Da ficção para a vida real: conheça a Casa de Julieta e mais sobre Verona!

Da ficção para a vida real: conheça a Casa de Julieta e mais sobre Verona!

Entre os Mamutes da Oficina de Inverno, a paixão por conhecer cenários e locações de filmes é forte. É muito legal ver a parte real daquilo que é ficção. Por conta do sucesso que as obras cinematográficas atingem, esses locais tornam-se verdadeiros pontos turísticos. Um exemplo é a Casa de Julieta, na cidade italiana de Verona, parte importante no início da história do longa Cartas para Julieta, de 2010.

A cidade de Verona, conforme a própria protagonista ressalta durante o filme, é o local onde Romeu conheceu Julieta. Um dos casais mais famosos da literatura, idealizado pelo escritor inglês William Shakespeare, protagonizam também uma das histórias de amor mais trágicas e mundialmente conhecidas.

No filme, a Casa de Julieta é o local onde as pessoas deixam bilhetes e cartas pedindo a ajuda de Julieta para solucionar seus problemas amorosos. Sophie, interpretada pela atriz Amanda Seyfried, encontra a carta escrita em 1957 por Claire Wyman, vivida por Vanessa Redgrave, e resolve respondê-la. Esse é o mote para o desenrolar da trama que, conforme já sabemos, está recheada daqueles clichês de filmes românticos que amamos!


Entrando na casa de Julieta

Vídeo divulgado pelo canal Inside Verona

A Casa de Julieta foi construída no século XIII. Os muros e a entrada da casa têm milhares desses bilhetes que o filme “Cartas de Julieta” mostra. O local é aberto para visitação durante o ano todo e passear por lá é simplesmente imperdível. Para além dos propósitos comerciais e turísticos do local, é fato que ela transmite essa energia romântica.

Por lá, você vai encontrar também a representação da sacada onde Julieta estava quando Romeu se declarou para ela. Aliás, além da própria casa, na cidade há também há tumba de Julieta, local onde a moça teria sido sepultada. O local fica no convento de San Francesco al Corso.

Dentro da casa fica uma estátua de Julieta e também uma curiosidade sobre ela. É que, reza a lenda, os visitantes que passarem a mão sobre o seio direito da escultura terão sorte no amor. Doido, né?

O Club di Giulietta é responsável por responder as cartas deixadas no local, representado no filme pelas secretárias de Julieta. Esse é um trabalho voluntário e qualquer pessoa pode se candidatar. A Casa de Julieta disponibiliza ainda uma caixa postal para envio de cartas e terminais eletrônicos para escrevê-las.

O espaço está aberto às segundas entre 13h30 às 19h30 e de terça à domingo de 8h30 às 19h30. Você pode localizar mais informações sobre a Casa de Julieta no site oficial.


Conheça mais 7 pontos turísticos de Verona


Neve em Verona no Inverno – Foto: Fedro Scarsetto/Unsplash

A cidade de Verona fica na região do Vêneto, no Norte da Itália, e possui cerca de 258.765 habitantes. Verona fica relativamente próxima de outras cidades importantes do país, como Veneza (125 quilômetros), Milão (165 quilômetros) e Florença (250 quilômetros de distância). Para fazer esses trajetos, você pode usar o carro ou avião, mas o trem torna-se uma opção bastante atrativa, pela facilidade e conforto.

Se você está planejando uma viagem para a Itália, não deixe de visitar Verona! Além da Casa de Julieta, há outros pontos turísticos belíssimos e que valem a pena conhecer. Preparamos um mapa que pode orientá-lo na visitação destes locais (confira aqui). Vamos conhecer alguns deles então?

1. Ponte Pietra

Vídeo divulgado pelo canal Inside Verona

O primeiro ponto da nossa lista é a Ponte Pietra, estrutura sobre o ponte Adige e configura-se como a ponte mais antiga da cidade de Verona. É uma bela forma de começar o seu tour pela cidade!

2. Piazza dei Signori

Vídeo divulgado pelo canal Inside Verona

Também chamada Piazza di Dante, a Piazza dei Signori (ou Praça dos Senhores) é um dos pontos turísticos mais importantes de Verona. Ali, em meio à construções do período da Idade Média e uma estátua de Dante Alighieri (autor do livro “A divina comédia” e responsável pelo apelido da praça), certamente você será transportado(a) para uma outra época. Esta é, aliás, uma das grandes belezas de visitar diversas cidades no velho continente.

A Piazza dei Signori fica pertinho de outra praça da cidade, a Piazza delle Erbe (que você verá a seguir). Costumava abrigar famílias importantes em seu entorno. Ali, além da estátua de Dante, você poderá conhecer a Casa della Pietà, o Palazzo dei Giudice (antiga residência de juízes), o Palazzo della Ragione e a Loggia del Consiglio.

3. Piazza delle Erbe e Torre dei Lamberti

Vídeo divulgado pelo canal Travel Italia

Outra praça importante da cidade de Verona é a Piazza delle Erbe. Conforme dissemos no ponto anterior, fica pertinho da Piazza dei Signori e sua importância remonta ao período do Império Romano. Naquela época, era o fórum de Verona. Patrimônio da humanidade pela Unesco, esta praça é circundada por uma série de importantes prédios. É o caso do Palazzo Maffei e a Casa dei Mercanti.

Além disso, um dos pontos mais importantes da praça é a Torre dei Lamberti, local que os visitantes costumam utilizar para observar Verona do alto. A torre fica no Palazzo della Ragione, cujos lados ocupam a Piazza dei Signori e a Piazza delle Erbe. Vale a pena subir e aproveitar!

4. Piazza Brà

Vídeo divulgado pelo canal Inside Verona

Continuando no segmento “praças”, chegamos a uma das maiores e mais famosas da cidade de Verona, a Piazza Brà. Da mesma forma que as outras praças de nossa lista, a Bra possui diversos pontos turísticos da cidade em seu entorno, como é o caso da Arena de Verona, que fica logo ao lado. Outra vantagem da Piazza Brà é que ali você vai encontrar diversos cafés e restaurantes, então é uma ótima opção para dar uma parada no roteiro antes de seguir para os próximos pontos.

5. Arena de Verona

Vídeo divulgado pelo canal Inside Verona

O quinto ponto da nossa lista é a Arena de Verona, um anfiteatro localizado ao lado da Piazza Brà em Verona, na Itália. O local foi construído nos primeiros anos da Era Cristã e continua de pé até os nossos dias, o que é impressionante e mostra a força dos monumentos da Roma antiga. Além da sua importância como prédio histórico, a Arena de Verona também é o palco de espetáculos artísticos, como óperas, o que é um atrativo a mais para este que é um dos principais pontos turísticos de Verona.

6. Castelvecchio

Vídeo divulgado pelo canal Inside Verona

Construído no século XIV, o Castelvecchio é um dos mais grandiosos pontos turísticos de Verona. O local já teve uma série de funções, como residência da família Della Scala. Foi ali também que aconteceu o chamado “Processo de Verona”, julgamento feito a mando ditador italiano Benito Mussolini em 1943, com o objetivo de julgar membros de um conselho que votaram a favor da deposição do ditador. Além disso, no castelo também funciona o Museu Cívico de Castelvecchio, local que abriga uma série de obras de arte, dos mais diversos períodos.

7. Basílica de São Zeno

Vídeo divulgado pelo canal Inside Verona

Para fechar a nossa lista com indicações de pontos turísticos de Verona para você visitar durante a viagem indicamos a Basílica de São Zeno, padroeiro da cidade, cujo corpo foi sepultado no local. A história desta igreja também está ligada à história de Romeu e Julieta: diz a lenda que os dois jovens teriam se casado ali.


Saiba mais sobre a Itália com a Oficina de Inverno!


Quando o assunto é pontos turísticos que aparecem nos filmes, você pode encontrar vários conteúdos e dicas legais aqui no blog. Só para ilustrar, é o caso do post “Mamute Cultural: bibliotecas e livrarias para visitar em Londres” e do post “Viajando para o Alaska: veja 4 dicas de filmes sobre o destino!“.

Gostou de conhecer a Casa de Julieta? Antes de viajar, uma última dica: que tal ler esta obra que é um clássico da literatura mundial e mergulhar a fundo na história? Certamente Verona terá outra importância após ler Romeu e Julieta. Para continuar acompanhando nossas dicas de viagens e como se vestir no frio, siga-nos no Instagram. Nosso perfil é @oficinadeinverno.

* Foto da capa: Marcel Heil/Unsplash