Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Dicas Úteis de Viagem

Viajar sozinha, na prática: veja dicas para planejar a sua viagem solo!

24 de julho de 2020

Viajar sozinha: não é incomum vermos relatos de mulheres que contam como as pessoas ao redor veem a situação com um certo estranhamento. Vistas como aventureiras, corajosas ou até mesmo “loucas”, as mulheres que viajam solo são tidas como alguém que certamente está fazendo algo diferente, fora da curva. Não é difícil encontrar alguém perguntando: “mas você vai sozinha?” É tão corriqueiro que a escritora Gaía Passarelli resolveu nomear dessa forma seu primeiro livro, lançado em 2016.

Entre as principais vantagens de viajar sozinha, podemos citar o autoconhecimento que essa experiência pode proporcionar. Viajar e se conhecer melhor no processo não é maravilhoso? Além disso, planejar tudo da forma que você gosta, poder fazer a viagem no seu ritmo, visitar pontos turísticos que você realmente tem interesse e estar mais aberta para conhecer pessoas novas são outros pontos positivos. Há, claro, medos e inseguranças, mas nada que uma boa dose de planejamento e pesquisa não possam resolver.

Já falamos desse tema antes, tamanha é a sua importância. No post “Top 5: seleção dos destinos mais seguros para mulheres” (confira aqui), trouxemos dicas de destinos para ajudar as leitoras viajantes a escolher e se planejar. Já no post “Pelo mundo: lugar de mulher é no destino que ela quiser” (leia aqui), debatemos a questão por outro olhar. Ali, trouxemos ideia de que não devem existir fronteiras para uma mulher viajante. Falamos  também sobre algumas preocupações comuns daquelas que voam solo, como é o caso principalmente da segurança nas viagens.

Pensando em tudo isso, a Oficina de Inverno traz dicas para as nossas leitoras que não abrem mão de uma aventura solo. Afinal de contas, explorar um novo destino de viagem sozinha é algo que nos permite conhecer melhor o lugar e a nós mesmas.


Viajar sozinha: confira 5 dicas para planejar a sua viagem solo

Para ajudar o seu voo solo, confira agora cinco dicas para planejar e fazer uma viagem sozinha da melhor forma possível!

  • Mantenha pessoas próximas informadas

Para quem viaja sozinha, é importante ter um contato de emergência. Essa pessoa será alguém que você informa como está a viagem, onde você está, o nome do hotel etc. Manter pelo menos uma pessoa próxima informada é uma garantia e segurança a mais. Assim, você fica mais tranquila ao longo da viagem. Essa dica é especialmente importante se você pretender fazer um roteiro com mais aventura, como uma trilha ou um esporte radical.

  • Acione os contatos locais

Caso você conheça alguma mulher no seu destino de viagem, é interessante conversar com ela. Procure saber como é o destino de viagem, as particularidades e costumes locais. Se não conhecer ninguém, você sempre pode fazer buscas pela internet ou conversar com alguém ao chegar no destino.

  • Como escolher os destinos para viajar sozinha

Uma boa dose de pesquisa é recomendada. Embora por aqui a gente defenda o lema “lugar de mulher é no destino que ela quiser”, há algumas questões de ordem prática que necessitam ser endereçadas. Há países em que o assédio e a violência contra mulheres é maior. Por isso, é preciso maior cuidado ao visitá-los. Evitar lugares afastados e desconhecidos à noite é uma dessas formas de cuidado. Só para ilustrar, alguns dos países citados como mais perigosos para mulheres viajantes são o Egito, a Índia e até mesmo o Brasil.

Se esta for a sua primeira viagem solo, busque locais com maior semelhança no idioma ou costumes com o Brasil. Nesse sentido, Portugal é uma boa opção por conta da língua. Grandes metrópoles também são uma boa opção, já que têm uma boa estrutura para receber turistas e são mais seguras.

  • Aposte em passeios em grupo

Para driblar a insegurança e a saudade dos amigos, uma boa forma de fazer um passeio mais seguro e dividir as experiências com outras pessoas é participar de algum passeio em grupo, como uma excursão, um walking tour em grupo pela cidade, uma visita guiada a um museu, uma trilha, entre outras opções.

  • Planejando as finanças

Considere que você não terá uma companhia para dividir os gastos com comida, transporte e hospedagem. Por isso, avalie bem a taxa de câmbio no momento da sua viagem, pesquise as melhores opções de hospedagem de acordo com o seu orçamento e como você irá se locomover pela cidade para a qual está viajando. Uma boa é fixar as despesas diárias para cada categoria – alimentação, hospedagem, transporte, passeios – de acordo com o que é possível para você gastar durante a viagem.


Confira outras dicas para planejar a viagem solo

Se você vai viajar sozinha, sabe que o planejamento é essencial e por isso selecionamos alguns conteúdos que podem ajudar a se preparar e fazer da sua viagem um momento verdadeiramente inesquecível. Confira:

  • Viagem para o exterior e as mudanças pra voos internacionais (leia aqui)
  • Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (leia aqui)
  • Checklist de viagem: o que fazer antes de viajar no inverno? (leia aqui)
  • Como viajar gastando pouco? Veja 5 dicas para economizar! (leia aqui)
  • Como se vestir para o frio: roupas para usar no avião (leia aqui)

Viajar sozinha é algo libertador. Utilizar a viagem como forma de autodescoberta é um caminho que muitas mulheres percorrem – leia o livro Livre para visualizar uma mostra dessa premissa – e é um caminho sem volta. Sem volta porque descobrir do que você gosta e é capaz, definitivamente, é algo libertador.

Para outras dicas sobre destinos de viagem, depoimentos de viajantes e dicas de estilo no frio, siga agora mesmo o nosso perfil no Instagram. Nos destaques você pode conferir as viagens solo ou acompanhadas das Mamutes Viajantes. Clique aqui e acompanhe!

    Leave a Reply