Instagram

Siga o Mamute!

Dicas Úteis de Viagem Esquimós de Estilo

Checklist de viagem: o que fazer antes de viajar no inverno?

4 de Abril de 2019
Checklist de viagem

As viagens no inverno costumam deixar muitos viajantes apreensivos, em especial pelo medo de passar algum perrengue no frio. É natural essa preocupação pois, morando em um país tropical como lembra a canção, a maioria de nós brasileiros não está habituada a temperaturas baixíssimas. Ainda assim, vamos combinar, os destinos frios são uma paixão para nós, aqui no Iglu e sabemos que você também, querido leitor. Por isso, para aproveitar ao máximo tudo o que esses locais têm a oferecer, ter em mãos uma checklist de viagem é de grande ajuda.

Foi pensando nisso que a Oficina de Inverno preparou uma checklist que é mais que isso: um verdadeiro manual para o mamute viajante viajar bem preparado e não deixar nada importante para trás.

CHECKLIST DE VIAGEM: ANTES DE VIAJAR

Checklist de viagem

Câmera fotográfica, notebook, livros, revistas, e-reader… há várias coisas que você pode levar na mala para ajudar a passar tempo no aeroporto ou que podem ser necessárias na viagem, dependendo do tipo de viajante que você é – Foto: Anete Lūsiņa/Unsplash

Desde que começa a planejar a viagem e, em especial, cerca de um mês antes de viajar, você deve munir-se de uma série de itens para garantir uma viagem segura e tranquila. Afinal, as fortes emoções devem ficar por conta do destino e não dos perrengues ocasionados pela falta de planejamento.

Assim, é essencial que você prepare uma pasta de viagem. Nela, você guardará todos os documentos relativos à viagem, desde a reserva de hotéis, seguro de saúde, localizador de passagem, entre outros. Com esse procedimento, você evita correr o risco de não tê-los em mãos caso sejam requeridos pela imigração ou não poder acessá-los em caso do celular descarregar, por exemplo.

Outra dica de ouro é fazer cópia dos seus documentos e cartões de crédito. Você pode escanear esses documentos, salvar tudo em pdf e enviar para o seu próprio e-mail ou, ainda, salvar no drive do seu e-mail em uma pasta específica. Isso vai ajudar bastante em caso de perda desses documentos. Para escanear esse material você pode usar o próprio celular. No caso do iOS, você pode escanear via aplicativo Notas ou, caso prefira, instalar um aplicativo que faça esse trabalho. Já para os usuários de Android, há uma série de aplicativos, a exemplo do Cam Scanner.

Antes de viajar, verifique também como ligar a cobrar para o Brasil a partir do seu destino de viagem e guarde o número na carteira, agenda/planner ou celular. É preciso estar preparado para as emergências! Outras providências a tomar são a checagem da previsão do tempo nos dias da viagem (indicamos o AccuWeather!) e a aquisição do Certificado Internacional de Vacinação. Vale lembrar que alguns destinos exigem que os turistas tenham tomado certas vacinas em um limite de tempo anterior ao dia da viagem. Saiba mais aqui.

Roupas de inverno

Mala para frio intenso

Invista em roupas de qualidade, que durarão por muitos inverno e que lhe acompanharão por diversas viagens e aventuras – Foto: Oficina de Inverno

Não vamos nos enganar: aquela jaqueta jeans que você ama e que enfrenta relativamente bem o frio ameno, não irá te proteger do frio congelante. Sabendo disso, fica mais fácil desapegar da ideia de que o jeans aquece – feito de algodão, o vento frio passa facilmente pela trama do tecido.

O ideal é levar roupas de tricot, fleece e couro, por exemplo. Falamos sobre os tecidos ideais para o inverno no post “Tecidos para inverno: saiba como escolher a peça ideal para a sua viagem“. Para conferir como montar a mala ideal para uma viagem no inverno, leia o post “Mala de inverno compacta: o guia completo de como montá-la!“.

CHECKLIST DE VIAGEM: NA BAGAGEM DE MÃO

Checklist de viagem

Carregar alguns itens na bagagem de mão facilita a vida em caso de alguma necessidade – Foto: Bambi Corro/Unsplash

Uma vez que você preparou toda a documentação e está com a mala de viagem montada, a bagagem de mão deve conter outras coisas importantes para a viagem, especialmente durante o voo e nas conexões. São elas:

Distração não eletrônica: leve um livro ou revista para aqueles momentos sem conexão à internet ou quando a bateria estiver fraca e até mesmo acabar. Acredite: em viagens longas isso vai acontecer!

Mini necessaire: leve uma pequena bolsinha com alguns itens de higiene e cuidado pessoal (que são essenciais!), também em miniatura – escova de dentes, fio dental, creme dental, protetor labial e hidratante.

Roupa para troca ao desembarcar: coloque os itens principais, como casaco, gorro e cachecol, na mala de mão. Muitas vezes, vestimos algo mais leve ao embarcar, mas é preciso levar em conta também o frio que nos espera no destino!

Muda completa de roupa: para eventuais extravios de bagagem. Não é o que queremos, mas um problema real em muitas companhias aéreas.

Pasta de viagem que você preparou antes da viagem.

Lanche.

CHECKLIST DE VIAGEM: NA MALA

Checklist de viagem

Entre os itens importantes de levar na mala está o guarda-chuva – Foto: Austin Scherbarth/Unsplash

Leve roupas que combinem com pelo menos dois looks: assim você otimiza o espaço e tem produções versáteis.

Guarda chuva/capa de chuva: nada pior do que ficar molhado no frio, cheque a previsão do tempo e esteja preparado.

Camisetas/blusas de manga curta: sim, fará frio! Mas são itens que ocupam pouco espaço e servem de prevenção caso esfrie e você precise de uma peça extra aquecendo o tronco ou esquente e você queira algo leve por baixo do casaco.

Biquíni/sunga: já considerou ir para uma cidade que possua clubes ou o seu hotel ter piscina aquecida?! Muita gente esquece desse item no inverno, mas pode ser que pinte um programa diferente no meio do passeio. Não custa levar!

Varie os acessórios: cachecóis, gorros e coletes coloridos dão um novo estilo ao casaco ao longo da viagem – além do ótimo custo benefício e ocuparem pouco espaço na mala!

Kit básico de remédios: alguns países não vendem medicamentos sem prescrição médica. Ainda que você tenha seguro de viagens leve um kit de remédios de emergência e itens para primeiros socorros (band-aid, gaze): tudo em miniatura.

Adaptador universal: essencial para todos os seus aparelhos eletrônicos caso o plug da tomada seja diferente em seu destino.

BÔNUS: QUAL A ROUPA DE INVERNO IDEAL PARA CADA TEMPERATURA?

Quando falamos de roupas de inverno alguns tópicos acima, é necessário ter a consciência de que cada peça é adequada para determinadas temperaturas e não para outras. Por isso, somos bastante específicos nas descrições dos produtos no Iglu Virtual – nosso site, disponível aqui – e também ao atender os clientes nos Iglus físicos.

Há duas situações bastante comuns quando não levamos na mala as roupas certas para a temperatura no destino de viagem: passar um frio tremendo por ter levado roupas leves demais ou passar calor nos ambientes com calefação por estar usando uma única peça de roupa, bastante pesada. Por isso, os Esquimós de Estilo deixam dicas extras para facilitar a montagem da mala.

#1. O sistema de camadas de roupa

Como costumamos explicar, o uso das camadas de roupas é um verdadeiro salva-vidas, poupando o viajante de passar o frio e perder toda a graça da viagem. Esse “sistema” consiste em algo bem simples, mas bastante valioso:

1) a primeira peça a vestir é a roupa térmica, sendo considerada a primeira camada, que irá reter o calor do corpo, impedindo a perda do calor natural para o ambiente;

2) a seguir (segunda camada), deve-se vestir a calça (pode ser sarja, legging, moletom, lã, acrílico), blusa (lã, acrílico, moletom, cashmere são alguns exemplos) e sapatos.

3) por fim, a terceira camada é composta por casaco de frio (lã italiana, doudoune e cardigan são algumas opções) e acessórios de frio, que podem ser os mais variados, a depender da temperatura: boina, chapéu, echarpe, pasmina, cachecol, gorro, protetor de orelhas, gola térmica e luvas.

#2. Roupas de inverno e temperaturas indicadas

Deixamos abaixo a indicação de peças/composições de uso mais comum e as temperaturas para as quais são indicadas. Vale lembrar que as temperaturas de uso dos casacos dependem das camadas que forem utilizadas por baixo deles. A variação que apresentamos abaixo leva em conta desde o uso de uma blusa super fina ou de manga curta (no grau mais alto) até o uso com blusa térmica e blusa mais grossa (no grau mais baixo).

– Roupa térmica: uso recomendado abaixo de 10°C e necessário abaixo de 8°C (a térmica Basics suporta até 0°C e a Super Térmica suporta temperaturas negativas)

– Blusa de tricot (lã acrílica): acima de 15°C

– Casaquetos de tricot: 15°C a 25°C

– Casacos de neoprene: 8°C a 20°C

– Casacos de gabardine (como o trench coat Windsor): 8°C a 20°C

– Moletom com peluche: 8°C a 15°C

– Jaquetas Belgrano e San Telmo: 5°C a 20°C

– Doudoune sem peluche: 0°C a 15°C

– Doudoune com peluche: -10°C a 10°C

– Lã italiana e uruguaia: -10°C a 10°C

– Jaqueta Winter Explorer: -15°C a 15°C

– Luva Nevasca: 4°C a 12°C

– Luva Térmica: 7ºC a 20°C

– Luva Nevasca ou Mônaco + Luva Térmica: -10°C a 7°C

BÔNUS: INDICAÇÕES DE DESTINOS DE VIAGEM

Checklist de viagem

Se você ainda tem dúvidas sobre o destino de viagem, a gente te ajuda com as informações – Foto: Joshua Earle/Unsplash

Já que estamos falando sobre viajar no inverno – nosso tema preferido por aqui! -, que tal conhecer a nossa seleção com alguns destinos de viagem bastante famosos? Aqui, uma curadoria dos principais destinos com muita informação relevante, para te ajudar nas próximas aventuras congelantes por aí!

– Londres

Cidade objeto de nossa paixão e encantamento, Londres é uma imensidão e proporciona experiências variadas em diversos aspectos: cultura, gastronomia, pontos turísticos, vida noturna… A capital inglesa tem atrações para todos os gostos e por aqui estamos sempre de olho. O destaque na terra da Rainha é o conjunto de pontos turísticos históricos, que deixa qualquer turista apaixonado pelo país enlouquecido.

Para uma imersão na vida londrina antes da viagem, recomendamos alguns posts: “5 lugares imperdíveis para visitar em Londres“, “Mamute Cultural: bibliotecas e livrarias para visitar em Londres” e “Como conhecer Londres pagando pouco: 10 dicas“.

– Paris

A Cidade Luz é repleta de bons restaurantes, boa gastronomia, uma infinidade de pontos turísticos e muita cultura para absorver. Paris é de fato encantadora em diversos aspectos! Para saber mais sobre a capital francesa, recomendamos a leitura dos posts “Os encantos de Paris: viajante traz dicas de viagem na Cidade Luz” e “Paris em 5 dicas: pontos turísticos imperdíveis para sua viagem“.

– Buenos Aires

A capital da Argentina é um destino bastante procurado pelos brasileiros e há vários motivos para isso: distâncias mais curtas, o idioma mais próximo do nosso, a economia e, claro, as belezas e atrações que a cidade oferece. Se você quer conhecer mais sobre a cidade, não deixe de ler o post “Mamute Cultural: 7 lugares para conhecer em Buenos Aires“. Além disso, temos outros conteúdos sobre a Argentina, que você encontra na seção sobre o país. Você encontrará informações sobre Bariloche, Córdoba, Patagônia e muito mais!

– Gramado

Quem disse que não tem destino de frio aqui no Brasil? O Sul do país é famoso pelas baixas temperaturas e por ser uma espécie de Europa brasileira. Nesse quesito, destacamos a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. Com uma arquitetura fortemente influenciada pelos imigrantes europeus, tradições e costumes também herdados deles, a cidade é encantadora e recebe muitos turistas – especialmente casais – que buscam tudo que a cidade pode oferecer.

Para conhecer tudo isso, não deixe de ler os posts “Quer conhecer Gramado? Veja dicas e prepare-se para a viagem!“, “Fora do roteiro tradicional: Visita às fábricas de chocolate de Gramado” e “O Polo Norte brasileiro: programação Natal Luz de Gramado“.

Quer ter esse material sempre à mão? Nós disponibilizamos para impressão essas informações e o checklist da mala especialmente elaborado pelo nosso time de conteúdo. Ele certamente será uma grande ajuda na viagem e é sempre bom ter o material de fácil acesso, afinal, imprevistos como a falta de internet ou celular sem bateria costumam acontecer durante viagens longas. Você encontra a checklist de viagem aqui.

Ainda restam dúvidas? Não deixe de falar conosco! Você nos encontra nas redes sociais (Instagram e Facebook), além de poder entrar em contato nos comentários abaixo.

    Leave a Reply