Estações de esqui na França: veja 6 opções de locais + dicas

Estações de esqui na França: veja 6 opções de locais + dicas

Esqui na França é uma atividade bastante atrativa no inverno e diversão na certa! Turistas de diversos países em todo o mundo visitam o país todos os anos buscando as excelentes estações de esqui na França e todos os atrativos que elas oferecem. Em termos de qualidade, a França tem de sobra – algumas, inclusive, estão entre as melhores do mundo.

Por isso, a Oficina de Inverno traz, neste post, uma seleção de 6 estações de esqui na França para você conhecer. Selecionamos os locais levando em consideração diferentes tipos de públicos (do iniciante ao expert), serviços oferecidos e valores cobrados por eles. Assim, tem opções para quem vai gastar mais ou para quem está com o orçamento apertado.


Quando viajar para esquiar na França?

O inverno europeu, que ocorre entre os meses de dezembro e março, é a época ideal para a prática do esqui e é, também, o período onde acontece a chamada alta temporada na França, ou seja, quando as pessoas procuram mais o país para aproveitar a neve e o esporte. No continente europeu são famosos para a prática do esqui, além da França, também Suíça, Itália e Áustria. Estes países, especialmente na região dos Alpes, proporcionam condições perfeitas para esquiar, o que é maravilhoso para os turistas que buscam aventuras na neve. Vamos, então, às opções de locais para esquiar na França?


Onde esquiar: estações de esqui na França

Para ajudar você a escolher o melhor local para esquiar na França, separamos as principais estações de esqui do país, mostrando também aquilo que as caracteriza. Assim, você pode observar qual local está dentro das suas expectativas, desejos e possibilidades.

1. Chamonix-Mont-Blanc – estações de esqui na França

Aqui temos uma das mais regiões de esqui mais famosas. Situada no vale de Mont Blanc, Chamonix-Mont-Blanc conta com 27 pistas de esqui acima de 2.000 m de altura. Além disso, o visitante conta com a ajuda de um teleférico para chegar ao topo do Aiguille du Midi. Todas as informações sobre esqui em Chamonix podem ser encontradas aqui. Embora o assunto aqui seja esqui na França, vale lembrar que a cidade é muito charmosa e convidativa a um passeio.

2. Les Arcs – estações de esqui na França

A estação de esqui está localizada nos Alpes Franceses, na comuna de Bourg-Saint-Maurice. A estação é subdividida em quatro estações: Arc 1600 (a original), Arc 1800, Arc 1950 e Arc 2000. Ao contrário do Val d’Isère, que você verá a seguir, Les Arcs possui opções variadas, que vão do iniciante ao profissional. Assim, há pistas mais fáceis e outras bastante íngremes, que atendem o público que já pratica esqui há mais tempo.

3. La Plagne

Esta estação de esqui possui uma ligação com a anterior, Les Arcs, de modo que é possível esquiar de uma para a outra. Embora as atividades de inverno, como esqui, sejam o carro-chefe de La Plagne, o local oferece outros tipos de atrações. Além disso, a área chamada Paradiski é o resultado da união entre estas duas estações de esqui somadas à Peisey-Vallandry. Ou seja, uma área esquiável bem maior que você pode aproveitar durante sua estadia na França.

——————–

4. Val d’Isère

Entre as atividades oferecidas pela estação não apenas o esqui. Você pode praticar também hiking e ciclismo, por exemplo. Além disso, o local conta com hospedagem, restaurante, opções de lazer e relaxamento, atividades culturais, entre outros.

Este é um ski resort mais indicado para pessoas que já tem alguma prática com o esqui, por isso talvez não seja o ideal para iniciantes. O nível de dificuldade das pistas é maior, o que pode acabar prejudicando a sua experiência se não está acostumado a esquiar. Se esta for a primeira vez, então, o mais recomendado seria buscar alguma das outras estações de esqui que selecionamos neste post. Para mais informações sobre a estação Val d’Isère clique aqui e navegue pelo site oficial.

5. Val Thorens

Aqui temos a estação de esqui mais alta da Europa e uma das queridinhas dos turistas que viajam até a França para esqui. Fica localizada em Saint-Martin-de-Belleville e fica dentro da maior área esquiável interligada do mundo, o Les 3 Vallées, que conecta oito resorts ao todo. Por conta da altitude a neve é constante, o que é um atrativo a mais para quem busca um bom local para esquiar na França.

Ademais, esta estação de esqui também tem a fama de ser mais badalada e frequentada pelo público jovem. No entanto, isso não significa que inexistam boas opções para família. Muito pelo contrário!

6. Courchevel

Para fechar a nossa lista de locais para esquiar na França, uma opção luxuosa. Se você deseja esquiar e aproveitar a experiência com tudo que tem direito, Courchevel é o seu lugar! Conhecido como um dos resorts de esqui mais imponentes do país, o local foi fundado em 1946 e também fica dentro do Les 3 Vallées. Por lá, você encontra pousadas, casas e chalés com diárias altas. Na sua história, Courchevel sediou a competição de saltos das Olimpíadas de Albertville, em 1992. Entre as atividades, você pode curtir o spa no hotel, esquiar, descer de trenó pelas pistas de neve. Você também pode contratar aulas de esqui, caso precise. Certamente, um local recheado de atrações!

Um outro diferencial desse resort é a quantidade de grifes de luxo que estão instaladas ali. De Prada a Hermès Chane, passando por Prada, Dior e Louis Vuitton. Para o público que frequenta, compras e diversão se juntam em um só espaço.

Gostou de saber mais sobre quando e onde esquiar na França? Se já visitou algum desses locais, não deixe de compartilhar a sua experiência conosco! E, para mais dicas de destinos de viagem, não deixe de acompanhar o nosso blog e nosso perfil no Instagram: @oficinadeinverno.