Instagram

Siga o Mamute!

África do Sul Mamute Cultural

Mamute Responde: é seguro viajar para a África do Sul?

26 de julho de 2018
É seguro viajar para a África do Sul

Publicamos este post sobre vários pontos turísticos legais para se conhecer em Cape Town (uma das três capitais da África do Sul) e a Joana nos questionou nos comentários:

Estou querendo viajar sozinha. É seguro ir para a África do Sul?

A África do Sul é mesmo esse lugar que desperta muita curiosidade. Longe do circuito que muita gente faz em suas viagens para o exterior – em especial EUA e Europa –, o país merece e muito ser visitado. Ao longo do mês publicamos posts que comprovam isso! Pensando na pergunta da Joana, a Oficina de Inverno tira essa e outras dúvidas sobre a África do Sul.

É SEGURO VIAJAR PARA A ÁFRICA DO SUL?

Além da questão “mulheres viajando sozinhas” que abordamos neste post, a dúvida se a África do Sul é segura ou não é bastante comum. Esse país acolhedor é também bastante desigual: nas áreas e cidades mais nobres, você pode andar tranquilamente, em segurança. É o caso da própria Cape Town e também de Johannesburgo.

Os índices de violência de que ouvimos falar e esse medo que se disseminou no imaginário das pessoas estão bastante concentrados nos bairros mais periféricos e pobres. Esses locais ficam distantes dos pontos turísticos e grandes cidades, que são os locais onde normalmente os turistas se concentram. Em termos de segurança, há semelhanças com o Brasil. No entanto, a sensação de tranquilidade com certeza é maior na terra de Nelson Mandela. Os crimes contra turistas por lá são raros, apesar das estatísticas de violência no país.

É aquela coisa: você precisa estar atento, como em qualquer lugar do mundo, mesmo os mais seguros. Então, sim: você pode viajar para o país em segurança.

PORQUE A DIREÇÃO DO CARRO FICA DO LADO DIREITO?

A mão inglesa é usada em 76 países (Foto: Tom Holmes/Unsplash)

Mais uma herança da colonização britânica, a mão inglesa (direção do lado direito) é o padrão na África do Sul. Assim como vemos nos países do Reino Unido, a direção fica no lado oposto ao que usamos aqui no Brasil e na maior parte dos países do mundo. Como tudo tem um porquê (e uma história), o uso da mão inglesa começou a ser feito por causa das batalhas ainda na Idade Média.

Segundo a revista Superinteressante, na Inglaterra medieval os cavaleiros empunhavam as espadas com a mão direita e se mantinham à esquerda para atacar possíveis oponentes com mais facilidade. Por causa disso, os condutores de carroças adotaram a circulação pelo lado esquerdo. Hoje, 76 países utilizam a mão inglesa.

A ÁFRICA DO SUL TEM ONZE IDIOMAS OFICIAIS?

Uma garota em Port Elizabeth, na África do Sul (Foto: Katie Moum/Unsplash)

Sim! São eles: Inglês, Afrikaans, Ndebele, Xhosa, Zulu, Sepedi, Sesotho, Setswana, Siswati, Tshivenda e Xitsonga. O país tinha apenas dois idiomas oficiais até 1994, quando o regime de apartheid foi extinto. Nessa época, outros nove idiomas foram incorporados e se tornaram oficiais na África do Sul. Esses eram os idiomas negros, ignorados pelo governo branco e separatista. Mesmo com a integração desses idiomas, o Inglês ainda é a língua mais falada em território sul-africano.

PORQUE A ÁFRICA DO SUL TEM TRÊS CAPITAIS?

Em Soweto, um dos bairros mais famosos de Johannesburgo. Nelson Mandela viveu nessa região (Foto: Marc Steenbeke/Unsplash)

Esse é outro aspecto da África do Sul que gera dúvidas e até mesmo surpresa nas pessoas. Também é um aspecto intimamente ligado à história do regime separatista que era a principal política de governo por mais de 50 anos. Assim, a descentralização dos três poderes ocorreu como estratégia do governo branco de dificultar a resistência e a tomada de poder pelos negros. Assim, os governantes sul-africanos optaram por três capitais: a sede do Legislativo é Cape Town, Bloemfontein é a sede do Judiciário e Pretória, do Executivo.

Você tem outras dúvidas sobre a África do Sul? Escreva pra gente nos comentários! E nos acompanhe nas redes sociais: estamos no Instagram e Facebook!

Foto da capa: Mantas Hesthaven/Unsplash

    Leave a Reply