Confira 8 países para assistir a aurora boreal no inverno

Confira 8 países para assistir a aurora boreal no inverno

Um dos fenômenos naturais mais impressionantes do mundo com certeza é a aurora boreal. Ela possui uma história mágica como pano de fundo, significando a reunião de Aurora, deusa romana do amanhecer, e Borealis, o deus grego do vento norte. Criado por ventos solares que interagem com partículas carregadas no campo magnético da Terra, as luzes aparecem em formato de estrias dançantes, cuja coloração passeia entre verde, vermelho, amarelo e roxo em todo o céu ártico. O fenômeno é visível em todo o chamado “Northern Lights Oval”, compreendendo países situados nas latitudes distante do norte, entre 10 e 20 graus do Pólo Norte magnético. Essa faixa é mais propensa a ter o céu enfeitado com o espetáculo, que ocorre predominantemente entre o final de setembro e final de março, muitas vezes ao tocar do sino de meia-noite. Se você está em busca de uma viagem inesquecível, confira nossa lista com 8 países do Hemisfério Norte que são agraciados pela aurora boreal no inverno e encante-se com o fenômeno único!

Aurora boreal no inverno: Países do Hemisfério Norte que são pontos de observação do fenômeno
Foto: Thelegraph UK

 

1) Aurora Boreal no inverno: Escócia

Você não tem que viajar muito além do Reino Unido para ter a oportunidade de assistir a aurora boreal. Em fevereiro deste ano, a costa de Caithness, no extremo norte da Escócia, foi considerado um dos melhores lugares do mundo para ver o fenômeno. A Escócia tem poucos lugares com céu escuro o suficiente, mas em alguns pontos dessa região turistas se reúnem para registrar o momento. Se você quiser adicionar algumas aventuras de inverno a sua viagem, o Parque Nacional de Aviemore e The Cairngorms é uma boa aposta, embora você vai ter que se instalar em algum ponto alto do local.


Aurora boreal no inverno: Escócia
Foto: BBC

 

2) Aurora Boreal no inverno: Irlanda

Atravesse o Mar da Irlanda e você vai encontrar muitas oportunidades para ver a aurora boreal. O ponto mais distante de toda a Irlanda é, na verdade, em Malin Head, localizado no Condado de Donegal. Esta área se tornou um dos pontos de visualização mais encantadores dos últimos anos. Os turistas ficam instalados na cidade vizinha de Inishowen e depois seguem de carro até a região.


Aurora boreal no inverno: Escócia: Irlanda
Foto: The Irish Post

 

3) Aurora Boreal no inverno: Islândia

Com sua beleza única, um céu estrelado e as paisagens montanhosas, o cenário da Islândia tornou-se um dos lugares favoritos para os fotógrafos capturarem a aurora boreal no inverno. As luzes são visíveis em todo o país (nas noites claras, você pode até ver rapidamente na capital Reykjavik). Duas das áreas mais populares são o Golden Circle – englobando Parque Nacional de Thingvellir e o Vale Geotérmico de Haukadalur – e a Península Snaefellsnes, lar do famoso Snaefellsjokull, as duas regiões são de fácil acesso saindo da capital Reykjavik. Para observar claramente e longe das multidões, vá para o litoral norte à beira do Círculo Ártico – na Península Reykjanes e na parte norte da cidade de Akureyri. Saiba que apesar da experiência única, essas regiões são extremamente frias!


Aurora boreal no inverno: Islândia
Foto: Discover  the  World

 

4) Aurora Boreal no inverno: Rússia

No norte da Rússia, você tem uma boa chance de observar a aurora boreal no inverno. A proximidade da península de Kola à zona de observação do fenômeno também faz com que seja uma área chave para as melhores fotos, enquanto a cidade de Murmansk é uma base popular entre os turistas, pois o frio não é tão congelante quanto em outras áreas da Sibéria.


Aurora boreal no inverno: Rússia
Foto: RussiaTrek.org

5) Aurora Boreal no inverno: Noruega

A cidade de Tromsø é um dos locais de maior intensidade da aurora boreal no inverno. Sua localização acima do Círculo Ártico torna-se um dos melhores lugares do mundo para ver luzes cintilantes verdes, apesar do frio intenso. A cidade também possui uma cervejaria e um planetário bastante visitado. Outros locais de Visualização são Alta, Svalbard e Finnmark.


Aurora boreal no inverno: Noruega
Foto: youtube.com

 

6) Aurora Boreal no inverno: Dinamarca

No norte da Escócia entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte, o arquipélago das Ilhas Faroé é mais conhecido pelos papagaios-do-mar e pelo folclore Viking. Enquanto o clima tempestuoso imita o das Ilhas Britânicas, os visitantes desta província também podem ver as luzes espetaculares quando o tempo coopera,  isso porque as nevascas são comuns na região. Mas caso queira esticar sua viagem durante a estação mais fria do ano, visite uma das ilhas com o auxílio de um guia turístico. Dica: O passeio fica ainda melhor em grupo!


Aurora boreal no inverno: Dinamarca
Foto: imgur.com

 

7) Aurora Boreal no inverno: Suécia

A área em torno de Abisko na Lapônia sueca é cientificamente comprovada como um local de observação ideal devido ao seu microclima único. Perto do Parque Nacional de Abisko, as noites escuras de inverno tornam perfeito para assistir a aurora boreal. Basta você está bem aquecido (muito frio meeeexmo!!), guardando uma garrafa de café, câmera fotográfica, e ter um binóculo na mão e pronto: Aproveite o cenário único e raro. Outra cidade sueca considerada um dos melhores pontos de visualização é Kiruna. Nos outros dias você pode conferir as atrações que a Suécia oferece no inverno, clicando aqui.


Aurora boreal no inverno: Escócia: Suécia
Foto: Theplanetd.com

 

8) Aurora Boreal no inverno: Norte do Canadá

Apesar das longas horas de voo e o valor total da viagem, para centenas de turistas visitar o norte do Canadá para observar a aurora boreal no inverno, valer muito a pena. Ela abrange a maior parte do país, incluindo as províncias de Yukon, Northern Saskatchewan, Terra Nova, Nova Escócia e Colúmbia Britânica. O Canadian Geographic tem um mapa com os locais de observação da aurora on-line e isso pode ajudá-lo na busca pelo fenômeno. Com as condições certas, altamente provável ver a aurora boreal no Canadá, e você pode preencher o resto de suas férias praticando esqui em resorts como o Whistler Blackcomb em Columbia Britânica. Outras províncias que contam com ótimos pontos de observação são: Calgary, Ontario, Yukon Territory e Manitoba.


Aurora boreal no inverno: Canadá
Foto: Youtube.com

 

Enquanto os viajantes migram para países mais ao norte do mundo para ter a chance de ver a aurora boreal, ver o fenômeno não é ciência exata e depende muito das condições climáticas da região.  Desde o deserto envolto de neve da Sibéria até a ponta mais distante do Canadá, esses países são considerados alguns dos melhores lugares para se observar a aurora boreal no inverno, com diferentes intensidades. Então não esqueça de se agasalhar bem, levar muito café na garrafa, um binóculo e uma câmera fotográfica para registrar os instantes únicos do céu colorido. Ah! Aproveite para conferir as novidades do nosso iglu! No site, temos várias peças e acessórios para você montar looks quentinhos. Até a próxima!