Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Canadá Mamute Cultural

O que fazer no Canadá: conheça Toronto, Vancouver e Montreal

27 de Maio de 2020
O que fazer no Canadá: Toronto, Torre CN

Segundo maior país do mundo (mas pouco populoso), o Canadá é um país multicultural e o seu povo hospitaleiro. Por receber milhões de turistas todos os anos, entre lazer, negócios e intercâmbio, os canadenses já estão habituados e são super receptivos. Nesse sentido, viajar para o Canadá é um desejo de muitos brasileiros que veem na cultura, pontos turísticos e na qualidade de vida do país grandes atrativos para o turismo. Por isso, a Oficina de Inverno preparou um guia com dicas sobre o que fazer no Canadá, levando em conta três das principais cidades do país: Toronto, Vancouver e Montreal.

Neste post, você vai encontrar:

  • O que fazer no Canadá: dicas de pontos turísticos nas cidades de Toronto, Vancouver e Montreal;
  • Dicas extras de eventos e outros locais para visitar nas cidades que são tema deste post;
  • Características do Canadá;
  • Informações sobre o clima no Canadá.

O que você precisa saber sobre o Canadá

O que fazer no Canadá, Bandeira do Canadá

Conforme falamos na introdução deste post, o Canadá é um país de cultura muito rica, oriunda da sua colonização por diferentes países. Exemplo disso é o fato de o Canadá ter duas línguas oficiais: são elas o inglês e o francês. A herança indígena, povo também presente na formação desta nação, também é importante neste caldo cultural.

Grande destaque, que não poderia ficar de fora dessa nossa descrição sobre o país, é natureza rica e exuberante do Canadá. Seus parques nacionais, florestas, montanhas e lagos são um capítulo à parte. Prova disso são as imponentes Niagara Falls que você não pode deixar de visitar. Saiba mais sobre ela neste post que preparamos com tudo que você deve conhecer por lá.

A capital do Canadá é Ottawa (embora não seja a mais visitada ou mais conhecida), a moeda é o dólar canadense e o país exige visto de brasileiros, tanto em viagens de turismo como de negócios. Alguns dos grandes símbolos nacionais são a folha do maple (presente na bandeira), o maple syrup e o hóquei.

Quanto à gastronomia, o Canadá não é exatamente conhecido pelo que produz na sua cozinha. Entretanto, o já mencionado maple syrup é bastante conhecido (e consumido), bem como o poutine, um prato que mistura batata, queijo e molho de carne.

Além disso, vale destacar o clima no país. Não é novidade para ninguém que, no Canadá, o frio é intenso. Por lá, as temperaturas são mais baixas do que a média brasileira mesmo quando não é inverno. Na costa leste, onde ficam as cidades de Montreal e Toronto, o frio é intenso e você deve viajar preparado com boas roupas de frio. Entretanto, Vancouver é conhecida por possuir um clima mais ameno, um dos fatores que atraem mais turistas e imigrantes no país.


O que fazer no Canadá: Toronto, Vancouver e Montreal

Agora que você já conhece melhor o Canadá e suas principais características como país, vamos conhecer melhor as três principais cidades do país, a saber: Toronto, Vancouver e Montreal.

Pontos turísticos de Toronto

Capital da província de Ontário, Toronto é a maior cidade do Canadá, também uma das mais importantes. É também o maior centro financeiro do país e onde muita coisa acontece. Comparando com o Brasil, é como se fosse a São Paulo deles. Uma característica marcante de Toronto é, pois, quão moderna e cosmopolita ela é.

Toronto fica pertinho de Niagara Falls, outra cidade importante do Canadá que já falamos aqui no blog: são apenas 128 km de distância entre as duas cidades. Então, se estiver em Toronto, não deixe de visitar Niagara Falls e suas cataratas – e vice-versa. A importante cidade canadense, uma das mais visitadas pelos turistas no país, também não é muito distante de locais como Montreal – são 545 km de distância – e Nova York, nos Estados Unidos – distante 790 km de Toronto.

Para quem estará na cidade durante a primavera, pode visitar a capital da província, Ottawa, localizada a cerca de 450 km e conhecer o Tulip Festival, que acontece em maio. A viagem também vale para quem está em Montreal, que fica ainda mais perto da capital canadense. A viagem dura pouco mais de 2 horas.

Um ponto curioso sobre Toronto é a cidade subterrânea que existe por conta do inverno rigoroso. Mais de 30 km compõem as passagens subterrâneas que conectam importantes pontos da cidade, protegendo locais e turistas do frio que pode chegar a 30 graus negativos. Essa cidade subterrânea é para locomoção apenas de pedestres, obviamente.

Vamos, então, conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Toronto? Selecionamos uma lista com 7 deles, de tipos variados!

1. Torre CN

Um dos mais célebres cartões-postais da cidade, a Torre CN é uma importante torre de telecomunicações do Canadá, localizada em Toronto. A torre possui 147 andares e 553 metros de altura, cuja construção foi concluída em 1975. De lá, você pode não só ter uma vista incrível da cidade, como ver bem a altura que se encontra, já que o piso de vidro oferece essa percepção clara.

Quem é mais aventureiro pode fazer o EdgeWalk: caminhe no topo da torre, a 356 metros de altura, amarrado por cordas presas à roupa de segurança.

Endereço: 290 Bremner Blvd, Toronto, ON M5V 3L9, Canadá. Veja como chegar aqui.
Site: https://www.cntower.ca/
Telefone: +1 416-868-6937

2. Ripley’s Aquarium of Canada

Ao lado da Torre CN fica o Ripley’s Aquarium of Canada, um bom ponto turístico para quem curte ver animais aquáticos ou quem está viajando com crianças, que adoram esse tipo de passeio. Inaugurado em 2013, no local ficam diversos animais, dentre eles a maior coleção de tubarões do continente norteamericano.

O ponto alto do passeio é a Dangerous Lagoon, onde você passará ao longo de um túnel de quase cem metros, por uma esteira rolante, e poderá ver diversos tipos de tubarões, tartarugas, entre outras espécies de animais aquáticos. Confira um pouco da Dangerous Lagoon por meio da câmera ao vivo neste link.

Endereço: 288 Bremner Blvd, Toronto, ON M5V 3L9, Canadá
Site: https://www.ripleyaquariums.com/canada/

3. Museu Real de Ontário

O Royal Ontario Museum (ROM), ou Museu Real de Ontário, é outro ponto turístico que vale a pena visitar. Inaugurado em 1914, o museu possui uma fachada que mais parece uma obra de arte moderna. O Museu Real de Ontário conta com exposições diversas, além das galerias de história natural e arte e cultura. É o maior museu de Toronto e um dos mais importantes do Canadá, por todas as peças e obras que abriga em seu interior. Confira as exposições online aqui.

Endereço: 100 Queens Park, Toronto, ON M5S 2C6, Canadá
Site: https://www.rom.on.ca/en
Telefone: +1 416-586-8000

4. St. Lawrence Market

Importante prédio e parte da história de Toronto, o St. Lawrence Market, um dos mercados públicos da cidade, foi construído há mais de 200 anos. Este mercado é composto por três setores, por assim dizer: o mercado Sul, o mercado Norte e o St Lawrence Hall. Ali, você encontra lojas e restaurantes diversos e pode apreciar diversos tipos de comidas e lanches, além de feira de antiguidades, que acontece no mercado Norte.

Endereço: 93 Front St E, Toronto, ON M5E 1C3, Canadá
Site: http://www.stlawrencemarket.com/
Telefone: +1 416-392-7219

5. Casa Loma

Um castelo em Toronto: esta é a Casa Loma, que hoje funciona como museu, mas já foi a residência do financista Sir Henry Mill Pellatt. Não é à toa que o local recebe milhares de turistas todos os anos. Afinal, quem não ama visitar um castelo. No local você pode passear pelos belos jardins na parte da frente e conhecer melhor o museu que funciona em seu interior. O local também foi set de filmagens de diversos filmes famosos, a exemplo de X-Men, O terno de dois bilhões de dólares e Scott Pilgrim vs The World.

Endereço: 1 Austin Terrace, Toronto, ON M5R 1X8, Canadá
Site: https://casaloma.ca/
Telefone: +1 416-923-1171

6. High Park

Este é o maior parque de Toronto e, portanto, você não pode deixar de conhecer! Para quem está indo no período da primavera, pode admirar as cerejeiras ali, no Caminho das Cerejeiras. Aliás, o que não faltam são coisas para ver e fazer por ali: há lago, zoológico, trilhas, áreas para piqueniques, bosques e espaços recreativos. Não deixe de conhecer High Park e passar uma tarde relaxante nesse lugar maravilhoso!

Endereço: 1873 Bloor St W, Toronto, ON M6R 2Z3, Canadá
Site: http://www.highparktoronto.com/

7. Scotiabank Arena

O que fazer no Canadá: Scotiabank Arena

Foto: Por Paperfire – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0 (https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=71001118)

Palco de shows e casa do time de hóquei local, o Maple Leafs – falamos dele aqui -, o Scotiabank Arena (antigo Air Canada Centre) é outro importante ponto da cidade. Para quem curte grandes eventos e deseja ver um jogo de hóquei no gelo, é um local interessante para se visitar. Fica pertinho da estação de metrô, o que facilita o seu acesso.

Endereço: 40 Bay St, Toronto, ON M5J 2X2, Canadá
Site: https://www.scotiabankarena.com/
Telefone: +1 416-815-5500

Saiba tudo sobre o Canadá


Pontos turísticos de Vancouver

Em Vancouver, você vai encontrar uma cidade igualmente acolhedora, mas bem mais tranquila se comparada com Toronto. Por lá, o clima é mais ameno e a vida noturna não é tão agitada, mas há muita coisa para conhecer que vale muito a pena. Localizada na província de British Columbia, na costa oeste do Canadá, a cidade tem um fuso horário bem diferente do Brasil, o que vai exigir mais do turista: são 5 horas a menos.

Vancouver se destaca, ainda, por suas áreas verdes, excelente qualidade de vida, maior igualdade entre ricos e pobres do que observado no Brasil e invejável proteção ambiental.

Além dos pontos turísticos que abordaremos logo abaixo, conheça também a estação de esqui Grouse Mountain Resort em Vancouver, além da estação Whistler-Blackcomb, que fica próxima da cidade, em Whistler, também na província de British Columbia. Todas as informações estão disponíveis no post “7 estações de esqui no Canadá para curtir o frio!”.

Vamos, então, conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Vancouver?

1. Stanley Park

Assim como Toronto, Vancouver não fica atrás e tem um parque super convidativo, o Stanley Park. São 404 hectares de área e vista privilegiada da Lions Bridge Gate, um dos cartões-postais da cidade. Vale a pena fazer uma parada no meio da tarde para relaxar e fazer um piquenique no maior parque do Canadá. Para fechar o agradável passeio, não deixe de visitar o Aquário de Vancouver, localizado dentro do Stanley Park.

Endereço: Vancouver, BC V6G 1Z4, Canadá
Site: https://vancouver.ca/parks-recreation-culture/stanley-park.aspx

2. Queen Elizabeth Park

Ainda no tema parques de Vancouver, temos outra sugestão para incluir no roteiro: o Queen Elizabeth Park. Aliás, não é à toa que a cidade é conhecida por suas áreas verdes. Com uma área de 130 hectares, o parque é o ponto mais alto da cidade e um dos mais bonitos também, independente da estação do ano em que é visitado. Bem conservado, o Queen Elizabeth Park oferece diversas opções de lazer em seu espaço.

Endereço: 4600 Cambie St, Vancouver, BC V5Z 2Z1, Canadá
Site: https://vancouver.ca/parks-recreation-culture/queen-elizabeth-park.aspx

Telefone: +1 604-873-7000

3. Science World

O Science World, ou Mundo da Ciência, é outro ponto turístico bastante simbólico da cidade, na região de False Creek. O local, inaugurado em 1989, é um museu de ciência e história natural, com acervo e exposições diversos. Além disso, o Science World, um dos cartões-postais de Vancouver, conta também com cinema. É um excelente local para explorar em uma viagem para Vancouver com crianças!

Endereço: 1455 Quebec St, Vancouver, BC V6A 3Z7, Canadá
Site: https://www.scienceworld.ca/
Telefone: +1 604-443-7440

4. English Bay

O que fazer no Canadá: English Bay em Vancouver

Foto: By No real name given – originally posted to Flickr as English Bay, Vancouver, BCUploaded using F2ComButton, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19246574

Pegue um Uber e vá até o English Bay, o quarto ponto da nossa lista, a 15 minutos do Mundo da Ciência. Também conhecida como First Beach, esta é a praia mais famosa da cidade, um excelente local para apreciar a natureza e o pôr-do-sol.

Site: https://vancouver.ca/parks-recreation-culture/english-bay-beach.aspx

5. Cypress Mountain Resort

Além da estação Grouse, citada anteriormente, outra queridinha de locais e turistas para esqui em Vancouver é a Montanha Cypress. A maior montanha de Vancouver fica a apenas 20 minutos do Centro da cidade e é uma excelente opção para quem está visitando a cidade no período mais frio. Esportes de inverno são a cara do Canadá e nada melhor que curtir a cidade esquiando no Cypress Mountain Resort. Você também pode praticar snowboard, snowtubing e snowshoeing. São mais de 20 percursos, para amadores e profissionais. A estação também oferece aulas para quem deseja o serviço.

Site: https://cypressmountain.com/

6. Museu de Antropologia

Outro passeio cultural muito bacana para se fazer em Vancouver é visitar o Museu de Antropologia. O local fica dentro da Universidade de British Columbia e conta com artefatos que contam a história do Canadá, como objetos dos povos nativos, além de um grande acervo vindo da Ásia, dentre cerâmicas chinesas, gravuras japonesas, entre outros objetos. Ademais, vale ressaltar, uma das principais obras ali é The Raven and the first men, do escultor canadense Bill Reid. Lá dentro você pode parar no Café MOA e também passar na loja de presentes para fechar a visita.

Endereço: 6393 NW Marine Dr, Vancouver, BC V6T 1Z2, Canadá
Site: https://moa.ubc.ca/
Telefone: +1 604-822-5087

7. Capilano Suspension Bridge Park

Para fechar a nossa lista, um passeio para os mamutes mais aventureiros: o Capilano Suspension Bridge Park. Você precisa ir até a cidade vizinha, North Vancouver, onde o parque está localizado (as duas cidades são próximas). No parque fica uma ponte suspensa sobre o rio Capilano, que pode amedrontar os turistas mais despreparados. Local ideal para um contato profundo com a natureza, ali não falta belas paisagens para apreciar e animais para ver. Aliás, uma curiosidade é que o local já foi set de diversos filmes, como Indiana Jones. Legal, né?

Endereço: 3735 Capilano Rd, North Vancouver, BC V7R 4J1, Canadá
Site: https://www.capbridge.com/
Telefone: +1 604-985-7474

E-book Como se vestir no frio


Pontos turísticos de Montreal

Montreal é a terceira cidade da nossa lista, representante da região francófona do país. Fica pertinho de Mont Tremblant, local que já comentamos no post sobre estações de esqui no Canadá. Montreal possui fuso horário de 2 horas a menos que o Brasil e o inglês também é falado por lá. Um dos grandes destaques de Montreal é a gastronomia, com uma grande quantidade de restaurantes pela cidade, então não deixe essa parte de lado da sua viagem.

Para quem vai curtir Montreal no inverno, uma boa pedida é conhecer o Montreal en Lumière. O evento acontece na cidade em fevereiro e é uma das maiores festas de inverno não só do Canadá, como de todo o hemisfério Norte. O evento reúne o melhor do cenário cultural e do universo gastronômico com excelente estrutura e qualidade para os visitantes.

Falando em inverno, se estiver viajando em fevereiro, não deixe de participar do Carnaval d’Hiver, o Carnaval de Inverno de Quebec, que acontece em Quebec City, capital da província e distante cerca de 2h40 de Montreal. O festival, que acontece desde 1894, é muito famoso e uma boa oportunidade de conhecer mais da cultura canadense e francófona da região.

Feitas as devidas apresentações, vamos então conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Montreal?

1. Basilique Notre-Dame

No vídeo acima, o espetáculo de luzes que acontece na Basílica. Saiba mais aqui – Vídeo: canal
Basilique Notre-Dame de Montréal (YouTube)

Construída em estilo neogótico, a Basilique Notre-Dame fica na região de Vieux-Montreal. Uma prova da suntuosidade dessa basílica são as mais de mil estrelas de ouro que habitam o teto desse prédio icônico de Montreal. A igreja como é conhecida hoje foi inaugurada em 1829 e fica no distrito de Ville-Marie.

Endereço: 110 Notre-Dame St W, Montreal, Quebec H2Y 1T1, Canadá
Site: https://www.basiliquenotredame.ca/en/
Telefone: +1 514-842-2925

2. Parc du Mont-Royal

Outro importante ponto da cidade, o Parc du Mont-Royal é uma boa pedida para quem está visitando a cidade no inverno. É que o parque fica em um monte, como o nome sugere, onde é possível praticar o esqui cross country no inverno. O local conta ainda com um mirante que proporciona vista panorâmica de Montreal. Boa pedida, não é verdade? Uma curiosidade sobre o local é um projeto do arquiteto Frederick Law Olmsted, o mesmo que planejou também o Central Park de Nova York.

Endereço: 1260 Remembrance Rd, Montreal, Quebec H3H 1A2, Canadá
Telefone: +1 514-843-8240

3. Place dês Arts

Inaugurada em 1963, a Place dês Arts é um importante espaço cultural da cidade. Ali estão sediadas a Orquestra Sinfônica de Montreal, Les Grandes Ballets Canadiens e a Ópera de Montreal. E o lugar perfeito para quem deseja curtir a vida cultural da cidade e conferir eventos artísticos. Também é neste espaço que fica o Museu de Arte Contemporânea da cidade. A programação na Place dês Arts é diversificada e atrativa para diferentes gostos e idades. Não deixe de passar por lá e conhecer! https://macm.org/en/

Endereço: Montreal, Quebec H2X 1Y9, Canadá
Site: https://placedesarts.com/
Telefone: +1 514-842-2112

4. Jardim Botânico de Montreal

Um dos maiores do mundo, o Jardim Botânico de Montreal é gigantesco e fica ao lado do Estádio Olímpico da cidade. Construído ao estilo japonês, este jardim é sem dúvidas um must-see da cidade.

Endereço: 4101 Sherbrooke St E, Montreal, Quebec H1X 2B2, Canadá
Site: https://espacepourlavie.ca/en/botanical-garden
Telefone: +1 514-868-3000

5. Museu de Belas Artes de Montreal

Um dos maiores museus de belas artes do Canadá, o Montreal Museum of Fine Arts (MMFA) recebe mais de um milhão de visitantes ao ano. É o mais antigo museu de arte do país, inaugurado em 1860 e, portanto, possui mais de cem anos de histório. O museu conta com uma enorme área de mais de 53 mil m², dividida em cinco pavilhões. Ali você vai encontrar exposições variadas, desde tempos mais antigos à contemporaneidade, nas artes plásticas, fotografia e esculturas.

Endereço: 1380 Sherbrooke St W, Montreal, Quebec H3G 1J5, Canadá
Site: https://www.mbam.qc.ca/en/
Telefone: +1 514-285-2000

6. Parque Olímpico

Construído para a realização das Olimpíadas de 1976, o Parque Olímpico é outro ponto importante da cidade. Talvez não seja interessante para todos os turistas que visitam a cidade, mas se você curte esportes e este tipo de passeio, certamente vai gostar. O Parque Olímpico conta com dois pontos principais: a torre e a Esplanade Financière Sun Life. Na esplanada acontecem muitos eventos e o local recebe uma pista de patinação no gelo durante o inverno.

Endereço: 4141 Pierre-de Coubertin Ave, Montreal, Quebec H1V 3N7, Canadá
Site: https://parcolympique.qc.ca/en/
Telefone: +1 514-252-4141

7. Oratório de São José

A beleza do Oratório de São José e do bem cuidado jardim em frente a ele fazem do local outro ponto turístico legal de se visitar. A basílica, construída no início do século passado, é considerada um dos patrimônios do país. Uma curiosidade sobre a igreja é que ela guarda o coração de seu construtor, chamado André. A relíquia foi roubada nos anos 1970 e recuperada dois anos mais tarde.

Endereço: 3800 Queen Mary Rd, Montreal, Quebec H3V 1H6, Canadá
Telefone: +1 514-733-8211


Saiba mais sobre o que fazer no Canadá!

Separamos alguns posts do blog da Oficina de Inverno para você conhecer outros lugares e a cultura canadense. Veja:

  • 7 estações de esqui no Canadá para curtir o frio! (leia aqui)
  • Características culturais do Canadá: veja 5 tradições do país (leia aqui)
  • Niagara Falls, as cataratas na fronteira entre Canadá e EUA (leia aqui)

Gostou de conhecer mais sobre o Canadá e suas três principais cidades? Já visitou o país ou está planejando uma viagem? Conte suas impressões pra gente nos comentários! E continue acompanhando nossas dicas de viagem também no Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno. Ative as notificações para não perder nossos conteúdos!

* Foto da capa: vista área de Toronto, com a Torre CN ao centro da imagem – Foto: Patrick Tomasso/Unsplash

    Leave a Reply