Instagram

Siga o Mamute!

Dicas Úteis de Viagem

Veja mudanças em regras que podem afetar sua viagem para o exterior

19 de Maio de 2019
Viagem para o exterior

A Oficina de Inverno está constantemente atualizando as informações sobre destinos de viagem, trazendo novos detalhes e pontos que vale a pena observar nas viagens, além do que levar na mala para manter-se aquecido e com muito estilo. Mas outro ponto importante quando se fala em viagens internacional são as exigências para entrar em outros países, além dos custos e burocracia que envolvem toda a viagem, desde o planejamento à chegada no país de destino. Pensando nisso, trazemos alguns pontos importantes que podem afetar (e facilitar) a sua próxima viagem.

Gratuidade no despacho de bagagem pode voltar 

Mudança implementada em 2016 após a publicação de uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias aéreas passam a ter o direito de cobrar pela bagagem despachada em voos. À época, a justificativa era de que a medida reduziria o valor das passagens aéreas, ponto que não se observou na prática.

No final do mês de abril foi aprovada uma emenda que revoga a autorização para a cobrança de despacho de bagagens pela comissão mista responsável pela análise da Medida Provisória 863/2018, segundo informações da Agência Senado. Para tornar-se realidade, a MP precisa ser avaliada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

“Agora, as companhias aéreas, dependendo do tamanho das aeronaves, terão que dar franquia a essas bagagens. Ou seja, nas aeronaves maiores, ninguém mais paga bagagem até 23 quilos e, nas médias e nas pequenas, até 10 quilos, e assim por diante”, afirmou a senadora Simone Tebet na ocasião.

Ainda segundo a Agência Senado, a nova medida tem como objetivo promover a abertura do mercado para empresas aéreas com até 100% de capital estrangeiro, que tem como obrigação dedicar pelo menos 5% de sua atividade regional, caso se estabeleçam no Brasil.

CIVP pode ser emitido pela internet

Importante exigência em diversos países, como a Colômbia, Tailândia e Austrália, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) pode ser emitido também pela internet e recebido em até cinco dias úteis. A mudança foi idealizada e promovida em uma parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

A medida simplifica a vida dos viajantes e tem como objetivo desburocratizar o procedimento. Adquirir o CIVP é simples: realize o cadastro no Portal de Serviços, preencha o formulário, envie o RG e o comprovante de vacinação digitalizados. Após isso, é só aguardar: você receberá o documento no e-mail.

O destino do mês aqui na Oficina de Inverno é a Argentina e se você está planejando visitar o nosso país vizinho, fique de olho nessas e outras mudanças que podem ser implementadas. Se tiver alguma dúvida, não deixe de falar conosco em um de nossos canais de comunicação: a caixa de comentários abaixo, o chat do Iglu Virtual ou via direct no Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno.

Leave a Reply