Instagram

Siga o Mamute!

Esquimós de Estilo Por Temperatura

Guia completo: como fazer uma mala de viagem compacta no outono

5 de setembro de 2018

Setembro é início do Outono no hemisfério norte e uma de nossas leitoras, Amani Samhan, nos trouxe uma missão: ensina-la como fazer uma mala de viagem compacta no outono! Missão dada é missão cumprida e os Esquimós de Estilo da Oficina de Inverno trazem o passo a passo para montar uma mala de viagem compacta, mas eficiente para viagens desse tipo.

A leitora vai passar 15 dias na Europa no outono, entre os dias 15 e 30 de setembro. A primeira semana será em quatro países: Alemanha, Áustria, Eslováquia e Hungria. E a segunda semana será em Paris, França. Sobre os passeios: uma semana será num barco com bicicleta, com passeios diários. A outra semana será em outro lugar apenas passeios a pé. A Amani pediu nossa ajuda também com a quantidade de roupas.

Como mostramos no guia para fazer uma mala de inverno compacta, uma mala para o frio (seja do inverno ou outono) não precisa de muitas peças. “Um conjunto de roupas essenciais e acessórios extras são o suficientes para múltiplas produções e aquecimento para baixas temperaturas” foi a nossa dica e ela continua valendo!

TEMPERATURA NO DESTINO

A mamute Amani vai visitar cinco destinos, cada um com seus encantos e peculiaridades. No entanto, quando o assunto é temperatura, os cinco países têm médias históricas bastante semelhantes nesse período. Ter em mente é essencial para saber como montar uma mala de viagem compacta no outono.

Berlim (Alemanha): 20ºC (máxima) e 9ºC (mínima)

Viena (Áustria): 20ºC (máxima) e 8ºC (mínima)

Liubliana (Eslováquia): 22ºC (máxima) e 9ºC (mínima)

Budapeste (Hungria): 23ºC (máxima) e 9ºC (mínima)

Paris (França): 21ºC (máxima) e 10ºC (mínima)

Além de estar por dentro das médias históricas de temperatura, é importante pesquisar a temperatura de cada dia da viagem, individualmente. Para ajudar nessa tarefa, indicamos o site AccuWeather ou até mesmo aplicativos de celular, como o Tempo (nativo do iOS) ou AccuWeather (Android).

COMO FAZER UMA MALA DE VIAGEM COMPACTA

mala de viagem compacta

Após essas explicações iniciais, vamos à nossa missão principal: explicar, passo a passo, como fazer uma mala de viagem compacta no outono.

1 Kit de Roupas Térmicas (segunda-pele térmica, pode usar as peças separadamente)
1 calça de Lã Premium
1 calça Nevasca
1 calça Multi Estações
2 blusas de tricot sem mangas (pode usar como sobreposição)
5 blusas de tricot com mangas
1 vestido
1 saia

2 casaquetos de tricot (pode ser um moletom e um cardigan de tricot)
1 jaqueta (pode ser de couro)
1 casaco (sugerimos um casaco de poliéster)
1 meia calça Outono
1 pijama para noite
1 echarpe/pashmina
2 cachecóis
1 guarda-chuvas
1 bota (cano curto ou longo)
1 tênis
2 sapatilhas
1 par de palmilhas de lã (deixa os pés confortáveis e aquecidos)
2 pares de meias Super Storm
3 pares de meias de lã
2 boinas/gorros
2 pares de luvas Outono (abaixo de 12ºC as mãos ficam frias)

COMO CHEGAMOS A ESSA LISTA?

O cálculo base feito pelos Esquimós de Estilo para determinar a quantidade ideal de blusas e vestidos na viagem é o seguinte:

15 = dias

{15 x 2 (um look para o dia e outro para a noite)}/3 (pois cada peça pode ser repetida em 3 looks sem problema)

Assim, temos: (15 dias x 2 looks por dia)/ 3 = 10 peças para usar na parte superior (entre blusas, sobreposições e vestidos).

= 30 looks diferentes para usar em 15 dias com 10 peças superiores.

PASSO A PASSO: PORQUE ESCOLHEMOS CADA PEÇA?

Para explicar melhor a nossa escolha, e para que você possa entender a importância de cada peça, dividimos os itens da mala por categorias, assim você pode visualizar melhor o que cada um representa na sua mala de viagem compacta.

PRIMEIRA CAMADA: KIT TÉRMICO

Roupas térmicas da linha Plus Size

O outono é uma espécie de “transição” entre o verão e o inverno, está entre as duas temporadas. Assim, a estação é caracterizada por queda nas temperaturas, mais amenas que no verão. Para saber como fazer uma mala de viagem compacta no outono, é preciso ter em mente que o kit térmico se faz necessário justamente por estar mais próximo do inverno e já ser um período de temperaturas mais baixas.

A Super Térmica da Oficina de Inverno cumpre muito bem a missão de manter o aquecimento no frio.

QUATRO OPÇÕES PARA A SEGUNDA CAMADA

mala de viagem compacta

Para completar a proteção das pernas, na nossa lista separamos três opções de calça: uma calça de Lã Premium, uma calça Nevasca e uma calça Multi Estações, além de uma saia. Entendendo que o outono ainda é uma estação de “transição”, como falamos há pouco, é importante estar preparado para duas situações: frio ameno (acima de 15ºC) e moderado (de 0ºC a 15ºC).

Por isso, separamos peças que vão proteger nos dias mais frios – Lã Premium e Nevasca – e uma peça para os dias de frio mais ameno – Multi Estações. É importante ter essa preparação para estar sempre confortável em cada temperatura. Nos dias mais frios, combine a calça com o kit térmico.

Vale lembrar que, por ser outono, a calça jeans NÃO é indicado nos dias mais frios, por ser um tecido com muito algodão em sua composição – material poroso, que deixa passar o vento. Além disso, o jeans é um tecido pesado, o que não combina com uma mala de viagem compacta, né?

BLUSAS E VESTIDOS PARA A SEGUNDA CAMADA

mala de viagem compacta

Para completar a segunda camada de proteção, os Esquimós de Estilo optaram por blusas e vestido. Diversificar é sempre bom! Por isso, a mala de viagem compacta que preparamos para a Amani leva duas blusas de tricot sem mangas (pode usar com sobreposição), cinco blusas de tricot com mangas e um vestido.

As peças escolhidas podem ser combinadas de várias maneiras diferentes. Versatilidade é tudo na hora de fazer uma mala de viagem compacta.

TERCEIRA CAMADA: PROTEÇÃO NA MEDIDA CERTA

mala de viagem compacta

Quando se fala em outono no hemisfério norte, é preciso ter em mente as variações climáticas. Mas porque isso? É importante pois o clima vai nos ajudar a pensar e saber como fazer uma mala de viagem compacta no outono.

Como opção para a leitora Amani, que pediu as dicas, colocamos dois casaquetos de tricot (pode ser um moletom e um cardigan de tricot), uma jaqueta (pode ser de couro) e um casaco (sugerimos um casaco de poliéster). Assim, se tiver fazendo mais ou menos frio, ela vai ter boas opções à mão.

ACESSÓRIOS DE FRIO

Vamos combinar que muito do charme dos looks de frio é mérito dos acessórios. Sem eles, você perde muito em proteção contra as baixas temperaturas e em estilo. O colorido de muitos deles renova a composição. Outros são responsáveis por deixar o look mais chic ou descontraído.

No caso da nossa seleção para a mala de outono compacta, escolhemos opções que vão desde à pashmina às boinas.

Dica do Mamute

Na categoria Esquimós de Estilo temos muitas opções de look, em vários estilos, do mais clássico ao moderno. Há uma infinidade de looks que com certeza vai te inspirar!

Com isso, completamos a nossa missão com sucesso! Para recapitular: é possível sim viajar leve, mesmo em viagens mais longas ou com muitos destinos, como é o caso da Amani. Basta entender como fazer uma mala de viagem compacta para o outono e viajar feliz da vida! Sem medo ou sustos no aeroporto. Pra quê melhor?

Se qualquer dúvida surgir nesse processo, entre em contato conosco na caixa de comentários abaixo ou por meio das redes sociais. Estamos no Instagram e Facebook!

    Leave a Reply