Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Por Temperatura

Qual o melhor casaco para o frio intenso?

26 de Fevereiro de 2020

Quando chega o esperado momento de viajar para conhecer lugares famosos por suas paisagens invernais, você não pode estar despreparada! Todas aqueles locais completamente apaixonantes e que nos proporcionam uma sensação ótima que é estar perto daqueles flocos branquinhos de neve, merecem uma produção à altura! Nesse sentido, esta é a hora de conferir o guarda-roupa para selecionar as melhores peças para que a viagem seja tranquila. Afinal, estar bem protegida contra o frio é algo da maior importância! Uma das peças que você deve checar é o casaco.

Como nós brasileiros estamos acostumados com o clima tropical que rotineiramente lota as praias, surgem diversas dúvidas sobre como se aquecer no inverno do Hemisfério Norte. Aliás, quando se trata de frio, a primeira peça que vem à cabeça quando nos imaginamos curtindo a neve é o casaco. A peça-chave do look de inverno completa a terceira camada e protege do frio e dos ventos. Mas qual o melhor casaco para o frio intenso

Além de encontrar peças que sejam agradáveis aos nossos olhos, é importante observar também a qualidade, resistência e durabilidade do produto. Afinal, além de simplesmente se vestir e garantir a elegância, durante a estação das baixas temperaturas é preciso manter o aquecimento e conforto térmico do corpo. Pensando em tudo isso, a Oficina de Inverno apresenta dicas quentinhas e  indicações de casacos ideais para enfrentar nevascas e frio intenso. 


Como escolher o seu casaco para frio intenso?

  1. Verifique o tecido do casaco

O primeiro passo para ter certeza de que o casaco servirá para sua temperatura é verificar com cautela o tipo de tecido em sua composição. Muitas vezes, apenas olhando o casaco já podemos dizer que ele servirá em qualquer temperatura. Mas nem tudo é o que parece.

Existem diversos tipos de fibras que dão origem aos tecidos com os quais as roupas serão confeccionadas. No caso específico das roupas de frio, estes tipos de fibras podem ser naturais (de origem animal e vegetal, já encontradas em forma de fibras na natureza), artificiais (de origem natural, que são transformadas em fibras têxteis em laboratório) e sintéticas (que são criadas em laboratório).

Estar atento à esse detalhe faz muita diferença na sua escolha, pois algumas fibras são porosas e deixam passar o vento (como o algodão) e outras barram a entrada do frio com maior eficácia (é o caso do poliéster).

  2. Verifique a resistência do casaco

Durante o frio intenso, é bem provável que sejam registradas previsões de umidade em volta, seja neve ou chuva e de bônus o vento costuma se fazer presente também. Esses elementos diminuem bastante a sensação térmica do corpo. Por isso, uma jaqueta para essas circunstâncias deve levar em conta as características climáticas e protegê-lo de forma adequada.

Dessa forma, sempre verifique se o casaco é resistente aos ventos e chuva ou 100% impermeável e corta vento. Isso evitará que o corpo perca o calor natural, além de mantê-lo aquecido. 

  3. Hora de observar o capuz e o forro 

As extremidades do corpo – mãos, pés e cabeça – são os pontos mais sensíveis que possuímos quando se trata de frio. Por isso, é sempre bom lembrar e relembrar que é essencial mantê-las protegidas e bem aquecidas. Desta forma, um casaco para frio extremo que possui um capuz certamente apresenta um diferencial importante para mantê-lo aquecido. Vale lembrar ainda que o capuz pode ser combinado ao gorro e/ou protetor de orelhas, para maior proteção.

A mesma observação vale também para o forro, dependendo de sua temperatura o forro do casaco é extremamente importante para o aquecimento e conforto. Certificar-se de que o casaco contém um forro de peluche ou fleece térmico é essencial, pois esse material fará toda a diferença em temperaturas baixas. 


Quais os tipos de casaco para frio intenso?

 1. Casaco Doudoune

(termo em francês) – também conhecido como down jacket em inglês – é uma peça feita de nylon ou poliéster, além de ser acolchoada. Foi pensado justamente para ser usado na prática de esportes na neve ou até passeios e é ideal para climas com temperaturas baixas. É uma peça super versátil podendo ser usada com ou sem neve. A peça também possibilita fazer combinações incríveis com saia, peças de alfaiataria, sendo eles de modelo longo ou curto. Essas dicas de como usar os casacos doudounes você pode conferir no post “Como Usar casaco doudoune no inverno”.

  1.1 Casaco Doudoune com forro

       

Os nossos casacos do tipo doudoune são encontrados em diversas cores e modelos, sendo bem resistentes ao vento e neve, pois possuem forro de peluche em seu interior, que garante proteção extra contra o frio e vento. E além de ser ideal para o frio intenso, o casaco doudoune é uma peça super versátil podendo ser usada com ou sem neve. A peça também possibilita fazer combinações incríveis com saia, peças de alfaiataria, sendo eles de modelo longo ou curto!

Recomendamos usar os Doudounes com forro em temperaturas de 10ºC a -10ºC. Abaixo de 8ºC é necessário usar com a Super Térmica.

  2.1 Casaco Doudoune sem forro

          

Outro modelo interessante, é o casaco doudoune sem forro. Estes por sua vez são desenvolvidos para quem irá enfrentar temperaturas moderadas e intensas. São ótimos para levar na viagem, pois ocupam pouco espaço e encaixa facilmente na sua mala.  Este modelo é uma ótima opção de styling para quem quer fugir do tradicional. Seu estilo esportivo e styling atrai muito todos os tipos de público, seja infantil, masculino e feminino esses casacos irão combinar com quase tudo. 

São casaco confortáveis, estilosos e versáteis para quem vai viver momentos calorosos no frio e pretende se aquecer com eles por muitos invernos!

Recomendamos usar dos Doudounes sem forro em temperaturas de 15°C a -5°C. Abaixo de 8ºC é necessário usar com a Super Térmica.

  2. Jaqueta impermeável e corta-vento

 O casaco impermeável que muitos usam o termo Anoraque ou Anorak, em francês que significa que é 100% impermeável (resistente à chuva ou neve) e corta-vento. É um tipo de casaco com uma tecnologia desenvolvida para viajantes aventureiros que irão enfrentar temperaturas negativas em situações adversas, como esportes, escalada ou trilha, pois sua tecnologia barra a entrada do vento, além de proteger 100% da chuva ou neve.  

Lembrando que o casaco impermeável tem costuras seladas e é inteiramente produzido em um material especial que evita os focos de água no corpo e não permite que a água entre pelas tramas do tecido. 

   1.2 Jaqueta Winter Explorer

Acessórios térmicos - gola térmica

Abram alas para o melhor casaco da Oficina de Inverno! Impermeável e corta vento, a jaqueta Winter Explorer foi desenvolvida para enfrentar o frio extremo: ela suporta até -15°C. Antes de incluí-la no catálogo, testamos a peça e ela foi aprovada com o nosso selo Mamute de eficácia. Na mala, já levamos a jaqueta para a Patagônia Argentina e o Alasca, para citar dois exemplos.

O modelo tem outro grande diferencial: é 3 em 1! Formada por duas jaquetas acopladas, você pode usar cada uma delas separadamente ou juntas. Incrível, né? E não para por aí: além de ser impermeável e corta vento, a Winter Explorer é totalmente respirável. Isso significa que qualquer tipo de umidade, seja a água da chuva, neve ou suor, ficará na camada externa do tecido e depois irá evaporar.

A jaqueta Winter Explorer é a nossa peça mais indicada para o frio intenso com neve, por ser impermeável. É a nossa opção mais completa e aquece no frio de até -15°C. É definitivamente um sonho! 

Você pode conferir também toda a linha Winter Explorer no post “A Linha Winter Explorer é a melhor para enfrentar o frio de até -15ºC”.

Em qual temperatura usar? 

As duas camadas juntas: até -15ºC (com uso da Super Térmica) 

Apenas a jaqueta interna: 25ºC a 12ºC

Apenas a jaqueta externa: 12ºC a 20ºC (aproximadamente)

  3. Casaco de Lã Natural

Esse casaco é produzido em lã natural, isto é, por ser de um fio naturalmente isolante térmico ele tem um nível de aquecimento semelhante ou até mais potente do que a do tecido de poliéster. Além de suas vantagens como: a durabilidade por conta do material; elegância indiscutível, super versátil e atemporal o modelo é de fato um clássico do inverno.

  1.3 Casaco de lã natural 

                     

Na Oficina de Inverno, os nossos clássicos casacos de lã estão disponíveis tanto em lã italiana como em lã uruguaia, ambos derivados do pêlo de ovelha permite que você fique bem aquecido e com máxima elegância com esse casaco de lã legítimo! As peças também possuem detalhes que dão mais charme ainda a peça, bolsos na parte frontal e fechamento com botões. É muito estilo para usar no frio! 

Super modernos e elegantes, estes casacos, além de uma durabilidade incrível são hiper apropriados para uma programação formal durante a viagem. Com o corte que se ajusta ao corpo e a gola recortada os tornam elegantes tanto para passeios diurnos, como para passeios noturnos. 

Recomendamos usar os casacos de lã natural em temperaturas de 10ºC a -10ºC. Abaixo de 8ºC é necessário usar com a Super Térmica.


Como usar o seu casaco para frio intenso? 

Por serem modelos diferentes, porém todos despojados, muita gente ainda tem dúvida de como combinar looks com cada casaco. Mas nada de entrar em pânico! Estamos aqui para provar que um de nossos valores é estilo e não é atoa, pois nossos Esquimós de estilo estão aqui para comprovar que é possível sim andar com muita elegância e estilo no inverno. Sejam curtos ou longos, vale apostar na peça!

Vamos às combinações:

Look #1

           

Nesta proposta, a cor bege é combinada com o verde militar do casaco com forro e o marrom. Cores neutras como o bege sempre ficam bem na fita quando se trata de combinação. – Foto: Oficina de Inverno

Look #2

               

A cor bordeaux do casaco doudoune e da blusa combinam perfeitamente e se harmonizam com o marrom da calça Nevasca reta. – Foto: Oficina de Inverno.

Look #3

                         

O nosso clássico casaco de lã italiana sendo combinado com a calça também de lã na cor cinza, verdadeiro charme! – Fotos: Oficina de Inverno.

Look #4

                        

Este look é estiloso com uma pegada mais aventureira. Usando a bota e a jaqueta Winter Explorer, com a cacharrel beeville vermelha. – Fotos: Oficina de Inverno.

Look #5

            

E vamos de xadrez! Cachecol xadrez mousse, blusa bordeaux, doudoune urbano. Simples, estiloso e despojado! – Fotos: Oficina de Inverno.

Look #6

             

Sobretudo de lã uruguaia, estola sibéria e cap de lã com a charmosa luva de couro. Essa proposta é elegância total! – Fotos: Oficina de Inverno.

Bônus: uso da segunda pele térmica é essencial!

Veja, no vídeo acima, mais detalhes sobre a Super Térmica da Oficina de Inverno!

A roupa térmica é a primeira camada de roupa e fundamental para o look de quem vai viajar para a neve! Até porque essa peça fará a retenção do seu calor corporal para que a temperatura seja mantida. Ainda que existam muitas roupas térmicas disponíveis no mercado, você deve ficar atento às características de cada peça antes de escolher. A Super Térmica da Oficina de Inverno é a nossa melhor térmica para frio intenso e se destaca em todo o Brasil. É uma peça versátil, durável e com uma série de vantagens:

* Produzida com dupla camada de proteção. a primeira possui trama desenvolvida em laboratório para possibilitar a absorção do suor da pele, deixando a pele sequinha. A segunda é responsável pelo isolamento térmico, de forma que não haja perda de calor natural do corpo;

* Tecido interno peluciado e costura plana, que possibilita a absorção do suor;

* Tecido tecnológico que permite que a peça seja utilizada durante 7 dias consecutivos! Ou seja, ela não causa odores durante esse período.

* Proteção de raios UPF 50+, bloqueia 97% do raios UVA e UVB;

* Tecido fino e super maleável, que proporcionam conforto e proteção para sua pele.

Mais informações:

Você pode se informar mais sobre a nossa melhor segunda pele no post “Segunda pele para neve: a Super Térmica da Oficina de Inverno”.

Na Oficina temos três tipos de roupas térmicas, a Super Térmica é mais indicada para neve em detrimento da Basics ou Soft. As duas últimas são recomendadas para o frio ameno e moderado. Portanto, não devem ser usadas em temperaturas abaixo de 5ºC.

Resumindo: tudo o que você precisa saber sobre casaco de frio

Casaco de frio - tipos

Não precisa entrar numa fria para escolher seu casaco. Basta estar bem atento aos pequenos detalhes como a confecção do tecido, as tecnologias de resistência e claro, a qualidade! Além disso, certifique-se de que a peça que você optou irá de fato servir para a sua viagem dos sonhos. 

Os nossos casacos para frio intenso estão disponíveis no nosso Iglu Virtual, com entrega para todo o país. Basta acessar: www.oficinadeinverno.com.br e acessar o menu “casacos de frio femininos”. Se você mora em Goiânia, Recife, Fortaleza ou Teresina, faça uma visita aos nossos Iglus físicos e adquira seu casaco ideal! 

Outras informações sobre estilo e como se vestir no frio você encontra no nosso perfil no Instagram. Basta buscar por @oficinadeinverno.

    Leave a Reply