Instagram

Siga o Mamute!

Alaska Mamute Cultural

Viajando para o Alaska: veja 4 dicas de filmes sobre o destino!

6 de Fevereiro de 2019
Alaska

Os destinos congelantes são uma grande paixão dos mamutes viajantes. Um deles é o Alaska, um dos 50 estados dos EUA. Apesar de ser o maior estado quando se fala no tamanho do território, é a unidade com a menor densidade populacional do país. Uma curiosidade é que o território foi comprado pelos EUA da Rússia, lá nos idos de 1867, conforme explica o site da BBC Brasil.

O Alaska mantém baixas temperaturas a maior parte do ano, mesmo quando não é inverno, conforme mostra o gráfico abaixo de Anchorage, retirado do site Weather:

Alaska

Pensando nisso, a Oficina de Inverno dá algumas dicas de filmes que trazem o Alaska como pano de fundo para contar as suas histórias. Seja pelo drama, aventura ou ação, os filmes aqui abordados são pontos de partida para você se ambientar um pouco melhor ao que uma viagem ao Alaska reserva. Vamos lá?

NA NATUREZA SELVAGEM

O filme, dirigido por Sean Penn, estrelado por Emile Hirsch e com trilha sonora de Eddie Vedder (da banda Pearl Jam), é baseado em uma história real. O Alaska não é o tema central, mas o cenário da busca de Christopher McCandless pela felicidade e o sentido da vida.

O jovem norte-americano tem a sua história contada primeiramente no livro do jornalista Jon Krakauer, obra no qual o filme é baseado. Nas telonas e telinhas, o filme mostra a jornada pessoal de Christopher/Alexander Supertramp, que deixa pra trás tudo aquilo que ele considera a natureza de uma vida sem felicidade. Em especial, ele se coloca em busca pelo conhecimento de si mesmo e contra o apego desenfreado aos bens materiais.

Sob o risco de acabar contando spoilers, vamos parar com os comentários por aqui, mas vale resgatar algumas curiosidades desse filme sensível e simbólico de muitas ideias bacanas. Uma dessas curiosidades é que, segundo relata a revista Superinteressante, muitos objetos e pessoas que aparecem no filme fazem parte da história real.

Um exemplo é o relógio de ouro usado pelo ator Emile Hirsch durante o filme. O objeto foi um presente de Christopher a Jim Gallien, interpretada pela própria no cinema, a última pessoa a vê-lo antes da viagem para o Alaska.

A PROPOSTA

O filme The Proposal, ou A Proposta, é uma comédia estrelada pelos atores Ryan Reynolds e Sandra Bullock. Margaret Tate recebe a notícia de que pode ser deportada de volta para o seu país natal, o Canadá, por conta de um problema com o visto de imigrante. Sem pensar muito, ela logo encontra uma solução: casar-se com Andrew Paxton. Daí você se pergunta onde entra o Alaska nessa história, certo? Bem, a proposta de Andrew – uma de suas condições para aceitar o casamento – é visitar o Alaska e conhecer a família dele. O filme se desenrola a partir dessa viagem, onde eles vão se conhecendo e se aproximando.

NO LIMITE

The Edge, no Brasil “No Limite”, é um filme de 1997 estrelado pelos atores Anthony Hopkins e Alec Baldwin onde os personagens principais, um bilionário e um fotógrafo, se envolvem em um acidente de avião (perceba que esse fator é uma constante nos filmes do gênero) e precisam ajudar um ao outro para manter-se vivos. O detalhe é que o bilionário Charles Morse desconfia do fotógrafo Robert Green, mas vê-se obrigado a conviver com ele devido ao acidente e dividir a luta pela sobrevivência que se impõe ao grupo.

ALASKA – UMA AVENTURA INACREDITÁVEL

O filme Alaska – Uma aventura inacreditável, lançado em 1996, conta a história da busca de Sean (Vincent Kartheiser) e Jessie Barnes (Thora Birch) pelo pai desaparecido, Jake Barnes (Dirk Benedict). Entre os locais de filmagem estão as montanhas Purcell e a cidade de Vancouver, ambas no Canadá.

Os irmãos e o pai, já viúvo, mudam-se para uma cidade do Alaska após a morte da mãe da mãe. No local, ele passa a atuar na entrega de suprimentos para outros lugares remotos por lá até o dia em sofre um acidente: o avião cai nas montanhas. Ao saber do que aconteceu, Sean e Jessi não hesitam e resolvem ir em busca do pai. O filme se desenrola a partir dessa aventura pelo Alaska e da amizade com um urso polar que é alvo de um caçador e eles tentam proteger.

Esse foi um dos primeiros filmes de Vincent Kartheiser, que ficou famoso mais tarde por seu papel na série Mad Men.

Você já assistiu algum desses filmes? Ficou animado para o conhecer o Alaska? Conte pra gente nos comentários! Se, por outro lado, você já conhece o local e suas maravilhas, não deixe de compartilhar conosco no Instagram, por meio da hashtag #mamutesviajantes.

    Leave a Reply