Como se vestir no frio: as melhores dicas Irlanda

Como se vestir no inverno em Dublin: dicas e peças essenciais para levar na mala

23 de setembro de 2020
Como se vestir no inverno em Dublin

Como se vestir no inverno em Dublin é uma preocupação comum de quem está viajando para a Irlanda com destino à cidade. E com razão! Com um clima instável e frio intenso, saber o que levar na mala e como se vestir em Dublin é crucial para aproveitar a viagem. Se você não deseja entrar numa fria e quer viajar bem preparado, este post é pra você! Para resolver a questão, a Oficina de Inverno traz um guia útil para os viajantes a caminho de Dublin!


O clima em Dublin e Irlanda

Curiosidades sobre a Irlanda

Como se vestir no inverno em Dublin: conheça o clima na cidade

Antes de saber como se vestir no inverno em Dublin, convém entender como o clima se comporta no país. Munido(a) dessas informações, você conseguirá tomar as decisões mais acertadas ao escolher o que levar na mala para Dublin.

Mas antes de entrar neste assunto, uma dica: sempre faça uma pesquisa prévia da previsão do tempo no período da sua viagem. Para isso, recomendamos o site AccuWeather, que contém informações completas e precisas.

  • Geografia da Irlanda e o clima

A Irlanda fica localizada no hemisfério Norte do globo terrestre e, por isso, o inverno acontece entre os meses de dezembro e março. O clima por lá é um capítulo à parte: muita chuva e vento durante a maior parte do ano. Quanto à neve, assim como Londres, Dublin não costuma ter muitos dias de neve durante o inverno, ao contrário do que se pode pensar.

Inegavelmente, o clima em Dublin é bastante imprevisível, de maneira geral. Por isso, além das roupas de inverno certas, não esqueça de levar sempre um guarda-chuva na bolsa durante os passeios!

  • Estações do ano e o clima

O período de clima mais frio em Dublin (e na Irlanda de modo geral) concentra-se no outono (setembro a meados de dezembro) e inverno. Você vai enfrentar para bastante frio, pois as temperaturas podem variar ao longo do dia, com temperaturas ainda mais baixas durante a noite. Mas nada tema: com as roupas certas você vai tirar todo esse frio de letra!

Veja abaixo como funcionam as estações do ano na Irlanda e todo o hemisfério Norte:

ESTAÇÃO INÍCIO FIM
Primavera 20 de março 21 de junho
Verão 21 de junho 23 de setembro
Outono 22 ou 23 de setembro 22 de dezembro
Inverno 22 de dezembro 20 de março
  • Sensação térmica em Dublin

Devido à chuva e vento na cidade, a sensação térmica costuma ser de 2 a 5 graus a menos que a temperatura medida naquele dia – aquela que está no termômetro e na previsão do tempo. Uma dica do Mamute é sempre ficar de olho nesse detalhe. As condições climáticas de uma determinada cidade oferecem pistas do modo como você vai sentir o frio naquele lugar: mais ou menos intenso.


Informações gerais sobre como se vestir no frio

Para saber como se vestir no inverno em Dublin, é preciso levar alguns pontos em consideração. Nesse contexto de frio intenso, é importante também realizar o aquecimento de dentro para fora vestindo-se em camadas, conforme demonstramos a seguir.

O segredo para montar o look que você deseja mesmo quando as temperaturas estão abaixo de 0°C é fazer a composição em camadas. Erroneamente, muita gente acha que é preciso fazer um verdadeiro amontoado de roupas para ficar bem aquecido(a) no frio intenso. Entretanto, por experiência própria, nós precisamos informar que apenas três camadas podem ser suficientes.

Para saber mais sobre o uso das camadas de roupas e sua importância, confira aqui o nosso post completo sobre o assunto. Agora vejamos a seguir os detalhes de como se vestir no frio em Dublin, de forma específica.


Como se vestir no inverno em Dublin no frio intenso
(abaixo de 5ºC)

Agora que você já conhece a forma de se vestir que mais aquece no inverno, confira o passo a passo para montar o seu look de inverno na Irlanda!

1. Primeira camada

Como se vestir no inverno em Dublin

Como se vestir no inverno em Dublin: roupa Super Térmica

Pense no uso da primeira camada, a da roupa térmica, luvas e meias térmicas, como uma “preparação” para as outras camadas e peças escolhidas por você. O aquecimento deve ocorrer de dentro para fora, já que o calor do corpo pode e deve ser aproveitado para evitar que a temperatura do ambiente – às vezes congelante! – seja sentida.

É essencial levar a Super Térmica na viagem para Dublin! Ela é a térmica mais indicada e vai fazer a maior diferença na hora de viajar. Ela proporciona maior retenção de calor corporal, porque tem o forro peluciado. Isto quer dizer que você vai ficar quentinho mesmo em ambientes externos, com fortes ventos. A blusa e a calça Super Térmica são as peças que realmente vão te aquecer no frio intenso (com sensação térmica de 5°C a -10°C).

Veja as opções de roupas de frio para a primeira camada abaixo:

Roupa Super Térmica
≫ Luvas Térmicas + Nevasca ou de couro Mônaco
Meias Super Snow + Palmilhas de Ovelha

2. Segunda camada

O que vestir no inverno em Dublin

Como se vestir no inverno em Dublin: a segunda camada

Aqui você vai garantir que o trabalho realizado pela primeira camada seja reforçado. Para isso, deixe de lado tecidos porosos, que permitem a passagem do vento e o frio, diminuindo o calor corporal. Esse é o caso de tecidos de algodão ou que levam a fibra em sua composição. Um exemplo é o jeans. O ideal é investir em tecido acrílico, lã ou cashmere para as blusas e acrílico ou fleece para as calças.

Veja as opções de roupas de frio para a segunda camada abaixo:

Blusas de Tricot com trama fechada
Legging de Tricot Invernada, Invernada Dupla ou Nevasca (para mulheres) e Calça Winter (para homens)
Botas de Couro com forro de peluche (se a bota não for forrada, incluir a palmilha de lã natural)

3. Terceira camada

O que levar na mala para Dublin

Como se vestir no inverno em Dublin: a terceira camada

Por fim, a terceira camada irá proteger você de fatores externos além do frio, como o vento e a umidade. Esta camada dificulta a entrada do frio no corpo e, por isso, deve trabalhar em conjunto com as primeiras camadas, que retém o calor do corpo. É o caso dos casacos e os acessórios de inverno. Para o frio intenso da Irlanda, casacos leves não serão suficientes.

Veja as opções de roupas de frio para a terceira camada abaixo:

Casacos Doudoune com peluche ou Jaqueta Winter Explorer
Gorros: Winter, Nevasca e/ou Sibéria
Faixa térmica Nevasca e/ou protetores de Orelhas Winter Power
Cachecóis Nevasca e/ou Gola Nevasca


4 peças essenciais para se proteger no inverno em Dublin

Deixamos abaixo algumas dicas para escolher as principais peças do look de frio. Você deve levar todas as peças mencionadas no tópico sobre como se vestir, ficando atento às dicas abaixo:

1. Roupa térmica

Como escolher a roupa térmica ideal

Como se vestir no inverno em Dublin: veja a roupa térmica ideal para levar na mala

Para o frio intenso do inverno irlandês, a Super Térmica é a mais indicada. Isso porque a peça conta com forro peluciado (dupla camada de proteção, que retém melhor o calor corporal). Assim, você estará protegido de forma mais eficaz. Além disso, a nossa Super Térmica é produzida com tecido antibacteriano. Esta propriedade permite o uso da peça por até 7 dias sem precisar lavar, já que essa tecnologia impede a proliferação de bactérias.

A Super Térmica também é excelente para quem deseja viajar leve e monta uma mala compacta: ela funciona com todos os tipos de roupa e ocupa pouco espaço na bagagem.

2. Casaco

O que levar na mala de viagem para o inverno no Chile

Como se vestir no inverno em Dublin: na imagem, o casaco doudoune Moose (feminino) e a jaqueta Winter Explorer (masculino)

Por causa do clima gelado, com muita chuva e vento, a jaqueta Winter Explorer é a mais indicada para usar em Dublin se você pretende turistar à vontade pela cidade. Ela vai lhe manter protegido(a) nas andanças pela cidade, já que a jaqueta Winter Explorer enfrenta neve e chuva sem molhar de forma alguma. Você também pode levar casacos doudoune específicos para o frio intenso, com poliéster na parte externa, resistentes à água.

Caso queira levar uma segunda opção para a viagem, o casaco de lã italiana é uma boa pedida! Caso você tenha algum lugar especial em mente para visitar, ele é ideal para montar uma proposta de look mais elegante e sofisticado.

3. Gola térmica Nevasca

Acessórios térmicos - gola térmica

Como se vestir no inverno em Dublin: veja os casacos ideais para levar na mala

Para quem vai enfrentar o frio em Dublin, com muito vento e chuva, a gola térmica Nevasca é imprescindível. Ela protege o pescoço e o rosto do vento, além de protegê-lo(a) contra os problemas respiratórios mais comuns quando o clima é gelado – especialmente se você está saindo de uma cidade quente do Brasil e está pouco habituado(a) com o frio! A gola térmica é levinha e não faz volume no corpo e nem na mala. Assim, proporciona um benefício extra.

Além disso, para o inverno em Dublin você não pode esquecer de outros acessórios como gorros ou toucas, luvas e algum tipo de proteção extra para as orelhas, caso você seja mais sensível. Uma dica é optar por acessórios térmicos, que vão deixar você ainda mais quentinho. No caso das luvas, você pode usar em conjunto a luva térmica e uma luva de couro para ficar totalmente protegido do frio nas mãos.

4. Sapatos

Como se vestir no inverno em Dublin: veja quais os sapatos ideais para levar na mala

Para o clima úmido de Dublin, opte por sapatos resistentes à água. Deixe tênis e sapatilhas em casa! Opte por botas de couro, como é o caso da Winter Explorer (veja imagem acima) e da bota León (disponível nos modelos com e sem forro). Se a sua bota não for forrada, não esqueça de levar a palmilha de lã natural para obter aquecimento extra, sem esquecer, é claro, das meias térmicas!


Saiba mais sobre Dublin e a Irlanda

Lugar cheio de história e berço de escritores como Oscar Wilde, Bram Stoker e James Joyce, a Irlanda fica localizada perto de outros importantes países, como a Inglaterra e o País de Gales. Para quem está ligado na cultura pop, deve saber também que a Irlanda é o país natal de bandas como The Cranberries e U2.

Berço também de tradições que se espalharam por todo o mundo, o país tem a agitada Dublin como capital. Outra coisa bastante característica da Irlanda é o sotaque dos seus habitantes: bem mais carregado que outros países que também são falantes do inglês. Além dele, o país possui o irlandês como língua oficial desde 2005, idioma concentrado sobretudo no interior do país, afastado dos grandes centros.

Embora menos conhecida, a Irlanda é bastante querida por muitos turistas, com inúmeros motivos. A cultura e as paisagens são dois pontos que chamam bastante atenção. Para os brasileiros, a Irlanda tem um atrativo a mais que convida à escolha por visitá-la: não há exigência de visto. Tudo de bom!

>> Conheça mais sobre a Irlanda com os guias da Oficina de Inverno clicando aqui.


Mais dicas para se vestir em Dublin no inverno!

Somos da opinião que informação nunca é demais! Por isso, selecionamos alguns posts que podem ajudar o planejamento da viagem para Dublin:

  • O que levar na mala de inverno compacta: guia completo (leia aqui!)
  • Meia térmica funciona? Saiba como a peça protege do frio (leia aqui!)
  • Casaco corta vento: 3 opções para usar no frio (leia aqui!)
  • Veja os acessórios térmicos essenciais para o frio intenso (leia aqui!)

Em caso de dúvidas sobre como se vestir no inverno da Irlanda, não deixe de falar conosco! Você pode mandar uma mensagem na caixa de comentários abaixo! Pode entrar em contato também via WhatsApp, e-mail (contato@oficinadeinverno.com.br), chat online ou Instagram.

Gostou das nossas dicas? Visite agora o iglu virtual da Oficina de Inverno. Por lá, você encontra roupas de frio atemporais e cheias de estilo para lhe manter aquecido na viagem! Também estamos em Goiânia, Fortaleza e Teresina, cidades onde funcionam as nossas lojas físicas.

    Leave a Reply