Instagram

Siga o Mamute!

Mamute Cultural Portugal

Um convite ao Porto: veja 5 pontos turísticos da cidade portuguesa

18 de Janeiro de 2019
Pontos turísticos do Porto

O vinho do Porto. Tão famosa quanto a bebida, a cidade também tem seus encantos e é um convite para mergulhar na cultura portuguesa. Por lá, você conhece a tradição de vinhos do país, bem como a gastronomia, além da história de Portugal. Outro ponto que marca a identidade da cidade é sua tradição acadêmica. A Universidade do Porto recebe milhares de estudantes, entre portugueses e estrangeiros, todos os anos.

Distante aproximadamente 313 quilômetros de Lisboa, Porto é banhado pelo rio Douro e o Oceano Atlântico. Ainda no século XVII ganhou o apelido de “Invicta”, pelo apoio dado a D. Pedro IV – o conhecemos no Brasil como D. Pedro I – na luta contra absolutistas.

Segundo a meteorologia, o clima oceânico traz como características do inverno as temperaturas amenas e uma estação chuvosa. O mês de janeiro, por exemplo, costuma registrar 13 dias de chuvas e a cidade costuma ser mais fria que Lisboa, por exemplo. As médias climáticas durante o inverno são:

Dezembro: 14ºC (máxima) e 7ºC (mínima)

Janeiro: 14ºC (máxima) e 6ºC (mínima)

Fevereiro: 15ºC (máxima) e 6ºC (mínima)

Março: 17ºC (máxima) e 7ºC (mínima)

Com essas informações, fica mais fácil se preparar para a viagem. Vamos agora conhecer 5 imperdíveis pontos turísticos de Porto nessa lista preparada pela Oficina de Inverno?

1. PONTE DE DOM LUÍS I E RIBEIRA DO RIO DOURO

Pontos turísticos do Porto

A Ponte Dom Luís I ao fundo – Foto: Kelvyn Ornette Sol Marte/Unsplash

Esses dois pontos turísticos muito famosos estão localizados bem próximos e por isso unificamos nesse primeiro tópico da nossa lista. A Ponte de Dom Luís, é também conhecida como Ponte Luís I, e liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia, ambas banhadas pelo rio Douro. A estrutura de 45 metros de altura tem o início de sua construção em 1880 e está incluída zona classificada como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas (Unesco) desde 1996.

Perto dali, também compondo o Centro Histórico do Porto, está a Ribeira, um dos locais mais antigos da cidade.Se você está a fim de ver gente e deliciar-se com a boa culinária local, a Ribeira é uma boa pedida, já que concentra muitos restaurantes e bares. Uma outra opção é aproveitar um passeio de barco por ali e ver a Ribeira por outra perspectiva.

2. PRAÇA DA LIBERDADE

Pontos turísticos do Porto

A estátua em homenagem ao rei Dom Pedro IV – ou I, como é conhecido no Brasil – Foto: Wikimedia Commons

A Praça da Liberdade simboliza o ponto de conexão entre o antigo e o moderno da cidade do Porto. O espaço, localizado de modo central, na Freguesia de Santo Ildefonso. No local fica uma estátua do rei D. Pedro IV, colocada em homenagem a ele. Ali você vai encontrar, ainda, o Convento dos Congregados, a Muralha Fernandina e o Banco de Portugal. É também na Praça da Liberdade que está localizado o que muitos consideram o McDonald’s mais bonito do mundo.

3. LIVRARIA LELLO & IRMÃO

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

A revista @time considerou, recentemente, a Livraria Lello como uma das mais ‘cool’ do mundo. #livrarialello #livraria #bookstore #Porto #Portugal #timemagazine #lello

Uma publicação compartilhada por Livraria Lello (@livrarialello) em

Se o que você curte é um passeio mais tranquilo, passar uma tarde sossegado e se perder em meio aos livros, a Livraria Lello & Irmão pode ser o seu lugar na cidade do Porto. Construída nos estilos neogótico, o espaço é também um ponto para admirar a beleza da arquitetura portuguesa.

Inaugurada em 1906, para entrar na Livraria Lello & Irmão você deve apresentar o ingresso, que pode ser adquirido no edifício que fica na esquina próxima à livraria ou, ainda, pela internet. Ele custa 5 euros e pode ser revertido em desconto na compra de um livro.

O local também foi eleito, em 2008, como a terceira livraria mais bonita do mundo pelo jornal britânico The Guardian.

Curiosidade

Um outro detalhe muito bacana torna a livraria portuense ainda mais convidativa para uma visita – especialmente se você for fã da saga Harry Potter. A autora da série de livros, J. K. Rowling, morou na cidade do Porto no início dos anos 1990. A livraria centenária foi a sua inspiração para criar a loja “Floreios e Borrões”. Na história, esse é o local onde os bruxos compravam o material escolar para Hogwarts. Infelizmente, para quem gostaria que assim o fosse, nenhum dos filmes foi gravado no local.

Onde? Rua das Carmelitas nº 144, 4050-161 Porto, Portugal

4. IGREJA E TORRE DOS CLÉRIGOS

Perto da imponente livraria, você vai encontrar a também famosa Torre dos Clérigos, além da Igreja de mesmo nome, ambas em estilo barroco. A subida da Torre é um pouco incômoda – o espaço das escadas é apertado e o vai e vém é intenso -, mas a vista compensa. E como! Lá do alto você tem visão privilegiada da cidade, o que rende suspiros e boas fotos – faz parte dessa vida de viajante.

E a cidade é mesmo um dos locais que mais atraem turistas na cidade. Em 2018, segundo dados oficiais, o conjunto  arquitetônico dos Clérigos contabilizou 1 milhão e 300 mil visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência, online.

Onde? Rua de São Filipe de Nery, 4050-546 Porto, Portugal

5. SÉ DO PORTO

Pontos turísticos do Porto

A imponente Catedral da Sé do Porto – Foto: Francisco Aragão/Flickr

A Catedral da Sé do Porto mistura a arquitetura gótica, românica e barroca com um resultado surpreendente. A beleza e imponência desta a igreja a tornaram um dos principais pontos turísticos do Porto, mesmo para quem não é religioso. Também faz parte do Centro Histórico e vale muito a pena a visita!

Onde? Terreiro da Sé, 4050-573 Porto, Portugal

Outros pontos que valem a visita são a Estação Ferroviária de São Bento, Casa da Música, o Parque da Cidade do Porto,

Para mais informações sobre Portugal – o que vestir e a cultura local -, visite a seção do blog sobre o país aqui. Você pode, ainda, acessar o site oficial do turismo de Porto aqui.

Não esqueça de falar conosco nos comentários ou pelo Instagram, em caso de dúvidas ou para dicas específicas de viagem.

* Foto da capa: David Tapia San Martin/Unsplash

_____________________
LEIA TAMBÉM:
Conheça 4 vinícolas de Portugal imperdíveis e cheias de tradição

    Leave a Reply