Como escolher a roupa térmica ideal para a viagem, de acordo com cada tipo de clima

Como escolher a roupa térmica ideal para a viagem, de acordo com cada tipo de clima

Casaco de tricô: escolha o tipo ideal para usar no frio leve Lendo Como escolher a roupa térmica ideal para a viagem, de acordo com cada tipo de clima 11 minuto Próximo O que fazer em Berlim em 5 dias, com bate e volta até Potsdam
Como escolher a roupa térmica ideal é uma dúvida que sempre recebemos dos Mamutes Viajantes – seja nos Iglus Físicos ou em nossos contatos via redes sociais. Muitos não sabem bem do que se trata ou como escolher. Além disso, a escolha e a importância dessa peça no frio é algo que nem todo mundo está consciente. A roupa térmica é, aliás, também conhecida como segunda pele térmica, a primeira camada a ser usada no frio. Ela é responsável por manter o corpo aquecido, já que o casaco, ao contrário do que muitos pensam, tem como função evitar a entrada do vento e do frio. É uma espécie de barreira, sabe?

É importante ter em mente que, mesmo com os melhores casacos, blusas e calças, você vai passar frio em temperaturas mais baixas se não levar uma térmica na mala! A falta da roupa térmica vai deixar você desprotegido quando exposto a temperaturas menores de 10°C (se for mais sensível ao frio) ou 8°C (se for mais resistente).

Por isso, é fundamental escolher a melhor opção para usar no seu destino de viagem. A explicação é simples: é uma questão de “sobreviver” ou não ao frio durante a viagem. O que vai lhe salvar do frio é a térmica!

Para resolver esta questão, a Oficina de Inverno traz neste post tudo o que você precisa saber para escolher a melhor roupa térmica, de acordo com o tipo de clima que você vai estar em contato em seu destino de viagem.


Como escolher a roupa térmica ideal para a viagem?


Como escolher a roupa térmica ideal: a Oficina de Inverno oferece os modelos de roupas térmicas nas versões masculino e feminino adulto e infantil

A Oficina de Inverno possui dois tipos de roupas térmicas. São elas: a roupa térmica Basics e a Super Térmica, exclusiva da Oficina de Inverno. O principal diferencial é que as duas possuem o tecido peluciado interno, que proporciona mais retenção do calor do corpo. Pensando nos viajantes aflitos sem saber como escolher a roupa térmica, listamos abaixo alguns fatores que você precisa levar em consideração ao comprar a sua roupa térmica:

1º: Pesquise a temperatura no seu destino de viagem

Em primeiro lugar, para saber qual roupa térmica usar na viagem, você precisa estar consciente do clima no destino. Para isso, recomendamos que você pesquise a previsão do tempo na cidade (ou cidades) durante a sua estadia. Indicamos que você faça a pesquisa no site AccuWeather, que é super completo!

Essa recomendação é importante por causa das recomendações de cada térmicas, conforme você verá a seguir.

2º: Procure uma térmica que engloba essa temperatura

De posse dessa informação, observe qual a indicação de temperatura das roupas térmicas. No caso da roupa térmica Basics, a indicação de uso é até 5°C (se a pessoa for sensível ao frio) ou 0°C (se for resistente ao frio). Já a Super Térmica é indicada para temperaturas abaixo de 10°C (para as pessoas mais sensíveis ao frio) e 8°C (para as pessoas mais resistentes ao frio), podendo reter o calor até -30°C.

3º: Compare as funcionalidades das suas opções de térmicas

Depois, observe as características da roupa térmica e veja qual atende melhor as suas necessidades. Conforme falamos acima, a roupa térmica é indispensável no frio abaixo de 10°C (se você é sensível ao frio) ou 8°C, caso seja mais resistente. Isso acontece porque a roupa térmica é a camada responsável pela retenção de calor corporal, que o manterá quentinho. Se é uma viagem em que você estará a maior parte do tempo ao ar livre, com ou sem neve, a roupa térmica se torna ainda mais indispensável. Por isso, é tão importante escolher o modelo ideal!


O que levar em conta ao comprar a sua roupa térmica?


Como escolher a roupa térmica ideal: observe características que compõem uma boa roupa térmica

O que buscar em uma roupa térmica? Como reconhecer uma peça que possui, de fato, qualidade e cumpre sua função, que é reter o calor do corpo? Para escolher a melhor roupa térmica você precisa também conhecer as características delas. Por isso, apresentamos abaixo listamos 7 fatores que você deve levar em consideração ao comprar a sua roupa térmica:

1. Tecido interno peluciado

Com um toque macio, o tecido interno peluciado não é responsável apenas pelo conforto ao usar a roupa térmica. Ele também faz com que o corpo retenha o calor, minimizando perdas para o ambiente. Isso é fundamental para ficar bem quentinho no frio! As duas térmicas da Oficina de Inverno, Basics e Super Térmica, possuem o tecido interno peluciado.

2. Transpirabilidade 

Essa característica vai permitir que você não sufoque quando você não estiver em um local com calefação (aquecimento). Isso proporciona muito mais conforto em diferentes ambientes, sejam eles ao ar livre ou não. A Super Térmica da Oficina de Inverno possui essa característica. Por meio do tecido rajado com o qual ela é produzida, a peça proporciona transpirabilidade.

3. Controle de suor

Outra característica bastante importante em uma roupa térmica é o controle de suor. Isso quer dizer que o suor vai para a camada externa da roupa, mantendo a camada interna sequinha. Isso é fundamental para manter o corpo aquecido, pois quando a temperatura está baixa, o suor pode resfriar o corpo, fazendo com que você sinta frio mesmo se estiver usando a térmica. A Super Térmica da Oficina de Inverno oferece controle de suor.

4. Costura flat

A costura flat vai proporcionar a você conforto nos movimentos, evitar de criar volume sob as outras roupas e evitar o atrito com o corpo. É a costura flat que vai fazer com que você não se sinta desconfortável ao caminhar, sentar-se ou mesmo correr. A Super Térmica da Oficina de Inverno possui costura flat.

5. Punho reforçado

O punho reforçado vai fazer com que o frio não entre em contato com o corpo, evitando que ele perca calor para o ambiente. É como uma barreira a mais para a entrada do frio, o que é bem importante especialmente se você está passeando ao ar livre pela cidade ou em contato com a neve. Ambas as térmicas da Oficina de Inverno (Super Térmica e Basics) possuem punhos reforçados.

6. Tecido antibacteriano com nanopartículas de prata

Por fim, mas não menos importante, uma característica sensacional para quem não deseja levar muito peso na mala ou mochila: uma roupa térmica com tecido antibacteriano. O que isto significa? Quer dizer que uma roupa térmica com este diferencial pode ser usada por 7 dias consecutivos sem causar odor. Incrível, né? A Super Térmica da Oficina de Inverno possui este tecido antibacteriano com nanopartículas de prata. Alguns mamutes até mesmo usam a roupa Super Térmica por mais de 7 dias sem lavar.

7. Tipos de gola: V ou redonda

Outra característica que você pode observar na roupa térmica é se ela possui opções variadas de tipos de gola. A depender da roupa escolhida para a segunda camada (se for mais decotada, por exemplo), você poderá precisar de uma térmica com gola V. Você também vai encontrar as duas roupas térmicas da Oficina de Inverno, Basics e Super Térmica, com tipos diferentes de golas: V ou redonda. Desse modo, escolha aquela que melhor se adequa ao seu gosto pessoal e viaje bem aquecido!


As térmicas da Oficina de Inverno: Basics e Super Térmica

As duas térmicas da Oficina de Inverno (Basics e Super Térmica) possuem diferenças de funcionalidade e de indicação. Por isso, apresentamos a seguir cada uma delas para que você entenda qual a melhor escolha pra você!

1. Roupa Térmica Basics


Como escolher a roupa térmica ideal: conhece a roupa térmica Basics

A roupa térmica Basics é a térmica mais básica da Oficina de Inverno, com tecido plano e parte interna peluciada. Possui o melhor custo benefício e cumpre com excelência a função de reter o calor do corpo.

Principais vantagens: a térmica Basics proporciona conforto e proteção na medida para o frio de até 0°C (indicação para quem não é sensível ao frio) ou 5°C (para quem não é tão resistente ao frio). É uma peça com excelente costura, o que permite bastante conforto nos movimentos e não incomoda sob as outras roupas.

Recomendamos a Basics pois: além da ótima retenção do calor corporal, ela pode ser usada sozinha como uma blusa ou legging quando o frio não é tão rigoroso. O tecido interno peluciado faz com que a peça não fique marcando.

2. Roupa Super Térmica


Como escolher a roupa térmica ideal: conheça a Super Térmica

A Super Térmica foi desenvolvida para proporcionar a melhor experiência de aquecimento no frio. Ela possui dupla camada de proteção. A primeira é responsável por absorver o suor. Já a segunda é isolante térmica, o que significa que o calor corporal será conservado.

Principais vantagens: o cuidado está em todos os detalhes: a parte interna, por exemplo, possui o tecido peluciado, o que significa mais conforto nos movimentos e retenção do calor corporal. Esta é a nossa melhor térmica, com tecido que absorve o suor (mantendo o corpo bem aquecido e a pele seca). É indicada para o frio de até -30°C, com uso das outras roupas de frio por cima.

A Super Térmica fica justinha ao corpo e não faz volume. Com isso, você tem total facilidade nos movimentos. Essa é mais uma característica fundamental nas térmicas para o frio intenso, já que você vai vestir outras camadas de roupa por cima da segunda pele térmica.

Recomendamos a Super Térmica pois: a roupa Super Térmica compõe a linha Nevasca da Oficina de Inverno, que oferece uma variedade de roupas e acessórios térmicos para as situações de frio intenso. Nevasca é vento, umidade, neve, tudo junto! Nada melhor do que uma roupa térmica imbatível para todo esse frio.

Veja abaixo o quadro comparativo das roupas térmicas da Oficina de Inverno:
VANTAGEM SUPER TÉRMICA TÉRMICA BASICS
Tecido interno peluciado, com maior retenção de calor corporal X X
Possui kit com blusa e calça térmica X X
Controle de suor X
Possui duas opções de cores: branca e preta X
Transpirabilidade X
Tecido antibacteriano, que pode usar por 7 dias sem lavar X
Pode ser usada sozinha no frio leve (funciona como uma roupa básica) X X
Uso recomendado para uso até 0°C por pessoas resistentes ao frio e 5°C para pessoas sensíveis ao frio X
Uso recomendado para até  -30°C com o uso de camadas por cima X
Punhos reforçados X X

Saiba mais sobre as roupas térmicas e como se vestir no frio!

Para que você fique ainda mais bem informado(a) sobre o universo das roupas térmicas e como se vestir no frio de maneira adequada, selecionamos três posts que irão complementar a leitura deste texto. Confira a seguir:

  • O que é roupa térmica: conheça a peça, saiba como funciona e para que serve (leia aqui!)
  • Super Térmica: a roupa térmica indispensável para se proteger do frio (leia aqui!)
  • Por que é tão importante se vestir em camadas no frio? (leia aqui!)

Para comprar a roupa térmica ideal para sua viagem e outras roupas de frio, acesse o nosso Iglu Virtual aqui! Você também pode visitar um de nossos Iglus Físicos! Temos lojas em Fortaleza, Teresina e Goiânia.