Safári na África do Sul: o que você precisa saber para aproveitar a experiência!

Safári na África do Sul: o que você precisa saber para aproveitar a experiência!

Mapa da Alemanha: 7 praças para visitar no inverno Lendo Safári na África do Sul: o que você precisa saber para aproveitar a experiência! 7 minuto Próximo 4 curiosidades sobre a Argentina: saiba mais acerca do país
Se você é do tipo aventureiro e conhecer a savana está dentro da sua concepção do que é visitar a África do Sul, este post é pra você! Conhecido no país como “game drive”, o safári é visto como uma experiência transformadora para todos que fazem o passeio. E, por mais que pareça perigoso, é bem guiado por dois profissionais. Um deles é o ranger, guia e motorista. O segundo é o tracker, uma espécie de copiloto que ajuda a guiar o passeio e escolher os melhores locais para ver os animais de perto. Pensando em todos os detalhes que envolvem uma viagem desse tipo, a Oficina de Inverno traz as melhores dicas para fazer o safári na África do Sul!

Como opções, você vai ver que a África do Sul oferece diversas alternativas para fazer o safári. Há mais de uma dezena de parques nacionais e outras tantas reservas naturais. Além disso, vale lembrar, a África do Sul não é o único país no qual você fazer um safári. A Tailândia e Botswana estão entre algumas das melhores opções para isso. Todavia, neste post, falaremos especificamente sobre as opções em território sul-africano.


Quando ir e quanto tempo ficar no safári

O período de outono e inverno (entre os meses de março e setembro) é a melhor época para fazer o safári na África do Sul. Além disso, a alta temporada acontece nos meses da primavera e verão (os mesmos do Brasil), o que pode ser uma informação a considerar para não escolher a época.

Quanto tempo ficar no safári é uma pergunta cuja resposta vai depender do tipo de experiência que você deseja ter. Todavia, para o melhor aproveitamento deste tipo de empreitada, é melhor reservar pelo menos três dias no safári.


Tipos de safári na África do Sul


Safári na África do Sul: conheça os tipos disponíveis e escolha o que mais combina com você!

 

Há diferentes tipos de safári no que diz respeito à forma de fazer o passeio, embora a programação possa parecer a mesma. Confira a seguir os tipos de safári na África do Sul. Vale lembrar que há opções diurnas e noturnas.

  • Fazer o passeio em um carro alugado, fechado, por conta própria, o que será mais barato;
  • Ficar no hotel dentro do parque ou reserva e fazer os “game drives” oferecidos por estes lodges;
  • Fazer o safári a pé, com supervisão do ranger de cada lodge;
  • Contratar um guia e fazer o safári de um dia no carro dele ou da empresa que oferece o serviço.

Qual é o melhor safári na África do Sul?

Sempre que este tipo de pergunta aparece, cumprimos a tarefa de lançar um olhar mais atento sobre a questão e dizer: “bem, depende”. Em termos de viagens, é difícil falar “esta ou aquela é, definitivamente, a melhor opção”. Sabemos que existem vários tipos de viajantes, com gostos, vontades e orçamentos diferentes para a viagem.

Por isso, preparamos uma lista com cinco opções de safári na África do Sul! Apresentamos as características de cada um, para que você possa tomar essa decisão com um verdadeiro embasamento.

1. Kruger National Park

Safári na África do Sul: Kruger National Park

 

Este é sempre um dos primeiros que aparecem em qualquer lista sobre o assunto e é um dos queridinhos dos viajantes no país. Há duas formas de visitar este espaço:

  • conhecendo a área pública do Kruger National Park, por meio de um passeio com guias, alugando um carro e passeando por conta própria, acampando ou ficando hospedado(a) em um dos lodges no parque;
  • ou visitando as reservas privadas, que demandam a hospedagem nos lodges privativos.

2. Shamwari Game Reserve

Embora o Kruger seja o primeiro nome a surgir na mente do viajante que busca um safári na África do Sul, a Shamwari Game Reserve é uma das muitas alternativas ao famoso parque. Localizada a 75 km de Port Elizabeth, a reserva conta com lodge de luxo, boa infraestrutura e atendimento. É mais um exemplo do tipo de reserva privada.

3. Madikwe Game Reserve


Safári na África do Sul: Madikwe Game Reserve

 

Lar dos Big Five, localizada na fronteira do país com Botswana, você vai encontrar a Madikwe Game Reserve, uma das principais reservas da África do Sul. Os Big Five, que mencionamos há pouco, são os cinco animais que formam o grupo de animais mais perigosos para os caçadores: leão, rinocerante, elefante, búfalo e leopardo. Você vai levar cinco horas de viagem por terra entre o aeroporto de Joanesburgo e a reserva. Há a possibilidade também de fazer a viagem de avião. Verifique as opções com o seu lodge.

Madikwe Game Reserve é do tipo que você precisa ficar hospedado para poder desfrutar do espaço. Uma boa opção ali é Mosetlha Bush Camp, mais barata que outros lodges da reserva. Outra boa alternativa é o Rhulani Safari Lodge, um espaço de luxo com profissionais treinados para tornar a experiência ainda mais especial.

4. Gondwana Game Reserve

Mais uma opção para quem deseja ir além do Kruger National Park: Gondwana Game Reserve é uma reserva privada em Mossel Bay, na Garden Route. Um plus nesse passeio é que o cenário é diferente, com vista para as montanhas. Além das opções do safári, o viajante hospedado neste lodge pode curtir também as inúmeras atividades indoor, como o spa e até mesmo golfe! Certamente, uma bela forma de diversificar o turismo no local.

5. Pilanesberg National Park & Game Reserve


Safári na África do Sul: Pilanesberg National Park

Por fim, a nossa quinta sugestão para o safári na África do Sul é uma opção mais econômica e pertinho de Joanesburgo: o Pilanesberg National Park & Game Reserve. Ali você tem as duas opções de passeio, tanto na área do parque nacional como a hospedagem nos lodges da reserva privada. Também vai encontrar por ali os Big Five, dentre outros animais. Além da vantajosa proximidade com a capital sul-africana, você conta com uma diversidade de hospedagens e atividades no local.


Saiba mais sobre a África do Sul


Gostou de saber mais sobre como fazer um safári na África do Sul? Você pode continuar acompanhando o nosso blog para outras dicas como essa. Além disso, pode também visitar o nosso perfil no Instagram para mais dicas de viagem. Basta buscar por @oficinadeinverno ou clicar aqui e seguir agora mesmo!