Casacos Frio Leve

Casaco de tricô: escolha o tipo ideal para usar no frio leve

16 de Fevereiro de 2020
casaco de trico para frio leve oficina de inverno

Casaco de tricô é uma daquelas peças super úteis de se ter no armário! Úteis para usar no avião, em viagens de frio leve, na meia-estação (primavera e outono) e até mesmo para usar no cinema, teatro ou trabalho quando o ar condicionado está potente! Como as nossas mães sempre dizem “não esquece o casaquinho!”.

A paixão pelo casaco de tricô é tanta que ele se reinventou e hoje está disponível em diversos modelos, estilos e material de composição. Por isso, a Oficina de Inverno preparou uma seleção de dicas sobre a peça, respondendo:

  • Como escolher o seu casaco de tricô;
  • Quais os tipos de casacos de tricô;
  • Como usar casacos de tricô;
  • Casacos de tricô sendo usados pelo mundo.

As nossas dicas são válidas tanto para quem irá usar casacos de tricô em viagens como para quem precisa usar um casaco de tricô no ar condicionado ou que mora em locais de clima frio no meio do ano- alô Sul e Sudeste, estamos falando de você!
No geral o casaco de tricô é indicado para temperatura mínima de 10°C (com algo por baixo) e temperaturas máxima de 24°C (usando com uma regata). Vamos lá!Casaco de trico compre agora


Como escolher o seu casaco de tricô para o frio leve?

1. Escolha o tipo de fio do casaco de tricô

Casacos de tricô podem ser feitos de diferentes materiais. Isso porque o tricô é o nome dado à trama entre fios, sendo um tipo de tecido que pode ser feito por diversos tipos de fios. O tipo de fio na composição da trama do tricô do casaco é essencial para determinar para qual temperatura ele é adequado. Alguns fios que podem fazer parte da composição de casacos de tricô:

  • Acrílico;
  • Cashmere;
  • Lã;
  • Mousse;
  • Poliéster;
  • Poliamida.

Obs: lembre-se que o algodão não é recomendado para frio, por ser um fio muito poroso.

2. Escolha o tipo de trama do casaco de tricô para frio leve

Casacos de tricô podem ser feitos com diferentes tramas, ainda que tenham os mesmos fios na composição. Quanto mais fechada uma trama, mais ela será adequada para o frio. Já se você quiser um frio leve, escolha um casaco de tricô com trama aberta. Quanto mais aberta for a trama (pontos mais grossos) mais ela permitirá o frio a passar entre o “buraquinhos” dela.

3. Escolha o modelo do seu casaco de tricô pra frio leve

Casacos de tricô podem ser feitos em diferentes estilos e modelos. Essa escolha se dá pelo gosto pessoal de cada pessoa. Há casacos de tricô mais longos, mais curtos, que fecham com botão, zíper, que ficam abertos… para facilitar a sua escolha, especificamos abaixo os modelos mais usados de casacos de tricô.


Quais os tipos de casacos de tricô para frio leve?

A Oficina de Inverno oferece opções de casaquinho de frio em diferentes cores, texturas, tamanhos, enfim… Agora que você já acompanhou as inspirações de looks com a peça, vamos conhecer de maneira detalhada cada uma das opções.

1. Cardigan 

O cardigan é aquele casaquinho de frio clássico e super básico, que vai bem com tudo! O modelo geralmente consiste em um decote V e botões centralizados para fechar na frente. De acordo com a ocasião e temperatura o cardigan de tricô pode ser usado acompanhado de uma regata, blusa de manga longa ou até uma mesmo uma camisa social, o que deixa o look mais formal, o que é interessante para o ambiente de trabalho, por exemplo. Também pode ser feita combinação do cardigan com vestidos. Na Oficina de Inverno temos cardigans de tricô lisos ( azul claro, azul marinho, coral, roxo e bege) e estampados.

Casaquinho de frio

O casaco curto Taupo, com a clássica padronagem pied-de-poule, é uma boa escolha para quem quer incrementar a produção com algo mais colorido – Fotos: Oficina de Inverno.

2. Casaco de tricô com zíper 

Casaco de tricô com zíper é uma opção mais descolada que o cardigan, mas que segue a mesma proposta, substituindo os botões por zíper. Ele é uma boa pedida para substituir o moletom por algo tão confortável quanto, porém mais arrumado.
O casaquinho Dallas é o casaco de tricô mais irônico da Oficina de Inverno. Uma peça atemporal, excelente para o frio ameno, e melhor companheiro de aerolook. Confeccionado em acrílico, o casaquinho Dallas possui abertura com zíper, gola dupla (pode ser usada exposta ou não), punho e barra canelados.

casaco de tricô com zíper oficina de inverno

O casaquinho Dallas vai bem com uma blusa de tricot por baixo, gorro, boina… são muitas possibilidades! – Fotos: Oficina de Inverno

3. Max Cardigan de tricô

O max cardigan é um cardigan mais largo e solto, propiciando um look comfy e despojado. Por já ter proporções mais amplas o max cardigan orna melhor com calça legging ou pode ser usado com saia ou short se o frio for beeeeeem leve.
Importante: para ter esse caimento mais jogado a maioria dos max cardigans possuem uma trama de tricô mais aberta e fios mais grossos. Encontre aqui opções de max cardigans.

4. Casaco de tricô tipo blazer

Blazer de tricô é a peça feita para quem tem o estilo clássico mas não abre mão do conforto. Para manter a estrutura do blazer – gola estruturada, acinturado- a trama do casaco de tricô nesse formato é mais fechada, propiciando um tecido armado. Ótimo para ser usado com tubetes (blusas sem manga de gola alta) e camisa social. O blazer Banff possui abertura frontal com botões, tecido todo trabalhado no matelassê e gola.

casaco tipo blazer de trico

5. Poncho

Ok que poncho não é igual a casaco de tricô, mas ele pode substituir muito bem a utilidade – e por isso incluímos na lista aqui. Os ponchos têm origem na América do Sul e, a princípio, eram tipicamente usados por alguns povos gaúchos e andinos, pela sua praticidade de “só jogar” e ótima função de formar uma camada fechada para proteger do frio. Somado a isso o poncho recebeu o status de fashion e virou uma opção muito estilosas no frio ameno. Há diversos tipos de ponchos e você pode encontrar ótimas opções aqui.poncho de trico oficina de inverno


Como usar o seu casaco de tricô no frio leve?

Independente do seu estilo, é provável que você já tenha usado o casaco de tricô de frio e desfrutado de sua versatilidade. Esse tipo de peça é um verdadeiro coringa, que vai do trabalho ao happy hour. Desse modo, é possível também montar uma produção bem básica ou mais elaborada. Você decide!

Por isso, para te ajudar a montar um look que é a sua cara, deixamos abaixo sugestões de looks com casacos de tricô que agradam diferentes gostos. Qual o seu?

Básica e discreta

Casaco de trico bege

Com o cardigan você pode montar um look mais clássico, acompanhando de uma pashmina – Fotos: Oficina de Inverno

Fashionista

poncho de trico estampado oficina de inverno

Nesta proposta, o poncho golão Lines é combinado com a luva de couro Hipólita e a bota Glow vermelha – Foto: Oficina de Inverno.

Elegante

casaco de trico estil o blazer

Blazer de tricô Banff, tubete de tricô e o charme de um look leve! – Fotos: Oficina de Inverno

Urbana

max casaco de trico mousse

Outra opção de max cardigan que deixa seu look ainda mais charmoso, em tons de bege e preto – Fotos: Oficina de Inverno

Comfy sem perder o estilo 

max casaco de trico

O casaco Hamilton é um max cardigan para quem gosta de se sentir confortável, bem aquecida, mas sem perder o estilo – Fotos: Oficina de Inverno


Casaco de tricô sendo usados pelo mundo

Inpiração de viajantes da @oficinadeinverno usando casacos de tricô em suas viagens pelo mundo. Quer ver mais?
Siga o nosso Insta aqui!


E-book Como se vestir no frio

Ainda em dúvida sobre como se vestir no frio ameno? Não deixe pra depois! Fale conosco agora mesmo através da caixa de comentários abaixo ou por meio do direct, em nosso perfil do Instagram (@oficinadeinverno).

Para adquirir essas e outras roupas de frio, acesse o nosso site em www.oficinadeinverno.com.br – entregamos para todo o Brasil! Você também encontra nossas lojas físicas em quatro capitais, nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. São elas: Teresina (Jockey), Fortaleza (Meireles), Recife (Boa Viagem) e Goiânia (Shopping Bougainville). Para saber como chegar até elas, bem como telefones de contato, clique aqui.

    Leave a Reply