Instagram

Siga o Mamute!

Esquimós de Estilo Por Temperatura

Inverno no Brasil registra recordes de baixas temperaturas; veja como se proteger!

7 de julho de 2019

Na última semana, as temperaturas despencaram em várias partes do Brasil e o frio chegou até no Acre – que normalmente apresenta temperaturas bem mais altas. Todo esse frio fez muitos brasileiros tirarem os cobertores e agasalhos do armário. Mesmo assim, muitos ainda reclamam de um frio difícil de suportar. O inverno no Brasil – como em todo o hemisfério sul do planeta – começa no dia 21 de junho e vai até 23 de setembro.

Conforme aponta a matéria “Temperaturas caem em boa parte do Brasil após início de inverno mais quente do que o normal“, do portal de notícias G1, o fenômeno acontece devido a uma massa polar que entrou no país pelas regiões Sul e Sudeste com a promessa de registrar as temperaturas mínimas mais baixas do ano. No Rio Grande do Sul, por exemplo, diversas cidades registraram temperaturas negativas. Em Goiânia, a capital de Goiás, a primeira previsão foi divulgada na semana passada foi de um frio que poderia chegar a 10°C; a cidade de Jataí, no interior do estado, registrou 2,6°C. Já em alguns pontos da região Sul foi registrada até a incidência de neve. Em Morro das Torres, na cidade de Urupema (SC), a sensação térmica chegou a -28°C no sábado (6), devido aos ventos fortes. Apaixonados por frio piram!

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Climatempo

ENTENDA

Porque para muitos todo esse frio é difícil de suportar? Em geral, mesmo com bastante frio, aqui no Brasil temos o hábito de usar roupas jeans no inverno. E outro grande erro é cometido: esquecer as roupas térmicas! Como fazemos questão de ressaltar, essa peça do vestuário é FUNDAMENTAL para a proteção contra o frio.

Por isso, o indicado é escolher roupas confeccionadas com fios em lã (natural ou sintética), cashmere, poliéster e acrílico. Tais materiais estão presentes em tecidos como o tricot, fleece e moletom.

Que roupas usar no Inverno no Brasil

Nesse frio todo, dá para se vestir em diversos estilos, do casual e despojado ao mais clássico. Casacos da esquerda para a direita: 1) look completo com jaqueta Chamois; 2) casaco doudoune longo Burnt; e 3) trench coat Windsor.

E por que o uso do jeans é contraindicado? Este é um tecido grosso produzido pela trama de no mínimo 60% algodão, trançado de modo a ter alta durabilidade. Os Esquimós de Estilo da Oficina de Inverno explicam que o fato do jeans possuir a maior parte da sua composição em algodão, fio altamente poroso e respirável bom para o verão, o jeans não é indicado para o inverno. Assim, não é recomendado para o frio moderado ou intenso, porque esses poros no tecido permite a entrada de vento e frio, facilitando o contato com o corpo e a perda de calor dele.

Além disso, é preciso usar o sistema de três camadas de roupa para ficar realmente aquecido e protegido do frio. Com essa regra bastante simples você mantém o calor natural do corpo retido e impede que o frio entre em contato com o corpo. O sistema consiste em vestir: 1) roupa térmica e meias; 2) blusa, calça e sapatos; 3) casaco e acessórios de inverno, como gorro, cachecol e luvas. Veja o passo a passo completo no nosso guia Como se vestir no inverno. Agora se você quer um guia completo sobre como se vestir durante a estação, confira o nosso e-book.

Dica do Mamute para manter-se aquecido

Inverno no Brasil em 2019

Os acessórios de inverno para a cabeça são responsáveis por uma parte importante da proteção contra o frio e são indispensáveis – Fotos: Oficina de Inverno

Basicamente, perdemos cerca de 30 a 40% do calor corporal através da cabeça. Portanto, quando está frio, o nosso organismo vai enviar sangue para a cabeça antes de qualquer coisa, pois o cérebro é o principal órgão do corpo e precisa ser mantido aquecido.

Assim, a primeira coisa que o nosso corpo faz é diminuir a circulação nas extremidades para enviar o sangue para a cabeça. É por isso que muitas pessoas sentem muito frio nas mãos e nos pés mesmo usando luvas, meias e até mesmo casacos mais grossos: nada disso adianta se a cabeça não for protegida adequadamente. Algumas opções são o gorro, a boina, chapéu, protetor de orelhas, balaclava e faixa térmica.

No post “Entenda a importância de usar acessórios de inverno” falamos mais sobre assunto. Não deixe de conferir!

INVERNO NO BRASIL: VEJA COMO ESTÁ O CLIMA NAS PRINCIPAIS CIDADES DO PAÍS

Neve na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online via Fotos Públicas

Fizemos uma seleção com a previsão do tempo em algumas das principais cidades do Brasil na noite deste domingo (7) e durante os próximos dias. Todas as imagens foram reproduzidas do site AccuWeather, que também recomendamos para consulta antes de viagens para destinos frios. Veja abaixo:

Inverno no Brasil

Previsão do tempo para Curitiba (Paraná) – Foto: Reprodução/AccuWeather

Inverno no Brasil

Previsão do tempo para Goiânia (Goiás) – Foto: Reprodução/AccuWeather

Inverno no Brasil

Previsão do tempo para Belo Horizonte (Minas Gerais) – Foto: Reprodução/AccuWeather

Inverno no Brasil

Previsão do tempo para Rio Branco (Acre) – Foto: Reprodução/AccuWeather

Inverno no Brasil

Previsão do tempo para Porto Alegre (Rio Grande do Sul) – Foto: Reprodução/AccuWeather

Inverno no Brasil

Previsão do tempo para Florianópolis (Santa Catarina) – Foto: Reprodução/AccuWeather

Previsão do tempo para Rio de Janeiro (RJ) – Foto: Reprodução/AccuWeather

Inverno no Brasil

Previsão do tempo para São Paulo (SP) – Foto: Reprodução/AccuWeather

Se você deseja ter sempre a mão um guia completo de como ficar bem aquecido nos dias mais frios do ano, não perca tempo e faça o download do nosso e-book Como se vestir no frio. Reunimos nesse material toda a expertise dos Esquimós de Estilo! São dicas sobre os tipos de fios utilizados nas roupas de inverno, quais deles aquecem mais, os tipos de tecidos, como se vestir no frio ameno, moderado e intenso, além de explicarmos por que você deve se vestir em camadas. É grátis e imperdível! Clique aqui e garanta já o seu!

A Oficina de Inverno está a um clique de distância, na internet, com entregas para todo o Brasil! Além disso, os nossos produtos estão disponíveis nas lojas físicas localizadas nas cidades de Fortaleza, Teresina, Recife e Goiânia. Ainda resta alguma dúvida sobre o conteúdo deste ou outros posts aqui do blog? Escreva para a gente em um dos nossos canais de comunicação! Você pode falar conosco aqui nos comentários, pelo Instagram (@oficinadeinverno), chat do site ou telefone.

* Foto da capa: Freestocks.org/Unsplash

    Leave a Reply