7 aplicativos de edição de fotos pra usar na viagem

7 aplicativos de edição de fotos pra usar na viagem

Quando pensamos em viajar, a promessa de conhecer lugares e viver momentos inesquecíveis nos deixa ansiosos e com vontade de aproveitar cada segundo. Em meio a isso, registrar os momentos é fundamental. Desde a invenção da fotografia, as pessoas buscam registrar esses momentos. Com o advento da internet, tecnologias e redes sociais, um componente é adicionado: o compartilhamento. Com isso, buscamos estar bem na foto e surge a necessidade de aplicativos de edição dessas imagens.

Muitas vezes a luz não ficou tão boa, mas gostamos da imagem. Em outras, queremos apenas recortar a foto para dar mais destaque ao que interessa. Por vezes, você pode ter um maior número de seguidores e querer compartilhar esse momento de forma mais profissional. Independente do motivo, é fato que uma variedade imensa de aplicativos de edição está à nossa disposição. Pensando nisso, a Oficina de Inverno traz uma seleção com os principais aplicativos de edição de fotos para te ajudar a fazer aquele clique certo.

Aplicativos de edição: Adobe Photoshop

Criado em 1990, esse é sem dúvidas o software de edição de imagens mais famoso. Tanto é que muitos costumam dizer que a foto está “photoshopada” como referência ao tratamento dado à fotografia. Com o Adobe Photoshop você pode fazer desde edições simples na cor, luz e brilho da imagem a uma série de mudanças mais elaboradas, as “montagens”. Disponível para iOS.

Aplicativos de edição: Adobe Lightroom

O aplicativo Adobe Lightroom CC – Foto: Reprodução/App StoreOutro aplicativo da família Adobe que também está disponível para celular. Ele promete ser uma solução simples para a captura, edição e compartilhamento das fotos. Com ele, você pode fazer uma série de melhoramentos, que vão desde o balanço de cores ao ajuste de brilho e contraste. Uma série de recursos mais avançados estão dispositivos mediante o pagamento do aplicativo premium. Disponível para iOS e Android.

Aplicativos de edição: Adobe Spark Post

Esse é pra quem gosta de ter um feed com mais “firulas” e detalhes. Com o Adobe Spark Post você pode criar artes bem legais para os posts, mesmo sem conhecimento em design. Disponível para iOS e Android.

Aplicativos de edição: VSCO

O VSCO é, ao mesmo tempo, um aplicativo de edição e uma comunidade de criadores. Ele conta com uma série de filtros e outras predefinições inspiradas em filmes, por exemplo. Essas funções são ideais para fotos mais elaboradas e artísticas. O registro de seus passeios pelas ruas de Paris, Londres ou Madrid, quem sabe, ganharão outra vida. No aplicativo é possível comprar uma série de filtros especiais na “Loja”. Disponível para iOS e Android.

Aplicativos de edição: Snapseed


A edição da imagem é um toque a mais nos seus registros da viagem – Foto: Josh Rose/Unsplash

O aplicativo foi adquirido pela gigante Google e cumpre bem as funções básicas de edição de imagens, contando ainda com recursos mais rebuscados e estilosos. A simplicidade é a chave desse app, que é bastante intuitivo para manipular. Disponível para iOS e Android.

Aplicativos de edição: Unfold

Esse já é um aplicativo mais dedicado aos stories do Instagram. Esse recurso já é uma febre e muita gente publica mais nele do que no próprio feed. O app Unfold possibilita a criação de stories mais organizados, com a inclusão de outros formatos e fontes. Ele dispõe de 25 templates grátis, além de 75 premium (pagas). Disponível para iOS e Android.

Aplicativos de edição: Focos

Esse é outro app que adoramos! Ele possibilita a criação, de forma bem prática, de efeitos bastante profissionais – como é o caso do efeito Bokeh – de uma maneira bastante realista. Além disso, ele fotografa como uma câmera profissional (tipo DSLR). Infelizmente, só está disponível para versões de celulares com câmeras duplas, como é o caso do iPhone 6 e superiores. Se esse é o caso, não perca tempo e baixe o aplicativo! Disponível para iOS.

Aplicativos de edição: Canvas

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há mais de 7 anos, já conta com mais de 15 milhões de usuários em 190 países. Para se ter uma ideia, 20 designs são criados a cada segundo com a ferramenta! Disponível na versão Web, para Android e iOS.

BÔNUS: perfis para seguir e inspirar-se!

Embora algumas pessoas tenham verdadeira fixação pela organização do feed do Instagram, é possível lançar mão disso de uma maneira saudável, por assim dizer. Essa prática virou uma verdadeira febre e muita gente quer manter o feed organizado. No entanto, acreditamos que isso deve ser algo leve e divertido e não algo maçante e cansativo. Afinal, ninguém é obrigado a nada.

Você pode optar por escolher um ou outro detalhe para trabalhar o feed e fazer a sua identidade. Assim, as fotos de viagens certamente terão um destaque a mais. Afinal, o Instagram é o álbum de fotos no mundo contemporâneo.

Para ajudar nisso, alguns perfis são uma inspiração. Indicamos o perfil da Luciana Levy, que tem o feed mais organizado que já vimos! Ela também dá muitas dicas de Instagram por lá.

A blogueira canadense Joëlle Anello monta o feed majoritariamente em cores branco e rosé, de uma maneira que cria uma identidade muito forte.

A escritora e blogueira Bruna Vieira tem um feed cheio de fotos de viagens, o que é bem bacana para você se inspirar com relação aos melhores locais e ângulos de fotos no seu destino de viagem.

E você, curtiu nossas dicas? Quais aplicativos de edição você sempre usa? Tem algum da nossa lista? Conte pra gente nos comentários! E, se tiver qualquer dúvida, é só falar com a gente por aqui mesmo ou no Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno.

* Foto da capa: Mantas Hesthaven/Unsplash