O que fazer em Nova York em 5 dias: um guia completo

O que fazer em Nova York em 5 dias: um guia completo

Com 8,6 milhões de habitantes (dados de 2017), Nova York é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e uma das maiores (e mais famosas) do mundo. Seja dos filmes, séries ou dos seus sonhos, não temos dúvida que você tem uma ideia de como a cidade é. Ou como deve ser viver por lá. Em todo caso, se você está planejando uma viagem para a cidade e quer saber o que fazer em Nova York em 5 dias, veio ao lugar certo. A Oficina de Inverno preparou um roteiro de 5 dias na cidade.

Neste guia, você vai encontrar:

  • O que fazer em Nova York em 5 dias: um roteiro com os highlights da cidade;
  • Um guia explicando como Nova York é dividida para você se orientar por lá;
  • Informações úteis sobre os principais pontos turísticos da cidade;
  • Sugestões extras para você ampliar o roteiro.

Conforme falamos na nossa seleção de pontos turísticos de Nova York, não é à toa que a cidade está sempre bem posicionada entre os melhores destinos do mundo. Cosmopolita, multicultural, Nova York é um destino como poucos no mundo. Em cada canto da cidade há coisas novas para conhecer a cada viagem. Por isso, queremos que você conheça também esse lugar pelo qual somos apaixonados!


Conheça Nova York

A divisão territorial de Nova York fala muito sobre a história da cidade. Cada área – os chamados boroughs ou distritos – tem características próprias. Tais características as tornam únicas e também são pistas para o que você pode ver em cada local. São cinco distritos em Nova York: The Bronx, Queens, Brooklyn, Staten Island e Manhattan.

Manhattan

Um dos distritos mais famosos, Manhattan também abriga alguns dos pontos turísticos mais visitados de Nova York. Entre eles, a Quinta Avenida (5th Avenue), Empire State Building, One Trade Center, memorial 9/11, Broadway, Times Square e Central Park.

Brooklyn

Esse é um dos distritos mais descolados na cidade. O hype em torno do Brooklyn é gigantesco! Não é para menos: o local é mesmo muito bacana e repleto de coisas para fazer e ver. Um dos cartões postais desse borough é a ponte que leva o nome do local (de onde é possível avistar Manhattan). Além disso, há muitas feiras gastronômicas (como a Smorgasburg) por lá e tem ainda Coney Island, uma ilhazinha com dois parques de diversões muito legais.

The Bronx

Quem não lembra do Bronx de “Todo mundo odeia o Chris”? O distrito foi se popularizando e com o tempo tem perdido a aura negativa que tinha há algumas décadas. O preconceito dos novaiorquinos com a região era bem maior, já que tinham a ideia de que era uma área extremamente perigosa. No Bronx estão radicados muitos imigrantes que chegam a Nova York, a exemplo dos armênios.

Queens

Provavelmente esse é o primeiro distrito que você vai passar em Nova York, porque os aeroportos John F. Kennedy e La Guardia ficam no Queens. No local ficam o estádio do time de baseball New York Mets, Flushing Meadow Park, o centro de arte MoMA PS1 e o Museu da Imagem em Movimento.

É também no Queens que fica Astoria, conhecido como o bairro dos brasileiros em Nova York, já que há muitos conterrâneos nossos por lá. Caso esteja com saudade do bom arroz com feijão, não faltam boas opções de restaurantes por lá.

Staten Island

Esse é, sem dúvidas, o distrito menos conhecido dos turistas que visitam Nova York – e também o menos populoso. Entre os demais distritos, sempre há um filme, série, uma história sendo contada e que envolve o local. No caso de Staten Island é mais difícil de achar.

Nem por isso a região deve ser desvalorizada e se tiver passando mais tempo na cidade, não deixe visitar a área, que tem muitos prédios históricos. Por lá, você vai encontrar Historic Richmond Town, por exemplo. Trata-se de um povoado rural restaurado é possível ver casas do século XVII. Do mesmo século é o Fort Wadsworth, que foi construído pelos holandeses que colonizaram o local.


O que fazer em Nova York em 5 dias

Para os cinco dias na cidade de Nova York, buscamos montar um roteiro que o fizesse conhecer não só a área principal e mais turística da cidade. É importante fazer esse roteiro turístico básico, mas quem vai passar cinco dias pode alçar voos maiores e saber o que mais faz Nova York ser o que ela é. Por isso, começamos o roteiro por Central Park e arredores, passamos pela região de Meatpacking District com o High Line Park, fomos até o Brooklyn e o Queens até chegar à icônica Estátua da Liberdade.

Esperamos que você se divirta com esse roteiro preparado com todo cuidado. Fique à vontade para fazer as adequações que julgar serem pertinentes para tornar esse roteiro ainda mais com a sua cara! Vale lembrar que a melhor forma de se deslocar por Nova York, então aproveite esse prático e econômico meio de transporte para conhecer a cidade.

Roteiro 1º dia em Nova York: tour pelo Central Park e vizinhanças

Apenas o Central Park vai tomar boa parte do seu dia, então montamos um tour reduzido (menos locais) para este dia. Vista roupas confortáveis porque neste primeiro dia há passeios ao ar livre e muita caminhada. Veja o mapa do primeiro dia aqui.

1. Central Park

Este é “O” cartão-postal de Nova York. Não há quem não tenha sonhado em conhecê-lo ao vê-lo como cenário em tantos filmes de Hollywood. Quem já viu, não cansa de visitar e sempre retorna ao Central Park. Ponto turístico famosa da cidade, não há melhor forma de começar a explorar Nova York.

Endereço: 14 East 60th St New York, NY 10022
Site: https://www.centralparknyc.org/
Telefone: +1 212-310-6600

2. Guggenheim Museum

Fundado em 1939, o Guggenheim Museum fica pertinho do Central Park. Em seu acervo, importantes nomes como Picasso, Van Gogh e Monet. Saiba mais sobre o local no post “11 museus em Nova York que você vai adorar conhecer!”.

Endereço: 1071 5th Ave, New York, NY 10128, Estados Unidos
Site: https://www.guggenheim.org/
Telefone: +1 212-423-3500

3. Metropolitan Museum of Art (MET)

Outro ponto obrigatório na cidade, o Metropolitan Museum of Art (MET) também fica na área do Central Park. O local foi fundado em 1870 e conta com objetos de diversas civilizações e épocas. Visite a unidade da 5th Avenue, a mais famosa das três existentes. Conforme mostramos no post sobre museus em Nova York, há ainda outras duas unidades: o MET Cloister e o Breuer.

Endereço: 1000 5th Ave, New York, NY 10028, Estados Unidos
Site: https://www.metmuseum.org/
Telefone: +1 212-535-7710

4. American Museum of Natural History

Quem viu o filme “Uma noite no museu” (2006) vai lembrar do cenário assim que puser os pés no Museu Americano de História Natural. Falamos dele no post sobre museus em Nova York e você pode conferir aqui. Na ida até o museu não deixe de visitar o Strawberry Fields, memorial a John Lennon dentro do Central Park.

Endereço: 200 Central Park West, New York, NY 10024, Estados Unidos
Site: https://www.amnh.org/
Telefone: +1 212-769-5100

5. Times Square

Termine o dia batendo perna na Times Square. Outro cartão-postal de Nova York, a praça é conhecida como “crossroads of the world” (ou cruzamento do mundo, em português), já que fica no cruzamento da Broadway com a 42nd Street e a 7ª Avenida, em Midtown, no distrito de Manhattan.

A praça recebeu este nome por conta do jornal New York Times, que ficava ali. É um dos locais mais visitados da cidade e não pode passar batido em um roteiro de Nova York. Ali você vai encontrar diversos pontos de interesse, como o museu de cera Madame Tussauds e a Broadway.

Site: https://www.timessquarenyc.org/


Roteiro 2º dia em Nova York: High Line Park, Rockfeller e Empire State

Para o terceiro dia, você vai visitar a região do Meatpacking District, com o High Line Park, passando também pelo Chelsea Market (comida para todos os gostos). O dia fecha com a visita aos maiores arranha-céus da cidade. Para montar o roteiro, nada de excessos. Selecionamos pontos que vão pegar mais tempo visitando e, por isso, vale a pena conhecer com calma. Veja o mapa do segundo dia aqui.

1. High Line

O parque suspenso, construído sobre os trilhos do trem inativo, é uma das maravilhas mais recentes da cidade. High Line Park é uma boa forma de começar o segundo dia em Nova York. Falamos dele neste post e você pode conhecer mais antes da viagem.

Site: https://www.thehighline.org/
Telefone: +1 212-500-6035

2. Chelsea Market

Visitar mercados em uma viagem é uma boa forma de imergir na vida da cidade e conhecer melhor os hábitos dos locais. Por isso, nada melhor que conhecer o Chelsea Market, pertinho do High Line. Para quem curte tour gastronômico, então… Esse passeio é imperdível!

Endereço: 75 9th Ave, New York, NY 10011, Estados Unidos
Site: https://www.chelseamarket.com/
Telefone: +1 212-652-2111

3. Whitney Museum of American Art

Na mesma área fica o Whitney Museum of American Art, dedicado à arte contemporânea estadunidense, como o próprio nome já anuncia. O museu foi batizado em homenagem à sua fundadora, Gertrude Vanderbilt Whitney, que o inaugurou em 1931.

Endereço: 99 Gansevoort St, New York, NY 10014, Estados Unidos
Site: https://whitney.org/
Telefone: +1 212-570-3600

4. Distrito histórico do SoHo

Saindo da região do High Line, pegue um Uber até o SoHo para desbravar o bairro, hoje uma região badalada da cidade após revitalização da cidade no século passado. Por lá, não deixe de passar pelo distrito histórico com as emblemáticas fachadas de ferro fundido (cast iron em inglês).

5. Empire State Building

Quase terminando o roteiro do segundo dia, visite o Empire State Building, um dos edifícios mais famosos não de Nova York, mas do mundo. Construído nos anos 1930 com 381 metros de altura (443 se contar a torre de antena), o prédio é um ícone do skyline novaiorquino e merece a visita!

Endereço: 20 W 34th St, New York, NY 10001, Estados Unidos
Site: https://www.esbnyc.com/pt
Telefone: +1 212-736-3100

6. Top of the Rock

Termine o dia no Top of The Rock, o mirante do Rockfeller Center. O ideal é ajustar o passeio para conseguir visitar o local durante o pôr-do-sol. O visual é incrível e uma das grandes vantagens do Top of the Rock é ter a visão do Empire State. Ali você também pode aproveitar para jantar ou descer e passear mais um pouco antes da hora de ir para o hotel. Se procurar boas opções para curtir a noite novaiorquina, confira este post sobre restaurantes de cobertura na cidade.

Endereço: 30 Rockefeller Plaza, New York, NY 10112, Estados Unidos
Site: https://www.topoftherocknyc.com/languages/pt-br/visite/
Telefone: +1 212-698-2000


Roteiro 3º dia em Nova York: desbravando o Brooklyn

O Brooklyn é outra parte muito importante da cidade que não poderia faltar no roteiro de viagem para Nova York. Por isso, selecionamos um dia inteiro para você desbravar a região. Veja o mapa do terceiro dia aqui.

1. Brooklyn Bridge

Nada melhor do que começar o terceiro dia de viagem em outro ponto icônico da cidade. A Brooklyn Bridge é bem tranquila de ser atravessada e vai proporcionar uma bela vista da cidade, além de render fotos incríveis. Escolha a sua roupa mais confortável e curta esse primeiro ponto do nosso roteiro!

2. DUMBO

Dumbo, assim como SoHo e muitos outros bairros da cidade, é uma sigla e significa “Down Under Manhattan Bridge Overpass”. Ali, conheça o Brooklyn Bridge Park e bata perna pela região. O pequeno bairro é ótimo pra começar o dia passeando e fazendo belos registros fotográficos. Também aproveite para conhecer o excelente Shake Shack, com seus hamburgueres que fazem o maior sucesso na vizinhança. Não deixe de passar também pela Jane’s Carousel.

3. Prospect Park

O terceiro ponto do roteiro no Brooklyn é o Prospect Park. Você pode pegar um Uber até o local para facilitar as coisas. Ali dentro você vai encontrar, além do próprio parque, um zoológico, jardim botânico, ciclovia e o Brooklyn Museum. O parque é muito rico e é bem legal para fazer uma parada e relaxar.

Site: https://www.prospectpark.org/
Telefone: +1 718-965-8951

4. Coney Island

Para fechar o dia vá até Coney Island, o icônico bairro dentro do Brooklyn. Os locais mais famosos são Wonder Wheel, a roda gigante, o Luna Park, famoso parque de diversões e, claro, as praias.


Roteiro 4º dia em Nova York: tour pelo Queens

Nada melhor que uma região multicultural para fazer um tour cheio de cultura. O distrito do Queens é o maior da cidade e pessoas de diferentes nacionalidades o povoam. Veja o mapa do quarto dia em Nova York aqui.

1. Museu da Imagem em Movimento

Esse é um passeio que vai tomar boa parte da manhã para ser feito como se deve. Localizado no bairro de Astoria, o Museum of the Moving Image ou Museu da Imagem em Movimento é um local riquíssimo em termos de acervo. Há muita coisa para ser vista e os fãs de TV, cinema e games certamente vão achar esse local um paraíso. O local também conta com exposições temporárias, como foi o caso daquela sobre a série Mad Men.

Endereço: 36-01 35th Ave, Astoria, NY 11106, Estados Unidos
Site: http://www.movingimage.us/
Telefone: +1 718-777-6800

2. Kaufman Astoria Studios

Ainda no terreno do audiovisual, o segundo ponto da lista é o Kaufman Astoria Studios. Praticamente colado no Museu da Imagem em Movimento, o Kaufman Astoria Studios é um local emblemático, pois foi a sede original da Paramount Pictures. Além disso, produções famosas, como Orange is the new black da Netflix e Men in Black 3, foram gravadas ali. Infelizmente, não dá pra fazer visitas no local, mas vale a pena fazer o registro!

Endereço: 34-12 36th St, Astoria, NY 11106, Estados Unidos
Site: https://www.kaufmanastoria.com/
Telefone: +1 718-392-5600

3. MoMA PS1

Fundado em 1971 por Alanna Heiss, o MoMA PS1 nasceu como Institute for Art and Urban Resources Inc., com o objetivo de organizar exibições em locais abandonados da cidade. Foi só no ano 2000 que o local se tornou parte do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Endereço: 22-25 Jackson Ave, Long Island City, NY 11101, Estados Unidos
Site: https://www.moma.org/ps1
Telefone: +1 718-784-2084

4. Louis Armstrong House Museum

O quarto ponto do roteiro é o Louis Armstrong House Museum, nada mais nada menos que a própria residência do cantor e instrumentista de 1943 até a sua morte. Grande nome do jazz, Armstrong escolheu uma área para viver onde a mistura de culturas é pujante. No local, você vai poder conhecer mais da vida dele através dos seus objetos pessoais, mantidos ali.

Endereço: 34-56 107th St, Corona, NY 11368, Estados Unidos
Site: https://www.louisarmstronghouse.org/
Telefone: +1 718-478-8274

5. Queens Botanical Garden

Encerre o tour por esse distrito no Queens Botanical Garden, localizado no Flushing. Além do próprio jardim, com área de 15 hectares, ali você também pode visitar a galeria de arte instalada no espaço. Se ainda der tempo e você estiver disposto(a), visite o Flushing Meadows-Corona Park.

Endereço: 43-50 Main St, Flushing, NY 11355, Estados Unidos
Site: https://queensbotanical.org/
Telefone: +1 718-886-3800


Roteiro 5º dia em Nova York: Estátua da Liberdade e Governors Island

Uma viagem à Nova York não está completa sem uma visita à Estátua da Liberdade, um dos mais célebres símbolos da cidade. Reserve a manhã do quinto dia para fazer o passeio, pare para o almoço e em seguida visite a Governors Island, outro ponto interessante da cidade, mas ainda pouco visitado. Para fechar o dia, não deixe de assistir um espetáculo na Broadway. Veja aqui o mapa do quinto dia.

1. Estátua da Liberdade

Com 93 metros de altura, a emblemática Estátua da Liberdade foi construída no século XIX como homenagem francesa aos norte-americanos. A estátua veio da França, após ser construída por lá e desmontada para que fosse transportada até os EUA. Segundo a revista Superinteressante,

O trabalho começou em 1875 e exigiu dez anos. A “casca” foi feita com 80 toneladas de cobre norueguês, que, batido à mão, resultou nas formas da grande dama. O processo se assemelhou a um quebra-cabeça de muitas peças, montado sobre uma estrutura de aço projetada por Alexandre Gustave Eiffel (o mesmo da famosa torre parisiense).

O rosto da estátua teve como inspiração as feições da mãe de Bartholdi. Em 1885, toda pronta e tinindo, com 46,50 metros e pesando quase 225 toneladas, a estátua precisou ser desmontada e acondicionada em 214 caixas antes de ser embarcada para Nova York, onde reina sobre um pedestal de alvenaria erguido pelos americanos na ilha Liberty.

Site: https://www.nps.gov/stli/index.htm
Telefone: +1 212-363-3200

2. Governors Island

À tarde visite a Governors Island. A ilha já foi base militar e residência de generais. Por lá, você vai encontrar fortificações, casas de madeiras, exposições, entre outros. Por ser uma ilha, como o próprio nome anuncia, você precisará pegar o ferry nas docas do Battery Park (por isso ele está marcado no mapa). Fica a menos de 1 km de distância dali.

Site: https://govisland.com/

3. Broadway

Feche seu quinto e último dia em Nova York assistindo um espetáculo na Broadway. Quem nunca ouviu falar dos famosos musicais que acontecem ali? Para encerrar a viagem em grande estilo, nada melhor que conferir de perto todo o esplendor daquele lugar. Fique atento pois há vendas com preços mais baratos dos ingressos que sobraram para os espetáculos do dia no quiosque TKTS.

Site: https://www.broadway.org/pt/shows


Bônus: bate e volta até Cold Spring

Para você que tem mais dias de viagem nos Estados Unidos e a oportunidade de conhecer outros locais, Cold Spring é a nossa sugestão de complemento ao roteiro. Distante apenas 1h40 de Nova York, a charmosa vila nas proximidades da cidade. Localizada ao Norte de Manhattan, em Hudson Valley, Cold Spring é um deleite para quem a visita. No outono, as cores ficam ainda mais bonitas. É uma excelente forma de respirar do burburinho de Nova York e relaxar em um fim de semana tranquilo.

O ideal é caminhar mesmo pela vila para conhecer cada cantinho. Main Street reúne muitos restaurantes, lojas de artesanato, entre outros. Também não pode faltar na viagem uma visita ao Bannerman Castle. O castelo oferece tours guiados. Se quiser entrar em contato maior com a natureza, faça as trilhas dos Hudson Highlands State Park. A poucos quilômetros dali fica o museu de arte contemporânea Dia:Beacon, que pode fechar o roteiro.

Para ir até Cold Spring você pode alugar um carro ou usar o sistema Metro-North, que liga a região Norte de Nova York à Manhattan. Veja mais informações aqui.


Saiba mais sobre Nova York


Esquenta para a Viagem

Tudo bem que não é muito difícil se adaptar a uma cidade como Nova York, mas estamos aqui para dar aquela ajuda extra! Para que você possa se ambientar com a cidade e entender melhor como ela funciona, trazemos um “esquenta” para a viagem.

Assista Friends

O Central Park foi não só o cenário de cenas da série, como é um dos trocadilhos da série. O Central Perk é a famosa cafeteria onde os amigos se encontraram tantas vezes!

Poucas coisas refletem mais o espírito novaiorquino do que a série Friends. Ambientada em Nova York, a série traz a jornada de crescimento pessoal dos amigos Rachel, Monica, Phoebe, Ross, Joey e Chandler. Com episódios curtos, mas muito divertidos, você vai conhecendo um pouco da cidade ao acompanhar a história – e desventuras – desses friends.

Todo mundo odeia o Chris mostra o Bronx

Como já mencionado, você pode conhecer um pouco mais da história do Bronx – e o preconceito que os seus moradores sofriam – por meio da série Todo mundo odeia o Chris. Através das divertidas histórias de Chris e Greg conhecemos um pouco mais dessa dinâmica.

O poderoso chefão retrata um pouco da imigração italiana

A trilogia que é um clássico do cinema conta a história de uma família de mafiosos que controlava negócios ilegais em Nova York. Essa é uma família de imigrantes italianos nos anos 1940 e 1950, comandada Vito Corleone. Algumas décadas antes, a imigração italiana foi massiva, vindo muitos deles para no Brasil, como se sabe.


A Oficina de Inverno tem uma série de conteúdos a respeito de Nova York, essa cidade pela qual somos apaixonados! Para conferir todos eles é só clicar aqui. E conte pra gente nos comentários qual desses locais você mais gostaria de conhecer em Nova York. Se já visitou a cidade (ou está indo pra lá), não deixe de compartilhar conosco no Instagram, por meio da hashtag #mamutesviajantes.