Tudo sobre os Estados Unidos para você se preparar antes da viagem!

Tudo sobre os Estados Unidos para você se preparar antes da viagem!

Com seu nome no plural, a verdade é que os Estados Unidos são um país bastante singular. Seja em termos culturais (leia aqui), políticos e históricos, o país tem grande destaque em escala mundial e não é à toa que os EUA carregam o título de superpotência por tanto tempo. Nesse sentido, todas essas características somadas fazem do país um dos mais atrativos quando se fala em turismo. Por isso, para ajudar o viajante que escolheu este destino para a próxima viagem, a Oficina de Inverno traz, neste post, tudo sobre os Estados Unidos. Aqui reunimos todas as informações sobre os EUA que você precisa saber antes da viagem para embarcar nessa aventura bem preparado!

Tudo sobre os Estados Unidos: dicas para o viajante

O antigo território formado por treze colônias britânicas, hoje os Estados Unidos da América (formado por 50 estados), possui uma série de particularidades e detalhes que devem ser bem observados pelo viajante, especialmente aquele mais inexperiente. Afinal de contas, você não vai querer correr o risco de ter o visto negado ou de passar perrengue no país após finalmente conseguir colocar os pés por lá, não é mesmo? Então, acomode-se por aí e vem com a gente nesta leitura que certamente será muito útil!

1. Dados gerais sobre os Estados Unidos

Estados Unidos da América é o nome oficial do país. A capital é Washington, D.C. District of Columbia) – ao contrário do que se pode imaginar, não é Nova York. A língua oficial é o inglês e a moeda é o dólar.

2. Visto de viagem para os Estados Unidos

O visto de viagem é um capítulo à parte na vida do turista que pretende visitar os Estados Unidos. Conhecido por ter uma imigração bastante rígida, onde muitos não conseguem o tão sonhado visto, os Estados Unidos são bastantes detalhistas nesse processo. Para os brasileiros, o visto é exigido tanto em viagens de turismo como de negócios e é emitido através da Embaixada em Brasília e dos Consulados em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Assim, quem deseja tirar o visto de turismo para o país precisa:

  • Fazer a inscrição para o visto de não imigrante e imprimir a página de confirmação;
  • Foto 3×4 (veja os requisitos aqui);
  • Faça o agendamento da entrevista (clique aqui). É importante lembrar que é preciso “demonstrar ao Oficial Consular que possuem fortes vínculos com seu país de residência, e devem demonstrar que têm intenção de deixar os Estados Unidos após sua visita temporária”, segundo a Embaixada dos EUA. Para tanto, você pode apresentar a sua carteira de trabalho, passaporte com vistos anteriores, carta do seu empregador, dentre outros;
  • Faça o pagamento da taxa do visto (veja valores aqui);
  • Participar da entrevista, um dos momentos mais tensos para quem deseja o visto americano. Manter a calma e estar munidos de todos os documentos necessários são as principais coisas que você deve fazer;
  • Aguardar o resultado.

3. Clima nos Estados Unidos

Como um país com grande extensão territorial, o clima nos Estados Unidos varia de acordo com estação do ano e a região ou cidade em que você se encontra. Para quem vai para a Califórnia, por exemplo, o clima é mediterrânico, bem mais ameno do que o visitante do Alaska vai encontrar. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa da previsão do tempo na cidade (ou cidades) que você vai visitar. Para isso, indicamos o site AccuWeather.

Vale lembrar ainda que o país se encontra no Hemisfério Norte e as estações do ano são assim divididas:

  • Verão: junho – agosto
  • Outono: setembro – novembro
  • Inverno: dezembro – fevereiro
  • Primavera: março – maio

4. Quando ir para os Estados Unidos?

Essa escolha vai depender do que você pretender ver e fazer durante a sua estadia nos Estados Unidos. Para quem quer curtir o frio, esquiar, ver neve ou pretender curtir as festas de fim de ano, o período do inverno é o mais apropriado, período que vai de dezembro a fevereiro. Agora se você quer ver o Central Park laranja com um visual sem igual, o outono é o período apropriado. Como dissemos, decida o que você deseja ver no país e escolha o mês adequado.


5 costumes e curiosidades sobre os Estados Unidos

Para ajudá-lo a conhecer ainda mais os Estados Unidos, elencamos abaixo cinco costumes e curiosidades sobre o país.

1. Gorjeta

Não saia de um restaurante ou táxi, por exemplo, sem deixar a gorjeta para o motorista ou garçon/garçonete. Esse é um hábito realmente nos Estados Unidos e que não é comum aqui no Brasil. O mínimo esperado varia muito (pode chegar a 20% ou mais), mas fica a cargo do cliente dar um valor maior, caso queira.

2. Relacionamentos

Os americanos não são tão afetuosos quanto os brasileiros com pessoas desconhecidas. Nesse sentido, grandes demonstrações de afeto são raras, em alguns casos até mesmo com familiares e amigos. Por isso, fique atento à melhor forma de cumprimentar seus novos amigos.

3. Cantar “Parabéns” sem bater palmas

Se por acaso você for a uma festa de aniversário nos Estados Unidos, saiba que, por lá, eles não costumam bater palmas enquanto cantam os parabéns. Pode parecer estranho para nós, brasileiros, mas vale a pena seguir o costume local para não se sentir deslocado.

3. Americano x Estadunidense

Vídeo publicado no canal Amigo Gringo, no YouTube

Nos Estados Unidos, é um costume chamar o país apenas de “America”, o que acaba incomodando os povos de outros países do continente, já que a América é formada por diversos países. Conforme o jornalista Seth Kugel explica no vídeo acima, esse hábito remonta ao período colonial, quando os ingleses chamavam os nativos de americanos e os demais de americanos britânicos. Após a independência, todos passaram a ser chamados de americanos.

5. Posto de gasolina sem frentista

Para quem vai para os Estados Unidos e deseja alugar um carro, deve saber que por lá, em muitas cidades, não há frentistas! É o caso de Nova York. O carro é abastecido pelo próprio motorista através de cartão de crédito ou débito (direto na bomba) ou dinheiro, pago na loja de conveniência. A seguir, o sistema então libera a quantidade exata que foi paga pelo cliente que abastece por conta própria o veículo.


Saiba mais sobre os Estados Unidos!


Você ainda tem alguma dúvida sobre os Estados Unidos ou a sua viagem? Estamos à postos para te ajudar! Então fale conosco por meio dos comentários abaixo ou via Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno.