Roupas para inverno europeu: o que vestir no frio intenso?

Roupas para inverno europeu: o que vestir no frio intenso?

Você está de planos ou até mesmo de viagem marcada, mas o que levar na mala ainda lhe preocupa… Se é a sua primeira viagem para o frio, a preocupação se agiganta. Afinal, quais roupas para inverno europeu você deve escolher? Apesar de ter uma solução simples, essa pergunta aflige muita gente e com razão: o frio é intenso e viajar despreparada(o) é garantia de arrependimento!

Para saber qual roupa escolher, vale a pena conhecer as peculiaridades do clima no seu destino de viagem. Afinal, “inverno europeu” ainda é um tanto genérico, não é mesmo? Embora as cidades na Europa, hemisfério Norte portanto, tenham as estações do ano bem definidas e inverno rigoroso de forma geral, cada uma tem as suas peculiaridades.

Enquanto em alguns locais os dias são chuvosos, em outras há presença de neve intensa e outras delas apresentam clima seco e frio. Varia muito! Pensando nisso, a Oficina de Inverno resolveu fazer um “tour” pelas principais cidades para conhecer o tipo de clima que elas apresentam durante o inverno. Para complementar esse panorama, de modo que você tenha uma melhor noção das diferenças, também trazemos a previsão do tempo nessas cidades durante os próximos dias. Depois, passaremos às dicas de roupas para inverno europeu. Vamos lá?

Lisboa

De acordo com o site Weather Spark, “em Lisboa, o verão é morno, seco e de céu quase sem nuvens; o inverno é fresco, com precipitação, de ventos fortes e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 8°C a 29°C e raramente é inferior a 5°C ou superior a 34°C”. As médias históricas durante o inverno em Lisboa são assim definidas:

Dezembro: 15°C (máxima) e 9°C (mínima)
Janeiro: 15°C (máxima) e 8°C (mínima)
Fevereiro: 16°C (máxima) e 9°C (mínima)
Março: 18°C (máxima) e 10°C (mínima)

Falamos também sobre o clima na cidade no post “Portugal no inverno sem complicações: 5 dicas úteis“. Vale a pena conferir!

Paris

O site Weather Spark explica que “em Paris, o verão é curto, agradável e de céu parcialmente encoberto; o inverno é muito frio, de ventos fortes e de céu quase encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 2 °C a 25°C e raramente é inferior a -4°C ou superior a 31°C”. As médias históricas durante o inverno em Lisboa são assim definidas:

Dezembro: 8°C (máxima) e 4°C (mínima)
Janeiro: 8°C (máxima) e 4°C (mínima)
Fevereiro: 9°C (máxima) e 3°C (mínima)
Março: 13°C (máxima) e 5°C (mínima)

Moscou

Destino de viagem recente dos Mamutes da Oficina de Inverno (saiba mais aqui), Moscou é a cidade com o inverno mais rigoroso dentre as citadas nessa lista. O frio intenso da cidade já é conhecido e por lá a neve durante esse período é certa. Na verdade, as baixas temperaturas permanecem por todo o ano, mesmo em estações que são mais quentes, como o verão.

As médias históricas mostram um clima ameno durante todo o ano. Entre maio e agosto, mesmo com a elevação da temperatura, as médias ficam entre 19°C e 24°C, conforme mostra as estatísticas do National Centers for Environmental Information. Para o mês de janeiro, as médias históricas variam entre -5°C (máxima) e -10°C (mínima). Mais informações sobre o clima da cidade podem ser acessadas aqui.

Berlim

Para Berlim, o site Weather Spark informa que “o verão é agradável e de céu parcialmente encoberto; o inverno é longo, muito frio, de ventos fortes e de céu quase encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de -2°C a 25°C e raramente é inferior a -10°C ou superior a 31°C”.

Dublin

“Em Dublin, o verão é agradável; o inverno é longo, muito frio e com precipitação. Durante o ano inteiro, o tempo é de ventos fortes e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 3 °C a 19 °C e raramente é inferior a -1°C ou superior a 22°C”, é o que explica o site Weather Spark.

Roupas para inverno europeu: o que vestir?

Agora que já conhecemos um pouco do clima de algumas cidades e suas particularidades, vamos ao tema principal do post: as roupas para inverno europeu! A nossa lista vai abarcar um pouco de cada tipo de clima então para saber qual escolher, bastar ver quais opções se adequam melhor à variação climática você vai encontrar no seu destino de viagem, tá? Vamos às opções!

Super Térmica

A primeira peça da lista não poderia ser outra! As roupas térmicas são ESSENCIAIS no frio moderado (entre 5°C e 12°C) e intenso (abaixo de 5°C). Isso porque com o as baixas temperaturas, é preciso reter o calor corporal, pois é que lhe manterá aquecida(o). Esta missão é desempenhada pela roupa térmica. Dentre os três modelos disponíveis na Oficina de Inverno, o mais indicado para temperaturas mais frias é a Super Térmica. Para saber mais sobre a peça e suas vantagens, leia o nosso post “A roupa térmica indispensável para se proteger do frio“. Algumas características da peça você confere na imagem abaixo:


A costura flat garante conforto ao usar a Super Térmica – Foto: Oficina de Inverno

Blusa de frio

Calça de tricot

Casaco de lã italiana

Casaco doudoune

 

Casaco corta vento

Jaqueta de couro

Bota de couro

 

Se você deseja saber mais sobre estilo e roupas de frio, basta conferir o nosso e-book Como se vestir no frio. O material é rico e cheio de dicas para quem quer se preparar bem para enfrentar o frio durante uma viagem. O guia é grátis e está disponível aqui.

Qual será a sua próxima aventura no frio? Já escolheu seu próximo destino? Conta para a gente nos comentários! E para adquirir as suas roupas para inverno europeu, é muito simples: basta acessar o nosso site em www.oficinadeinverno.com.br! Para quem mora em Teresina, Fortaleza, Recife ou Goiânia – ou, ainda, em cidades próximas -, há a possibilidade também de visitar um de nossos Iglus físicos. Confira os endereços:

Fortaleza: Av. Dom Luis, 800 – Meireles – (85) 3021-6852
Recife: Av. Cons. Aguiar, 1472, Loja 14 – Boa Viagem – (81) 3038-7506
Teresina: Av. Nossa Srº de Fátima, 771, Loja B – Jockey – (86) 3232-1545
Goiânia: Shopping Boungainville, 2° andar, Rua 9, n°1855 – St. Marista – (62) 3924-7243

Para mais dicas de looks, cultura e destinos, acompanhe o nosso perfil no Instagram. Basta digitar @oficinadeinverno na página de busca do aplicativo ou clicar aqui.