Instagram

Siga o Mamute!

Esquimós de Estilo Noruega

Conheça tudo sobre a Noruega, o país encantador de inverno muito rigoroso

20 de agosto de 2019
Noruega

É dia de falar sobre a Noruega! O país está entre os destinos dos sonhos de muitos mamutes viajantes. Por isso, a Oficina de Inverno traz as informações que você precisa sobre um dos países mais frios e encantadores. O clima, os pontos turísticos, a cultura… são muitos motivos para amar a Noruega! O país forma a Escadinávia, junto com a Dinamarca, a Suécia e a Finlândia, países de primeiro mundo que têm muito a oferecer. O país também não exige o visto de brasileiros, o que é um convite a mais.

Segundo o World Hapiness Report 2019, ou Relatório de Felicidade Mundial, que este ano chegou à sétima edição, a Noruega ocupa o terceiro lugar no ranking dos países mais felizes do mundo, atrás apenas da Finlândia (1º lugar) e a Dinamarca (2º lugar). No ano passado o país ocupava o segundo lugar na lista e, apesar de perder uma posição, continua muito bem posicionado. Para ter uma noção, o Brasil ocupa o 32º lugar. Além disso, um fator que nos ajuda a conhecer melhor o nível da qualidade de vida norueguesa, o país emplacou em vários anos consecutivos a posição de maior índice de desenvolvimento humano (IDH).

Clima da Noruega

O clima da Noruega é digna de um legítimo Mamute! O inverno é rigoroso, com o frio intenso durante boa parte do ano. As baixas temperaturas, no entanto, não assustam os norugueses, que convivem bem com o clima, tenha chuva e neve ou não.

Segundo o site Visit Norway, a temperatura média da Noruega no inverno é de -6,8°C. As regiões continentais mais baixas, além do norte da Noruega têm o clima mais rigoroso, com muito frio, ventos e neve. Já a região dos fiordes e o sul da Noruega possuem temperaturas mais amenas, mas vale lembrar que para o clima local. Para nós brasileiros, habituados com o clima tropical, continua sendo muito frio!

Curiosidades

Por lá, durante o outono e o inverno (ou seja, metade do ano), o sol mal aparece e, em alguns locais, há total falta de luz solar. Esse é o caso do vilarejo Rjukan, localizado no meio de um vale. Por lá, a saída encontrada foi posicionar espelhos com sete metros de altura na parte mais alta do lugar, para que o equipamento refletisse a luz solar para dentro do pequeno vilarejo norueguês. Os detalhes você confere na reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, disponível aqui.

O dia em que o equipamento entrou em atividade, conforme também mostra a reportagem, foi um verdadeiro evento! As pessoas se reuniram para celebrar a novidade.

Principais cidades

Para te ajudar a montar o roteiro de viagem perfeito, a Oficina de Inverno traz uma lista das principais cidades da Noruega. O país está entre os destinos mais adorados por aqui, então fique atento às nossas dicas. Muito carinho por cada paisagem!

Oslo, a capital da Noruega

Além de capital, Oslo é também a maior cidade da Noruega. Assim como outras cidades da região, Oslo chama atenção pela preservação ambiental e pela variedade de áreas verdes.

Entre os pontos turísticos de Oslo que valem muito a visita, listamos alguns como dicas para você incluir no seu roteiro de viagem. O Palácio Real de Oslo, inaugurado em 1849, é a residência oficial da nobreza norueguesa. O local é também um dos principais monumentos da capital. Além da visita ao local e suas instalações, uma parte interessante de acompanhar é a troca da guarda. Como acontece em Londres, no Palácio de Buckingham, sabe? Para entrar no Palácio e conhecer o interior você deve agendar a sua viagem entre os meses de junho a agosto.

A história desse Palácio está bastante relacionada com a história da própria Noruega. Ele foi construído quando o país ainda era uma espécie de colônia sueca (território dependente). A Noruega conquistou sua independência apenas em 1905.

A Catedral de Oslo é outro ponto turístico importante e vale a pena conhecer, especialmente se você gosta de visitar a parte mais históricas das cidades em que viaja. A construção, em estilo barroco, está entre os cartões postais da cidade e foi construída ainda no século XVII.

Outro prédio importante da cidade é a Ópera de Oslo. Construído em mármore, a localização da Ópera construída em 2008 é bastante peculiar: fica às margens do mar do Norte, dando a impressão de ser banhado por suas águas. Por fim, também destacamos o Parque Vigeland, repleto de esculturas ao ar livre. São mais de 200 exemplares!

Veja as médias do clima em Oslo durante o inverno:
Dezembro: 1°C (máxima) | -4°C (mínima)
Janeiro: 0°C (máxima) | -5°C (mínima)
Fevereiro: 1°C (máxima) | -5°C (mínima)
Março: 5°C (máxima) | -2°C (mínima)

Vídeo produzido pelo canal Expedia (ative as legendas em português!)

Tromsø

Vídeo produzido pelo canal trinipilot

Aqui o destaque vai para a aurora boreal e o sol da meia-noite! Já ouviu falar sobre esses dois fenômenos, verdadeiros espetáculos da natureza? Na Noruega, Tromsø é o local ideal para observá-los! Esta é a maior cidade ao Norte do Círculo Ártico. Chegando lá, você vai encontrar uma verdadeira concentração de pessoas ávidas por ver a aurora boreal de pertinho. E não é pra menos! Além disso, se você visita a cidade entre maio e julho o sol da meia-noite o espera!

Para quem vai colocar a cidade no roteiro, vale ficar de olho no Festival das Auroras Boreais, os museus da cidade e as opções de atividades ao ar livre, como os passeios de trenós puxados por cães.

Quer dicas dos próprios habitantes da cidade? Esse “Top 9: Tromsø segundo os moradores“, produzido pelo site Visit Norway, é uma baita ajuda. Repleto de dicas de quem conhece realmente o dia a dia da cidade.

Veja as médias do clima em Tromsø durante o inverno:
Dezembro: 0°C (máxima) | -4°C (mínima)
Janeiro: -1°C (máxima) | -5°C (mínima)
Fevereiro: -1°C (máxima) | -5°C (mínima)
Março: 1°C (máxima) | -4°C (mínima)

Bergen

Vídeo produzido pelo canal Fjordstrøm Travel & Tech

Localizada a 304 quilômetros de distância da capital norueguesa, Oslo, Bergen é uma cidade cheia de encantos. Casas coloridas trazem alegria ao cenário da cidade, que é uma das mais chuvosas do mundo. Bergen tambem se destaca pela presença de diversos fiordes, que fazem a visita à cidade valer a pena. Mas não só eles!

Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, conta também com uma arquitetura que traz vida à cidade, com suas casas coloridas. Há vista para o mar, montanhas, natureza por toda a parte. Além disso, fica o registro do Festival Internacional de Bergen, evento anual que movimenta a cidade; a Bergen Academy of Art and Design; e a Universidade de Bergen. De fato, uma cidade imperdível!

Veja as médias do clima em Bergen durante o inverno:
Dezembro: 5°C (máxima) | 1°C (mínima)
Janeiro: 4°C (máxima) | 0°C (mínima)
Fevereiro: 4°C (máxima) | 0°C (mínima)
Março: 6°C (máxima) | 1°C (mínima)

Fredikstad

Fredrikstad é a sexta maior cidade da Noruega e, ainda assim, uma cidade tranquila e bastante aconchegante. Os habitantes são conhecidos como um povo amigável. Entre as atrações na cidade, destacamos The Old Town, o museu de ciências Inspiria, o Old Town Model Train Center, o Strømtangen fyr e o Museu de Fredrikstad.

Veja as médias do clima em Fredrikstad durante o inverno:
Dezembro: 3°C (máxima) | -1°C (mínima)
Janeiro: 2°C (máxima) | -2°C (mínima)
Fevereiro: 1°C (máxima) | -3°C (mínima)
Março: 5°C (máxima) | 0°C (mínima)

Outros pontos turísticos da Noruega que são IMPERDÍVEIS!

Porto de Bryggen

Fiorde de Geirander

Vídeo produzido pelo canal Amazing Places On Our Planet

Polaria Centre

Museu Viking Lofotr

Fiorde de Aurland

Fiorde de Lyse

Estações de esqui

O que vestir no inverno da Noruega

Agora é hora de falar sobre um aspecto muito importante relacionado à viagem para a Noruega: o que vestir por lá? Esse é um fator que sempre preocupa os viajantes que nos procuram em buscas de dicas e roupas quentinhas. Quando o destino é tão frio, então, a preocupação triplica. Mas não é preciso temer! Os Esquimós de Estilo da Oficina de Inverno estão aqui para ajudar!

A escolha do tipo de roupa vai depender dos tipos de passeios que você pretende fazer quando estiver na Noruega. Passeios mais intimistas e em lugares fechados exigem proteção, mas nada extremo. Atividades ao ar livre exigem roupas impermeáveis e botas resistentes, como as peças da linha Winter Explorer.

Para o inverno norueguês, use camadas de roupas segundo a indicação abaixo:

Como se vestir no inverno da Irlanda

Clique na imagem acima e confira o nosso guia completo “Como se vestir no inverno”

#1. Super Térmica: a primeira camada de roupa é responsável por reter o calor natural do corpo, evitando a perda dele para o ambiente. Com isso, você permanece aquecido(a).

#2. Blusa de frio: compondo a segunda camada, a blusa de frio não deve ser de algodão, por ser um material poroso e que facilita a entrada de vento e frio. Opte por blusas de lã, acrílico ou cashmere, por exemplo. Os modelos de gola alta são excelentes para enfrentar o frio!

#3. Calça de frio: nada de jeans por aqui! Ele também é de algodão e, como explicamos, não protege do frio. Alguns dos tecidos ideais são aqueles produzidos com lã, acrílico, veludo, flece, moletom ou poliamida.

#4. Palmilha de lã de ovelha

#5. Botas: indicamos o uso de botas de couro com forro. O couro, que possui a propriedade corta vento, tem o forro peluciado como aliado para aquecer os seus pés. Os pés devem ser mantidos quentinhos por sofrerem mais com o frio, por estarem nas extremidades do corpo. Indicamos as botas León e Oviedo.

#6. Casaco: para o frio intenso da Noruega, onde neva muito, o ideal é usar casacos de poliéster. Um exemplo é o doudoune, que protege bem da umidade por conta do tipo de tecido. A parka é outro tipo de casaco bastante recomendado para o frio intenso, com forro de peluche que a deixa bem quentinha. A jaqueta Winter Explorer, por sua vez, é ainda mais resistente ao frio, enfrentando até -15°C, além de ser impermeável. Temos diversas opções de casacos, que você pode encontrar AQUI.

#7: Gorro e protetor de orelhas: sabe-se que a cabeça, enquanto extremidade do corpo, é uma das partes do corpo que mais sofre com as baixas temperaturas, caso da Noruega. Por lá, o frio é uma constante durante todo o ano, por isso é fundamental estar atento(a) a esse detalhe. Para ficar bem protegido, combine a proteção do protetor de orelhas (pode ser a nossa faixa térmica) com o gorro. Os dois trabalham de forma conjunta, aumentando o poder de proteção contra o frio.

#8: Cachecol: outro acessório de inverno bastante importante é o cachecol. A região do pescoço deve estar bem protegida para evitar resfriados e outros transtornos. Afinal, ninguém quer ficar doente no meio de uma viagem dessas, né? Para enfrentar o frio norueguês, opte por modelos térmicos, como o cachecol Nevasca da Oficina de Inverno, produzido com fleece térmico.

#9: Gola térmica: indicada para temperaturas abaixo de 5°C, a gola térmica Nevasca é um item que ajuda bastante em locais onde há muito vento, como é o caso da Noruega. Além de cobrir todo o pescoço, a peça também protege o rosto, nariz e orelhas, já que você pode usá-la levantada até a altura do nariz.

10: Luvas térmicas: por fim, para proteger suas mãos do vento, frio e umidade, não esqueça de colocar as luvas térmicas na mala! Uma forma de potencializar o aquecimento proporcionado por essas luvas é usá-las de maneira conjunta com as luvas Nevasca ou Mônaco. Aquecimento e estilo garantidos!

Baixe o nosso e-book grátis!

Informação nunca é demais, né? Foi pensando nisso que resolvemos reunir, num lugar só, toda a experiência adquirida em nossas viagens e enquanto marca consolidada no mercado quando o assunto é roupas de frio. Somos experts em vestuário de inverno e você pode adquirir, de forma rápida, simples e gratuita, o e-book produzido pelo nosso time: “Como se vestir no frio”. Este é um guia completo de como ficar bem aquecido nos dias mais frios do ano. Um verdadeiro manual, que você pode baixar aqui.

Todos esses produtos (e muitos outros!) estão disponíveis na Oficina de Inverno. Então, não deixe de visitar o nosso site ou, se você mora em Fortaleza, Recife, Teresina ou Goiânia ou, ainda, vive perto desses locais! Para mais informações, você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp ou mandar um direct no Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno.

* Foto da capa: Lightscape/Unsplash

    Leave a Reply