Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Espanha

Veja o que levar na mochila para Santiago de Compostela no frio

25 de julho de 2020

A viagem à Santiago de Compostela é um caminho de peregrinação que muitas pessoas percorrem todos os anos. Símbolo forte de religiosidade na Espanha, a cidade é a capital da região da Galiza. Há diversos caminhos para Santiago, como o francês (a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port), o inglês e a partir de Portugal, saindo de diferentes cidades portuguesas, como Lisboa. Para uma rota tão longa e cheia de obstáculos pelo caminho, é essencial estar bem preparado física e psicologicamente. Além disso, saber o que levar na mochila para Santiago de Compostela faz toda a diferença. Em especial, as roupas certas para o clima local de acordo com a estação do ano.

Neste post, a Oficina de Inverno ensina então como se vestir em Santiago de Compostela, o que levar na mochila e como se preparar de maneira adequada. É preciso ser minimalista nesta missão. Vamos lá então?


O que levar na mochila para Santiago de Compostela

Selecionamos o guia de como se vestir em Santiago de Compostela em duas estações do ano: primavera (entre março e junho) e outono (entre meados de setembro e dezembro). Na primavera as temperaturas são mais amenas e as noites mais frias. Durante o outono, o frio é mais intenso, especialmente à noite.

O verão é impraticável por causa do calor e durante o inverno o frio que amamos acaba tornando-se um obstáculo muito difícil para uma caminhada de tantos dias – mas há aqueles que escolhem essa época, não é impossível.

Sobre o clima, aliás, é interessante lembrar que, ao fazer o Caminho de Santiago, você vai passar por diferentes cidades. Nesse sentido, é preciso conhecer o clima não só na cidade de Santiago de Compostela, como nas demais, que irão depender de qual caminho você escolheu. Em algumas delas o frio poderá estar mais ameno, em outros mais intenso. Por isso, é tão importante aliar o seu planejamento sobre o que levar na mochila como uma pesquisa criteriosa da previsão do tempo nas cidades pelas quais você irá passar. Sugerimos que você utilize o site AccuWeather para esta tarefa.

Previsão do tempo

Confira abaixo as temperaturas em cada mês da última primavera e do outono passado na cidade de Santiago de Compostela para entender melhor como fazer esse planejamento:

Para um melhor planejamento, é interessante fazer essa pesquisa para cada cidade que você vai passar durante o mês em que fará a peregrinação. Entretanto, é possível preparar-se também levando em conta o tipo de clima durante cada estação: seja o frio ameno, moderado ou intenso.

Ao escolher o que levar, é necessário ter em mente o que é essencial para mantê-lo(a) aquecido(a), mas sem esquecer que também é essencial manter tudo leve e simples, o máximo possível. Afinal de contas, você carregará a sua mochila por várias horas e vários dias, não é mesmo? Para além das roupas íntimas, pijama, bota de trekking (esse é um ponto crucial), calça impermeável, saco de dormir e uma capa de chuva, você vai precisar de:

1. Roupa térmica

A primeira camada na hora de se vestir é essencial para manter o corpo bem aquecido no frio. Para a primavera, você pode utilizar a nossa térmica Basics. Já no outono, com frio mais intenso, você vai precisar da roupa Super Térmica – também indicada para os dias mais frios da primavera. A roupa Super Térmica é indispensável nos dias com temperatura abaixo de 8°C.

A roupa Super Térmica da Oficina de Inverno diferencia-se de outras roupas térmicas do mercado pelos seguintes motivos:

  • tecido interno peluciado, com tecnologia que absorve o suor do corpo;
  • tecido produzido com material respirável, que se adapta às mudanças de temperatura;
  • isolamento térmico eficiente;
  • tecido com nanopartículas de prata que dificultam a proliferação de bactérias – assim você pode usar a peça por até 7 dias sem precisar lavar

2. Meia térmica Super Snow

Manter os pés bem aquecidos durante a peregrinação é fundamental. Para isso, não deixe de levar o seu par de meias térmicas Super Snow. Produzida com lã natural (40% da composição), a peça proporciona aquecimento e isolamento térmico. Além disso, possui controle de suor, o que significa que os seus pés permaneceram sequinhos durante toda a viagem.

3. Faixa térmica

A faixa térmica Nevasca é outro acessório importante para proteger do vento e o frio. Produzida com microfleece, é uma boa forma de manter as orelhas aquecidas durante toda a viagem!

4. Luva térmica

Funcionando como uma luva segunda pele térmica, essa peça é ideal para proteger as mãos do frio e mesmo assim continuar registrando os melhores momentos da peregrinação. Isto porque a peça é equipada com touch nas pontas dos dedos, permitindo o uso do celular sem precisar retirá-la. Saiba mais aqui!

5. Blusa de frio

Escolha bons tipos de blusa de frio de tricot para levar na mochila. Essa peça é um dos itens da segunda camada, essencial para uma proteção completa contra o frio. Para a viagem no frio, a cacharrel Beeville é uma ótima opção, pois protege também o pescoço.

6. Casaco Winter Explorer

Esse é o nosso modelo impermeável e corta vento. O casaco Winter Explorer protege você do frio de até -15°C e ajusta-se bem a diferentes temperaturas. Isto acontece porque é formado por duas jaquetas acopladas, que podem ser usadas juntas ou separadamente. A jaqueta externa possui tecido respirável e sozinha é indicada para as temperaturas 12°C a 20°C aproximadamente. Por outro lado, a jaqueta interna é produzida com microfleece e, sozinha, é indicada para temperaturas de 10°C a 25°C.


Saiba mais sobre como se vestir no frio

Para ajudar você a se vestir no frio de forma apropriada, você pode conferir outros conteúdos que ensinam tudo o que você precisa saber, por temperatura:

  • Como se vestir no frio (leia aqui)
  • E-book Como se vestir no frio (baixe aqui)
  • A roupa térmica indispensável para se proteger do frio (leia aqui)
  • Veja os acessórios térmicos essenciais para o frio intenso (leia aqui)

Ainda tem dúvidas sobre o que levar na mochila para Santiago de Compostela? Então entre contato conosco agora mesmo, estamos a postos para descongelar qualquer dúvida! Deixe sua mensagem na caixa de comentários abaixo ou fale conosco pelo Instagram @oficinadeinverno aqui.

    Leave a Reply