Instagram

Siga o Mamute!

Mamute Cultural Nova York

Conheça Nova York: saiba como a cidade é dividida e confira dicas

23 de novembro de 2018
Nova York

Com 8,6 milhões de habitantes (dados de 2017), Nova York é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e uma das mais maiores (e mais famosas) do mundo. Seja dos filmes, séries ou dos seus sonhos, não temos dúvida que você tem uma ideia de como a cidade é. Ou como deve ser viver por lá. Em todo caso, se você está planejando uma viagem para a cidade, veio ao lugar certo. Acomode-se e vamos conhecer um pouco mais de Nova York!

Você sabia que muitas casas de Nova York são apenas fachada? O trocadilho é obra da revista Superinteressante para informar que muitas construções não são habitadas. Elas são “apenas cenários para esconder áreas reservadas aos sistemas de eletricidade e ventilação do metrô”. Interessante, né?

Ainda segundo o site da revista, a cada 21 novaiorquinos, 1 é milionário! Nova York é assim, essa cidade cheia de curiosidades bacanas e que tem sempre algo para mostrar e para se conhecer.

NOVA YORK: CONHEÇA OS DISTRITOS DA CIDADE

A divisão territorial de Nova York fala muito sobre a história da cidade. Cada área – os chamados boroughs ou distritos – tem características próprias. Tais características as tornam únicas e também são pistas para o que você pode ver em cada local. São cinco distritos em Nova York: The Bronx, Queens, Brooklyn, Staten Island e Manhattan.

Manhattan

Vídeo sobre Manhattan produzido pela Bloomberg

Um dos distritos mais famosos, Manhattan também abriga alguns dos pontos turísticos mais visitados de Nova York. Entre eles, a Quinta Avenida (5th Avenue), Empire State Building, One Trade Center, memorial 9/11, Broadway, Times Square e Central Park.

Brooklyn


Trailer do filme “Brooklyn”

Esse é um dos distritos mais descolados na cidade. O hype em torno do Brooklyn é gigantesco! Não é para menos: o local é mesmo muito bacana e repleto de coisas para fazer e ver. Um dos cartões postais desse borough é a ponte que leva o nome do local (de onde é possível avistar Manhattan).

Além disso, há muitas feiras gastronômicas (como a Smorgasburg) por lá e tem ainda Coney Island, uma ilhazinha com dois parques de diversões muito legais.

The Bronx

Quem não lembra do Bronx de “Todo mundo odeia o Chris”? O distrito foi se popularizando e com o tempo tem perdido a aura negativa que tinha há algumas décadas. O preconceito dos novaiorquinos com a região era bem maior, já que tinham a ideia de que era uma área extremamente perigosa.

No Bronx estão radicados muitos imigrantes que chegam a Nova York, a exemplo dos armênios.

Queens

Vídeo produzido pela Lonely Planet

Provavelmente esse é o primeiro distrito que você vai passar em Nova York, porque os aeroportos John F. Kennedy e La Guardia ficam no Queens. No local ficam o estádio do time de baseball New York Mets, Flushing Meadow Park, o centro de arte MoMA PS1 e o Museu da Imagem em Movimento. 

É também no Queens que fica Astoria, conhecido como o bairro dos brasileiros em Nova York, já que há muitos conterrâneos nossos por lá. Caso esteja com saudade do bom arroz com feijão, não faltam boas opções de restaurantes por lá.

No vídeo abaixo, o norte-americano Seth Kugel fala um pouquinho sobre a comunidade brasileira no bairro.

Staten Island

Esse é, sem dúvidas, o distrito menos conhecido dos turistas que visitam Nova York – e também o menos populoso. Entre os demais distritos, sempre há um filme, série, uma história sendo contada e que envolve o local. No caso de Staten Island é mais difícil de achar.

Nem por isso a região deve ser desvalorizada e se tiver passando mais tempo na cidade, não deixe visitar a área, que tem muitos prédios históricos. Por lá, você vai encontrar Historic Richmond Town, por exemplo. Trata-se de um povoado rural restaurado é possível ver casas do século XVII. Do mesmo século é o Fort Wadsworth, que foi construído pelos holandeses que colonizaram o local.

NÃO ESQUEÇA DA GORJETA!

Ao contrário dos estabelecimentos e serviços no Brasil, a cultura é bem diferente em Nova York quando o assunto é Nova York. Em geral, uma boa parte do salário de garçons, por exemplo, é oriunda das gorjetas e eles levam as tips muito a sério.

E quanto dar de gorjeta? Essa é uma dúvida bastante comum, especialmente para nós que não temos esse hábito de uma forma tão intensa, por assim dizer. É aceitável uma gorjeta que represente entre 10% e 15% do valor total da sua conta.

ESQUENTA PARA A VIAGEM!

Tudo bem que não é muito difícil se adaptar a uma cidade como Nova York, mas estamos aqui para dar aquela ajuda extra! Para que você possa se ambientar com a cidade e entender melhor como ela funciona, trazemos um “esquenta” para a viagem.

Assista Friends

Nova York

O Central Park foi não só o cenário de cenas da série, como é um dos trocadilhos da série. O Central Perk é a famosa cafeteria onde os amigos se encontraram tantas vezes!

Poucas coisas refletem mais o espírito novaiorquino do que a série Friends. Ambientada em Nova York, a série traz a jornada de crescimento pessoal dos amigos Rachel, Monica, Phoebe, Ross, Joey e Chandler. Com episódios curtos, mas muito divertidos, você vai conhecendo um pouco da cidade ao acompanhar a história – e desventuras – desses friends.

Todo mundo odeia o Chris mostra o Bronx

Como já mencionado, você pode conhecer um pouco mais da história do Bronx – e o preconceito que os seus moradores sofriam – por meio da série Todo mundo odeia o Chris. Através das divertidas histórias de Chris e Greg conhecemos um pouco mais dessa dinâmica.

O poderoso chefão retrata um pouco da imigração italiana

A trilogia que é um clássico do cinema conta a história de uma família de mafiosos que controlava negócios ilegais em Nova York. Essa é uma família de imigrantes italianos nos anos 1940 e 1950, comandada Vito Corleone. Algumas décadas antes, a imigração italiana foi massiva, vindo muitos deles para no Brasil, como se sabe.

A Oficina de Inverno tem uma série de conteúdos a respeito de Nova York, essa cidade pela qual somos apaixonados! Para conferir todos eles é só clicar aqui. E conte pra gente nos comentários qual desses locais você mais gostaria de conhecer em Nova York.

Se já visitou a cidade (ou está indo pra lá), não deixe de compartilhar conosco no Instagram, por meio da hashtag #mamutesviajantes.

    Leave a Reply