21 pontos turísticos de Madrid que você não pode deixar de conhecer!

21 pontos turísticos de Madrid que você não pode deixar de conhecer!

Está planejando uma viagem para Espanha e busca uma ajuda para desbravar a cidade como se deve? Então este post é para você! A Oficina de Inverno selecionou 21 dos principais pontos turísticos de Madrid para ajudá-lo(a) nesta missão! São locais que não podem faltar em uma viagem para a capital espanhola. Afinal de contas, todo mundo deseja aproveitar ao máximo uma viagem dessas, não é verdade?

Madrid, capital da Espanha, é uma cidade com uma história rica, pontos turísticos variados – de história à arte e cultura – bem como belas áreas ao ar livre para você relaxar entre um passeio e outro.


21 pontos turísticos de Madrid

Neste post, selecionamos 21 pontos turísticos de Madrid para guiar o seu planejamento na cidade. Analise bem cada um deles, veja o que mais interessa visitar de acordo com o seu gosto pessoal e procure montar um roteiro que priorize esses locais. Vale a pena também inserir pontos próximos no mesmo dia, por questões logísticas. Dito isto, vamos então conhecer os escolhidos para esta lista?

1. Museu do Prado

Os museus Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofía formam o chamado “Triângulo da Arte“. No caso do primeiro da nossa lista de pontos turísticos de Madrid, trata-se de um dos principais museus não só da capital espanhola como de todo o país, inaugurado em 1819. No acervo, você vai encontrar obras de artistas espanhóis, como Velázquez e Goya, bem como de outros nomes da arte de todo o mundo.

Endereço: Calle de Ruiz de Alarcón, 23, 28014 Madrid, Espanha
Site: https://www.museodelprado.es/

2. Museu Reina Sofía

Bem mais recente que o Prado, o Museu Reina Sofía – ou Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía – é a casa de um dos quadros mais famosos do pintor espanhol Pablo Picasso, o “Guernica”. Além deste, o local reúne outras importantes obras em sua coleção, que está dividida por períodos, em três classificações: 1900 a 1945, 1945 a 1968 e de 1962 até 1982. Inaugurado em 1992, o local homenageia a rainha Sofia.

Endereço: Calle de Santa Isabel, 52, 28012 Madrid, Espanha
Telefone: +34 917 74 10 00
Site: https://www.museoreinasofia.es/en

3. Museu Thyssen-Bornemisza

Com esse nome difícil de pronunciar, o Museu Thyssen-Bornemisza reúne a coleção de dois barões suíços, Hans Heinrich Thyssen-Bornemisza e o pai, o barão Heinrich, que batizam o espaço. O acervo é bem variado e conta com nomes de peso como Salvador Dalí, Caravaggio e Rembrandt. Percorre anos de história da arte e possui representantes dos mais variados estilos, como o impressionismo e o expressionismo alemão.

Endereço: Paseo del Prado, 8, 28014 Madrid, Espanha
Telefone: +34 917 91 13 70
Site: https://www.museothyssen.org/en

4. Palácio Real de Madrid e Jardins de Sabatini

Um dos principais pontos de Madrid de los Austrias, o centro histórico de Madrid, é o Palácio Real. Embora seja a residência oficial do rei da Espanha, a família real não vive neste palácio, que só é utilizado por eles em eventos especiais. Cada espaço deste lugar reflete o luxo muito comum e apreciado entre membros da nobreza. É o caso, por exemplo, do Salão do Trono e a Saleta de Porcelana. A Real Armería, coleção de amas e armaduras, também é impressionante.

Endereço: Calle de Bailén, s/n, 28071 Madrid, Espanha

5. Plaza Mayor

Plaza Mayor, ou Praça Maior, fica no centro de Madrid e é uma das mais importantes praças da cidade. Conta com uma estátua de Felipe III, rei da Espanha entre 1598 w 1621. Em todos os anos, acontece neste local o Mercado de Natal da Plaza Mayor.

Endereço: Plaza Mayor, 28012 Madrid, Espanha

6. Plaza de la Villa

No centro histórico de Madrid você também vai encontrar a Plaza de la Villa, uma charmosa praça que fica perto da Porta do Sol e remonta ao período medieval. Na praça ficam importantes prédios da cidade: a Casa e Torre de Los Lujanes, Casa de Cisneros e a Casa de La Villa. Esta última é, aliás, uma das sedes da Câmara de Madrid.

Endereço: Plaza de la Villa, 28005 Madrid, Espanha

7. Porta do Sol

Ponto de convergência de ruas importantes da cidade, a Porta do Sol é outro ponto simbólico da capital espanhola. Ali você encontra a Casa de Correios e seu relógio, que marca as badaladas na noite de Réveillon. Além disso, ali na praça da Porta do Sol você encontra também a placa do Quilómetro Zero das estradas da Espanha. Pare e faça um registro!

Endereço: Plaza Puerta del Sol, 28013 Madrid, Espanha

8. Catedral de la Almudena

Ao lado do Palácio Real de Madrid fica a Catedral de la Almudena, sede da diocese de Madrid. A Catedral de la Almudena tem forte importância religiosa para a cidade, mas é também um relevante ponto turístico da cidade. Além da visita à catedral, você pode conhecer também o museu (a principal é poder subir à cúpula da catedral), bem como a cripta. A visita é gratuita.

Endereço: Calle de Bailén, 10, 28013 Madrid, Espanha
Telefone: +34 915 42 22 00
Site: https://catedraldelaalmudena.es/

9. Mercado de San Miguel

Ainda na região do centro histórico, uma boa pedida é o Mercado de San Miguel. Além de muito bonito, o mercado reúne uma variada oferta gastronômica, com destaque para as tapas, petiscos bastantes comuns na Espanha. Uma visita ao Mercado de San Miguel é daqueles passeios obrigatórios na cidade. Vá e você certamente não irá se arrepender!

Endereço: Plaza de San Miguel, S/N, 28005 Madrid, Espanha
Telefone: +34 915 42 49 36
Site: https://mercadodesanmiguel.es/en/

10. Círculo de Bellas Artes

Centro cultural que reúne considerável produção artística e cultural, o Círculo de Bellas Artes é outra instituição que se destaca não apenas a nível local, mas com grande importância na Europa como um todo. Além de conferir a programação do espaço, os visitantes contam com uma vista privilegiada de Madrid a partir do mirante deste prédio. É uma boa opção para terminar um dia de turismo pela capital espanhola, já que o espaço conta com um bar e restaurante.

Endereço: Calle de Alcalá, 42, 28014 Madrid, Espanha
Telefone: +34 913 60 54 00
Site: https://www.circulobellasartes.com/

11. Parque do Retiro

Com seus 118 hectares de dimensão, o Parque do Retiro foi criado no século XVII e desde então é parte importante da cidade de Madrid. Costumava ser o local que a realeza usava como espaço de lazer e só foi aberto ao público no século XIX. O parque possui dez portões de acesso. Um deles te leva até o jardim e o lago artificial, chamado Estanque Grande, que é um dos pontos altos dessa visita – você pode, aliás, fazer o passeio de barco ali. No Parque do Retiro você também vai encontrar o lindo Palácio de Cristal, que lembra o palácio do Jardim Botânico de Curitiba.

Ali dentro é possível fazer uma série de atividades. Estão dentro do parque, por exemplo, a Biblioteca Pública Municipal Eugenio Trías​, Centro Cultural Casa de Vacas e o Centro desportivo Municipal La Chopera,. Para quem viaja com crianças, vale a pena pesquisa a programação do Teatro de Títeres, localizado dentro do parque, no período da sua viagem.

Endereço: Plaza de la Independencia, 7, 28001 Madrid, Espanha
Telefone: +34 914 00 87 40

12. Gran Vía

Bater pernas pela Gran Vía, uma das principais avenidas da cidade, é outro passeio que não pode faltar em uma viagem a Madrid. Com pouco mais de um quilômetro de extensão, vai da rua de Alcalá até a Praça de Espanha. É uma boa área para passear sem um ponto turístico específico em mente, conhecendo as lojas e prédios que estão presentes ali, como o Cinema de Callao e o Edifício Metropolis.

Endereço: Calle Gran Vía, s/n 28013 Madrid, Espanha

13. Estádio Santiago Bernabéu

Inaugurado em 1947, o célebre Estádio Santiago Bernabéu é o estádio do clube de futebol Real Madrid. Para os amantes de esportes ou que acompanham o time, é uma boa opção de passeio. Ali dentro você vai encontrar o Museu do Real Madrid.

Endereço: Av. de Concha Espina, 1, 28036 Madrid, Espanha
Site: https://www.realmadrid.com/pt/estadio-santiago-bernabeu

14. Templo de Debod

Este é um templo egípcio do século II a. C. doado para a Espanha pelo Egito. A doação do Templo de Debod ocorreu devido ao receio de fosse inundado com a construção da represa de Assuão, no Rio Nilo.

Endereço: Calle de Ferraz, 1, 28008 Madrid, Espanha
Telefone: +34 913 66 74 15
Site: www.madrid.es/templodebod

15. Café de Chinitas

É uma boa opção para ver flamenco na cidade. Falamos desse e outros locais para assistir flamenco em Madrid neste post.

Endereço: Calle de Torija, 7, 28013 Madrid, Espanha
Telefone: +34 915 47 15 02
Site: https://www.chinitas.com/en/home/

16. Plaza de la Independencia e Porta de Alcalá

Ao lado do Parque do Retiro você vai encontrar a Porta de Alcalá, importante monumento de Madrid que fica no centro da Praça da Independência. O acesso à Madrid se dava por cinco portas reais e a Porta de Alcalá era uma delas. Construída como um arco do triunfo, foi inaugurado no ano 1778.

Endereço: Plaza de la Independencia, s/n, 28001 Madrid, Espanha

17. Praça e Fonte de Cibeles

A Praça de Cibeles fica no cruzamento entre o Paseo del Prado e a Calle Alcalá e é uma das mais famosas da cidade. A Fonte de Cibeles é a principal parte da praça, que mostra a deusa Cibeles sobre uma carroça puxada por leões. A praça e sua fonte são importantes símbolos da capital espanhola.

18. Campo del Moro

Um parque muito bonito e desconhecido de muitos turistas em solo madrileno, o Campo del Moro fica nos fundos do Palácio Real, do qual já falamos anteriormente. Ali, além dos belos jardins, você vai encontrar a fonte dos Tritões e a do Palácio de Las Conchas, em estilo neoclássico.

Endereço: Paseo de la Virgen del Puerto, 1, 28013 Madrid, Espanha
Telefone: +34 914 54 88 00

19. Praça de Espanha

Outro ponto emblemático da cidade é a Praça de Espanha, localizada em uma região com forte apelo turístico. Na praça fica o monumento a Cervantes e ao lado da praça você vai encontrar dois dos mais importantes prédios da cidade: a Torre de Madrid (um dos mais altos da cidade) e o Edifício Espanha.

Endereço: Plaza de España, 28008 Madrid, Espanha

20. Real Basílica de San Francisco el Grande

Outra mostra da grandiosidade de templos católicos na Europa é a Real Basílica de San Francisco el Grande, localizada no bairro La Latina. Um dos pontos altos da visita é certamente conhecer as obras de arte presentes ali, como os trabalhos de Goya e Velázquez, dentre outros artistas espanhóis. Além disso, a cúpula desta basílica merece destaque, figurando entre as maiores do continente europeu. É monumento nacional desde 1980.

Endereço: Calle San Buenaventura, 1, 28005 Madrid, Espanha
Telefone: +34 913 65 38 00

21. Teatro Real

Fechamos a lista de pontos turísticos de Madrid com a maior casa de ópera da cidade, o Teatro Real. O auditório principal tem uma capacidade para 1.746 pessoas. Explore o prédio e conheça mais do Teatro Real neste material do Google Arts and Culture.

Endereço: Plaza de Isabel II, s/n, 28013 Madrid, Espanha
Telefone: +34 902 24 48 48
Site: https://www.teatroreal.es/en


Saiba mais sobre a Espanha com a Oficina de Inverno!


Se você deseja conhecer mais sobre a Espanha, não deixe de conferir os posts sugeridos acima! E para continuar acompanhando as nossas dicas de viagens e sobre como se vestir no frio, siga aqui o nosso perfil no Instagram!