Instagram

Instagram did not return a 200.

Siga o Mamute!

Destinos de viagem Esquimós de Estilo Rússia

Roteiro de viagem na Rússia: um guia para conhecer o país

16 de novembro de 2019
Roteiro de viagem na Rússia

A Rússia é o terceiro destino de viagem da Oficina de Inverno deste ano e a escolha não foi fácil. Entre muitos destinos de inverno por explorar, o escolhido foi o país de Lênin e Stálin (velhos conhecidos das aulas de História). A viagem em família percorreu, até o momento, a capital russa, Moscou, e a cidade de São Petersburgo. Hoje trazemos os highlights dessa aventura para você que pretende visitar o país, mas não sabe muito bem como organizar a viagem. Vamos às sugestões para você montar o seu roteiro de viagem na Rússia? Vem com a gente!

Roteiro de viagem na Rússia: Moscou

A cidade de Moscou foi a primeira parada da viagem para a Rússia. Com cerca de 12 milhões de habitantes, segundo dados de 2012, a capital fica às margens do rio homônimo. Fundada em 1147, Moscou é uma das cidades que simbolizam a vida e a história dos russos. Por suas ruas, uma série de monumentos que ajudaram a construir essa história.

Para você que pretende visitar a cidade, vale ficar atento à questão do idioma. A Mamute Júlia conta que informações para turistas não são tão fáceis e é difícil achar placas de sinalização e guias em inglês, assim como outras pessoas que falam o idioma. Uma dica é usar o aplicativo do Google Tradutor e colocar a tradução por imagem. Vamos às dicas para você montar o seu roteiro de viagem na Rússia por Moscou?

Kremlim

Roteiro de viagem na Rússia

Vista do Kremlin, em Moscou, é um dos mais importantes símbolos da cidade – Foto: Michael Parulava/Unsplash

Este complexo fortificado fica ao lado da Praça Vermelha, onde estão situados importantes prédios históricos, como o Mausoléu de Lênin, a Catedral de São Basílio e o Museu Histórico do Estado.

O Kremlim de Moscou é o mais conhecido, por ser a sede do governo russo, mas existem muitos outros pelo país.

Um dos pontos que foram esse complexo é a Praça das Catedrais. A entrada nas catedrais é permitida, mas é proibido tirar fotos no interior delas.

Enquanto estiver no Kremlim, cuidado para não perder o ticket de entrada, pois é preciso apresentá-lo sempre que entrar em uma das catedrais.

Mausoléu de Lenin

Vladimir Lenin é uma figura controversa na história mundial, mas de grande importância para a história russa. Líder fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ou simplesmente União Soviética, bem conhecida das nossas aulas de História e Geografia, teve o corpo guardado e exporto neste Mausoléu que fica sempre aberto à visitação.

Vale lembrar que a União Soviética representou o pólo comunista no mundo durante a maior parte do século XX, em contraposição ao bloco capitalista, representado principalmente pelos EUA. Se você gosta de visitar prédios históricos, com certeza esse é um ponto turístico imperdível na sua passagem pela Rússia!

Arbat Street

A Mamute Júlia Evangelista conta que a Rua Arbat é uma das mais movimentadas quando o assunto é comércio em Moscou. Muitos estabelecimentos ficam abertos 24 horas ali e são uma boa pedida para quem gosta de fazer o turismo de compras. A via, de aproximadamente 1 km, fica no Centro Histórico de Moscou. É uma das ruas mais antigas da capital russa!

Visita às estações de metrô

Roteiro de viagem na Rússia

Detalhe do teto em uma das estações de metrô de Moscou. Um universo suntuoso e imperdível! – Foto: David Torres/Unsplash

As estações de metrô de Moscou e são um capítulo à parte. Bastante conhecidas e famosas pela riqueza de detalhes e beleza arquitetônica, a família de Mamutes selecionou 11 dentre as mais de 200 estações. As estações são utilizadas pela população diariamente, e muitas delas são bastante movimentadas. O sistema de metrô é um dos maiores do mundo, ocupando a 6ª posição. São 12 linhas que movimentam mais de 9 milhões de pessoas por dia.

Por lá, você encontra estátuas, mosaicos, pinturas, vitrais, entre outros atrativos. A mamute Luiza Evangelista explica que cada estação tem um estilo próprio e ressaltou que uma das preferidas foi aquela uma repleta de vitrais! Construído por ordens de Stálin, como forma de defender a grandiosidade do comunismo na opinião dele, não é à toa que o local é conhecido como Palácio Subterrâneo.

Outra dica das Mamutes é que não é preciso sair das estações para fazer o tour. Com apena um ticket você pode rodar o quanto quiser! Além disso, elas ressaltam que quem gosta mais de história pode contratar um guia para ter mais explicações. Você encontra guias especializados nessa área. Por fim, leve o mapa do metrô com você! Sem ele, fica difícil de percorrer as estações.

Passeio de barco

Outra opção para os mamutes aventureiros é fazer um passeio de barco pelo rio Moscou (Москва, em russo). Há barcos disponíveis para tour pela cidade. O interessante é que, como o rio banha boa parte de Moscou, você acaba conhecendo bastante coisa por lá, como é o caso do Kremlim e a Catedral de São Basílio. São muitas empresas disponíveis para realizar o passeio, então vale a pena pesquisar bastante para escolher aquela que mais se adequa às suas condições e necessidades.

Shopping Gum

Roteiro de viagem na Rússia

O espaço do Shopping Gum também é imperdível! – Foto: Andrey Konstantinov

O Gum é um shopping center muito bonito na cidade de Moscou. A construção existe há muito tempo! Antes o espaço abrigava lojas de departamentos estatais. O Gum fica localizado na Praça Vermelha, um dos principais pontos da capital russa. A dica das nossas Mamutes é entrar para conhecer e fazer uma pausa gourmet, provando os sabores que o espaço tem a oferecer. E não é pouca coisa não! Amamos!

Roteiro de viagem na Rússia: São Petersburgo

Agora que já conhecemos os principais pontos visitados durante a estadia em Moscou, vamos desembarcar em São Petersburgo! Os mamutes fizeram a viagem de trem e para o traslado até a estação de trem eles usaram o Yandex. É um aplicativo similar ao Google que oferece uma série de serviços, inclusive de transporte. Como o Uber não opera no país, é uma opção para quem busca uma opção fácil e que oferece transportes de acordo com a sua necessidade.

Elas optaram pelo trem Sapsan, que é de alta velocidade, e o trajeto durou 4 horas. Outros trens têm viagens mais demoradas, de 8 horas, e também oferecem opções de viagens à noite, com camas. Você também tem a opção de fazer a viagem de avião, com preços em conta. Mas sabemos o quanto aeroportos são burocráticos, então vale a pena a experiência de fazer a viagem de trem.

A cidade de São Petersburgo, que fica a 632 quilômetros de distância de Moscou, tem cerca de 5 milhões de habitantes e muita coisa para conhecer! A cidade também foi a capital do Império Russo, entre os anos de 1713 e 1728 e novamente de 1732 a 1918. Durante o período da Guerra Fria, com as mudanças implementadas no país, São Petersburgo passou por duas mudanças de nomenclatura: foi chamada de Petrogrado e Leningrado. Ao chegar na cidade, as primeiras impressões dos Mamutes foram de uma cidade repleta de canais, mais movimentada que Moscou e com muitos cafés e bares legais.

A Mamute Júlia lembra que as primeiras construções da cidade foram construídas por camponeses russos e servos de guerra. Milhares de pessoas morreram na construção da cidade, que começou por iniciativa do czar Pedro, O Grande, da dinastia dos Romanov.

Vamos agora conhecer alguns dos principais pontos pela cidade:

Igreja do Sangue Derramado

Esse foi um dos passeios dos nossos Mamutes por São Petersburgo. A Igreja do Sangue Derramado fica às margens do canal Griboedov e foi construída em estilo neo-russo. O local está repleto de obras artísticas de encher os olhos. A visita vale muito a pena!

Catedral de Kazan

Roteiro de viagem na Rússia

Mais um símbolo imponente da grandiosidade arquitetônica da Rússia – Foto: Yash Bhargava/Unsplash

Museu Hermitage

Roteiro de viagem na Rússia

Uma das salas do Museu Hermitage, que foi criado como coleção particular de Catarina, A Grande – Foto: Artem Bryzgalov/Unsplash

O Museu Hermitage é um complexo de edifícios, que inclui o Palácio de Inverno. Este é um dos museus mais famosos do mundo! Fica localizado no Centro Histórico da cidade, que é considerado patrimônio da Unesco. O Museu abriga também um acervo com obras artísticas do mundo todo. São 1.057 salas abertas à visitação!

Mamute Gourmet: o que comer nas andanças pela Rússia

As nossas Mamutes Viajantes embarcaram de verdade na experiência de conhecer o país e, para conhecer melhor a cultura pelo ponto de vista local, nada melhor que provar todas as comidas típicas que tiver oportunidade. Afinal, tem forma mais deliciosa de conhecer uma cultura que pela gastronomia? Desconhecemos! No setor dos doces e sobremesas, frutas vermelhas, suspiros e amêndoas dão a tônica do que elas provaram em Moscou.

A cidade de São Petersburgo fica do ladinho da Geórgia, o país que também fez parte da União Soviética. Hoje em dia, essa proximidade geográfica contribui na influência culinária que o país vizinho exerce por ali. As Mamutes visitaram um restaurante típico do país em São Petersburgo com pratos tradicionais. Entre as opções, elas observaram que milho, queijo e batata são ingredientes recorrentes na culinária típica, além de muita coisa com carne. Tudo super bem temperado!

Outro prato típico da Rússia, que muita gente desconhece, é o estrogonofe. O prato, que foi incorporado na mesa do brasileiro e é um queridinho de muita gente por aqui, é um presente da culinária russa. Além desse, podemos destacar outros pratos típicos do país: a salada de arenque, okrochka, borscht, pelmêni e o frango à kiev.

Como se vestir no frio da Rússia

A dica da Mamute Mariá é vestir as peças da terceira camada antes de sair do local com calefação. Isso ajuda a manter o calor do corpo. A dica vale também para os acessórios. Outra dica é para o uso dos acessórios de cabeça mais estilosos, mas que não protegem tanto do frio: coloque um gorro de fleece ou a faixa térmica por baixo. Assim, dá pra usar gorros com pontos mais abertos ou boinas no frio intenso tranquilamente!

Look 1

Roteiro de viagem na Rússia

Look 2

Roteiro de viagem na Rússia

Look 3

Roteiro de viagem na Rússia

Look 4

Roteiro de viagem na Rússia

Look 5

Outro look da mamute Mariá Evangelista foi:

  • Roupa Super Térmica (blusa + calça)
  • Blusa Aran (na cor amarela)
  • Calça Invernada (na cor azul)
  • Casaco Dupla face (de um lado estilo doudoune e do outro revestido em pelos)
  • Cachecol Losangos (na cor azul)
  • Gorro Mart (com forro de peluche, na cor azul)
  • Bota León

Dica do Mamute: no período da Copa 2018, realizada na Rússia, produzimos o post “Como se vestir na Copa do Mundo na Rússia“, que vale, claro, para outros momentos de frio ameno. Se você está a fim de visitar o país, vale a pena conferir também o post “Com um inverno rigoroso, aprenda como se vestir no frio em Moscou, na Rússia“.

A Mamute Júlia Evangelista ainda fez um resumo sobre o que achou da viagem para a Rússia: “[o que mais gostei na Rússia foi] a arquitetura. Me surpreendeu demais, a limpeza e a beleza da cidade, tanto em Moscou como em São Petersburgo. Caminha [por essas cidades] foi o que mais gostei”, conta. As flores, a culinária, o clima e o espaço urbano foram os pontos mais apaixonantes do país para os Mamutes Correspondentes!

Quer mais dicas de estilo e destinos? Não deixe de acompanhar o nosso perfil no Instagram: @oficinadeinverno. Por lá, compartilhamos nossas aventuras congelantes e dicas para manter-se aquecido mesmo no frio intenso.

Para adquirir essas e outras roupas de frio, basta visitar o nosso site ou os nossos Iglus Físicos nas cidades de Teresina, Recife, Fortaleza e Goiânia!

Leave a Reply