Confira como se vestir em Londres no inverno e as peças essenciais para levar na mala

Confira como se vestir em Londres no inverno e as peças essenciais para levar na mala

Legging no frio: tudo o que você precisa saber sobre essa peça Lendo Confira como se vestir em Londres no inverno e as peças essenciais para levar na mala 12 minuto Próximo Como se vestir no inverno em Paris com as dicas da Oficina de Inverno
Como se vestir em Londres no inverno é uma dúvida comum dos viajantes que estão planejando uma visita à capital inglesa. O inverno em Londres não brinca e é preciso bastante preparo para enfrentá-lo! Mais preparo ainda se você está saindo de uma cidade com altas temperaturas, como é o caso de muitos municípios brasileiros.

Por isso, a Oficina de Inverno preparou um guia especial e completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Continue a leitura e confira!


O que você precisa saber sobre o clima de Londres


Ruas de Londres, com o Big Ben ao fundo – Foto: The Telegraph

Para este tópico, uma dica que sempre damos aos clientes que visitam as lojas físicas ou enviam suas dúvidas pelos nossos canais digitais, é verificar a previsão do tempo para os dias em que você vai viajar. Uma boa forma de fazer essa pesquisa é através do site AccuWeather, uma plataforma bastante completa.

Quando falamos em clima, as informações referem-se às médias históricas e a forma como o clima costuma se comportar em um determinado destino. Porém, como sabemos, uma série de fatores pode influenciar e acarretar mudanças. Por isso, é fundamental fazer a pesquisa para o período da viagem em questão. Dito isto, vamos às dicas!

  • Londres: localização e clima

Capital da Inglaterra, Londres fica localizada no hemisfério Norte do planeta Terra. Desse modo, a estação fria começa em novembro e só termina em março. Nesse período, as temperaturas costumam variar entre temperaturas próximas de 0ºC, podendo chegar à escala negativa das temperaturas, o que configura, portanto, frio intenso. Em períodos mais amenos, o frio é moderado.

Londres é uma cidade em que chove muito, assim a temperatura pode variar e ter imprevistos mesmo em estações de temperaturas mais amenas. Outro fator importante a observar é o vento. Em dias mais quentes a sensação térmica pode continuar sendo de baixa temperatura em razão de ventos fortes. Pense nisso para fazer as melhores escolhas de roupas para o inverno em Londres, com base em nosso guia a seguir.

Vale lembrar que não é sempre que neva em Londres, mas o clima é bem úmido e durante o inverno os dias são mais curtos.

  • Quais são as estações do ano mais frias em Londres?

De maneira geral, as estações mais frias do ano em Londres são outono e inverno. Durante esse período, as temperaturas caem bastante em relação ao verão, por exemplo, o que exige a preparação correta em relação ao vestuário. Afinal, ainda que Londres não seja a cidade mais fria da Europa, o clima é bastante frio para o padrão brasileiro.

Como a cidade está localizada no hemisfério Norte, as estações do ano acontecem nos seguintes períodos do ano:

ESTAÇÃO INÍCIO FIM
Primavera 20 de março 21 de junho
Verão 21 de junho 23 de setembro
Outono 22 ou 23 de setembro 22 de dezembro
Inverno 22 de dezembro 20 de março
  • Atenção à diferença entre temperatura e sensação térmica!

Você sabia que a sensação térmica que você pode ter em um determinado ambiente pode ser bem diferente da temperatura marcada no termômetro? Diversos fatores podem influenciar nessa equação: o seu nível de sensibilidade ao frio, se há ventos fortes ou muita umidade… É preciso estar atento(a) a tudo isso! O próprio AccuWeather mostra essa diferença quando apresenta o RealFeel: em uma dada temperatura, qual a verdadeira sensação térmica? Clique aqui e veja um exemplo.


O que você precisa saber para se vestir de forma adequada no frio

Antes de começarmos o guia propriamente dito, cabe algumas orientações sobre como se vestir no frio em Londres. Para se vestir no frio, se ele moderado ou intenso, a nossa principal recomendação é usar camadas de roupas.

Esse sistema é bastante eficiente na proteção contra o frio e vai te ajudar a ficar bem aquecido com poucas peças de roupas. Isso acontece porque cada peça cumpre uma função específica na composição do look, pensado justamente para protegê-lo(a) do frio.

Os locais fechados (geralmente) e o metrô possuem sistema de aquecimento. O grande truque, então, é escolher um tipo de agasalho que proteja nos ambientes externos e não sejam trabalhosos quando você chega em locais fechados – restaurantes e museus, por exemplo.

Colocar várias camadas de roupa pode não ser uma boa saída. Isso porque você pode acabar passando o dia tirando e colocando peças de roupa. Foque em escolher as peças certas para não precisar usar mais que três camadas.


Como se vestir no inverno em Londres durante o frio intenso
(abaixo de 5ºC)

Feitas as devidas introduções sobre o tema, veja agora como organizar a sua mala atendendo ao sistema de camadas de roupas:

1. Primeira camada

Para enfrentar o inverno em Londres começamos com a primeira camada, formada por roupa térmica, luvas e meias térmicas. Estes itens são indispensáveis na sua viagem para Londres. Isto acontece porque o clima londrino, conforme dissemos anteriormente, possui frio rigoroso no inverno, com muita chuva e vento.

Por causa do vento e da chuva, a sensação térmica pode estar mais baixa do que a temperatura ambiente e é justamente por isso que a roupa e acessórios térmicos se fazem indispensáveis. Estas peças garantirão que o calor corporal seja mantido e você permaneça aquecido(a) mesmo em temperaturas negativas.

Confira as opções de roupas de frio para usar na primeira camada:

 Roupa Super Térmica
≫ Luvas Térmicas + Nevasca ou de couro Mônaco
 Meias Super Snow + Palmilhas de lã natural

2. Segunda camada

Já na segunda camada de roupas, você chega ao ponto intermediário desse sistema. A ideia é garantir que a função da primeira camada de roupas seja reforçada. Por isso, é fundamental que você escolha peças que possuem uma trama fechada e que, portanto, impedem a entrada do vento e do frio.

Desse modo, deixe em casa as peças de algodão (em especial, jeans). Isto porque as peças de algodão são porosas e permitem a entrada do frio com facilidade, facilitando a perda de calor corporal.

Aqui você deve recorrer às peças confeccionadas com tecido acrílico, lã ou cashmere para as blusas e acrílico ou fleece para as calças.

Confira as opções de roupas de frio para usar na segunda camada:

 Blusas de Tricot (de lã natural ou sintética)
 Calça de frio
Para mulheres: calça de tricot reta ou legging (por exemplo, o modelo Invernada)
Para homens: calça de lã, como por exemplo, o modelo Winter
 Botas de couro forradas
E atenção: caso a bota não seja forrada, use a palmilha de lã natural junto

3. Terceira camada

Por fim, a terceira camada é responsável não só por barrar a entrada do frio, como proteger de outros fatores externos, a exemplo da umidade.

Confira as opções de roupas de frio para usar na terceira camada:

 Casacos Doudoune com peluche ou Jaqueta Winter Explorer
 Gorros: Winter, Nevasca e/ou Sibéria
 Faixa térmica Nevasca e/ou protetores de orelhas
 Cachecóis Nevasca e/ou Gola Nevasca

Pronto! Agora você já sabe todas as dicas pra se preparar para o inverno de Londres, o que facilita e muito o planejamento. Mas quais peças são indispensáveis na sua mala de viagem? Vamos ver a seleção dos experts em frio da Oficina de Inverno!



Essenciais: confira as peças que não podem faltar na mala!

Para te ajudar a levar na mala as peças que têm mais a ver com o clima londrino, selecionamos 4 peças indispensáveis, que você confere a seguir! As recomendações feitas neste guia são feitas com base na sensibilidade térmica média de nossos viajantes. Você pode ajustar as nossas indicações de acordo com o seu perfil: se você é uma pessoa mais sensível ou mais resistente ao frio.

Saber o que levar na mala para Londres certamente vai te ajudar a aproveitar melhor a viagem. Afinal, ninguém quer entrar em uma fria e passar a viagem trancado no quarto de hotel ou visitando apenas locais fechados, não é mesmo?

1. Roupa Super Térmica

A roupa Super Térmica primeira camada na hora de se vestir e serve para reter o calor do corpo, garantindo que você não vá sofrer com o frio! O uso da roupa térmica é recomendado para temperaturas abaixo de 10ºC, mas abaixo de 8ºC já é considerado necessário para evitar o frio!

Além disso, ela é peluciada na parte interna da peça, respirável (o suor não fica em contato com o corpo) e antibacteriana (devido ao tratamento com nanopartículas de prata). Por isso, pode ser usada por até 7 dias sem lavar.

A roupa térmica é tão importante quanto um bom casaco. O casaco impede que o frio entre no corpo e a roupa térmica impede que o calor saia do corpo. A Super Térmica está disponível nas versões masculina, feminina e infantil.

2. Gola Térmica Nevasca

O clima de Londres é bastante úmido e com muito vento durante o inverno, então a melhor opção para proteger o pescoço do frio é optar pela gola térmica Nevasca. Ela protege não só o pescoço, como pode ser levantada e cobrir até a altura do nariz, protegendo dos fortes ventos.

Por ser térmica e proteger do vento, é bastante benéfica para pessoas que possuem problemas respiratórios, como sinusite e rinite, além de protegê-lo(a) de um resfriado. Assim, ela será o acessório salvação no pescoço e protegerá o rosto se for necessário usá-la levantada.

Para dar um charme a mais na composição do look, você pode colocar outros acessórios por cima, que não aquecem tanto, mas conferem muito estilo ao look. É o caso dos cachecóis, echarpes, estolas, xales, pashminas e lenços. Desse modo, você combina os acessórios com o máximo de proteção contra o frio, sem perder o estilo!

3. Legging Nevasca

Para o frio intenso no inverno londrino, escolha calças de frio mais estruturadas e que não passam vento. Por isso, jeans nem pensar! Produzido com bastante algodão em sua composição, o jeans deixa passar o vento frio. A dica dos Mamutes da Oficina de Inverno é usar a calça legging Nevasca.

4. Casaco de lã italiana

O casaco de lã italiana é bastante sofisticado e a cara de Londres! Por toda a elegância que esta peça confere ao look é que incluímos o modelo na nossa lista de essenciais!

Entretanto, fique atento à previsão do tempo, pois os casacos de lã natural, apesar de serem quentinhos e alinhados, merecem uma atenção especial, pois não são resistentes à água (ou seja, não podem ser molhados).

Por isso, nos dias chuvosos, opte por um casaco impermeável ou resistente à água. A jaqueta Winter Explorer ou o doudoune Moose são ótimas opções para enfrentar os dias de chuva.


Conheça a Inglaterra com as dicas da Oficina de Inverno!

A cidade de Londres, bem como a Inglaterra de uma maneira geral, são destinos bastante desejados por viajantes do mundo todo. A cultura, o charmoso sotaque britânico, a mistura de povos convivendo ali, a história e belezas naturais são grandes atrativos da terra da Rainha.

Uma das poucas monarquias que se mantém e são bem sucedidas ainda no século XXI, a Inglaterra tem uma história longa e repleta de coisas interessantes para conhecer. O fato de manter-se como monarquia gera bastante curiosidade e muitos dos pontos turísticos do país estão ligados à família real. É o caso, por exemplo, do Palácio de Buckingham em Londres e o Castelo de Windsor, em Berkshire.

Pensando em tudo isso, a Oficina de Inverno reuniu diversos posts com informações e dicas úteis sobre o país, que você pode conferir gratuitamente.

>> Saiba mais sobre Londres e a Inglaterra com os guias da Oficina de Inverno clicando aqui.


Saiba mais: veja como se vestir no frio com nossos guias!

Acreditamos que informação deve ser compartilhada! Por isso, formulamos tantos guias e dicas gratuitas tanto aqui no blog como em outros canais da Oficina de Inverno (redes sociais, newsletter, YouTube…). Para complementar o planejamento da sua viagem para Londres, selecionamos outros posts que irão ajudar:

  • O que levar na mala de inverno compacta: guia completo (leia aqui!)
  • Super Térmica: a roupa térmica indispensável para se proteger do frio (leia aqui!)
  • Com a Linha Winter Explorer, enfrente o frio de até -15ºC (leia aqui!)

Todas essas peças estão disponíveis no Iglu Virtual da Oficina de Inverno, além de várias outras. Corre lá! E não esqueça de acompanhar outros posts com dicas para a sua viagem! Você também pode aprender como se vestir no frio com os Mamutes especialistas em frio no Instagram. O perfil é @oficinadeinverno.