Aprenda como usar casaco de lã no inverno + dicas de looks

Aprenda como usar casaco de lã no inverno + dicas de looks

Está de viagem durante o inverno e não sabe muito bem o que levar na mala para garantir a proteção contra o frio no seu destino? O medo de passar frio no inverno é algo que te preocupa?

Saiba que, para tudo isso, os casacos são grandes aliados quando as temperaturas baixam, mas nem todo mundo conhece as formas mais adequadas de usá-la para garantir o aquecimento em qualquer temperatura, por mais rigoroso que seja o frio.

Pensando nisso, a Oficina de Inverno te ensina como usar casaco de lã, trazendo as vantagens de adquirir a peça e inspirações para montar seus looks. Tem para todos os estilos!

Como se diz na região Sul do Brasil, com o inverno é chegada a hora de “descer os casacos do armário”. Isso quer dizer que as roupas estavam guardadas na parte mais alta do guarda-roupa e “descem” para serem usadas com frequência no dia a dia. Em 2019 as temperaturas no inverno têm sido bastante baixas, o que pede roupas confortáveis e, principalmente, quentinhas.

O que é o casaco de lã

O casaco de lã é uma peça que compõe a terceira camada de roupas no look de inverno – veja mais sobre o sistema de camadas logo abaixo. Produzido em lã natural ou sintética, o modelo é um verdadeiro clássico do inverno. Há diversos tipos de casacos de lã, sendo os mais famosos de lã italiana, uruguaia e de tricot.

Vantagens do casaco de lã

O casaco de lã certamente é uma peça que não pode faltar no guarda-roupa de inverno. Mas essa é uma afirmação fácil demais de ser feita e nós gostamos de trabalhar com dados e informações precisas. E após muitas viagens no inverno, enfrentando muito frio, os Esquimós de Estilo da Oficina de Inverno afirmam sem medo de errar que:

#1. O casaco de lã é durável: você terá a peça por muitos invernos devido à qualidade do material, bastante resistente;

#2. O casaco de lã proporciona aquecimento extra;

#3. Os looks ficam muito mais estilosos com um casaco de lã de qualidade: o charme e elegância do casaco de lã é inquestionável, adicionando muito estilo ao look de inverno;

#4. O casaco de lã é versátil: seja qual for o seu estilo, há diversas formas de montar composições, que se adequam a situações tanto formais como informais;

#5. O casaco de lã é atemporal: por não se basear em tendências passageiras da fast fashion, essa é uma peça que nunca sai de moda.

Para saber mais sobre o assunto e o que há por trás de cada um desses pontos, não deixe de conferir o nosso post “5 motivos para você ter um casaco de lã e afastar o frio!“.

Como usar casaco de lã: look com saia ou vestido

Nesta opção de look, você pode combinar o casaco de lã italiana Verona preto com o vestido de tricot Flores Outonais, uma vest legging ou a saia Banff, por exemplo.

Dependendo dos acessórios usados, esse look pode ficar mais formal ou mais descolado. Com a vest legging, por exemplo, o look pode ficar mais casual. Elas são super confortáveis e ótimas para compor looks também para o frio ameno. O que vai diferenciar é o uso da roupa térmica. O modelo mais comprido fica ótimo com meias calças ou leggings de tricot.

VEJA AS PEÇAS DO LOOK ACIMA:

 Roupa térmica (para temperaturas abaixo de 10°C (recomendado) e 8°C (necessário)

 Vest Legging

 Casaco de lã italiana Verona preto

– Cachecol

 Protetor de orelhas Winter Power (cor preta)

 Luva Mônaco Pauline (cor preta)

 Meia-calça Outono

– Bota de couro Fivela na cor preta

Como usar casaco de lã: look sofisticado com a estola Sibéria

Esse é um look para quem deseja se destacar! Sofisticado e cheio de glamour, a composição tem a estola Sibéria como protagonista ao lado do casaco de lã italiana. Por isso, é interessante complementar o look com itens igualmente sofisticados, mas sóbrios, como uma legging de tricot na cor preta e ankle boots.

Para os homens, o sobretudo de lã uruguaia Daymán é uma excelente opção para o look com a estola Sibéria. Este casaco suporta o frio de até -10°C, possuindo alto poder de aquecimento. Por isso, ele é ideal para o frio intenso; por ser produzido em lã natural proporciona maior isolamento térmico, além de conforto para usar no inverno rigoroso. O grande diferencial do casaco de lã Daymán está na durabilidade, já que é uma peça de qualidade para ter no guarda-roupas por muito tempo.

Sobre a estola Sibéria

A estola Sibéria é produzida com couro e lã natural de ovelha. Acessórios confeccionados com estas matérias-primas são muito indicados para frio intenso. Isso acontece porque eles possuem isolante térmico natural, o que proporciona aquecimento e retenção de calor com máxima proteção.

Além do isolante térmico natural, outra grande vantagem da estola é a durabilidade do acessório. Um acessório como esse, se bem cuidado e conservado, pode durar uma vida inteira.

É perfeita para usar em eventos formais, como formaturas, casamentos ou saídas noturnas à restaurantes ou teatro, por exemplo. A estola é um clássico no inverno e um acessório unissex, além do seu uso também ser indicado para crianças.

A peça faz parte da linha Sibéria, exclusiva para quem ama glamour e busca acessórios estilosos e aquecidos. A linha possui peças de pelos e couro natural que dão elegância e estilo na hora de se aquecer no frio.

VEJA AS PEÇAS DO LOOK FEMININO ACIMA:

 Roupa térmica

– Blusa de frio cacharrel Beeville (cor preta)

– Casaco de lã italiana

 Calça legging Multi Estações (cor preta)

 Estola Sibéria (cor creme)

 Luva Mônaco Pauline (cor preta)

– Ankle boots

VEJA AS PEÇAS DO LOOK MASCULINO ACIMA:

 Roupa térmica

 Blusa cacharrel Beeville (cor chumbo)

 Sobretudo de lã uruguaia Daymán preto

 Estola Sibéria (cor preta)

– Luva de couro

– Boina

Como usar casaco de lã: composição com calça colorida

O casaco na cor bege foge do tradicional preto do inverno, se tornando um modelo diferenciado. Ainda assim é uma peça de fácil combinação e aqui entra outro diferencial desse look: a proposta é usar o casaco de lã italiana Verona bege com uma calça colorida. Na sugestão trazida pelos nossos Esquimós de Estilo, o look é composto com a calça legging Nevasca na cor azul.

VEJA AS PEÇAS DO LOOK ACIMA:

 Roupa térmica

– Blusa de frio manga longa

 Casaco de lã italiana Verona (cor bege)

– Calça legging Nevasca (cor azul)

– Cachecol

 Protetor de orelhas branco

– Bota cano curto

Como usar casaco de lã: looks românticos com o casaco de lã rosê

Seu estilo é mais romântico e você prefere apostar em um casaco de lã colorido? Então o casaco de lã italiana Merano na cor rosê é para você! A aposta nessa peça garante um look cheio de feminilidade. Você pode deixá-lo como o ponto de cor da composição, contrastando com as demais peças de roupa ou adicionar outros acessórios coloridos em cores complementares (outros tons de rosa, por exemplo).

VEJA AS PEÇAS DO LOOK ACIMA:

 Roupa térmica

– Blusa de frio manga longa

 Casaco de lã italiana Merano rosê

 Calça de lã reta

 Gorro de tricot Losangos (cor preta)

 Luva Mônaco Pauline (cor preta)

 Bota cano curto León

Como usar casaco de lã: diversificando com os acessórios

Você pode montar um look all black e trazer o ponto de cor ou diferencial no cachecol, como é o caso do look acima com o casaco masculino de lã uruguaia Malvin preto ou o look com o casaco feminino de lã italiana Merano preto.

VEJA AS PEÇAS DO LOOK MASCULINO ACIMA:

 Roupa térmica

– Blusa de frio cacharrel Beevile (cor bege)

 Casaco de lã uruguaia Malvin

 Calça social de lã

 Gola térmica Nevasca

 Gorro térmico Nevasca

 Luva Mônaco Pauline (cor preta)

 Bota cano curto León

VEJA AS PEÇAS DO LOOK FEMININO ACIMA:

 Roupa térmica

– Blusa cacharrel Beeville (cor bege)

 Casaco de lã italiana Merano

– Calça legging

 Luva Mônaco Pauline (cor preta)

– Gorro de couro e lã Sibéria (cor preta)

 Cachecol Zig Zag

– Bota de couro cano curto

Como usar casaco de lã: estilo tradicional e social

Para os homens que não abrem mão de um look mais sóbrio e discreto, lançando mão de um estilo mais social, o casaco de lã masculino é uma boa pedida! Para completar, a boina arremata a produção que é um clássico do estilo tradicional de inverno.

VEJA AS PEÇAS DO LOOK ACIMA:

 Roupa térmica

 Jaqueta Fleece Winter Explorer

 Calça social Winter

 Casaco de lã masculino

– Cachecol xadrez

 Luva Mônaco Pauline (cor preta)

– Boina

 Bota de couro Winter Explorer

Como cuidar do casaco de lã

Mora em um local quente e voltou de viagem? Ou mora em um local frio, mas chegou o verão? Hora de guardar o casaco de lã no armário! Esse é um momento que preocupa muito gente, mas não há motivos. A Oficina de Inverno ensina o passo a passo para cuidar e armazenar os seus casacos de maneira adequada.

Lembramos que o casaco de lã é uma peça extremamente durável. Por isso, com os cuidados certos, você terá a peça por muitos invernos.

Lavagem do casaco de lã

Um grande erro é guardar as roupas sem lavar. Mesmo que você tenha usado o seu casaco apenas uma vez – o que é bastante improvável -, não esqueça de lavá-lo antes de guardar no seu guarda-roupa. O contato com a pele, a sujeira de ambientes externos, a comida que eventualmente cai na roupa: todos esses componentes deixam fragmentos no casaco que atraem insetos indesejados. Além disso, com a umidade típica do inverno, suas roupas podem criar mofo. Por isso é tão importante guardar as roupas limpas!

Para lavar o casaco de lã, observe a etiqueta de cada peça com as recomendações. No geral, não é indicado lavar essa peça na máquina, e sim à mão. Além disso, observe o tipo de produto de limpeza utilizado para não agredir a sua roupa. As roupas de lã devem ser lavadas com sabão neutro ou de coco.

Secagem do casaco de lã

Não utilize secadora para secar o casaco de lã. O ideal aqui também não é expor ao sol, dando preferência por secar as peças à sombra.

Como guardar o casaco de lã

Essas peças devem ser guardadas em locais arejados, para manter a vida útil da roupa. Por isso, observe as condições do seu armário e, caso necessário, faça as devidas adaptações para que ele seja mais ventilado. Isso pode ser feito com a mudança de lugar do móvel, organizando-o para que não esteja tão “abarrotado” de roupas ou mantendo-o aberto em certos dias da semana ou mês para que possa entrar um ar. Você pode deixar um saquinho com giz branco ou sílica gel para absorver a umidade, evitando o mau cheiro e mofo.

Quer se aprofundar no tema e saber como guardar roupas de inverno? Então não deixe de ler o nosso post “Dicas úteis: saiba como cuidar e guardar as roupas de frio“. Lá você confere dicas sobre a lavagem, armazenamento e cuidado dessas peças.

Como se vestir no inverno: o sistema das camadas de roupas

Podemos dizer, sem medo de errar, que o sistema de uso das três camadas de roupa é uma das formas mais eficientes de se proteger contra o frio. O método é muito simples: consiste em vestir as peças de roupa em camadas específicas, de acordo com a sua função.

Explicamos: a primeira camada tem o objetivo de reter o calor natural do corpo e evitar a perda dele. Por isso, veste-se primeiro a roupa térmica. Dependendo da temperatura recomendamos a térmica Basics ou a Super Térmica (especialmente para o frio extremo).

A seguir, você veste a segunda camada, que compreende blusa de frio e calça. Por fim, a terceira camada arremata o look com casaco e acessórios de inverno.

Quer saber mais? Confira este e-book grátis!

Se você deseja ter sempre a mão um guia completo de como ficar bem aquecido nos dias mais frios do ano, não perca tempo e faça o download do nosso e-book Como se vestir no frio. Reunimos nesse material toda a expertise dos Esquimós de Estilo para te ajudar a ficar bem aquecido no inverno, com muito estilo.

São dicas sobre os tipos de fios utilizados nas roupas de inverno, quais deles aquecem mais, os tipos de tecidos, como se vestir no frio ameno, moderado e intenso, além de explicarmos por que você deve se vestir em camadas. É grátis e imperdível! Clique aqui e garanta já o seu!

Quer acompanhar as nossas aventuras no inverno e dos Mamutes Viajantes? Não deixe de seguir o nosso perfil no Instagram – @oficinadeinverno -, que está recheado de conteúdos bacanas. Por lá, tiramos as suas dúvidas sobre roupas de frio, o que levar na mala, como montar looks quentinhos e cheios de estilo… Você também nos encontra no WhatsApp, chat online, e-mail (contato@oficinadeinverno.com.br) e telefone [(85) 3021-6852].

Tudo isso você também encontra no iglu virtual, o nosso site, e nos iglus físicos de Fortaleza, Recife, Teresina e Goiânia. Os nossos produtos foram desenvolvidos para viajar o mundo junto com você e você vai encontrar o que precisa, desde blusas e casacos de frio a calças, roupas térmicas e acessórios de inverno. Os nossos Mamutes não te deixam no gelo!