O que fazer em Londres em 5 dias: um roteiro imperdível da cidade

O que fazer em Londres em 5 dias: um roteiro imperdível da cidade

Qual o casaco de neve feminino ideal para levar na mala? Lendo O que fazer em Londres em 5 dias: um roteiro imperdível da cidade 25 minuto Próximo Guia de inverno: qual o melhor casaco para frio?
Vai para a Inglaterra e está buscando o que fazer em Londres em 5 dias? Então este post é para você! A Oficina de Inverno preparou um roteiro completo para te ajudar a explorar uma das maiores e mais encantadoras cidades do mundo. Nesse sentido, veja o que você vai encontra neste guia:
  • O que fazer em Londres em 5 dias, com dicas dos principais pontos turísticos da cidade;
  • Bate e volta a partir de Londres para o Castelo de Windsor;
  • Sugestões bônus para adicionar ao roteiro;
  • Outras informações úteis sobre Londres

É um roteiro que se adequa facilmente a todos os tipos de viajante. Assim, é um roteiro possível seja você um mochileiro que está de passagem pela cidade, um intercambista que terá bastante tempo pra desbravar Londres, um casal que escolheu a cidade como lua de mel, uma família de viajantes… Basta adequar o roteiro aos seus gostos que tudo dará certo.

Construímos o guia de forma a contemplar todos esses tipos de viajantes. Então fique à vontade para alterar a ordem de visitação ou retirar algum ponto turístico da lista que não faça muito o seu estilo!


O que fazer em Londres em 5 dias

Londres é uma cidade que sabe receber bem seus visitantes! Independentemente do tipo de viajante que você é ou dos passeios que curte fazer, certamente achará atrações que são a sua cara. De museus e outros passeios culturais a espaços ao ar livre, a cidade de Londres oferece opções com qualidade. Vamos então ao roteiro? A partir de agora você confere o que fazer em Londres em 5 dias!

Roteiro 1º dia em Londres: um tour por City of London e arredores

A área de City of London reúne o centro histórico com seus pontos turísticos, bem como a parte financeira da cidade, num mix do passado e do presente que abriga traços arquitetônicos da antiguidade e outros modernos. Veja o mapa interativo da área aqui. Prepare-se para caminhar bastante. Confira o mapa do primeiro dia de viagem neste link.

1. Tower Bridge


O que fazer em Londres em 5 dias: Tower Bridge

Um dos cartões-postais de Londres, Tower Bridge (ou a Ponte da Torre) é um símbolo marcante na geografia da cidade. A ponte, uma das muitas sobre o rio Tâmisa, não é um monumento qualquer: construída entre 1886 e 1894, possui 244 metros de extensão e é um dos principais pontos turísticos de Londres. Você pode simplesmente observá-la – aproveite para fazer um registro com a Tower Bridge ao fundo: é um clássico! – ou fazer a travessia a pé. Aliás, vale dizer: não confunda com London Bridge, até porque as duas são bem diferentes.

Saiba mais sobre a história de Tower Bridge aqui.

Endereço: Tower Bridge Rd, London SE1 2UP, Reino Unido
Site: https://www.towerbridge.org.uk/

2. Torre de Londres

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Travel and Discover, no YouTube

Outro importante local de Londres – falamos dele no post sobre palácios e castelos da Inglaterra (veja aqui) –, a Torre de Londres guarda muita história. Pertinho de Tower Bridge, o local foi fundado há quase 1.000 anos. Hoje é bem mais pacífico do que outrora e abriga as Joias da Coroa. Passeio imperdível!

Endereço: St Katharine’s & Wapping, London EC3N 4AB, Reino Unido
Telefone: +44 20 3166 6000
Site: https://www.hrp.org.uk/tower-of-london/

3. London Wall

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Londonist Ltd no YouTube

London Wall – ou Roman Wall – é uma antiga muralha de Londres que foi construída pelos romanos com o objetivo de proteger a cidade. O local delimita a área de City of London, antes chamada de Greater London. Além disso, também está bastante ligada à história londrina: a cidade fica hoje no local onde os romanos fundaram a cidade de Londinium. Uma forma de passar pelas ruínas do Muro de Londres é fazendo a London Wall Walk.

4. Leadenhall Market


O que fazer em Londres em 5 dias: Leadenhall Market

Mercado coberto bastante conhecido em Londres, o Leadenhall Market é um espaço que, assim como outros na cidade, reúne o ambiente gastronômico com lojas diversas em um prédio de arquitetura em estilo vitoriano que impressiona a todos. Assim, visite-o mesmo que não vá passar em seus restaurantes ou lojinhas. O prédio data do século XIV e uma curiosidade sobre ele é que cenas do primeiro filme da saga Harry Potter foram gravadas ali.

Endereço: Gracechurch St, Langbourn, London EC3V 1LT, Reino Unido
Telefone: +44 20 7606 3030
Site: https://www.leadenhallmarket.co.uk/

5. Bank of England Museum

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Bank of England, no YouTube

O Museu do Banco da Inglaterra é, como o próprio nome sugere, um museu dedicado à história do banco central britânico. Ao todo, são cinco galerias no museu, que retratam desde o início da instituição, em 1964, aos dias atuais. Você pode acompanhar também as exposições que acontecem ali. Uma dica, aliás, é que este é um excelente local para visitar caso esteja em Londres com crianças. A entrada é gratuita.

Endereço: Bartholomew Ln, London EC2R 8AH, Reino Unido
Telefone: +44 20 3461 5545
Site: https://www.bankofengland.co.uk/museum

6. Millenium Bridge


O que fazer em Londres em 5 dias: Millennium Bridge

Inaugurada no ano 2000 e reaberta após problemas na estrutura em 2002 – a ponte tremia e foi fechada dois dias após a inauguração –, a Millennium Bridge (Ponte do Milênio) é outra importante ponte sobre o rio Tâmisa. Ela chama atenção especialmente pelo seu design moderno, quase futurista. O trânsito por ali é permitido unicamente para pedestre, o que oferece uma segurança a mais para passear pelo local. Dali é possível avistar, por exemplo, a famosa St. Paul’s Cathedral, que você visitará adiante. Tate Modern, um dos pontos do terceiro dia do roteiro, também fica nas imediações. Aliás, se você quiser pode aproveitar para visitá-lo logo e riscar esse ponto da lista.

Endereço: Thames Embankment, London SE1 9JE, Reino Unido

7. Museum of London

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Museum of London, no YouTube

Originalmente fundado em 1826, reformulado em 1826 e funcionando na atual sede desde 1976, o Museu de Londres é dedicado à história social e urbana da capital da Inglaterra e do Reino Unido, bem como à arqueologia. Segundo a administração, o museu recebe mais de 1 milhão de visitantes todos os anos. É inegavelmente uma boa forma de conhecer a cultura londrina. Saiba mais sobre a história do Museu de Londres aqui.

Endereço: 150 London Wall, Barbican, London EC2Y 5HN, Reino Unido
Telefone: +44 20 7001 9844
Site: https://www.museumoflondon.org.uk/museum-londonndon

8. St. Paul’s Cathedral


O que fazer em Londres em 5 dias: St. Paul’s Cathedral

Os mais de 100 metros de altura dessa importante igreja em Londres remontam ainda do século XVII e permanecem como um símbolo da cidade, famoso em todo o mundo. Foi ali, por exemplo, que o Príncipe Charles casou-se com a Princesa Diana. St. Paul’s Cathedral, ou Catedral de São Paulo, não é uma igreja católica, mas anglicana. O anglicanismo é a religião oficial da Inglaterra, criada pelo rei Henrique VIII.

Endereço: St. Paul’s Churchyard, London EC4M 8AD, Reino Unido
Site: https://www.stpauls.co.uk/

9. Sky Garden

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Watched Walker, no YouTube

Feche o primeiro dia no Sky Garden, local que proporciona uma vista panorâmica da cidade. Localizado no 35º andar do prédio 20 Fenchurch Street, conhecido popularmente como “Walkie-Talkie”, é um observatório e jardim de inverno que vale a visita! E o melhor: a entrada é gratuita, basta reservar com antecedência, já que o número de ingressos por dia é limitado. Clique aqui para reservar a sua entrada.

Endereço: 1 SKY GARDEN WALK, London EC3M 8AF, Reino Unido
Telefone: +44 20 7337 2344
Site: https://skygarden.london/

Highlights: outros locais que valem a pena conhecer!

A região de City of London é muito rica e, por ser humanamente impossível visitar tudo direitinho em um único dia, deixamos abaixo sugestões para complementar o seu roteiro pela área ou para fazer substituições, caso ache necessário! Então não deixe de pesquisar mais sobre esses outros pontos da cidade que são bastante interessantes!

  • Whitechapel Gallery
  • Guildhall Art Gallery
  • Barbican Centre
  • Monumento ao grande incêndio de Londres
  • Trinity House
  • Mansion House
  • Igreja dos Templários

Roteiro 2º dia em Londres: visitando pontos famosos da cidade

Caso queira visitar o interior do Palácio de Westminster, é interessante que o segundo dia do seu roteiro seja no sábado. Outra opção é remanejar os passeios para outro dia da sua viagem que seja sábado, caso possível.

Veja o mapa do segundo dia aqui.

1. Hyde Park

Vídeo produzido e divulgado no canal Hyde Park Winter Wonderland, no YouTube

O Hyde Park é um dos oito parques reais da cidade de Londres e possui uma área de aproximadamente 141 hectares. O local foi adquirido pelo rei Henrique VIII em 1536, usando o local para caça, mas só passou a ser aberto ao público em 1637. Ali você encontra, por exemplo, um memorial em homenagem à Princesa Diana.

Aliás, vale lembrar que se você está viajando para Londres entre meados de novembro e o início de janeiro, uma boa opção é acompanhar o Hyde Park Winter Wonderland, evento que celebra o Natal.

Para se localizar melhor dentro do Hyde Park, confira o mapa do local aqui.

Site: https://www.royalparks.org.uk/parks/hyde-park

2. Palácio de Buckingham

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Passagens Imperdíveis no YouTube

Residência oficial da monarquia, o Palácio de Buckingham foi construído no século XVIII e é um símbolo não só da realeza, como de Londres. É ali que a Rainha recebe visitantes em eventos de Estado. Infelizmente, fica aberto à visitação pouco tempo durante o ano, apenas no verão. É, sem dúvidas, um dos principais locais da cidade. Não deixe de assistir a troca de guarda. Se você irá gostar ou não, decida após ver. Certamente é programa de turista, mas é legal conhecer para formar uma opinião a respeito.

Endereço: Westminster, London SW1A 1AA, Reino Unido
Site: https://www.royal.uk/royal-residences-buckingham-palace

3. Palácio de St. James

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Curious Pavel no YouTube

Perto do Palácio de Buckingham fica o Palácio de St. James, sede administrativa da realeza. O passeio por ali tende a ser rápido, já que o palácio não recebe visitantes. O local é também a casa em Londres da princesa Anne, irmã do príncipe Charles e filha da rainha Elizabeth II. O local foi a residência oficial até o reinado da rainha Victoria.

Endereço: Marlborough Rd, St. James’s, London SW1A 1BQ, Reino Unido
Telefone: +44 20 7930 4832
Site: https://www.royal.uk/royal-residences-st-jamess-palace

4. St. James’s Park


O que fazer em Londres em 5 dias: St. James’s Park

O mais antigo dos parques reais é o St. James’s Park. O espaço possui uma área de 23 hectares, bem menor que outros parques da cidade, mas isso não faz dele insignificante. Projetado pelo arquiteto e paisagista John Nash, o espaço é encantador e vale a visita!

Endereço: London SW1A 2BJ, Reino Unido
Telefone: +44 300 061 2350
Site: https://www.royalparks.org.uk/parks/st-jamess-park

5. Abadia de Westminster

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Rick Steves’ Europe no YouTube

Local onde acontecem as coroações reais, como a da rainha Elizabeth II, a Abadia de Westminster foi fundada por monges beneditinos no ano 960. A Abadia fica ao lado do parlamento britânico e sua construção é uma mistura de estilos arquitetônicos.

Ela é a igreja da coroação desde 1066 e 17 monarcas já foram sepultados ali. Além deles, outras personalidades importantes também foram sepultadas ali. É o caso de Isaac Newton, Charles Darwin e das cinzas do físico Stephen Hawking. Aliás, foi também na Abadia de Westminster que o Príncipe William e a duquesa Kate Middleton se casaram.

Endereço: 20 Deans Yd, Westminster, London SW1P 3PA, Reino Unido
Site: https://www.westminster-abbey.org/

6. Palácio de Westminster


O que fazer em Londres em 5 dias: Palácio de Westminster

Localizado ao lado da Abadia, o Palácio de Westminster é a sede do parlamento britânico. Também conhecido como as Casas do Parlamento (Houses of Parliament), abriga as duas Câmaras do Parlamento. O atual prédio foi reconstruído após o incêndio de 1834, que destruiu o antigo palácio, de pé desde 1512.

Ali está localizado o famoso Big Ben, denominação usada frequentemente para designar o relógio instalado na torre do Palácio de Westminster, mas que na verdade refere-se ao sino que fica ali dentro.

Endereço: Westminster, London SW1A 0AA, Reino Unido
Telefone: +44 20 7219 3000
Site: https://www.parliament.uk/about/living-heritage/building/palace/

7. London Eye


O que fazer em Londres em 5 dias: London Eye

Também conhecida como Millennium Wheel, a London Eye é uma roda-gigante famosa da capital britânica. Assim como a Millennium Bridge, também foi construída para as comemorações do novo milênio. Dos seus 135 metros de altura é possível ter uma visão privilegiada da cidade e de diversos pontos importantes, como é o caso do próprio Big Ben que comentamos há pouco e fica pertinho da London Eye. Por ser um ponto turístico famoso, aliás, o local é naturalmente disputado, então prepare-se pra enfrentar fila!

Endereço: The Queen’s Walk, Bishop’s, London SE1 7PB, Reino Unido
Site: https://www.londoneye.com/


Roteiro 3º dia em Londres: museus de Londres

O terceiro dia não precisa necessariamente ser feito por ordem de visitação, já que é temático. Entretanto, por questões logísticas, vale a pena organizar na ordem que apresentamos. Além disso, alguns pontos são mais distantes para seguirmos o tema de museus em Londres, por isso use bastante o metrô ou Uber. Elencamos alguns dos principais museus de Londres, mas pode ficar bem corrido visitar todos. Por isso, vale a pena selecionar três deles e visitar com mais calma. As menções honrosas ficam por conta do museu de cera Madame Tussauds e Tate Britain. Elas estão no mapa do terceiro dia, que você pode conferir aqui.

1. Victoria and Albert Museum

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Victoria and Albert Museum, no YouTube

O Victoria and Albert Museum é certamente um dos maiores e mais prestigiados museus de artes e design. Fundado em 1852, atualmente abriga uma coleção permanente com mais de 2,3 milhões de objetos, dos mais diferentes períodos e estilos, materiais e técnicas. A entrada é gratuita.

Endereço: Cromwell Rd, Knightsbridge, London SW7 2RL, Reino Unido
Telefone: +44 20 7942 2000
Site: https://www.vam.ac.uk/

2. Museu de História Natural de Londres

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Natural History Museum, no YouTube

Fundado em 1881, o Museu de História Natural de Londres cataloga dinossauros, como o T. Rex, mamíferos, invertebrados marinhos, peixes, répteis, anfíbios, plantas, entre outros. São mais de 80 milhões de itens! Aliás, o prédio é um capítulo à parte: construção icônica que reúne diversos estilos arquitetônicos. Certamente um passeio e tanto para quem está em Londres com crianças! Confira o mapa do Museu de História Natural de Londres aqui.

Endereço: Cromwell Rd, South Kensington, London SW7 5BD, Reino Unido
Site: https://www.nhm.ac.uk/

3. Science Museum

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Science Museum, no YouTube

Difícil falar em pontos turísticos mais visitados de Londres e não citar o Science Museum (Museu de Ciência). O local recebe milhões de turistas todos os anos e atrai de maneira bastante especial os pequenos visitantes. Com suas exposições virtuais e interativas, as crianças ficam fascinadas. Entretanto, é um bom passeio para os adultos também. A entrada é gratuita.

Endereço: Exhibition Rd, South Kensington, London SW7 2DD, Reino Unido
Telefone: +44 333 241 4000
Site: https://www.sciencemuseum.org.uk/home

4. British Museum

Vídeo produzido e divulgado pelo canal The British Museum, no YouTube

Outro local que guarda muita história é o British Museum (Museu Britânico), quarto ponto da nossa lista. Fundado em 1753 em estilo neogrego, o British Museum abriu suas portas em 1759 e contempla as mais diversas áreas do conhecimento e civilizações humanas, conforme a administração ressalta no site oficial do espaço. São mais de 60 galerias abertas à visitação gratuita. Paradoxalmente, um passeio barato, mas bastante enriquecedor!

Endereço: Great Russell St, Bloomsbury, London WC1B 3DG, Reino Unido
Site: https://www.britishmuseum.org/

5. Tate Modern

O quinto ponto da nossa lista para o 3º dia é Tate Modern, um prestigiado museu de arte moderna. A entrada é gratuita, mas alguns eventos e exposições podem ser cobrados separadamente. Veja o mapa do museu aqui. Tate Modern é uma das quatro galerias da “família Tate”, localizadas em Londres, Liverpool e Cornwall. São elas: a própria Tate Modern, Tate Britain, Tate Liverpool e Tate St. Ives.

Endereço: Bankside, London SE1 9TG, Reino Unido
Telefone: +44 20 7887 8888
Site: https://www.tate.org.uk/visit/tate-modern


Roteiro 4º dia em Londres: Trafalgar Square e região

O quarto dia é para bater pernas por Londres de verdade! Muitos locais famosos que valem a pena desbravar, então vá além da nossa lista e busque conhecer a região da melhor forma possível. Veja o mapa do quarto dia em Londres aqui.

1. Trafalgar Square


O que fazer em Londres em 5 dias: Trafalgar Square

Começamos o quarto dia de viagem em Londres com outro ponto turístico icônico: a Trafalgar Square. Cercada por museus, galerias – como é o caso da National Gallery – e outros locais interessantes, a praça é um ponto turístico que tem uma vibração diferente. É bastante visitada e importante também em termos políticos, já que protestos e outros eventos relacionados acontecem frequentemente ali.

Endereço: Trafalgar Square, Charing Cross, London WC2N 5DN, Reino Unido
Telefone: +44 20 7983 4750
Site: https://www.london.gov.uk/about-us/our-building-and-squares/trafalgar-square

2. National Gallery

Vídeo produzido e divulgado pelo canal National Gallery, no YouTube

A importância do segundo ponto da nossa lista é enorme, tanto a nível local quanto internacional. A National Gallery abriga uma das maiores coleções de obras de arte do mundo. Aqui você encontrará de Van Gogh a Rembrandt. Se estes passeios culturais fazem a sua cabeça, não deixe de conhecer a galeria. Saiba mais sobre a história da National Gallery aqui. Para um aperitivo, faça uma visita virtual neste link.

Endereço: Trafalgar Square, Charing Cross, London WC2N 5DN, Reino Unido
Telefone: +44 20 7747 2885
Site: https://www.nationalgallery.org.uk/

3. London Coliseum

Vídeo produzido e divulgado pelo canal English National Opera, no YouTube

O London Coliseum (também conhecido como Coliseum Theatre) é um importante teatro da capital britânica e casa da English National Opera. Você pode passar por lá tanto para conhecer o local, como aproveitar para ver um dos espetáculos. Neste último caso, realoque a visita na lista para o horário do espetáculo que for assistir.

Endereço: London Coliseum, St Martin’s Ln, London WC2N 4ES, Reino Unido
Telefone: +44 20 7845 9300
Site: https://londoncoliseum.org/

4. Leicester Square


O que fazer em Londres em 5 dias: Leicester Square

No caminho entre Trafalgar Square e Piccadilly Circus você vai encontrar Leicester Square, outra praça bastante conhecida. A praça é um importante ponto na vida cultural e no entretenimento de Londres, afinal concentra em seu entorno muitos cinemas, a exemplo do Odeon, pubs, restaurantes e teatros.

Endereço: Leicester Square, West End, London WC2H 7LU, Reino Unido
Telefone: +44 20 7734 4507

5. Piccadilly Circus

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Londres de Metrô, no YouTube

Como você pode perceber, o quarto dia do roteiro está recheado de praças e Piccadilly Circus é mais uma delas. Fica no cruzamento das ruas Regent Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly e Haymarket. Os painéis luminosos podem fazê-lo lembrar-se de uma outra praça famosa, a Times Square em Nova York, nos EUA, embora bem mais tímida. São as Piccadilly Lights, convidativas a uma visita à noite. Aproveite para bater pernas pelo entorno e conhecer melhor a região.

6. Oxford Street

Para fechar o quarto dia em Londres, visite a célebre Oxford Street, uma das ruas comerciais mais importantes e movimentadas não só da capital inglesa como de toda a Europa!


Roteiro 5º dia em Londres: Notting Hill e Camden Town

Duas vizinhanças não muito distantes, Notting Hill, Camden Town e arredores são as nossas paradas no quarto dia de viagem em Londres. Se você assistiu ao filme “Um lugar chamado Notting Hill”, certamente já ouviu falar desse bairro londrino super charmoso. A história de amor entre Anna Scott e William Thacker – vividos pelos atores Julia Roberts e Hugh Grant – acontece no bairro, que também já falamos neste post.

Já Camden Town é conhecido especialmente por ser o bairro onde nasceu e viveu a cantora inglesa Amy Winehouse, mas também por ser uma vizinhança vibrante e repleta de espaços culturais. Veja o mapa do quinto dia aqui.

1. Portobello Road Market

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Hannah Ricketts, no YouTube

Portobello Road Market, o famoso mercado de rua, reúne brechós, lojas de antiguidades e uma infinidade de outros artigos. Entretanto, só pode ser visitado aos sábados, infelizmente. Além de visitar o mercado, aproveite para explorar a região da Portobello Road, a rua mais famosa de Notting Hill.

Endereço: 306 Portobello Rd, London W10 5TA, Reino Unido
Site: http://www.portobelloroad.co.uk/the-market/

2. The Travel Bookshop

Mesmo tendo mudado de local em 2011, o ponto onde funcionava a livraria do filme “Um lugar chamado Notting Hill”, The Travel Bookshop, mantém a mesma fachada de outrora. Hoje funciona uma loja de souvenires no endereço. O ponto virou um local de peregrinação dos fãs após o sucesso do filme.

Endereço: 13-15 Blenheim Cres, Notting Hill, London W11 2EE, Reino Unido

3. The Notting Hill Bookshop

Para continuar no tema do filme que alçou o bairro de Notting Hill a outro patamar (quando se trata de fama), visite a The Notting Hill Bookshop, a livraria do filme com novo nome e localização, ainda na mesma rua da antiga livraria. Uma curiosidade sobre o local é que, segundo esta matéria do The Telegraph, os donos da livraria costumam receber diversas solicitações de casais de fãs do filme que desejam noivar na livraria.

Endereço: 13 Blenheim Cres, Notting Hill, London W11 2EE, Reino Unido
Telefone: +44 20 7229 5260
Site: http://www.thenottinghillbookshop.co.uk/

4. Eletric Cinema


O que fazer em Londres em 5 dias: Eletric Cinema – Foto: Alexander White / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)

Retorne à Portobello Road e visite o Eletric Cinema. Mesmo que não vá parar para ver um filme, vale a pena conhecer o local. Inaugurado em 1910, o Eletric Cinema faz parte da história de Portobello Road e de Notting Hill como um todo. É um dos cinemas mais antigos da Grã-Bretanha ainda em funcionamento. É diferente das grandes redes de cinema da atualidade, o que torna o local ainda mais especial. Conheça a história do Eletric Cinema aqui.

Endereço: 191 Portobello Rd, Notting Hill, London W11 2ED, Reino Unido
Telefone: +44 20 7908 9696
Site: https://www.electriccinema.co.uk/

5. Museum of Brands, Packaging & Advertising

Com o registro da história de diversas marcas e do consumo de uma maneira geral, o Museum of Brands “explora como marcas formam – e são formadas por – pessoas, cultura e sociedade”, segundo o site oficial – veja mais aqui. Ali são expostos 150 anos de história das marcas. Assim, o museu é um interessante local para se visitar e fechar o tour por Notting Hill. Compre os ingressos aqui.

Endereço: 111-117 Lancaster Rd, Notting Hill, London W11 1QT, Reino Unido
Telefone: +44 20 7243 9611
Site: http://www.museumofbrands.com/

6. The Sherlock Holmes Museum


O que fazer em Londres em 5 dias: The Sherlock Holmes Museum – Foto: Anders Thirsgaard Rasmussen / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)

Para começar a segunda parte do roteiro, em Camden Town, visite The Sherlock Holmes Museum. Fundado em 1990 no famoso endereço 221B Baker Street, o museu é dedicado a um dos personagens ficcionais mais famosos da história: o detetive Sherlock Holmes, da obra do escritor inglês Arthur Conan Doyle. Esse endereço não é estranho a quem já leu os livros ou acompanha a série “Sherlock” produzida pela BBC, na qual o personagem principal é vivido pelo ator Benedict Cumberbatch. A visita vale a pena também para conhecer uma casa típica da era vitoriana.

Endereço: 221b Baker St, Marylebone, London NW1 6XE, Reino Unido
Telefone: +44 20 7224 3688
Site: http://www.sherlock-holmes.co.uk/

7. Regent’s Park


O que fazer em Londres em 5 dias: Regent’s Park

Mais um dos parques reais de Londres, o Regent’s Park, com sua área de 166 hectares é um local encantador e perfeito para uma pausa em meio às andanças deste quinto e último dia de viagem. Um dos destaques fica por conta dos Queen Mary’s Gardens, com suas mais de 12 mil rosas. Há também parquinhos para as crianças – elas certamente vão adorar! -, passeio pelo lago e outras atrações sensacionais. E não saia de lá sem subir a Primrose Hill e apreciar a vista privilegiada da cidade!

Endereço: Chester Rd, London NW1 4NR, Reino Unido
Telefone: +44 300 061 2300
Site: https://www.royalparks.org.uk/parks/the-regents-park

8. Camden Lock Market


O que fazer em Londres em 5 dias: Camden Lock Market

O Camden Lock Market é outro local que concentra muito da história e cultura da região, com suas barracas de livros, CDs, objetos de decoração, entre outros. Um detalhe interessante é que apenas pequenas lojas podem operar ali. O Regent’s Canal fica nas imediações, então aproveite para passar também por lá.

Endereço: Camden Lock Pl, Camden Town, London NW1 8AF, Reino Unido
Telefone: +44 20 7485 5511
Site: https://www.camdenmarket.com/

9. Camden Street Art

Vídeo divulgado e produzido pelo canal ArtFundUK, no YouTube

Quase encerrando o último dia em Londres, visite a Camden Street Art, uma galeria a céu aberto que reúne pinturas de diversos artistas e é uma mostra da efervescência cultural deste bairro. Aliás, ali nas redondezas fica a estátua de Amy Winehouse. Se você é fã da artista, aproveite para passar por lá e fazer o registro.

Endereço: Hawley Mews, Camden Town, London NW1 8DA, Reino Unido

10. The Jazz Café

Se ainda tiver disposição depois desse roteiro recheado de passeios, termine o dia no Jazz Café que, além de bar e restaurante, também é um espaço que recebe artistas para apresentações musicais. É certamente uma ótima forma de relaxar e finalizar a viagem em grande estilo!

Endereço: 5 Parkway, Camden Town, London NW1 7PG, Reino Unido
Telefone: +44 20 7485 6834
Site: https://thejazzcafelondon.com/


Roteiro bônus: bate e volta até o Castelo de Windsor

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Michael Jiroch, no YouTube

Se você pretende fazer uma viagem mais longa e quer saber o que fazer na Inglaterra para além de Londres, vale a pena visitar o Castelo de Windsor, distante apenas 40 km de Londres. O Castelo de Windsor é uma excelente opção para fazer um bate e volta caso queira substituir um dos dias do nosso roteiro ou vá passar mais dias na Inglaterra. Aliás, o local funciona como uma espécie de casa de campo da família real.

Como chegar

  • CARRO: uma opção bastante confortável é alugar um carro e ir por conta própria para o Castelo de Windsor, que fica bem próximo de Londres. O chato é que o local não oferece estacionamento, então você terá que procurar um local para estacionar e só então ir para o castelo.
  • TREM: você pode pegar o trem na estação Paddington em direção a Slough, desembarcar e pegar o trem regional para Windsor. Desça na estação Windsor & Eton Central. A outra opção é pegar um trem direto para a estação Windsor & Eton Riverside na estação Waterloo, em Londres.
  • ÔNIBUS: a viagem de ônibus parte do Victoria Coach Station e é uma das formas mais demoradas de chegar ao Castelo.
  • EXCURSÃO: se você não quer se preocupar com nada e apenas curtir o passeio, pesquise uma das diversas agências que oferecem a excursão para o Castelo de Windsor.

Falamos dele aqui e vale a pena conferir o post sobre palácios e castelos da Inglaterra para ver outras opções de locais para visitar caso tenha mais tempo no país.


Saiba mais sobre Londres!


Encontrou o que procurava nesse roteiro super completo de Londres? Esperamos que sim! Além disso, para mais dicas de viagem, acompanhe o nosso perfil no Instagram. Então basta clicar aqui ou buscar por @oficinadeinverno.