Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Itália Mamute Gourmet Roma

Veja 9 restaurantes em Roma para provar o melhor da culinária italiana

13 de julho de 2020
Culinária italiana, Grazia & Graziella

Não é à toa que a culinária italiana é mundialmente conhecida. Célebre por suas massas (cacio e pepe, “queijo e pimenta”, é uma das mais emblemáticas de Roma), pizzas e gelattos, o cardápio italiano tem bem mais a oferecer. Entre os pratos típicos da Itália, podemos citar ainda outros exemplos de dar água na boca: risoto, bisteca fiorentina, arancino (um bolinho de arroz frito), ravioli, dentre outros. Por isso, a Oficina de Inverno apresenta, nesta lista, 9 restaurantes em Roma para provar o melhor da culinária italiana!

Afinal de contas, o componente gastronômico é um ponto que certamente torna qualquer viagem inesquecível, ainda mais com esse leque de opções tão variado. Vamos então à lista com os nomes selecionados?


9 restaurantes em Roma para conhecer na próxima viagem

Para visitar Roma adequadamente, paradas por seus restaurantes, pizzarias, padarias e cafés são essenciais. Deixá-los de lado em uma viagem à cidade certamente tornará o seu roteiro incompleto. Por isso, não esqueça desse ponto e vem com a gente conhecer alguns dos melhores restaurantes em Roma!

1. Checchino dal 1887

Gastronomia da Itália

Restaurantes em Roma: Checchino dal 1887 – Foto: site Taste Atlas

Falar em comida típica romana e não incluir o restaurante Checchino dal 1887 seria um erro. O lugar, em funcionamento desde 1887 como o próprio sugere, é um negócio familiar que oferece um ambiente bem aconchegante. Checchino tem aquela veia histórica que a gente ama, por ser um local que se desenvolveu junto com a cidade através dos anos. O espaço é bastante frequentado por locais e há opções no menu para vegetarianos. Quem não é muito habituado com carnes mais exóticas (especialmente vísceras), pode preferir também o cardápio vegetariano.

Endereço: Via di Monte Testaccio, 30, 00153 Roma RM, Itália
Telefone: +39 333 585 5055
Site: http://www.checchino-dal-1887.com/

2. Pierluigi

Vídeo publicado pelo canal NexusvideoHD, no YouTube

Para quem busca um espaço requintado e uma refeição com muitas estrelas – e bem mais cara -, o Pierluigi é o lugar! Bastante tradicional na cidade, o autoproclamado primeiro restaurante de frutos do mar é uma boa pedida. Para quem não busca comida, mas deseja apenas um bom espaço para conversar, Pierluigi conta também com um bar.

Endereço: Piazza de’ Ricci, 144, 00186 Roma RM, Itália
Telefone: +39 06 686 8717
Site: https://www.pierluigi.it/

3. Ristorante Santa Lucia

Restaurantes em Roma

Restaurantes em Roma: Ristorante Santa Lucia – Foto: Reprodução/Pinterest

Para quem gosta de visitar locações de filmes nos países visitados, que tal conferir de perto o Ristorante Santa Lucia? O local foi uma das locações do filme “Comer, rezar, amar”, protagonizado pela atriz Julia Roberts – veja um trecho da cena aqui. O restaurante fica a poucos metros da Piazza Navona e é uma boa opção para uma parada em seu roteiro.

Endereço: Largo Febo, 12, 00186 Roma RM, Itália
Telefone: +39 06 6880 2427
Site: http://www.ristorantesantaluciaroma.it/

4. Passi

Vídeo publicado pelo canal Pane di Roma, no YouTube

Não é possível dar por completa uma lista sobre restaurantes em Roma sem incluir algum nome do bairro Testaccio. O nosso escolhido para esta vaga não é exatamente um restaurante, mas Passi, uma padaria com um menu de dar água na boca. Entre as opções, não apenas pães, mas você vai encontrar também a tradicional pizza bianca, um dos clássicos de Roma. Vale a visita!

Endereço: Via Mastro Giorgio, 87, 00153 Roma RM, Itália
Telefone: +39 06 574 6563

5. Il Grottino

Outra opção excelente no Testaccio para quem busca boas pizzas na capital italiana é Il Grottino, em funcionamento desde 1936. Tantos anos de história não poderiam levar a um local de má qualidade, não é mesmo? E Il Grottino, de fato, é um dos melhores locais no segmento em Roma. Com sua massa mais fininha ao estilo romano, as pizzas são assadas em um clássico forno a lenha, o que torna a experiência gastronômica ainda mais especial.

Endereço: Via Marmorata, 165, 00153 Roma RM, Itália
Telefone: +39 06 574 6232
Site: http://www.ilgrottinoatestaccio.it/

6. Roscioli

Vídeo publicado pelo canal SalumeriaRoscioli, em que o chef Anthony Bourdain visita o Roscioli

Em uma mistura encantadora de rotisseria e restaurante, o sexto local da nossa lista é daqueles que você vai querer voltar em cada nova viagem que fizer à Roma. No Roscioli você pode comprar queijos, vinhos, presuntos, entre outros produtos, ou provar as delícias que saem daquela cozinha. Para quem deseja visitar e comer no restaurante, é necessário fazer a reserva antes. Você também pode visitar a padaria e o café Roscioli.

Endereço: Via dei Giubbonari, 21, 00186 Roma RM, Itália
Telefone: +39 06 687 5287
Site: http://www.salumeriaroscioli.com/

7. Armando Al Pantheon

Restaurantes em Roma

Restaurantes em Roma: Armando Al Pantheon – Foto: Reprodução/Instagram @armandoalpantheon

Ao lado do Panteão, bem no centro histórico de Roma, você vai encontrar o restaurante Armando Al Pantheon. Assim como o Checchino dal 1887, este restaurante é outro nome da leva de espaços tradicionais na cidade, com o melhor da cozinha romana. Fundado em 1961 por Armando Gargioli, o local hoje é administrado pelos filhos do fundador. Spaghetti all’amatriciana é uma boa opção de prato e a carta de vinhos também é de ótima qualidade. Há opções para vegetarianos.

Endereço: Salita dei Crescenzi, 31, 00186 Roma RM, Itália
Telefone: +39 06 6880 3034
Site: https://www.armandoalpantheon.it/

8. Trattoria Da Cesare

Vídeo publicado pelo canal Eater, no YouTube

Outra opção ao tradicional estilo trattoria, Trattoria Da Cesare é outra opção para seu tour gastronômico. O local conta com um cardápio bastante tradicional no que diz respeito à culinária italiana, a exemplo das massas à carbonara e all’amatriciana. Também uma oferta variada de peixes e frutos do mar. Localizado no bairro Monteverde, próximo de pontos turísticos como o Vaticano e o Coliseu.

Endereço: Via del Casaletto, 45, 00151 Roma RM, Itália
Telefone: +39 06 536015
Site: https://www.trattoriadacesare.it/?lang=en

9. Er Buchetto

Vídeo publicado pelo canal Eater, no YouTube

O último local da nossa lista é tão tradicional quanto se pode ser em Roma. Fundado em 1890, Er Buchetto é conhecido pela porchetta, um clássico da gastronomia italiana, feito com carne de porco. Ali, é servido com pão formando um sanduíche delicioso. Uma boa pedida para quem fazer um lanche entre um passeio e outro gastando pouco!

Endereço: Via del Viminale, 2F, 00184 Roma RM, Itália
Telefone: +39 329 965 2175


Conheça a Itália com a Oficina de Inverno!


Gostou de saber mais sobre os restaurantes em Roma? Para continuar acompanhando as nossas dicas de viagem, siga agora mesmo o nosso perfil no Instagram e não perca nenhum detalhe!

* Foto da capa: Cucina Grazia & Graziella

    Leave a Reply