Esquimós de Estilo Peru

Como se vestir no frio em Machu Picchu e Cusco na sua próxima viagem

17 de Fevereiro de 2021
Como se vestir no frio em Machu Picchu e Cusco

Como se vestir no frio em Machu Picchu e Cusco é uma dúvida frequente de muitas viajantes, tendo em vista que os dois locais costumam ser visitados durante a mesma viagem, devido a proximidade. Para ajudar os aventureiros de plantão que desejam conhecer estes dois lugares encantadores, a Oficina de Inverno preparou um guia super completo, onde você vai encontrar:

  • Informações sobre o clima em Machu Picchu e Cusco;
  • Como se vestir no frio de maneira adequada;
  • 4 peças essenciais para levar na mala de viagem para Machu Picchu e Cusco.

Então não perca tempo! Acomode-se por aí e boa leitura! Garantimos que ao final você vai montar uma mala de viagem para ninguém botar defeito!


Para montar a mala, é essencial conhecer o clima de Machu Picchu e Cusco

Como se vestir para o frio: Machu Picchu e Cusco - Peru

Como se vestir para o frio: Machu Picchu e Cusco – Peru

Localizados no Peru (portanto, em nossa vizinhança), Machu Picchu e Cusco são dois destinos de viagem bastante atrativos e que oferecem experiências inesquecíveis de viagem! O contato com a natureza e estas ricas culturas certamente serão um divisor de águas para você. De maneira geral, o Peru é um país bastante procurado pelos brasileiros.

Antes de fazer as malas, é importante conhecer o clima e as temperaturas médias históricas do destino escolhido, pois se as temperaturas são muito baixas é preciso entender como se vestir no frio.

No Peru existem, basicamente, duas estações do ano principais: a seca (inverno), que vai de abril a outubro; e a úmida (verão), de novembro a março. O país apresenta três zonas geográficas bem diferentes: a zona de costa, a Oeste; a selva amazônica, a Leste; e as montanhas dos Andes, no centro, que quase dividem o país ao meio. As estações do ano, o clima, assim como os seus hábitos e estilos de vida, são divergentes conforme a região.

Feita esta introdução, vamos às dicas e informações sobre o clima em Machu Picchu e Cusco.

  • Machu Picchu e Cusco: conheça a localização e clima

Machu Picchu, conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, está localizada no topo da montanha da Cordilheira dos Andes a 2.400 metros de altitude e a 112 km da cidade de Cusco. Nas zonas altas da Cordilheira dos Andes se encontram as principais atrações turísticas do Peru (além de Machu Picchu e Cusco, o Lago Titicaca também se localiza lá), essas regiões obedecem às mesmas temporadas seca a úmida.

Como Machu Picchu fica numa região que recebe muitas chuvas no verão, o período entre novembro e março não é aconselhável para sua viagem. Por isso, a melhor época do ano para visitar Machu Picchu e Cusco é justamente a época mais fria entre os meses de maio e setembro, considerada o inverno deles, por ter clima mais secos. As chuvas do verão atrapalham os passeios e tornam alguns trajetos mais perigosos, por risco de alagamentos ou desabamentos.

  • Fique atento(a) à diferença entre a temperatura e sensação térmica!

Muita gente não sabe e acaba confusa quando parece estar bem mais frio do que a previsão do tempo indicava. Isso é bastante comum e a explicação é simples: há fatores que influenciam na forma como percebemos a temperatura ambiente (sensação térmica), podendo parecer mais quente ou frio do que realmente está. No caso do inverno, fatores como ventos fortes, umidade e neve podem contribuir para a sensação térmica ser ainda mais baixa. Por isso, é importante pesquisar bem e estar bem preparado(a)!


Saiba como se vestir de maneira apropriada no frio

Você acabou de passar pela primeira etapa do nosso guia: conhecer o clima em Machu Picchu e Cusco. Essa introdução é fundamental para você entender a lógica por trás da escolha das peças. De posse dessas informações, você poderá fazer as melhores escolhas não apenas nesta viagem, como nas próximas. Antes de seguirmos para a segunda parte, vale explicar a melhor forma de se vestir no frio. Para se vestir de maneira apropriada quando a temperatura cai, a nossa principal recomendação é usar camadas de roupas.

Esse sistema é o mais eficiente na proteção contra o frio. Usando camadas de roupas você ficará bem aquecido(a) com poucas peças de roupas. A explicação é simples: dentro dessa espécie de “sistema”, cada camada de roupa (e, portanto, cada peça) tem uma missão a cumprir. O objetivo, claro, é te manter bem aquecido(a)!


Como se vestir no frio em Machu Picchu e Cusco no frio intenso
(abaixo de 5ºC)

Você já conhece as características do clima em Machu Picchu e Cusco, então podemos finalmente falar como se vestir no frio nestes dois locais. Veja a seguir as dicas da Oficina de Inverno para montar uma mala de inverno com tudo o que você precisa para ficar bem aquecido(a) na viagem!

Quando falamos em frio intenso (abaixo de 5ºC) é essencial montar os looks levando em conta o sistema de camadas de roupas. Confira como esse sistema funciona na prática:

1. Primeira camada

Como se vestir no frio em Machu Picchu e Cusco

Como o próprio termo sinaliza, a primeira camada compreende o início de tudo, as primeiras roupas que você vai vestir ao montar o look para o frio. Nesta etapa, as peças são: roupa térmica, luvas e meias térmicas, além da palmilha de lã natural, para os casos em que a bota não é forrada.

Vale ressaltar que a palmilha faz uma diferença enorme, especialmente para quem tem mais sensibilidade ao frio. Os pés já são naturalmente mais sensíveis, então esse carinho extra será muito bem-vindo!

Veja as opções de roupas de frio para usar na primeira camada:

Roupa Super Térmica
≫ Luvas Térmicas + Luva Nevasca
Meias Super Snow + Palmilhas de lã natural

2. Segunda camada

Como se vestir no frio em Machu Picchu e Cusco

A segunda camada de roupas virá a seguir e aqui é muito importante enfatizar: não inverta a ordem das peças ao vestir. Não vista a roupa térmica por cima das roupas que compõem a segunda camada, pois isso acabará por prejudicar o aquecimento. Nesta etapa você vai vestir a blusa e calça de frio, além das botas.

Para te ajudar na escolha, nós selecionamos algumas ótimas opções nos links a seguir, mas vale lembrar que peças confeccionadas com tecido acrílico, lã ou cashmere para as blusas e acrílico ou fleece para as calças são as melhores escolhas.

Confira as opções de roupas de frio para usar na segunda camada:

Blusas de Tricot
Calça de frio
Bota Winter Explorer

3. Terceira camada

Como se vestir no frio em Machu Picchu e Cusco

Para finalizar o look de inverno digno das aventuras que Machu Picchu e Cusco lhe reservam, complemente a proteção que você já vem montando com as peças da terceira camada. São elas: casaco e acessórios de frio, como cachecóis, gola térmica, gorro, faixa térmica, protetor de orelha, dentre outros. A escolha dos acessórios fica ao seu gosto e necessidade, mas selecionamos algumas opções que podem te ajudar a se decidir:

Casacos de frio
Gorros
Faixa térmica Nevasca
Cachecóis e gola térmica Nevasca


4 peças essenciais na mala de viagem para Machu Picchu e Cusco

Você acabou de ver o guia básico de como se vestir no frio em Machu Picchu e Cusco. Mas não ficamos satisfeitos e, por isso, nosso time de experts em frio selecionou 4 peças que não podem faltar na sua mala de viagem. Confira no tópico a seguir!

1. Roupa Super Térmica

Como se vestir no frio em Machu Picchu

Este é o item mais importante para se manter aquecido(a). A Super Térmica é uma segunda pele bastante confortável e com tecido tecnológico que protege do frio.

A Super Térmica, peça exclusiva da Oficina de Inverno, possui duas camadas de proteção. A primeira é uma trama desenvolvida em laboratório para possibilitar a absorção do suor da pele, deixando a pele sequinha. A segunda é responsável pelo isolamento térmico, de forma que não haja perda de calor natural do corpo.

A peça pode ser usada por até 7 dias sem precisar lavar, o que é uma facilidade a mais na viagem.

2. Jaqueta Winter Explorer

Como se vestir no frio em Machu Picchu

Você precisará de um bom casaco corta vento na viagem, seja para Machu Picchu ou Cusco. Ele terá a função de proteger do vento e evitar a queda na temperatura corporal, uma vez que o vento não chegará à pele. Uma excelente opção e que não pode faltar na sua mala é a jaqueta Winter Explorer, que cumpre essa função com excelência.

Vale ressaltar que este casaco é 3 em 1: duas jaquetas acopladas que podem ser usadas juntas ou separadamente. Um clássico aqui na Oficina de Inverno para viagens de aventura, possui um estilo mais urbano e vai bem com diferentes tipos de calças, blusas e acessórios. Em resumo, um verdadeiro coringa!

3. Meia térmica

Como se vestir em Cusco no inverno

Meias térmicas são indispensáveis para a viagem e ainda mais importantes para quem tem sensibilidade ao frio. Elas podem ser usadas durante o dia nos passeios e à noite para dormir, pois nesse horário as temperaturas nessas regiões são mais baixas.

4. Bota Winter Explorer

Como se vestir no frio em Machu Picchu

Para fechar o kit de pés quentinhos, é fundamental levar pelo menos um bom par de botas na mala de viagem. Dê preferência para modelos estilo coturno, de couro com o solado de borracha e forradas por dentro, como é o caso da nossa bota Winter Explorer. Isso vai ajudar a manter os pés sequinhos e aquecidos, além de serem botas mais confortáveis para as longas caminhadas que você vai fazer, seja em Machu Picchu ou Cusco.


Dicas da Oficina de Inverno para quem vai viajar para o Peru

O Peru é bem mais que Machu Picchu e Cusco – embora se, fossem estes os únicos destinos, já estaria de bom tamanho! Conforme já dissemos entre outros posts aqui no blog da Oficina de Inverno, o Peru é um país de raízes culturais fortes, colorido e vibrante.

A cultura e a história são ricas, a gastronomia peruana é conhecida e respeitada internacionalmente e não faltam bons motivos para enumerar em uma lista de atributos sensacionais do país. É por isso que deixamos com vocês, no link abaixo, o melhor do Peru para conhecer e inspirar suas próximas andanças por lá!

>> Conheça o Peru com os guias da Oficina de Inverno clicando aqui.


Mais dicas para manter o aquecimento na viagem!

Não satisfeitos com o guia que você acabou de ler, acreditamos que sempre é tempo de aprender e aperfeiçoar as técnicas de aquecimento no frio. Por isso, selecionamos outros conteúdos muito úteis para viajantes que desejam se aventurar no frio. Confira os posts escolhidos:

  • O que levar na mala de inverno compacta: guia completo (leia aqui!)
  • Luva térmica, a peça indispensável no frio abaixo de 7ºC (leia aqui!)
  • Coturno feminino: conheça as vantagens de levá-lo na viagem! (leia aqui!)

Vamos agora arrumar as malas? Se ainda tiver dúvidas sobre como se vestir no frio, deixe sua mensagem nos comentários! Você pode adquirir todas as peças mencionadas ao longo deste post em nosso Iglu Virtual (clique aqui para conhecer!). Você também encontra dicas quentinhas de estilo e viagens em nosso perfil no Instagram. Basta por buscar por @oficinadeinverno!

  • Reply
    Juliana Cozzo
    14 de Maio de 2016 at 13:19

    Muito boa a matéria,!!!!

  • Reply
    Imecap hair efeitos colaterais
    26 de julho de 2017 at 15:00

    Ola! Obrigado…Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.

    • Reply
      Mamute
      20 de dezembro de 2017 at 15:30

      Olá!
      Saudações calorosas!

      Obrigada pelo feedback, volte sempre!
      Nosso site está recheado de dicas como essas. 🙂

      Abraços quentinhos,
      Mamute Redatora

  • Reply
    Fernanda
    24 de Janeiro de 2020 at 22:06

    Obrigada, ajudou muito!!! 🙂

    • Reply
      Mamute
      29 de Fevereiro de 2020 at 10:53

      Olá, Fernanda!

      Ficamos congelantemente felizes em saber que o nosso post foi útil para você? Está de viagem marcada para o Peru? Ou ainda vai? Desejamos que faça uma excelente e proveitosa viagem <3

      Sopros de neve,
      Mamute Ananda

Leave a Reply