COMO SE VESTIR NO INVERNO

Frio Ameno: como se vestir no inverno acima de 15ºC

1ª CAMADA:

Blusa Segunda Pele: não será essencial, especialmente se a temperatura for acima de 15ºC. Nesses casos você pode optar por uma regata justa ou blusa de manga curta. Porém, caso tenha maior sensibilidade ao frio, pode usar uma Blusa Segunda Pele Outono, que é mais fina e não é térmica (para não aquecer demais).

Ceroula e meia calça: da mesma forma que na parte superior, acima de 15ºC não será essencial a não ser que você tenha alta sensibilidade ao frio. Abaixo dessa temperatura, opte pela ceroula de algodão (para homens ou mulheres) ou uma meia calça Outono ou meia calça Peluciada (para mulheres).

2ª CAMADA:

Blusa: você poderá optar tanto por usar blusas de manga curta ou de manga comprida de um tecido leve (algodão, linha acrílica de baixa densidade, malha) com um casaco por cima, quanto por escolher blusas de tricot (fio acrílico de alta densidade, poliamida) e não utilizar o casaco. Se a temperatura for ficar acima de 15ºC uma blusa mais fina pode ser mais confortável pois em ambientes fechados fica fácil de tirar o casaco e permanecer confortável.

Para as mulheres: a mesma lógica pode ser seguida para vestidos. Opte por um vestido de manga longa ou um vestido de manga curta com um casaco por cima.

Calça: calças do seu dia a dia- sarja, legging, moletom- com algo por baixo, ou calças de tricot caso queira usar apenas uma camada. Para as mulheres, caso optem por saias, vestidos e shorts, uma meia calça será boa para fechar o look sem passar frio!

Sapatos: tênis, sapatilhas ou botas de cano curto! Invista no que te deixar mais confortável. Caso seja sensível, não esqueça da opção de usar uma meia soquete uma meia Super Storm ou uma palmilha de lã de ovelha para um aquecimento extra. Porém, apenas se você realmente sentir necessidade, pois o pé muito protegido gera efeito contrário- você sua e a umidade causa mais frio.

3ª CAMADA:

Casaco leve / Cardigan / Blazer meia estação: ideais para compor o look e aquecer sob medida se utilizadas com blusas de manga curta ou manga comprida. O que todos têm em comum é a versatilidade: se estiver quente, podem ser utilizados abertos ou mesmo retirá-los e guardar na bolsa para quando a temperatura baixar novamente!

Boinas / Chapéus: a temperatura já permite usar o acessório que dá o maior charme em qualquer roupa de inverno! Chapéus e boinas em especial são ótimas para o frio ameno pois não cobrem as orelhas. Gorros de tricot também podem ser escolhidos.

Echarpe / Pashmina: apesar de ser um clima ameno, ter um lenço leve em mãos para se proteger de um vento ou quedas repentinas de temperatura é sempre uma boa ideia! Além disso, ficam lindas e as mais grossas - como estola- podem ser utilizadas como substitutas para um cardigan no frio leve (especialmente em eventos alinhados).

Luvas: não são essenciais no geral para o frio ameno. Porém, chegando perto de 12ºC e para pessoas com mãos mais “geladas” pode fazer falta. Nesse caso, opte pela Luva Outono, que por ser de tricot é bem mais leve que as demais opções. Ela tem ótimo custo benefício.

Frio Moderado: como se vestir no inverno de 5 a 11ºC

1ª CAMADA:

Blusa Térmica: muito importante para reter o calor e você não precisar de mais que três camadas na parte superior. A Blusa Térmica Basics tem essa ótima função mas caso queira uma opção mais fina e com tecido tecnológico opte pela Blusa Super Térmica.

Calça térmica: primeira camada as pernas. Assim como a blusa, a Calça Térmica Basics será ótima na sua viagem, mas se desejar um tecido de menor gramatura e que possa também ser usado em frio intenso, escolha a Calça Super Térmica. Para mulheres: leve uma meia calça 260 fios caso queira usar saias/ vestidos.

Meia: esquente os pés o suficiente para se sentir confortável, mas não mais que o necessário- caso contrário você pode suar e a umidade vai ser resfriada pela temperatura, o que causará mais frio. Se for pouco sensível e a temperatura se manter ao redor de 10ºC você pode usar uma meia de lã fina. Caso seja sensível, prefira a Meia Super Storm, com propriedade térmica.

2ª CAMADA:

Blusa Manga Longa: a sua segunda camada para a parte superior do corpo. Escolha blusas de acrílico, lã, cashmere ou moletom peluciado para vestir. Dica de estilo: blusa tecido leve com um cardigã por cima e camisa social com suéter por cima são igualmente funcionais para a temperatura e possuem um charme extra (o cardigan e o suéter substituirão a blusa de tricot em sua função).

Calça: para se vestir com conforto escolha leggings ou calças de boca reta com elastano na composição, combinado com o acrílico ou poliéster. Se for menos sensível- homens em especial- o moletom também é uma boa pedida.

Para as mulheres: não esqueça que combinações com saia e shorts são possíveis usando a térmica + meia calça fio 260 por baixo para aquecer.

Bota/Sapato: botas de couro são as mais recomendadas (mulheres, já podem escolher cano longo nessa temperatura). Caso deseje usar tênis / sapato, pode usar uma palmilha de lã de ovelha para compensar a ausência do couro.

3ª CAMADA:

Casaco: terceira e última camada para se vestir no frio moderado. Casacos de poliéster ou lã italiana te protegerão muito bem, mas caso queira de tecidos mais leves como um casaco de neoprene duplo ou de couro (sintético ou natural) com forro peluciado interno, eles também irão barrar a entrada do frio no corpo.

Gorro: protege contra a perda de calor na cabeça (costumamos sentir mais frio nas extremidades). Pode ser de tricot, gorro Sibéria ou chapéus de feltro. Se for sensível não deixe de levar uma Faixa Nevasca.

Cachecol/Pashmina: protege o pescoço e a entrada de ar no casaco. Alegra o visual e possibilita mudar o look de um mesmo casaco variando suas cores- os cachecóis Sabine, Medina e Monarquia são boas escolhas.

Luvas: nesse frio já são necessárias. Se você for pouco sensível ao frio, a Luva Térmica é uma opção. Porém, se houver vento, a Luva Térmica Nevasca ou Luva Mônaco de couro e fleece térmico funcionam bem melhor.

Frio Intenso: como se vestir no inverno abaixo de 5ºC

1ª CAMADA:

Blusa Super Térmica: a primeira e mais importante camada superior. Usada colada ao corpo para reter o calor corporal. Caso precise de algo mais em conta, opte pela Blusa Térmica Basics. Se necessitar de aquecimento extra no tronco, use uma regata por cima da térmica (nunca abaixo pois a térmica deve ser usada em contato direto ao corpo).

Calça Super Térmica: a primeira camada para as pernas. Se não puder investir utilize a calça térmica Basics. Para as mulheres: leve meias calças fio 180 ou 260 de emergência para uma terceira camada caso sinta necessidade (por cima da calça térmica, nunca por baixo).

Meia Térmica Super Storm: esquente os pés o suficiente para se sentir confortável, mas não mais que o necessário- caso contrário você pode suar, o que causa mais frio.

2ª CAMADA:

Blusa Manga Longa: a segunda camada para garantir que você viaje com conforto no frio. As blusas de acrílico, lã ou cashmere são ótimas escolhas (evite algodão), especialmente com gola alta. Se achar necessário adicione uma camada- como um cardigã- de fácil remoção se esquentar. Lembre-se: você não deve usar muita roupa a ponto de suar, pois a umidade vai ocasionar uma sensação térmica mais baixa.

Calça: Para as mulheres: esqueça o jeans! Opte por calças de acrílico Premium ou Montaria, veludo ou poliamida como a Legging Nevasca- além de confortáveis são fios menos porosos para o frio passar. Se for usar saia ou vestido, use uma meia calça acrílico por cima da calça térmica, que possui o aspecto de meia de lã. Para os homens: use calças com tecidos grossos, de fleece ou de moletom.

Palmilha de lã de ovelha: para usar no solado da bota, a palmilha irá manter os pés aquecidos pois evita a perda de calor nos pés. Essencial se o seu calçado não tiver forro peluciado.

Bota: ideal para manter os pés confortáveis e aquecidos. Mulheres, opte por cano longo para uma proteção extra! De couro com o solado de borracha são as melhores escolhas.

3ª CAMADA:

Casaco: compõe a última camada da roupa de inverno, dificultando a entrada do frio no corpo. Dê preferência aos casacos de poliéster com forro de peluche e os casacos de lã italiana.

Gorro/ protetor de orelha: costumamos ter grande sensibilidade ao frio nas orelhas, por isso o gorro ou protetores estilo “fone de ouvido” são tão importantes. Os gorros Sibéria (de ovelha) e Gorro Térmico Nevasca são os mais adequados. Se preferir um estiloso de tricot, não esqueça de usar a Faixa Térmica Nevasca por baixo.

Cachecol: protege o pescoço e a entrada de ar no casaco. Versáteis, mudam a cara do look de acordo com a cor/estampas- um toque a mais na sua roupa de inverno. O cachecol Nevasca é escolha certa.

Gola Térmica Nevasca: será super útil para proteger o rosto se houver muito vento no destino.

Luvas: essencial pois as mãos também são sensíveis ao frio. Opte pelas luvas Mônaco, com couro de pelica e forro de fleece térmico ou a Luva Térmica Nevasca. Se for sensível, uma Luva Térmica (mesmo material da Super Térmica) pode ser usada por baixo, como uma segunda pele para as mãos.

Gostou? Compartilhe com quem vai viajar para o frio as dicas da Oficina de Inverno para se vestir no inverno!

Aqueça-se com conforto e estilo no frio.