Como se vestir no frio: as melhores dicas Esquimós de Estilo Por Temperatura

Mala de inverno compacta: o guia completo de como montá-la!

13 de Janeiro de 2016
Como montar a mala de inverno ideal

A hora de fazer a mala de inverno sempre gera dúvidas… O que levar para que não falte nada? Como não passar frio durante a viagem? Os itens de inverno são mais volumosos e pesados do que os que levamos em viagens de verão, por isso é importante escolher bem o que é necessário para não sobrecarregar a mala.

É fato constatado pelos Mamutes da Oficina de Inverno que uma mala de viagem para o frio não precisa de muitas peças. Um conjunto de roupas essenciais e acessórios extras são suficientes para múltiplas produções e aquecimento nos locais com baixas temperaturas!

E foi com essa regra em mente que os Esquimós de Estilo da Oficina de Inverno prepararam uma mala de inverno de uma de nossas Mamutes que viajou nesse mês. Compartilharemos TUDO aqui com vocês! Nossa viajante passou 10 dias nos Estados Unidos enfrentando temperatura mínima de 0ºC e máxima de 9ºC. Além da variação climática, uma segunda preocupação foi o peso da bagagem. Como ela visitaria dois estados, a mala precisava ser leve para não exceder o peso permitido em voos domésticos nos EUA (23 kg).

Acompanhe como resolvemos isso com o segredo da mala de frio enxuta para viajar sem peso!


O que levar na mala de inverno

Itens para levar na mala de frio

Com opções de produções de roupa de frio para o dia e para a noite, a mala de inverno para os 10 dias de viagem era composta por:

A mamute viajante Maria Tereza preparou um conteúdo super completo sobre o assunto, que compartilhamos no nosso perfil @oficinadeinverno no Instagram e você pode conferir logo abaixo:

1. Kit térmico: os essenciais na mala de viagem de frio

Kit Térmico

Os itens térmicos são essenciais para uma boa mala de viagem para o frio. Eles formam a principal camada de proteção no inverno, retendo o calor natural do nosso corpo. Os itens térmicos da Oficina de Inverno possuem tecido antibacteriano para serem usados por vários dias seguidos sem odor – e sem que você precise levar várias peças. No caso da Super Térmica, por exemplo, você pode usar por 7 dias – isso mesmo, uma semana inteirinha!

A blusa e a calça térmica foram os primeiros itens a garantirmos na mala! Eles podem ser usados por baixo de qualquer um dos outros itens de segunda camada, garantindo a proteção ao frio. Em sua composição há nano partículas de prata, permitindo que a segunda camada seja usada repetidas vezes, por não permitir a formação de odores.

Ainda na leva do kit de peças essenciais, colocamos a meia calça Outono e a meia de lã Super Snow. A meia calça é ideal para usar por cima da legging térmica em um dia de média temperatura ou por baixo da calça de lã quando a calça térmica não for necessária. Já a meia térmica é uma opção de meia soquete para usar com a bota. As meias podem ser usadas mais de uma vez, mas apenas de forma intercalada – dia sim, dia não. Por esse motivo colocamos dois pares delas na mala.

Completando a nossa lista de itens essenciais, a gola térmica, o protetor de orelha e as luvas térmicas não poderiam ficar de fora. A gola térmica é uma peça muito prática, pois em dias de frio intenso e ventos cortantes você pode usá-la até a altura do nariz, acabando com o martírio da respiração congelada. Quanto às luvas escolhidas para essa viagem, nossa Mamute Viajante optou pela luva Nevasca, que é mais eficiente o que a luva térmica porque tem o plus de também proteger do vento.

2. Legging de lã: a melhor calça de viagem no inverno

Mala de inverno, Leggings, calças de frio

Após decidirmos os itens térmicos passamos para a escolha do que levar como segunda camada na mala de inverno.

Nas pernas a melhor opção é a calça de tricot. Para a viagem escolhemos duas, ambas em cores neutras. O preto e o chumbo permitem combinações com vários itens das peças de cima, facilitando o mix.

Por possuírem elastano em sua composição, as calças de tricot são extremamente flexíveis mesmo quando usadas com a calça térmica por baixo. As calças jeans nem entraram na mala, por exigência da nossa própria viajante! E nós assinamos embaixo! Explicamos: o primeiro ponto é que a calça jeans leva algodão em sua composição. Esse é um material poroso, por onde o vento passa facilmente, reduzindo a temperatura corporal, e ainda é pesado, ocupando mais espaço na mala.

Além disso, as calças jeans são mais incômodas com outras camadas abaixo. Sabe aquela agonia nas dobras do joelho? Pois é, péssimo! Por fim, elas – as calças jeans – perdem para as calças de tricot nos quesitos conforto e elegância.  A nossa recomendação é que você deixe o jeans em casa. Desapega! 

Agora se você precisa de mais um incentivo para substituir sua calça jeans por uma calça de tricot, aqui vai mais uma boa justificativa: a legging de lã é bem mais versátil. Além de ser usada como calça nas composições com blusas, ela pode completar a composição para ser usada com vestidos e saias, especialmente para looks noturnos. Dupla função em uma peça, como nós amamos!


Quais os melhores fios e tecidos para o inverno


3. Blusas e vestidos: pouca quantidade, muitas combinações

Blusas e vestidos

Passando para a segunda camada da parte superior do look, as escolhas para a mala de inverno ficaram entre blusas e vestidos. Além de decidir quais levar, tivemos cuidado para saber QUANTAS peças levar. Precisávamos de opções para 10 dias, que permitissem variados looks e certa flexibilidade para as ocasiões.

Seguimos o cálculo base que sempre fazemos para determinar a quantidade ideal de blusas e vestidos na viagem:

{Número de dias de viagem x 2 (um look para o dia e outro para a noite)}/3 (pois cada peça pode ser repetida em 3 looks sem problema)

Assim, temos: (10 dias x 2 looks por dia)/ 3 = aproximadamente 7 peças para usar na parte superior.

Acabamos aumentando para 8 peças na hora de montar os looks, pois estava muito difícil eliminar os finalistas da mala! No total, foram 3 blusas de tricot coloridas, três cardigãs neutros (para que a nossa viajante pudesse montar diferentes combinações com essas blusas) e 2 vestidos (para serem usados com as leggings de tricot).

Você pode pensar: mas só 8 peças para 20 looks que ela precisava para esses 10 dias? Sim! A mesma peça pode ser usada duas vezes com estilos opostos! O que irá diferenciar as produções para cada um dos momentos da viagem serão os acessórios com o qual eles combinarão. Falando neles…

4. Acessórios de frio: os coringas da mala de inverno

Acessórios de frio: gola térmica, cachecol, luvas térmicas, luvas de couro Mônaco

Se tem algo que não economizamos ao fazer a mala de frio é em acessórios! A nossa Mamute levou com ela 6 cachecóis de diferentes estilos e 1 estola para enrolar o pescoço com muito estilo. Para a cabeça, ela levou duas opções de chapéus. Assim, quando o clima permitir, ela pode trocar o protetor de orelha por um charme extra. E para ter uma opção mais elegante de luvas acrescentamos um modelo de pelica que alternaria com a nossa luva térmica de cada dia.

Quando você estiver montando a sua mala de frio também não se acanhe com os acessórios! Eles são leves, ocupam pouco espaço e tornam os looks de frio cheios de charme!

5. Casaco, o seu maior companheiro de viagem

Casacos de frio

Por fim, mas não menos importante: um excelente casaco! Como a viagem da nossa Mamute exigia alguns looks formais e ela é muito básica, não tivemos muita dúvida: a escolha foi o clássico casaco preto de lã italiana que ela já tinha da última viagem. Sim, casacos durando anos desde sempre!

Com lã natural de ovelha em sua composição, o casaco segura o frio até nas temperaturas mais baixas. O corte acinturado e a gola recortada o tornam elegante para o dia e, sobretudo, para a noite. Para completar: a cor preta e o comprimento tornam-o adequado para ser usado em qualquer parte da viagem!

Por ser coringa, apenas esse casaco se tornou suficiente para todas as produções da viagem pelos 10 dias. Porém, se você quiser levar mais uma opção para variar, sua mala certamente terá um espaço extra.

Pronto! Foram com esses itens escolhidos que a nossa Mamute viajou protegida e bem vestida por 10 dias de viagem! Como visto, o que importa não é a quantidade, mas a escolha de peças adequadas que combinem entre si!


#Bônus do Mamute: e na mala de bordo?

As roupas de frio para a viagem já foram escolhidas, mas quais dessas peças foram na mala de bordo? A mala de bordo em viagens para o frio sempre é muito importante, pois quando chegamos no destino já é preciso se vestir para sair do aeroporto. Isso porque estava quente na origem, mas no destino é outra história! Além disso, imprevistos podem acontecer e a mala despachada ser extraviada. Rezamos que não, mas é preciso se preparar!

Por esse motivo é essencial levar um item de cada peça na mala de bordo. Dessa forma, o mais importante estará com você se algo acontecer.

Na mala de bordo que preparamos para nossa mamute colocamos: a blusa térmica, a calça térmica, uma meia térmica, a luva térmica, a gola térmica, o protetor de orelha e um cachecol. O casaco de lã foi na mão, assim como a bota. A nossa dica é sair com uma sapatilha, que é mais confortável, e levar a bota para trocar após a aterrissagem.

A calça legging de tricot Premium da Oficina de Inverno e uma blusa de manga longa de tricot foram as peças com as quais ela já viajou vestida. A legging por ser super confortável e a blusa mais larga para não incomodar durante o vôo. Ela também vestiu uma camiseta por baixo, para o caso de sentir calor no aeroporto.

Veja os tamanhos das malas e pesos em cada uma delas:

Malas e pesos

A bagagem de frio para essa viagem totalizou 15 kg, sendo 9,2 kg na mala despachada e 5,8 kg na mala de bordo! É importante ressaltar que ambas as malas usadas são muito leves. Nesse sentido, outras malas podem ter variações de peso, já que algumas pesam até 5 kg. Tenha cuidado pois se a sua mala de bordo for pesada, ela já leva embora boa parte do peso que você possui direito a carregar.

Então foi assim que montamos uma mala de inverno prática, completa e repleta de opções de roupas para VIVER muitos momentos calorosos no frio! Siga as nossas dicas para ter uma mala completa sem exageros!

A Oficina de Inverno oferece o melhor custo benefício quando o assunto é roupa de frio. Nossas peças aliam conforto, estilo e proteção contra o frio. Assim, são peças atemporais, que ficarão com você por muitos invernos e te acompanharão em muitas viagens.

Tem alguma dúvida? Fale conosco nos comentários abaixo ou em um dos nossos canais de comunicação:

E-mail: contato@oficinadeinverno.com.br
Telefone: (85) 3021-6852 | (86) 98853-4855
WhatsApp: clique aqui
Instagram: @oficinadeinverno
Fale com os mamutes!

  • Reply
    Amanda
    10 de Março de 2016 at 13:39

    Meninas, amei as dicas. Estou viajando para Whistler mês que vem e estava meio perdida na quantidade de peças que teria de levar. Obrigada pela ajuda 🙂 Ah, e vocês sabem a marca dessa bota? Fiquei apaixonada.

  • Reply
    Inverno no Chile: O que levar na mala
    12 de Abril de 2016 at 12:55

    […] Vou deixar para vocês um post bem bacana e bem completo do site Oficina de Inverno. Clique aqui. […]

  • Reply
    Juliana Oliveira
    27 de junho de 2016 at 00:39

    Meninas adorei a matéria. Estarei indo para Santiago no Chile para passar uma semana em agosto.
    O que vocês sugerem?
    Sou bem básica…
    Obrigada

    • Reply
      Oficina de Inverno
      22 de julho de 2016 at 14:49

      Oi Juliana, Saudações geladas!
      Entrarei em contato com vc por e-mail 🙂
      Abraços quentinhos e até mais!

      • Reply
        Lucilene
        10 de Maio de 2017 at 17:32

        Olá,
        Adoraria receber as dicas. também vou viajar para santiago em agosto.

  • Reply
    Francisca
    19 de setembro de 2016 at 15:29

    Estou adorando as informações.

  • Reply
    Francisca
    19 de setembro de 2016 at 15:29

    Estou adorando suas informações.

  • Reply
    mariana
    20 de setembro de 2016 at 19:23

    ola, super adorei as dicas.
    voces pode me enviar o valor total si eu les comprase todos os items da mala de inverno da publicação? estou viajando em dezembro para espanha (BCN, Madrid + unos dias na neve de Andorra) e estou super confusa de como fazer minha mala.

    obrigada

    • Reply
      Oficina de Inverno
      24 de setembro de 2016 at 15:13

      Olá Mariana, Saudações Geladas!
      Te respondemos por e-mail para te atender melhor.
      Sopros de neve!

  • Reply
    Fabiane Magalhães
    11 de Janeiro de 2017 at 19:51

    Olá, estou indo para o Chile início de agosto /2017 e gostaria de saber onde comprar TDS esses itens pois não tem nada, é minha primeira viagem para local tão frio assim!

    • Reply
      Oficina de Inverno
      13 de Março de 2017 at 15:35

      Olá Fabiane,
      Saudações Geladas!

      Enviei para você por e-mail as informações sobre os produtos da Oficina de Inverno que aparecem no post.

      Sopros de neve!

    • Reply
      Lucilene
      10 de Maio de 2017 at 17:33

      Também quero. please.

  • Reply
    luciana monteiro
    17 de Fevereiro de 2017 at 12:14

    Precisando da ajuda de vocês
    Vocês podem me enviar o valor total caso eu comprasse todos os items da mala de inverno da publicação?

    • Reply
      Oficina de Inverno
      13 de Março de 2017 at 15:16

      Olá Luciana,
      Saudações Geladas!

      Enviei para você por e-mail as informações sobre os produtos da Oficina de Inverno que aparecem no post.

      Sopros de neve!

      • Reply
        Adriana
        15 de Março de 2017 at 12:54

        Por favor, gostaria de receber tb.
        Irei para Santiago na segunda quinzena de julho, 10 dias. Tenho interesse em todas as peças. Também gostaria de sugestões para um adolescente de 14 anos e uma criança de 9 anos. O que levar?
        Obrigada e parabéns pelo post.

  • Reply
    Adriana
    21 de Abril de 2017 at 13:57

    Otimas dicas,meninas! Gostaria de uma ajudinha sobre o que usar no Chile agora em maio(outono lá,mas já com frio *_*)!Obrigada

  • Reply
    Poliane
    22 de Abril de 2017 at 19:58

    Gostaria de informações dos itens que aparece nessa mala. Estou indo em julho p Santiago

  • Reply
    Luciana Trindade
    1 de agosto de 2017 at 14:18

    Gostei muito das sugestões! Gostaria que vocês me dessem uma sugestão pois em fevereiro de 2018 viajarei para os EUA, 17 dias em Orlando, temperatura não tão baixa e 25 dias em Ohio, com temperaturas abaixo de zero.
    Gostaria também de saber os preços das peças que vocês mostraram na matéria e que estejam disponíveis na loja de vocês

    • Reply
      Mamute
      20 de dezembro de 2017 at 19:57

      Oi Luciana, como vai?

      As duas cidades registram temperaturas em diferentes mesmo! Para Orlando, você pode usar roupas mais leves (blusa de manga longa, de algodão, ou blusa de manga curta com um suéter por cima) e calça jeans, que já são suficientes para protegê-la do frio ameno.

      Já em Ohio você vai precisar usar a regra das três camadas. Explicamos direitinho aqui!

      Para acessar o valor de cada peça, você pode clicar nos links da matéria ou visitar o nosso Iglu: http://www.oficinadeinverno.com.br/

      Pedimos perdão pela demora na resposta!

      Abraços quentinhos e uma feliz viagem!
      Mamute Redatora

  • Reply
    Erica
    1 de setembro de 2017 at 11:58

    Oi gente, tudo bom? Vocês têm dica pra montar a mochila ou mala compacta? Porque no Natal vou viajar com minhas primas pra Europa e aqueles voos econômicos não permitem despacho de mala. Como faz pra montar uma bolsa na medida pra aquele frio do caramba? E os líquidos? Vi no site do Estadão a dica de colocar em frascos transparentes e de até 100 ml, mas na última vez que fui o pessoal nas esteiras de raio-x leu os rótulos dos meus frascos e não permitiu que meu primo embarcasse com os transparentes. O QUE FAZER??!!?! :OOOO

    • Reply
      Mamute
      20 de dezembro de 2017 at 19:49

      Oi Erica, saudações calorosas!

      Viajar leve é uma tendência, para além dos entraves das companhias aéreas. Temos um guia completíssimo sobre o assunto e você pode adequar os itens para a mala de bordo. Leia aqui

      Quanto aos líquidos, essa é a dica que recomendamos também! A maior parte dos aeroportos segue essa regra de plásticos transparentes de até 100ml. Porém, como a fiscalização é subjetiva, alguns fiscais barram se acharem “suspeito”. Infelizmente não dá para argumentar muito sobre esse ponto com eles.

      Qualquer dúvida é só falar! 🙂 Perdão pela demora na resposta!

      Abraços quentinhos e uma feliz viagem!
      Mamute Redatora

  • Reply
    Bruna
    24 de Janeiro de 2018 at 15:31

    Vou para o Chile no final de abril / início de maio desse ano.. Estou na dúvida cruel sobre o que levar, até pq queria fazer umas comprinhas lá. Poderia me ajudar?

    • Reply
      Mamute
      25 de Janeiro de 2018 at 15:31

      Oi Bruna, saudações calorosas!

      Você vai para qual cidade? Isso nos ajudar a sabermos melhor como te ajudar. 🙂

  • Reply
    Letícia
    20 de Abril de 2018 at 07:31

    Bom dia!!!
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo artigo!!! Super útil é prático!!!
    Gostaria de uma dica… Onde acho essa calça legging de lã??

    • Reply
      Mamute
      20 de Abril de 2018 at 15:47

      Oi Letícia. Saudações calorosas!

      Muito obrigada! Ficamos felizes em ajudar os mamutes que visitam o blog.
      Te respondi pelo e-mail, para um melhor atendimento!

      Sopros de neve!
      Mamute Redatora

  • Reply
    Daiane Dario
    5 de julho de 2018 at 23:26

    Olá meninas, ótimos dicas!! Mas poderiam me ajudar com dicas para mala para viagem ao Peru na primeira semana de outubro, serão 8 dias. Estou bem perdida!! Obrigada

    • Reply
      Mamute
      6 de julho de 2018 at 18:56

      Olá Daiane, saudações geladas! 🙂

      As médias históricas na primeira semana de outubro ficam em torno dos 15 graus (temperatura máxima) e entre 3 e 5 graus (temperatura mínima).
      Como a temperatura é bem variável e pode haver chuva, você poderia me informar para qual cidade você vai viajar para eu lhe ajudar melhor?

      Sopros de neve,
      Mamute Ananda

  • Reply
    Eliane
    17 de dezembro de 2018 at 16:42

    vou para Santiago em Junho de 2019, primeira viagem internacional e para o frio, nao sei o que levar , alguem pode me ajudar.??

    • Reply
      Mamute
      18 de dezembro de 2018 at 17:37

      Olá, Eliane!
      Saudações calorosas!

      Que coisa boa! Santiago nesse período é uma cidade muito maravilhosa de estar. Excelente escolha! Sobre as suas dúvidas, uma de nossas Mamutes ai entrar em contato com você para um atendimento personalizado.

      Obrigada por acompanhar o blog!
      Sopros de neve,
      Mamute Ananda

  • Reply
    Paula
    2 de Abril de 2019 at 22:11

    Adorei o post! Principalmente o cálculo básico de peças de roupa! Ajudou bastante 😉

    • Reply
      Mamute
      2 de Abril de 2019 at 22:35

      Olá, Paula!
      Saudações calorosas!

      Ficamos muito felizes em saber que o post foi útil. O cálculo de peças de roupas é uma ajuda e tanto, né? Ninguém merece passar frio ou errar no número de peças necessárias para a viagem.

      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Sopros de neve,
      Mamute Ananda

  • Reply
    Vanessa
    9 de Maio de 2019 at 16:38

    Boa tarde.
    Estarei indo para Santiago do Chile .. 4 dias gostaria de ajuda para o que levar ?
    Obrigada

    • Reply
      Mamute
      9 de Maio de 2019 at 21:00

      Olá, Vanessa!
      Saudações calorosas 🙂

      A mala compacta é ideal para você, tendo em vista que será um viagem curta. O ideal é levar poucas peças e diversificar nos acessórios. Quando você vai? Isso vai nos auxiliar a montar uma lista específica para as suas necessidades.

      Fico no aguardo,
      Mamute Ananda

  • Reply
    Vanessa
    11 de Maio de 2019 at 00:45

    Mamute.
    Boa noite ..
    Irei dia 09/08
    Volta 13/08.
    Obrigada pela ajuda fico no aguardo

  • Reply
    Luciana
    12 de Maio de 2019 at 15:59

    Adorei as dicas, vou pra Santiago no final de junho e estou perdida em oq levar. Poderiam me ajudar?

  • Reply
    Carina
    9 de setembro de 2019 at 13:02

    OIII!! Estou indo para Como na Italia em novembro, fico ate fevereiro. O que devo levar? vou com meu filho de 8 anos.

  • Reply
    O que levar na mala para o Alaska? Confira dicas para a viagem! - Oficina de Inverno
    24 de outubro de 2019 at 15:49

    […] viajar para o Alaska, mas mesmo assim quer uma mala compacta? Esse post é para você! A Oficina de Inverno traz um guia com o que levar na mala para o Alaska. Embora pareça, não é algo difícil e os […]

  • Reply
    Gramado no inverno: guia completo de como se vestir no frio da Suíça brasileira!
    28 de Janeiro de 2020 at 18:52

    […] você está planejando a sua viagem para Gramado no inverno, vale a pena conferir o nosso post “Mala de inverno compacta: o guia completo de como montá-la!”. Nele, ensinamos tudo sobre a mala de viagem ideal para uma viagem no inverno. Entre as dicas, […]

  • Reply
    El Chaltén, na Patagônia Argentina: o que fazer, quando ir e outras dicas
    1 de Maio de 2020 at 08:26

    […] Entretanto, leve o necessário na mochila para não ter sobrecarga de peso durante as trilhas. Veja aqui como fazer uma mala de frio […]

  • Reply
    Guia completo: como montar mala de viagem compacta no outono - Oficina de Inverno
    8 de Maio de 2020 at 21:15

    […] mostramos no guia para fazer uma mala de inverno compacta, uma mala para o frio (seja do inverno ou outono) não precisa de muitas peças. “Um conjunto de […]

  • Reply
    7 estações de esqui no Canadá para curtir o frio! - Oficina de Inverno
    1 de junho de 2020 at 12:33

    […] Mala de inverno compacta: o guia completo de como montá-la! (leia aqui) […]

  • Reply
    Vai fazer intercâmbio no Canadá? Confira dicas úteis - Oficina de Inverno
    1 de junho de 2020 at 15:01

    […] Mala de inverno compacta: o guia completo de como montá-la! (leia aqui) […]

  • Reply
    Dicas de Amsterdam e Holanda que você precisa ler antes da viagem
    27 de junho de 2020 at 14:42

    […] Para ter uma previsão precisa e viajar bem preparado, vale a pena conferir o site AccuWeather. Confira também o nosso guia que ensina como fazer a mala compacta de inverno perfeita. Leia aqui! […]

  • Reply
    Checklist de viagem: o que fazer antes de viajar no inverno? - Oficina de Inverno
    1 de outubro de 2020 at 12:05

    […] O ideal é levar roupas de tricot, fleece e couro, por exemplo. Falamos sobre os tecidos ideais para o inverno no post “Tecidos para inverno: saiba como escolher a peça ideal para a sua viagem“. Para conferir como montar a mala ideal para uma viagem no inverno, leia o post “Mala de inverno compacta: o guia completo de como montá-la!“. […]

  • Reply
    Veja como se vestir no inverno em Dublin e o que levar na mala
    28 de outubro de 2020 at 17:39

    […] O que levar na mala de inverno compacta: guia completo (leia aqui!) […]

  • Reply
    O que é roupa térmica, como funciona e para que serve a peça
    7 de novembro de 2020 at 17:53

    […] Mala de inverno compacta: o guia completo de como montá-la! (leia aqui) […]

  • Reply
    Calça térmica masculina para frio é essencial no inverno!
    9 de novembro de 2020 at 15:38

    […] usada por vários dias sem lavar e sem ter odores. Mochileiros, viajantes que preferem fazer uma mala compacta ou ainda que farão viagens curtas (de negócios ou lazer) se beneficiarão dessa […]

Leave a Reply