Frio Intenso e Moderado Frio Leve

Tecidos para inverno: veja como escolher a roupa de frio

19 de Abril de 2018
Tecidos para inverno

Quando se fala em tecidos para inverno, há uma grande variedade de materiais. Alguns deles são desenvolvidos especialmente para o frio, outros são combinados para aquecer mais. Tanto a composição dos tecidos, como a forma com os fios são entrelaçados atribuem características importantes às peças. Isso vai determinar sua capacidade de aquecimento. Falamos mais sobre isso nesse post sobre fibras usadas em roupas de inverno. É importante observar a composição dos tecidos para inverno (buscando fibras que dificultem a troca de calor com o ambiente), a espessura e o espaço entre os fios, que serão os responsáveis por barrar o vento frio.

Por tudo isso, é importante conhecer os tecidos das peças de inverno. Com esse conhecimento você saberá escolher as peças mais adequadas ao frio e não será pego de surpresa passando frio durante a sua viagem.


Conheça os tipos de tecidos para inverno

Em mais um post da série sobre composição das roupas de inverno, a Oficina de Inverno traz as características dos tecidos para ajudar você a escolher as peças certas e montar looks estilosos e quentinhos.

1. Tricot

Tecidos para inverno: tricot

Tecidos para inverno: tricot, um verdadeiro clássico!

O tricot tem fios entrelaçados, criando um tecido macio e texturizado. O tipo de espessura do fio e a composição é que fará a peça de tricot aquecer mais ou menos. O tricot pode ser produzido com lã, acrílico e poliéster. A textura do tricot é um clássico entre as roupas de frio, por deixar os looks elegantes e confortáveis, e costuma ser usado em blusas, vestidos e acessórios (como cachecóis e boinas). Apesar disso, a forma como o tricot é entrelaçado acaba deixando espaço entre os fios, permitindo a entrada do vento frio. Por isso, caso você esteja em lugar com frio intenso, é necessário usar algo junto do tricot (uma camada térmica), para evitar a perda de calor.

2. Fleece

Tecidos para inverno: fleece

Tecidos para inverno: a maciez do fleece é perfeita para um inverno caloroso e confortável

O fleece é um tipo de flanela, com toque aveludado e caimento semelhante ao moletom. Ele é feito de materiais sintéticos, principalmente o poliéster, que ajuda no isolamento térmico. Esse tecido (e a sua composição) são muito úteis no frio intenso. A espessura do fleece é o que vai fazer com que a peça aqueça mais ou menos. Ele tem aparência de tecido esportivo, e costuma ser encontrado em cores básicas. Porém, combinado com outras peças, pode compor um look de inverno quentinho e estiloso.

3. Couro 

Tecidos para inverno: couro

Tecidos para inverno: usar peças em couro é fundamental para adicionar aquela proteção extra!

O couro é um material grosso, natural ou sintético, e impermeável, fazendo uma barreira de proteção contra o vento. Já que não é feito de fios, não há espaço para o vento passar pela peça. Apesar disso, o couro não aquece muito por si só. Por isso, indicamos que seu uso no frio intenso seja acompanhado de outras peças por baixo que auxiliam no isolamento térmico. Lembra da “regra” das três camadas?

O couro natural e o sintético possuem a mesma capacidade de aquecimento, o que os diferencia é a durabilidade: o couro natural, se bem cuidado, demora mais para ressecar e despedaçar. O couro é um material naturalmente estiloso, por isso, peças de couro são muito usadas em looks de frio para dar um ar mais moderno à composição.

4. Moletom

Tecidos para inverno: moletom

Tecidos para inverno: para quem gosta de um look casual e despojado, o moletom é o tecido ideal

O moletom é uma malha maleável e grossa – possui duas camadas diferentes de fios. O isolamento térmico das peças de moletom é determinado pela composição, que pode ser de algodão, poliéster e/ou lã. Tecidos 100% de algodão não são indicados para o frio, pois a fibra do algodão não isola o calor do corpo, já que permite a troca de calor entre o corpo e o ambiente. Outro fator que aumenta o aquecimento do moletom é o forro peluciado, semelhante à flanela.

O moletom peluciado, apesar da semelhança, não esquenta tanto quanto o fleece e não é indicado como camada externa no frio intenso por não proteger do vento e ser leve. O moletom é um material confortável, prático e não amassa. Esse tecido é muito utilizado em calças, blusas e casacos com zíper. Por ser uma malha, peças de moletom dão um ar mais casual e despojado ao look.

5. Poliéster + acolchoado

Tecidos para inverno: poliéster + acolchoado

Tecidos para inverno: os casacos produzidos com poliéster e acolchoado interno são ideais para aqueles destinos frios e chuvosos, como é o caso de Londres e a Escócia

Muito utilizado em casacos, os tecidos acolchoados possuem duas camadas e o forro. A camada externa de poliéster, com aparência acetinada e toque “plastificado”, possui baixa absorção de líquidos. Por isso, é ideal para locais chuvosos, e assim como o couro é excelente para barrar a entrada do vento. A camada interna é um enchimento, responsável pelo isolamento térmico da peça. Os tecidos acolchoados são bastante volumosos e geralmente vem em modelos mais casuais e simples.

6. Peluche

Tecidos para inverno: peluche

Tecidos para inverno: detalhe do forro de peluche na jaqueta Belgrano proporciona conforto aliada ao aquecimento

O peluche é um tecido macio, que possui um lado liso e outro felpudo. Em roupas de frio, a composição do peluche pode ser de lã ou fibras sintéticas, como o acrílico. Apesar do toque macio, é um tecido grosso, muito utilizado em forros de casacos para aumentar o aquecimento da peça.


Baixe agora mesmo o guia grátis de fios e tecidos para frio!

 

 

 

 

 

 

Estar bem informado é algo fundamental para uma viagem tranquila e sem sustos em destinos frios. Sabendo disso, reunimos o nosso time de experts para montar um e-book gratuito com todas as dicas necessárias. Assim, você pode conhecer os fios e tecidos para o frio e escolher as roupas mais eficientes na proteção contra o frio. Ah! E sem perder o estilo e o conforto de vista, é claro!

>> Baixe agora mesmo o nosso e-book: O guia de fios e tecidos para o frio.


Saber escolher a fibra e o tecido certos para a sua roupa de inverno é essencial para se manter aquecido no frio. Com esse guia fica mais fácil escolher os looks que mais combinam com o seu estilo sem medo de passar frio, né? Nos iglus da Oficina de Inverno você encontra várias peças de frio para compor os seus looks de inverno quentinhos e estilosos. Ainda tem dúvidas? É só falar com a gente nos comentários ou nos nossos perfis nas redes sociais – Instagram e Facebook.

Leave a Reply