Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Canadá Mamute Cultural

Características culturais do Canadá: veja 5 tradições do país

15 de Maio de 2020
Características culturais do Canadá: hóquei no gelo, hockey no gelo

O Canadá é um país de grande diversidade cultura e querido por brasileiros que escolhem o país para um intercâmbio, viagem de turismo ou mesmo para viver. Muitos imigrantes chegam ao país todos os anos e muitos turistas também. Por isso, a Oficina de Inverno preparou um post onde elenca cinco tradições canadenses. A lista resume bem as características culturais do Canadá, seja nos esportes de inverno, na culinária e nos símbolos que formam sua identidade.


Características culturais do Canadá em 5 tradições

Para você melhor aproveitar as características culturais do Canadá selecionamos 5 opções de passeios e coisas para conhecer em diversos setores da cultura canadense. Então vamos lá?

1. Hóquei no gelo

Uma das primeiras características culturais do Canadá é hóquei no gelo como esporte nacional. Se você já pesquisou sobre o Canadá ou acompanha notícias sobre o país, certamente já ouviu falar sobre a modalidade. O esporte é como o nosso futebol para os canadenses, quando falamos em paixão nacional.

Segundo matéria do site Globo Esporte,

A origem do hóquei no gelo é incerta, mas acredita-se que os ingleses o criaram e levaram para a América do Norte, centro que concentra as principais ligas do mundo atualmente. O esporte entrou para o programa olímpico nos Jogos de Verão de 1920, na Antuérpia, mas a versão feminina só foi incluída nos Jogos em 1998.

Ainda segundo a publicação, as partidas funcionam da seguinte forma: são divididas em três tempos de 20 minutos, com intervalos de 15 minutos entre cada etapa. Assim, “os gols são marcados quando o “puck”, nome dado ao disco de borracha vulcanizada, atravessa completamente a linha do gol após ser tocada pelo “stick”, como é chamado o taco”.

O esporte é administrado pela National Hockey League (NHL), a liga nacional do esporte. Uma dica é ficar atento à temporada de hóquei no gelo. Se o período da sua viagem coincide com a temporada de jogos, que acontecem entre os meses de outubro a abril, não deixe de assistir a uma partida! Os jogos são muito animados e é uma boa forma de conhecer um aspecto importante da cultura canadense. Em Toronto, só para ilustrar, o Toronto Maple Leafs é o time oficial. Os jogos acontecem no Scotiabank Arena, antigo Air Canada Centre.

2. Culinária canadense e o famoso maple syrup

Outro símbolo canadense é o maple syrup. Em bom português, é o xarope de bordo (cuja aparência lembra bastante o mel). O produto é extraído da seiva de árvores, no caso aquelas do gênero maple. São várias desse tipo, sendo uma das mais famosas aquela que tem a folha que estampa a bandeira do Canadá, a sugar maple.

Conforme você pode ver, tanto o xarope quanto as folhas das árvores têm uma grande ligação com a história, cultura e identidade canadense: faz parte daquilo que os une enquanto nação. Além do xarope, existe também o açúcar feito dessa seiva, a manteiga e o maple toffee, um doce que costumeiramente é servido como pirulito. O maple syrup pode ser servido em diversos tipos de receitas e é comum acompanhá-las.

Em diversas cidades acontecem festivais de maple syrup. Um exemplo é Toronto, onde o evento acontece de março a abril, uma boa oportunidade para conhecer mais a iguaria. Já em Québec você encontra um local super tradicional para provar o maple syrup, a Sucrerie de la Montagne. Ali você também tem a oportunidade de conhecer a produção do xarope.

Você pode ainda provar a iguaria em outros restaurantes, cafés (com waffles ou panquecas), comprar no supermercado ou ainda visitar as fazendas de maple.

3. Trenós e carros de neve para aproveitar o inverno

Outro passeio imperdível no inverno e que é a cara do Canadá é feito com trenós na neve puxados por cachorros. Este é um passeio comum e muito divertido para quem curte atividades na neve – vamos assumir que todo mundo? Embora seja mais comum ver trenós puxados pos huskies siberianos, há também outras raças de cachorro na brincadeira. Por isso, se você curte esse tipo de passeio não deixe de pesquisar se na cidade em que você ficará tem opções para fazer a atividade.

4. Visitar um restaurante e provar o poutine

Embora há de se dizer que a culinária canadense é bem mais modesta que a francesa, por exemplo, existe uma comida que certamente faz parte da cultura canadense: o poutine. O prato, originário de Quebec, na província de Montreal, é composto por batatas fritas, queijo e muito molho de carne. Além disso, há locais que incluem outros acompanhamentos, como ovos ou salsicha. É um prato bastante gorduroso e não é todo mundo que ama. Mas, no Canadá, é uma mistura bastante famosa e consumida tanto por locais como turistas. Aliás, há estabelecimentos que trabalham exclusivamente com poutine, como é o caso do Poutineville em Québec.

5. Uma visita ao Tim Hortons

Para fechar, uma terceira dica do universo gastronômico. Uma viagem ao Canadá precisa ter uma visita ao Tim Hortons! Este é outro símbolo nacional e motivo de orgulho por representar algo que é genuinamente parte da cultura canadense. Por isso, não poderia faltar em uma lista de características culturais do Canadá.

Tim Hortons é uma espécie de lanchonete/café, famosa especialmente pelos donuts e cafés, e fundado em 1964 na cidade de Hamilton, na província de Ontário. Aqui a história da grande rede de cafés se mistura com o esporte nacional: a rede foi criada pelo jogador de hóquei Tim Horton.

Há diversas lojas espalhadas pelo país e, certamente, onde quer que você esteja encontrará um café Tim Hortons. Além do próprio café e os donuts, uma boa pedida é o Timbits, produzido com a massa retirada do buraco do donut e que é a cara do Canadá.


Outros posts sobre o Canadá

Gostou de saber mais sobre as características culturais do Canadá? Então não deixe de conferir os outros posts sobre o país! Além disso, aproveite para ver mais dicas sobre viagens e destinos em nosso perfil no Instagram (@oficinadeinverno). Assim, siga e ative as notificações para não perder nenhuma postagem!

Leave a Reply