Instagram

Siga o Mamute!

Dicas Úteis de Viagem Esquimós de Estilo

Checklist de viagem: o que fazer antes de viajar no inverno?

4 de Abril de 2019
Checklist de viagem

As viagens no inverno costumam deixar muitos viajantes apreensivos, em especial pelo medo de passar algum perrengue no frio. É natural essa preocupação pois, morando em um país tropical como lembra a canção, a maioria de nós brasileiros não está habituada a temperaturas baixíssimas. Ainda assim, vamos combinar, os destinos frios são uma paixão para nós, aqui no Iglu e sabemos que você também, querido leitor. Por isso, para aproveitar ao máximo tudo o que esses locais têm a oferecer, ter em mãos uma checklist de viagem é de grande ajuda.

Foi pensando nisso que a Oficina de Inverno preparou uma checklist que é mais que isso: um verdadeiro manual para o mamute viajante viajar bem preparado e não deixar nada importante para trás.

CHECKLIST DE VIAGEM: ANTES DE VIAJAR

Desde que começa a planejar a viagem e, em especial, cerca de um mês antes de viajar, você deve munir-se de uma série de itens para garantir uma viagem segura e tranquila. Afinal, as fortes emoções devem ficar por conta do destino e não dos perrengues ocasionados pela falta de planejamento.

Assim, é essencial que você prepare uma pasta de viagem. Nela, você guardara todos os documentos relativos à viagem, desde a reserva de hotéis, seguro de saúde, localizador de passagem, entre outros. Com esse procedimento, você evita correr o risco de não tê-los em mãos caso sejam requeridos pela imigração ou não poder acessá-los em caso do celular descarregar, por exemplo.

Outra dica de ouro é fazer cópia dos seus documentos e cartões de crédito. Você pode escanear esses documentos, salvar tudo em pdf e enviar para o seu próprio e-mail ou, ainda, salvar no drive do seu e-mail em uma pasta específica. Isso vai ajudar bastante em caso de perda desses documentos. Para escanear esse material você pode usar o próprio celular. No caso do iOS, você pode escanear via aplicativo Notas. Já para os usuários de Android, há uma série de aplicativos, a exemplo do Cam Scanner.

Antes de viajar, verifique também como ligar a cobrar para o Brasil a partir do seu destino de viagem e guarde o número na carteira, agenda/planner ou celular. É preciso estar preparado para as emergências! Outras providências a tomar são a checagem da previsão do tempo nos dias da viagem (indicamos o AccuWeather!) e a aquisição do Certificado Internacional de Vacinação. Vale lembrar que alguns destinos exigem que os turistas tenham tomado certas vacinas em um limite de tempo anterior ao dia da viagem. Saiba mais aqui.

Roupas de inverno

Não vamos nos enganar: aquela jaqueta jeans que você ama e que enfrenta relativamente bem o frio ameno, não irá te proteger do frio congelante. Sabendo disso, fica mais fácil desapegar da ideia de que o jeans aquece – feito de algodão, o vento frio passa facilmente pela trama do tecido.

O ideal é levar roupas de tricot, fleece e couro, por exemplo. Falamos sobre os tecidos ideais para o inverno no post “Tecidos para inverno: saiba como escolher a peça ideal para a sua viagem“. Para conferir como montar a mala ideal para uma viagem no inverno, leia o post “Mala de inverno compacta: o guia completo de como montá-la!“.

CHECKLIST DE VIAGEM: NA BAGAGEM DE MÃO

Checklist de viagem

Carregar alguns itens na bagagem de mão facilita a vida em caso de alguma necessidade – Foto: Bambi Corro/Unsplash

Uma vez que você preparou toda a documentação e está com a mala de viagem montada, a bagagem de mão deve conter outras coisas importantes para a viagem, especialmente durante o voo e nas conexões. São elas:

Distração não eletrônica: leve um livro ou revista para aqueles momentos sem conexão à internet ou quando a bateria estiver fraca e até mesmo acabar. Acredite: em viagens longas isso vai acontecer!

Mini necessaire: leve uma pequena bolsinha com alguns itens de higiene e cuidado pessoal (que são essenciais!), também em miniatura – escova de dentes, fio dental, creme dental, protetor labial e hidratante.

Roupa para troca ao desembarcar: coloque os itens principais, como casaco, gorro e cachecol, na mala de mão. Muitas vezes, vestimos algo mais leve ao embarcar, mas é preciso levar em conta também o frio que nos espera no destino!

Muda completa de roupa: para eventuais extravios de bagagem. Não é o que queremos, mas um problema real em muitas companhias aéreas.

Pasta de viagem que você preparou antes da viagem.

Lanche.

CHECKLIST DE VIAGEM: NA MALA

Checklist de viagem

Entre os itens importantes de levar na mala está o guarda-chuva – Foto: Austin Scherbarth/Unsplash

Leve roupas que combinem com pelo menos dois looks: assim você otimiza o espaço e tem produções versáteis.

Guarda chuva/capa de chuva: nada pior do que ficar molhado no frio, cheque a previsão do tempo e esteja preparado.

Camisetas/blusas de manga curta: sim, fará frio! Mas são itens que ocupam pouco espaço e servem de prevenção caso esfrie e você precise de uma peça extra aquecendo o tronco ou esquente e você queira algo leve por baixo do casaco.

Biquíni/sunga: já considerou ir para uma cidade que possua clubes ou o seu hotel ter piscina aquecida?! Muita gente esquece desse item no inverno, mas pode ser que pinte um programa diferente no meio do passeio. Não custa levar!

Varie os acessórios: cachecóis, gorros e coletes coloridos dão um novo estilo ao casaco ao longo da viagem – além do ótimo custo benefício e ocuparem pouco espaço na mala!

Kit básico de remédios: alguns países não vendem medicamentos sem prescrição médica. Ainda que você tenha seguro de viagens leve um kit de remédios de emergência e itens para primeiros socorros (band-aid, gaze): tudo em miniatura.

Adaptador universal: essencial para todos os seus aparelhos eletrônicos caso o plug da tomada seja diferente em seu destino.

Quer ter esse material sempre à mão? Nós disponibilizamos para impressão essas informações e o checklist da mala especialmente elaborado pelo nosso time de conteúdo. Ele certamente será uma grande ajuda na viagem e é sempre bom ter o material de fácil acesso, afinal, imprevistos como a falta de internet ou celular sem bateria costumam acontecer durante viagens longas. Você encontra a checklist de viagem aqui.

Ainda assim restam dúvidas? Não deixe de falar conosco! Você nos encontra nas redes sociais (Instagram e Facebook), além de poder entrar em contato nos comentários abaixo.

    Leave a Reply