidamente um dos pratos típicos mais famosos da Espanha. Sem exageros! Até quem nunca foi a Espanha e quem nem sabe que esse é um prato espanhol provavelmente já ouvir falar em paella.

Originário de Valencia, o prato, à base de arroz, lembra bastante o risoto pela consistência e pode ser preparado com frango, pato ou frutos do mar. Além disso, leva muitos temperos, em especial o açafrão. A paella é preparada na paellera (panela que você pode ver na foto).

2. TAPAS

Gastronomia da Espanha - Tapas

As famosas tapas espanholas são excentes aperitivos (Foto: Santiago do Chile)

Nos bares e até mesmo restaurantes, as tapas são petiscos muito comuns na Espanha. Em sua composição, croquetes ou batatinhas cobertas por vários de tipos de acompanhamentos: jamón (o famoso presunto cru espanhol), almôndegas, anchovas, camarões fritos, queijo manchego com molho de mel, entre outros.

3. CREMA CATALANA

Gastronomia da Espanha - Crema Catalana

Em meio a tantos pratos típicos, não poderia faltar uma sobremesa para os apaixonados por doces! (Foto: El Aderezo)

Uma pausa nos pratos salgados para uma sobremesa irresistível. A crema catalana é a adaptação espanhola do delicioso crème brûlée francês. Assim, o que você vai provar é uma base cremosa com uma crosta de açúcar caramelizado por cima – que é facilmente quebrada com umas batidinhas da colher. Como o próprio nome já sugere, é um prato para ser apreciado na Catalunha.

4. TORTILLA

Gastronomia da Espanha - Tortilla

A tortilla espanhola, um prato simples, mas muito saboroso (Foto: Lovely Streets)

Preparada com ovo e batatas fritas, lembra bastante o omelete, mas o sabor é ainda mais especial. A mistura, bastante simples, é difícil de ser replicada com o mesmo sabor que aquele encontrado na Espanha.

5. PULPO A LA GALLEGA

Gastronomia da Espanha - Pulpo a la gallega

O pulpo a la gallega consiste no povo cozido inteiro e depois cortado em pedacinhos (Foto: Aceites La Española)

Se você é apaixonado por frutos do mar, não pode deixar de provar esse prato típico da gastronomia da Espanha. O Pulpo a la Gallega nada mais é que um prato preparado à base de polvo cozido, azeite e pimentão. O polvo é cozido inteiro e depois cortado em pedaços. Criada na Galícia, a receita conquista o paladar dos visitantes.

6. GAZPACHO

Gastronomia da Espanha - Gazpacho

O gazpacho é uma sopa servida fria, bastante refrescante (Foto: Epicurious)

O gazpacho é uma sopa fria à base de tomate, pepino, alho e pimentão, entre outros ingredientes. Esse é um prato mais controverso, pela sua composição, mas que vale a pena provar. Afinal, a culinária do lugar nos mostra muito sobre sua cultura e história. E somos do time que é preciso imergir na cultura local para aproveitar ao máximo a experiência de viagem.

BÔNUS: GASTRONOMIA DA ESPANHA – BOCADILLO

Se você na Espanha e deseja um lanche rápido, mas generoso, para recuperar as energias entre um passeio e outro, o bocadillo de jamón é uma boa pedida! Com uma variedade de tipos, esse sanduíche tem como base a baguete. Entre os recheios, você pode escolher o jamón (presunto), chouriço, vitela, porco, peru, frango e peixes. Dentre eles, o bocadillo de jamón é um dos mais famosos.

Não espere encontrar alface, picles, cebolas ou molhos. Em geral, o prato não leva esses ingredientes. O sanduíche pode ser servido frio ou quente.

Tem algum prato delicioso da gastronomia da Espanha que você adora e ficou de fora da nossa lista? Conte pra gente nos comentários! E se estiver visitando a Espanha, compartilhe com a gente no nosso Instagram! É só marcar a hashtag #mamuteviajante. Adoramos acompanhar!

* Foto da capa (imagem ilustrativa): Clem Onojeghuo/Unsplash

    Leave a Reply