Cuidados com roupas de frio

Você sabe como conservar roupas de couro?

3 de julho de 2018
Como conservar roupas de couro

Para quem gosta de curtir viagens no frio com looks que protegem das baixas temperaturas e estilosos, não pode deixar faltar na mala as peças de couro. Elas são muito versáteis: você pode facilmente ir de um look moderno a um sofisticado com elas, sem perder o conforto e o estilo. E toda essa versatilidade faz com que as peças de couro nunca percam o estilo. Tais peças são atemporais, e podem durar por vários invernos. Para isso, você deve saber como conservar roupas de couro.

Para manter a longevidade do couro e a sua aparência de novo, é importante ter alguns cuidados. Principalmente quem costuma usar suas peças de couro apenas no inverno. A Oficina de Inverno traz o passo a passo para ajudar os mamutes viajantes a conservar roupas de couro da melhor forma.

1. INSTRUÇÕES DE LAVAGEM

Seguir as instruções de lavagem da etiqueta é importante para qualquer peça, mas para as peças de couro é um cuidado que você não pode deixar de ter. Os tipos de lavagem podem variar de acordo com o tipo de couro, por isso é importante estar atento à etiqueta.

Você pode optar pela lavagem profissional, o que vai garantir que serão usados os produtos corretos para a limpeza, sem manchar ou danificar a peça. No entanto, se você optar por lavar em casa, se certifique de estar usando os produtos e processos indicados para não danificar a peça. Uma dica é fazer um teste em uma pequena parte escondida da peça.

2. COMO GUARDAR AS PEÇAS

Como conservar roupas de couro: como guardar

O armazenamento adequado garante a durabilidade das peças

É importante guardar as suas peças de couro em sacos ou capas, protegendo-as de fontes de calor e de luz, que podem manchar e ressecar o material. Entretanto, lembre-se que o couro é uma pele e precisa respirar. Por isso, opte por capas e sacos de TNT ou algodão. O plástico vai deixar a peça sem ventilação e úmida. Utilize cabides acolchoados ou com uma espessura maior nas laterais, para evitar que a peça estique e minimizar os vincos que se formam nas dobras de peças que ficam muito tempo guardadas. Para isso, cabides de madeira são resistentes e bastante indicados.

3. DEIXE AS PEÇAS SECAREM

Como conservar roupas de couro: pendurar em local arejado

Deixar as roupas de couro em locais arejados após o uso é outra forma de conserva-las

O couro tende a absorver muita umidade, e corre um risco maior de mofar. Logo, é importante deixar as peças receberem ventilação antes de guardar. Deixe as peças de couro penduradas em um local ventilado e na sombra após o uso. Não deixe as peças secando ao sol, isso pode danificar a cor do couro!

Se a sua peça mofar, leve-a para lavar em uma lavanderia profissional. É a melhor forma de remover o mofo sem danificá-la.

4. GUARDE AS PEÇAS SEMPRE LIMPAS

Como conservar roupas de couro: lavagem das peças

A limpeza pode ser feita em casa ou em um local especializado, como uma lavanderia

Cheque as suas peças antes de guardá-las. Se você guardar suas peças de couro com alguma sujeira, ela pode grudar no couro e manchar. Utilize um pano macio, levemente úmido, para limpar pequenas área, sempre delicadamente e em movimentos circulares. Depois, deixe a peça secar, durante a secagem, “penteie” levemente a área úmida com uma escova de cerdas bem macia. Isso vai evitar que o corante do couro se acumule na parte úmida e manche a peça.

OUTRAS DICAS

COMO LIDAR COM OS VINCOS

 Guarde a peça da forma que se formem menos dobras possíveis. Para pequenos vincos, você pode passar o ferro com cerca de 40° C, com um pano fino ou papel manteiga entre a peça e o ferro. Isso irá remover vincos leves. Para os vincos mais fortes, é recomendado levar a peça para uma lavanderia profissional para remover.

HIDRATE A PEÇA

Como conservar roupas de couro: hidrate a peça

Assim como a pela, o couro também requer o uso de hidratante para conserva-lo

Sim, as peças de couro precisam ser hidratadas. Como o material é uma pele, há a possibilidade de ressecar. Isso pode causar rachaduras, danificando a peça. A hidratação vai evitar que o couro descasque e o manterá com aspecto de novo por mais tempo. Você pode utilizar um hidratante comum para pele, sem cheiro, ou um hidratante específico para o couro, se não se importar em pagar um pouco mais por isso. Passe um pouco do hidratante com o auxílio de um pano macio na superfície do couro, fazendo movimentos leves e circulares. Depois, deixe o couro secar naturalmente. Faça a hidratação pelo menos duas vezes por ano. Você também pode fazer depois das lavagens, ou quando você achar necessário.

As peças de couro são versáteis, atemporais e são excelentes para barrar o frio e o vento. Perfeitas para quem busca estilo e conforto, as peças de couro não podem faltar no seu guarda-roupa de inverno… e nem os cuidados com elas.

Não esqueça de visitar o nosso Iglu para conferir as nossas peças de couro. Você ainda tem alguma dúvida sobre como conservar roupas de couro? Fale com a gente nos comentários, estamos prontos para te ajudar!

Confira também as vantagens da jaqueta de couro nesse post dos Esquimós de Estilo da Oficina de Inverno.

  • Reply
    Veja os cuidados com bota de couro e saiba como conservar seu sapato
    1 de outubro de 2020 at 20:26

    […] Por isso, não esqueça: qualquer dúvida é só falar com os mamutes da Oficina de Inverno nos comentários ou no Instagram. Estamos à postos para ajudar! Outro post que vale a pena conferir ensina como conservar peças de couro. Você pode ler aqui. […]

Leave a Reply