Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Dicas Úteis de Viagem

Viagem em família: como fazer desse um momento incrível?

5 de Maio de 2020
Viagem em família

Para especialistas no assunto, viajar em família é um ótimo remédio para a saúde. Os benefícios são inúmeros: aproximar os membros da família, estreitar os laços, construir boas memórias… Entretanto, viagem em família certamente é um tópico delicado e deixa muita gente preocupada com o planejamento para que tudo saia de forma perfeita. Nesse sentido, esse é um assunto que desperta a atenção e é difícil existir alguém que não tenha alguma dúvida sobre ele.

Por isso, Júlia e Mariá Evangelista, cofundadoras da Oficina de Inverno, junto com a sua família – a irmã Luiza e os pais Maria Tereza e Cledson – dão dicas abaixo de como viajar em família. A família viaja junto desde sempre e, para eles, viajar em família é sinônimo de boas lembranças, mesmo quando envolve algum perrengue – que eles acabam tirando de letra de alguma forma e rindo da situação depois. Se você está planejando uma viagem em família e quer fazer desse um momento único, vem com a gente e confira as dicas desse time experiente quando o assunto é viajar!


Viagem em família: quais as dicas para viajar em harmonia?

Viagem em família

As Mamutes Júlia, Luiza e Mariá com o pai, Cledson, em viagem para a África do Sul – Foto: Arquivo pessoal

Para muitos viajantes, a fórmula para viajar numa boa em família é um verdadeiro mistério. Embora para muitos seja uma grande vontade, precisamos combinar que pode ser uma experiência traumática, quer você costume fazer viajar em família ou esteja se preparando para a experiência pela primeira vez. Conforme dissemos, viagens desse tipo podem ser difíceis se não há um entendimento entre as partes. Então vejamos quais dicas eles trazem para que reine a paz durante a viagem.

  • Pré-estabelecer o horário de saídas pela manhã

    “Após chegar ao destino, é importante pré-estabelecer o horário de saídas pela manhã. Pré-estabelecer e cumprir. Como tenho o hábito de acordar um pouco mais cedo, às vezes quando posso, dependendo do local, desço, dou uma voltinha e depois chego [de volta ao hotel] no horário pré-estabelecido” (Cledson).

  • Lembrar sempre da oportunidade que é estar em família

    “Independente do destino, do país que nós tivermos, qualquer local, dos pontos turísticos, até do propósito, que às vezes é à trabalho, mas é [uma oportunidade de] conviver em família. Ter sempre este foco do prazer de estarmos juntos” (Maria Tereza).

  • Ter acordos préestabelecidos do que pode ser negativo na viagem

    “[A dica é] ter acordos pré-estabelecidos do que pode enfrentar de coisa negativa. Por mais que viajar em família seja bom, a gente já pensa que tem algumas coisas pode não dar muito certo e uma coisa que a gente faz, que dá muito certo, é pré-estabelecer acordos. Antes de viajar já fala tudo que você pensa que pode dar uma faisquinha, já avisar antes” (Júlia).

Exemplos:
– se vai viajar a trabalho e levar acompanhante da família, conversar sobre a viagem antes;
– se tem algum compromisso marcado, pedir a colaboração dos demais para dar tudo certo.

  • Cada um fica responsável por um setor da viagem

    “Uma pessoa fica responsável por hospedagens, outra pessoa pelo roteiro, outra pessoa pela passagem, outra pessoa pelo financeiro. Porque, dessa forma, cada pessoa faz uma coisa, tem a responsabilidade de fazer, não deixa alguém sobrecarregado. Cada um faz a sua organização no seu tempo, do jeito que quiser. Mas tem que fazer” (Luiza).


Como escolher os destinos da sua viagem em família?

Não há exatamente uma regra para esse tópico, mas a família de viajantes conta um pouco sobre como eles escolhem os destinos de viagem para deixar todo mundo feliz.

  • Motivos profissionais;
  • Acompanhando um familiar que viaja a trabalho;
  • Locais diferentes, que nenhum dos integrantes da família conhece.
  • Destinos frios;
  • Visitar alguém que está fazendo intercâmbio;
  • Aniversariante escolhe o destino, como aconteceu com a Júlia na viagem para a Rússia no ano passado – veja mais sobre esta viagem aqui.

Viagem em família: como fazer o planejamento financeiro?

Viagem em família

Outra parte que deixa muita gente de cabelo em pé com relação à viagem em família é o planejamento financeiro de embarcar em uma trip juntos. Por isso, os Mamutes Viajantes dão três dicas simples e práticas para manter as finanças sob controle durante a viagem:

  • Caixinha de dinheiro, controlada por uma pessoa, e todos colocam o mesmo valor para as despesas coletivas;
  • No caso das despesas pessoais, cada um arca com os seus gastos individuais;
  • Anotação dos gastos

Quais as dicas para viagem com crianças?

Viagem em família

Tão polêmico quanto o tópico anterior é este, especialmente para pais de primeira viagem. Muita gente se pergunta se deve levar os pequenos ou não em uma viagem, quais os melhores destinos, como se planejar. Maria Tereza e Cledson contam que não deixavam as filhas para traz nas viagens e elas começaram a embarcar com eles desde muito cedo. Entre as andanças mundo afora, há até viagem de motorhome pela Nova Zelândia com as três filhas no currículo. E não há nada de traumas ou arrependimentos: eles contam que era muito tranquilo viajar com as três. Assim, eles dão as dicas:

  • É preciso ter praticidade: nos roteiros, passeios, hospedagem, embarque… Procure tudo o mais prático possível com os pequenos;
  • Respeite os horários das crianças;
  • Fique atento à alimentação e busque manter as refeições dentro da rotina normal;
  • Cuide para que a viagem se dê em um ambiente tranquilo;
  • Diversifique os passeios.

Como montar um roteiro que todos gostem?

Viagem em família

Em meio às dúvidas que recebemos sobre viajar em família, uma é muito importante: como montar um roteiro que todos gostem e manter a individualidade em viagens de família? É importante montar roteiros de viagem em que todos se sintam contemplados, vejam que tem um pouquinho do seu gosto ali. Pedimos, é claro, a ajuda dos viajantes experientes sobre esse assunto. Eles têm algumas táticas para resolver o impasse:

  • Cada um expõe o que quer e chega-se a um consenso sobre os locais que serão visitados ao longo da viagem;
  • Em caso de discordância, a escolha fica por conta do voto da maioria;
  • Outra forma de resolver a situação é dividir os grupos para visitar locais diferentes. Depois, todo mundo se encontra em um local e horário pré-definido. A exceção acontece quando o local é mais distante e todo mundo embarca no passeio escolhido por uma pessoa do grupo, por exemplo.

E quando algum membro da família não pode viajar?

Essa foi uma das perguntas em que a resposta foi unânime: quando um dos membros da família não pode viajar o jeito mesmo é ficar e os demais seguirem viagem. A outra opção é tentar flexibilizar a data da viagem para que todos possam viajar.


Dicas extras para viagem em família

Viagem em família

  • Cledson: “buscar novos destinos”.
  • Maria Tereza: “eu indico levar uma necessaire emocional, sempre com muita paciência, com muita compreensão, com muita aceitação ao outro. E quando der muito tilt na viagem, silêncio. Silêncio diz muita coisa. Silêncio traz paz”.
  • Júlia: “acho que para uma boa viagem em família dar certo é ir com aceitação. Gosto muito da ideia do pior cenário possível, é uma coisa que aplico muito na minha vida, seja pessoal ou profissional. É você pensar nas coisas que podem dar errado antes de viajar e aí você já está tranquilo com aquilo. Se você pensa em tudo de pior que pode acontecer… tem gente que acha isso pessimismo, mas eu acho um bom preparo. Quando essas coisas acontecem não são mais surpresa, porque você já pensou que elas poderiam acontecer e você estava emocionalmente preparado. Sempre pode dar alguma coisa errada e o errado não necessariamente é ruim. Então pode ser que no meio de uma coisa errada aconteça uma coisa muito legal, a gente descubra uma coisa muito legal. Então, é ir com paciência. Começou a dar errado? Calma, respira. E aceitação, compreensão do outro, tudo é experiência. Várias vezes as coisas não dão certo e a gente fica rindo. Isso acaba deixando a viagem mais leve ao invés de gerar um estresse.

Veja mais dicas úteis de viagem

Para ajudar você a viajar em família de forma tranquila, o blog da Oficina de Inverno possui outros conteúdos sobre o assunto. São dicas úteis de viagem que certamente tornarão o planejamento mais simples e a viagem mais prazerosa:

  • Dicas essenciais: cuidados com crianças em viagens no frio (clique aqui)
  • Documentos para viajar com crianças: o que é preciso levar? (clique aqui)
  • Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (clique aqui)
  • Checklist de viagem: o que fazer antes de viajar no inverno? (clique aqui)
  • Como viajar gastando pouco? Veja 5 dicas para economizar! (clique aqui)

Gostou das nossas dicas de viagem em família? Se ainda tiver alguma dúvida que gostaria de ver respondida, é só falar conosco através da caixa de comentários abaixo ou via direct do Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno. 

* Foto da capa: as mamutes Mariá, Júlia e Luiza com o pai, Cledson, em viagem na África do Sul (Foto: arquivo pessoal).

    Leave a Reply