Irlanda Mamute Cultural

5 dicas de lugares para celebrar o St. Patrick’s Day pelo mundo

17 de Março de 2018
St. Patrick's Day:

Se você saiu de casa hoje e se deparou com uma decoração verde em algum lugar (lojas ou bares, por exemplo), não se assuste: é St. Patrick’s Day! O dia de São Patrício, como é chamado no Brasil, é um feriado que extrapolou as fronteiras do mundo cristão e da Irlanda – onde a história começa. A data relembra a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, que ficou conhecido por trazer e difundir o catolicismo na Irlanda. Esta data comemorativa – a mais famosa do mundo, segundo a revista Time – é um exemplo perfeito da mistura de culturas e da rica diversidade de cada uma delas.

Para ajudar você a aproveitar a data da melhor forma, a Oficina de Inverno traz, neste post,


História do St. Patrick’s Day

É interessante como o feriado é algo dos irlandeses, mas cresceu e se reinventou mesmo nos Estados Unidos. Por lá, a influência americana transformou a data em algo comemorado em todo o mundo.

St. Patrick's Day

O verde é a maior símbolo desta data e está por toda parte – Foto: My Ireland Tour

A imigração irlandesa foi massiva nos séculos XIX e XX – como bem mostra o filme Brooklyn – e os irlandeses começaram a comemorar o dia do padroeiro no novo país.

No início, como mostra esse artigo da revista Superinteressante, as comemorações eram restritas aos bairros de imigrantes e mais religiosas. A mudança ocorreu já no fim do século passado, quando foi chegando a outros locais do mundo. Hoje em dia a data é celebrada em grandes metrópoles, como Nova York, Tókio e São Paulo, onde os pubs ficam lotados e tem até St. Patrick’s Week! O feriado como conhecemos hoje é mais coisa do norte-americano do que de irlandês. Ainda assim, adoramos!


Os melhores lugares para celebrar a data!

Aqui no Brasil as celebrações crescem a cada ano e há uma extensa lista de eventos em várias capitais comemorando a data. E quais os melhores lugares para celebrar a data em outros países? A Oficina de Inverno traz uma lista de cinco países que valem a pena!

1. Irlanda

St. Patrick's Day: Irlanda

As crianças também são bem-vindas na festa! (Foto: DNA Info)

O primeiro país da lista não poderia ser outro, né? A Irlanda homenageia o padroeiro de forma bastante intensa e o órgão do governo responsável pelo turismo faz uma verdadeira campanha ao redor da data comemorativa. Por toda a história que carrega e por ser uma país maravilhoso nesse finalzinho de inverno, a Irlanda é indicada pelos mamutes da Oficina de Inverno!

2. Canadá

St. Patrick's Day: Canadá

A bandeira canadense compõe a festa (Foto: Irish Times)

Montreal tem uma das maiores festas de St. Patrick’s Day em todo o mundo. A imigração irlandesa foi bastante forte e a data é celebrada em Montreal desde 1824, com uma grande parada! Por lá você pode comemorar nos pubs da cidade, como o Le Trèfle, McCarold’s, Le Vieux Dublin ou o Honey Martin. Passar o dia pelas ruas da cidade participando das festividades também é uma boa pedida!

3. Estados Unidos

St. Patrick's Day: Estados Unidos

Os EUA é considerado o país onde a festa, como conhecemos hoje, nasceu (Foto: skibbereeneagle.ie)

A festa se intensificou mesmo nos Estados Unidos e por isso o país não pode faltar na nossa lista! Nova York concentra uma belíssima parada e as comemorações não são restritas a esse momento. Assim como nos outros países, a celebração é forte nos pubs da cidade.

4. Japão

St. Patrick's Day: Japão

A gaita de fole é tocada durante as festividades em Tókio (Foto: Live Japan)

A parada realizada em Tókio concentra milhões de pessoas todos os anos. Mas o alcance das celebrações já chegou ao país inteiro. Por lá, a data começou a ser comemorada em 1992 por iniciativa dos próprios japoneses, que conheceram a festa e adoraram.

5. Alemanha

St. Patrick's Day: Alemanha

São Patrício na festa em Munique! (Foto: Travel Channel)

Já na Alemanha, Munique tem uma das maiores celebrações – que também tem peso quando se considera a Europa como um todo. A coisa cresceu tanto que virou uma espécie de festa popular por lá. Por tudo isso, a Alemanha figura em nossa lista como um excelente destino para a festa!


Saiba mais sobre a Irlanda!


Acompanhe o nosso perfil no Instagram para mais dicas de viagem e como se vestir no frio. Caso tenha dúvidas, fale conosco via direct por lá que os Mamutes da Oficina de Inverno estão a postos para descongelar qualquer dúvida!

Foto da capa: Tourism Ireland.

Leave a Reply