Instagram

Siga o Mamute!

Esquimós de Estilo

Vilões da moda inverno, mitos e verdades sobre o que levar na mala de viagem

22 de julho de 2019
Vilões da moda inverno

Todo ano, nesse período, vemos uma série de informações, matérias e posts sobre moda inverno. Quais as tendências de moda do momento, o que famosa X ou Y estava usando, os melhores looks inspirados em street style… Tudo isso é muito importante, mas aqui na Oficina de Inverno nos preocupamos com algo além do estilo: a proteção contra o frio. Por isso, nossas peças são testadas para que os viajantes tenham a melhor experiência no inverno e viajem realmente muito bem aquecidos. Esse é o nosso propósito.

Nesse sentido, nos interessa contar para você tudo sobre esse universo. O que vai garantir que os viajantes não entrem, literalmente, numa fria? Há muitos vilões no mundo da moda inverno, além de mitos e verdades sobre o que é eficiente ou não para a proteger-se nessa estação. Por isso, falamos sobre o que é fato ou fake quando o assunto é o vestuário de inverno. Vem com a gente!

Tecido de algodão é bom para o inverno?

Vilões da moda inverno

Roupas de algodão são frescas e a cara do verão… no inverno é melhor evitar – Foto: Priscilla Du Preez/Unsplash

A composição do tecido faz toda a diferença para que ele retenha mais ou menos calor. É por causa do fio que duas blusas de tricot aparentemente iguais podem servir para temperaturas distintas, pois uma pode ser de algodão (que é poroso, deixando passar o vento e frio) e outra ser de acrílico (fio denso que barra o fluxo de ar). É também por causa dos fios que peças mais finas, como a nossa Super Térmica, aquecem mais do que peças grossas, como uma legging de tricot.

O algodão é um fio poroso e os tecidos fabricados com esse material deixam passar mais o ar, de dentro para fora e vice-versa. Por isso, no inverno, indicamos tecidos como a lã natural, o acrílico e o poliéster. Explicamos mais sobre isso no ebook “Como se vestir no frio”. Ele é um guia completo de como ficar bem aquecido nos dias mais frios do ano.

O jeans protege mesmo contra o frio?

Vilões da moda inverno

Não recomendamos que você tire a jaqueta jeans do armário no frio moderado e intenso – Foto: Paulette Wooten/Unsplash

Fake! O look all jeans, aquela jaqueta desbotada que você tem apego ou o skinny jeans que você ama: eles não foram feitos para o inverno intenso! Lamentamos ter que dizer isso assim, sem muita preparação, mas é a mais pura verdade. Embora o jeans te ajude a suportar o frio ameno – que, como o nome já diz, é bem mais leve -, ele não vai te proteger quando você mais precisa, que é naquela sua viagem dos sonhos para um lugar SUPER frio. Nova York no inverno com jaqueta jeans? Não dá! Repare que na imagem de capa desse post, a mulher com a jaqueta jeans, nem mesmo remete ao clima frio.

Conforme já explicamos no nosso ebook, o jeans possui grande quantidade de algodão na composição, que é um fio porosa. Isso significa que ele retém umidade (fazendo com a temperatura corporal caia), colabora na perda de calor e deixa o frio entrar em contato com o corpo. Por isso, esse é um tipo de tecido indicado para o verão e não para o inverno, vide tópico anterior.

Clique aqui para ver a explicação na prática com a mamute Júlia Evangelista! Aprenda mais sobre essa diferenciação entre os tipos de frio no nosso guia “Como se vestir no inverno“.

Vou levar minha jaqueta de couro para ficar bem aquecida(o) na minha viagem!

Como usar jaqueta no inverno

As jaquetas de couro são muito estilosas e excelentes para o frio ameno e moderado, mas não esqueça das outras camadas de roupa, hein? – Fotos: Oficina de Inverno

Mito! O couro é um material que não esquenta, apesar de proteger do vento. Por isso, faz todo o sentido ele ser usado como terceira camada. É ela que desempenha o papel de barrar a entrada do vento e, consequentemente, o contato do frio com o corpo.

O couro é um material que não passa água, o que o torna naturalmente impermeável, nem deixa passar vento. Para aquecer, o couro precisa estar acompanhado de um forro peluciado ou do pelo de ovelha.

Posso usar uma blusa regata como primeira camada?

Tem gente que usa a blusa regata antes da roupa térmica, mas aí está o grande erro: a térmica deixa de estar em contato com o corpo, prejudicando a proteção ao invés de ajudar. Se você deseja usar a blusa regata, vista-a por cima da roupa térmica.

Não preciso me preocupar, posso levar qualquer meia na mala…

Vilões da moda inverno

A imagem fala por si, né? – Fotos: Victor Freitas/Unsplash e Oficina de Inverno

A escolha errada da meia pode dar muita dor de cabeça e, sem perceber, você pode estar levando um desses vilões do vestuário de inverno na mala. A gente explica: muitas pessoas usam meias simples, de esporte. Elas usam achando que por ser grossa vai proteger bem contra o frio. Acontece que essas meias são de algodão, então absorvem todo o suor do pé e deixa a meia molhada, causando ainda mais frio. O efeito oposto do pretendido!

Em uma coisa aparentemente pequena, você pode gerar um problema quando paramos para pensar em outro fato: as extremidades do corpo, como é o caso dos pés, são bem mais sensíveis ao frio.

Gostou de conhecer alguns mitos e verdades sobre moda inverno? Então compartilhe com seus amigos e familiares que estão sempre viajando no inverno. E não esqueça: se ainda tiver alguma dúvida, fale conosco nos comentários ou no Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno.

    Leave a Reply